fbpx
TVI

Advogado Pedro Proença expulso da TVI

Pedro Proença Tvi Advogado Pedro Proença Expulso Da Tvi
Reprodução TVI

A TVI divulgou na manhã desta sexta-feira que dispensou, “com efeitos imediatos, toda e qualquer colaboração” do advogado Pedro Proença, até agora comentador da estação de Queluz de Baixo.

Em causa está o facto de o advogado ter apresentado um recurso na defesa de um dos seus constituintes, que tinha sido condenado a uma pena de oito anos de prisão após ter violado a própria filha. Num comunicado lançado em conjunto pela Direção de Informação e pela Direção de Programas, a TVI explicou ainda que “as razões evocadas pela defesa são contrárias aos valores e princípios” que orientam o canal “na abordagem a um dos problemas mais sensíveis e gritantes da nossa sociedade: a violência doméstica”.

A estação televisiva adiantou ainda que a decisão de colocar um ponto final na colaboração de Pedro Proença é “um sinal inequívoco” de “recusa de, nesta ou em qualquer outra circunstância”, se permitir a promoção de “colaboradores que se vinculem a princípios” que são alvo de repúdio por parte da própria TVI.

Além do ‘Prolongamento’, Pedro Proença tinha participações regulares no ‘A Tarde é Sua’, de Fátima Lopes.

Lê aqui o comunicado na íntegra:

A Direção de Informação e a Direção de Programas da TVI dispensam, com efeitos imediatos, toda e qualquer colaboração de Pedro Proença, advogado e até agora comentador da estação.

Esta decisão editorial resulta do recurso apresentado por este advogado na defesa de um seu constituinte condenado a 8 anos de prisão por um crime de violação da sua filha.

As razões evocadas pela Defesa são contrárias aos valores e princípios que orientam a TVI na abordagem a um dos problemas mais sensíveis e gritantes da nossa sociedade: a violência doméstica. Porque assentam numa discriminação inaceitável, da condição de mulher e de mãe, que no entender do criminoso e do seu advogado compromete a isenção da Juíza.

Não está em causa a liberdade do exercício da profissão que cada um escolhe. Nem questionamos o facto de qualquer cidadão ter evidentemente o direito à sua defesa.

Mas também não abdicamos da nossa própria liberdade editorial e da responsabilidade social que lhe está inerente. Ao dispensá-lo do seu espaço de comentário semanal no programa “Prolongamento” da TVI24 e das presenças regulares do programa “A Tarde é Sua” no canal principal, as direções de Informação e de Programas da TVI estão a dar um sinal inequívoco: a recusa de, nesta ou em qualquer outra circunstância, permitir que as suas antenas promovam colaboradores que se vinculem a princípios que repudiamos e consideramos nocivos à sociedade que queremos.

Em todo o caso, a TVI não pode deixar de agradecer a disponibilidade e empenho que Pedro Proença sempre revelou nestes quarto anos de colaboração nos diversos espaços de análise e comentário em que participou.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

49 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Apoiado TVI , ontem desliguei o vosso canal pela presença desse imbecil me incomodar .
    Sou homem , pai e também não compreendo as atitudes e posições dessa pessoa , assim poderei ligar de novo a TVI

    • Homens que defendem esses pedofilos ,deviam ter mesmo trato(pena morte),bem metido tvi(rua com ele)homens desses nao merece o respeito do Povo

    • Deves ser um gajo reçabiado de Lisboa, provavelmente adepto daquele clube corrupto quanda a ser investigado por 163 jogos…. ! Amigo o que estamos a precisar é de um novo 25 de Abril e como diz aquele humorista “Só me apetecia matá-los a todos!” e meter todos aqueles “polvos” que controlam a sociedade portuguese na jaula….

  • Nao acredito que seja esse o motivo. Apesar de estar de acordo com o varrer da sociadade mentalidades como a desse proenca. Mas a tvi nao esteve preocupada em contratar para o love on top uma abecola que publicamente era um agressor. Como ja e vulgar na tvi nao olha a meios para atingir os fins. Juntando a isso o programa do monix esta tudo dito.

  • Nunca mais vejo a TVI
    O homem e advogado e está do direito dele meter recurso
    E os programas da TVI onde e só paneleiros e vacaria
    TVI católica ???????

  • O exercício da profissão também e saber dizer nao!! Nao contra o que nao se coadona com os nossos valores ou crimes efetivos. Sendo este senhor advogado, que tem que vender a alma ao diabo, deveria escolher a opção: consultoria jurídica ou defender os seus clientes. Concordo plenamente com a TVI.

  • Vocês deviam ter dado a notícia completa e de forma clara, o que aqui não acontece.
    Ele pediu a escusa da juíza do caso que por ser “mulher e mãe” não iria julgar de forma isenta o caso! Foram esses motivos que levaram a TVI a afastar o comentador e não o facto de ele defender um violador como aqui pretendem dar a entender. A questão já não é a profissão da pessoa mas sim os valores morais que apresenta ao apresentar tais argumentos.

  • Vamos lá ver as coisas como devem ser este comentario a respeito do pedro, é tudo merda ele como advogado deve defender o cliente dele sejá qual for o crime, mas podia recosar o caso mas vivemos num país de ladrões que matam de bandidos que assasinam pessoas, de banqueiros que mandam o país há falencia,de primeiros ministros e presidendes de empresas falidas e continuam a passear por ericeiras boas praias.
    Por isto tudo o que vão defender os advogados.
    ISTO TUDO NÃO TIRA O CRIME DESE FILHO DE UMA BELA DONA FEZ.MAD A JUSTIÇA É ASSIM MESMO SÓ M…A.
    BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS

  • Porco,hotario, Bandido só um sego é que não via aquilo que ele era mas toda a gente ouvia expulso da TVI muito Bem e agora tem de ser expulso da ordem depois de uma coisa tão grave.

    • Antes de escrever o quer que seja, tenha cuidado com os erros de português, porque depois , o seu comentário dá para rir.

  • O Que tem o Cú a Haver com as calças?…. Todos os Arguidos têm direito à sua defesa e sáo culpados após a sentença ser transitada em julgado. A TVI quer a sua pópria justiça e deliberar a sentença. Ser acusado nada tem com ser culpado. Até poderia se mentira da Queixosa. A TVI ultrapassa todos os limites do Estado de direito. Mas todos sabemos que os bilderbergers que comandama aTVI e SIC estãoa lavar o cérebro dos Portugueses desde a sua Formação.

    • Portanto, vale mesmo tudo neste mundo cão. A ética não é minimamente para aqui chamada. Há advogados que recusam casos, de tão abjetos que são. Pela mentalidade se vê a raça. As próprias instâncias superiores não quiseram sequer analisar o caso

  • Reles réptil. Há um mínimo de brio para um advogado se vender. Não é o teu caso, réptil. Que a vida te cubra de tudo o que te faça mal e ao lixo que tu defendes. Nem a TV dos programas reles te quer por perto.

  • O Pedro Proença está no exercício pleno das suas funções enquanto Advogado.

    A TVI não pode fazer juízos ou determinar valores morais ou éticos, pois como estação de televisão está sujeita às regras da total isenção e imparcialidade que preside ao jornalismo.

    A alegada liberdade editorial faz rir… é a imitação de uma espécie de censura, a quem não segue o “politicamente correcto” da Tvi.

    Estão a merecer um novo e forte lápis azul, para verem o que é bom para a tosse!

  • Nada admirado da postura deste mete nojo que se vende sempre que tem oportunidade só para chamar a atenção e ter protagonismo.
    Quer é ser falado, comentado e aparecer nas manchetes ou nas televisões, para quem se vendeu a Bronco de Carvalho, este é só mais uma peripécia na sua vasta lista de atitudes e feitos ao estilo de quem come gelados com a testa e afins.
    Enfim…

  • A TVI a uns dispensa os serviços e o que faz aos que dão notícias falsas ? Estou a referir-me a jornalista Ana Leal faz uns jornalismo baseado na mentira e ninguém faz nada ? Nem um pedido de desculpas ? ! A ética jornalista obriga à seriedade dos factos e esta Ana Leal é uma vergonha para a classe. Entre outras reportagens temos a reportagem sobre o IRA um verdadeiro absurdo. Quem tiver dúvidas do que estou a dizer basta fazer uma busca sobre a verdade dos factos.

  • Para já quem fala no Benfica, vê se mesmo o nível do QI. Depois, eu repúdio de forma mais translúcida possível o abuso de vulneráveis e crimes como esse, mas o homem é advogado, exerce sua função, seu trabalho. É todos sabemos que os advogados lutam com as armas que têm… Por isso não vamos julgar o homem, que ao ser profissional está a defender um cliente. Se não fosse assim, andávamos todos a matar uns aos outros. Reafirmo, repúdio completamente esse tipo de crimes.

  • Ao principio tolerava este advogado, depois começou irritar, por último mudava de canal.
    Perdeu muito ao defender um cliente de duvidosa reputação lá para os lados de Alvalade, mais esperta foi a advogada quando se deu de conta e deu de frosques….este não primou pela esperteza…tem o que merece.

  • EM garoto, havia na minha terra o capador de porcos, que se dedicava a castrar os porcos lá da aldeia….e sinceramente já pensei criar um especie de FP 25 de Abril que se dedica-se a castrar pedófilos, só é pena isto não ser legal.

  • Estamos numa autêntica republica das bananas, em que se faz tudo o que se quer. Só por ter apresentado um recurso na defesa de um dos seus constituintes, que tinha sido acusado por violação, foi silenciado. Agora já ninguém é livre de abrir a boca, como de defender um arguido seja pelo crime que seja acusado. E depois ele é advogado para alguma coisa, para defender as pessoas daquilo que são acusadas. Eu também sou contra quem bate nas mulheres ou as viola, mas não se pode silenciar só porque está a defender alguém, pois até podia ser ele ou outro advogado a defender o violador. Afinal fez-se o 25 de Abril, só para dar liberdade a alguns??? Mas quando se silencia apresentadoras de TV, o Marcelo Rebelo de Sousa (como comentador) e agora este advogado…. só falta o quê? Silenciar o Manuel Serrão por ser um fervoroso adepto do FC Porto, que é um clube mal visto por Lisboa, e por ter calado muita gente desde 1982, com a presidência do Sr. Dr. Jorge Nuno Pinto da Costa…. 🙂

  • Acho muito bem que a teu tenha despedido esse senhor, vai para a televisão condenar estás situações e por trás tem estás atitudes… k falsidade de pessoa, quando se trata de dinheiro vale tudo… para alguns claro!!!

  • A tvi começou por ser uma televisão de sacristia e passou agora a ser uma televisão de confessionário.
    Puta que pariu estações de média deste gênero.
    Se os portugueses fossem mais inteligentes e não gostassem de programas de alcova, a tvi deveria dedicar-se à Construção Civil.

  • Parabéns! Hoje a TVI bateu no fundo pela mão de José Eduardo Moniz. Até poderia dar vontade de rir se não fosse tão triste e repugnante a falta de vergonha e coerência. Sou absolutamente contra qualquer ato de violência e não sou particular simpatizante do Dr. Pedro Proença, antes pelo contrário, mas de fato, e perdoem-me a sinceridade, é preciso não ter um pingo de vergonha na cara, para usar esse argumento e expulsar um funcionário por estar apenas a fazer o seu trabalho de advogado fora do canal, pois quer nos agrade ou não, até os piores criminosos têm direito a defesa, é a lei. Mas quando o escroque do Pedro Guerra ameaçou e tentou agredir em direto no vosso canal um colega de painel, nada lhe aconteceu… Porquê? Só começaram a condenar a violência agora? Ou será que se formos do Glorioso clube do diretor da estação tudo nos é permitido? De fato quem não tem vergonha todo o mundo é seu. Enxerguem-se… se dúvidas houvesse, depois disto a TVI só mostra que tem zero credibilidade e não merece ser vista por ninguém que tenha um pingo de dignidade, princípios e escrúpulos. Tenham vergonha!!!!

  • A TVI é uma estação de hipocritas e cheia de corruptos, eu acho que se não fizer parte do circuito LGBT ( amigo dos amigos) sim porque tem que ser amigo dos amigos eles expulsam tudo.
    O advogado está apenas a fazer o seu trabalho.
    E quem não entende isso é burro e não tem noção do que é o trabalho .
    Primeiro já está tudo a julgar o advogado e o caso, e ninguém sabe do que está a falar, mas como a TVI neste país é Deus , porque os Portugueses são robôs manipulados então vai tudo em fila indiana cheirar o cu uns dos outros.
    Vocês sabem o porquê do recurso?
    Sabem por acaso o que é verdade e mentira , parem , parem de se deixarem manipular por este canal de lixo .

  • Estou admirado ser só agora expulso da TVI esse senhor nem sabe o que diz nem diz o que sabe defende o indefensável

  • Estou admirado esse Sr só agora ter sido expulso da TVI defendida indefensável.
    Nem sabia o que dizia nem dizia o que sabia

  • Nao concordo nem discordo, acho um motivo decerta forma valido e digno, se bem que se ele quer defender o senhor lá terá as suas razões.
    Mas eu pergunto, e a judite de sousa cuja fez uma entrevista a um rapaz riquíssimo nao me recorda o nome nem interessa para o caso, fez lhe um julgamento em directo! E em Pedrógão grande? Depois de pedir respeito pelo filho que infelizmente faleceu, quero com isto dizer que a tvi nao é muito coerente.

  • Eu sou apenas um leigo nesta matéria e gostava de ver advogados a comentar esta noticia, sou contra os argumentos usados pelo senhor Dr. Pedro Proença para afastar a senhora Juíza, se calhar até o mesmo não se revê nos seus próprios comentários mas em tribunal tudo serve para ilibar um cliente, ele como qualquer advogado usou as 2ferramentas2 que tinha ao dispor da melhor forma que conseguiu, moralmente é condenável mas do ponto de vista do direito ouve-se cada coisa, dizia um advogado aqui a tempos o seguinte: “eu fora do tribunal sou a pessoa mais seria do mundo, mas dentro do tribunal não acreditem em tudo o que eu digo”. Se ele fosse um colaborador do quadro da tvi será que esta o podia despedir? Temos que saber distinguir as coisas, uma coisa é:
    Pedro Proença a pessoa.
    Outra é: Pedro Proença advogado.
    Outra é : Pedro Proença comentador.
    A TVI não soube distinguir, desde que a Cristina saiu tudo começa a desmoronar-se.

  • Faz a filha beber, viola-a e ainda a acusa de o seduzir. Isto é um ser humano? E este réptil aceita defender esta porcaria de gajo e ainda há gente que o defende por “questões técnicas e processuais”? A Humanidade bateu no fundo. Anseio pelo dia de um referendo para a reposição da pena de morte. Arrogante, sociopata e egocentrado. Reles até à medula. São estes senhores que andam de carro alemão e governam o mundo. É portanto esta a razão de ser de um advogado. Permitir que o crime vingue e compense. Salvar o pai violador e expor ao trauma e a uma vida estragada a própria filha do seu constituinte. Por amor à profissão e à justiça, obviamente. Nem nos piores filmes. Por vezes a vida faz justiça à sua maneira… Quem sabe, réptil.

  • Sempre pensei que o contava para este tipo de informação era a competência do profissional e não falsos moralismos. Quem é capaz de passar em horário nobre programas como o “começar do zero”, que mais parece uma feira de gado “quem quer casar com o meu filho”, onde se tenta arranjar criadas para mandriões, vir com este tipo de discurso é obra. Por favor sejam profissionais e não misturem as situações.

  • Acho muito bem. Quem defende um monstro que viola a própria filha não é digno de comentar seja o que for para o público de um canal televisivo.

  • Boa Noite, ao ler os comentários por aqui não consigo passar sem deixar a minha opinião, há tantos juízes por aqui prontos a julgar o próximo, não quero defender ou acusar alguém mas qualquer pessoa tem que ter os seus direitos garantidos, apesar das falhas que tenham ou possam vir a ter, nós que estamos de fora se formos assim tão maleáveis ao que ouvimos passamos a ser manipulados… As notícias hoje em dia estão carregadas de censura e omissão.
    Por aqui temos a currupcao em alta e ainda há as alminhas a dizerem que gostavam de pena de morte..
    Que belo pretexto para quem tem poder, é só arranjar um esquema e pode se matar os inconvenientes…
    Ignorância é uma benção, mas espero que comecem a acordar, porque qualquer dia é tarde.

  • Este homem é tão baixo nível que defende proprietários mentirosos para desocupar casas com pessoas acima dos 65 anos, uma execrável criatura que finalmente deixa de aparecer

  • Isto é discriminação de género ao mais alto nível. Não querer que uma juíza julgue um caso de violação, por achar que um juiz homem vai beneficiar um criminoso do sexo masculino. Como se um juiz não fosse pai, e achasse esse crime mais “aceitável”. A questão não é defender um criminoso,porque todos eles têm direito a advogado, a questão é a discriminação de género, com argumentos ridículos e inaceitáveis a por recursos para não ter uma mulher a julgar o caso.

  • É uma questão mandatoria. Este senhor acusava todo e qualquer elemento da sociedade, sendo que todo o seu discurso era acusativo. Muitas das suas opiniões eram de juízo de valor e outras apoiadas na legislação, tendo várias vezes criticado a ineficácia das leis e a injustiças perpetradas pelo sistema judicial.
    Quem tão levianamente julga os outros terá o mesmo tratamento.
    Não há separação do advogado e do comentador porque a sua contratação se baseia no seu conhecimento técnico legislativo e processual.
    Não há separação da pessoa porque muitos fiz seus comentários se baseavam em crenças e na sua própria moral.
    A lei salomónica em ação.

  • O advogado existe para defender o seu cliente ,quer seja um criminoso, pedofilo ou o que for ,não é o advogado que vai condenar e o juiz ,neste casa a tvi e o juiz, têm que ver e rever a sua responsabilidade nesses juizes de valor ,tão a confundir tudo

  • Os media ao serviço do politicamente correcto de esquerda, com censura à moda do outro Sr.. Quem não segue a cartilha ..leva. Que o diga a Maria Vieira e outros. Vendidos de me…da.

ATV News

<>