fbpx

“A culpa não é da Cristina Ferreira. A culpa é da Maria João e da Endemol”

Duarte Costa
5 min leitura
Instagram

Cristina Ferreira tem ou não tem responsabilidade na polémica que envolveu Rúben e Tatiana Boa Nova, concorrentes da atual edição do Big Brother que têm estado em contacto com o filho? António Carvalho afirma que sim e pede à apresentadora para colocar o lugar à disposição. Wilson Teixeira, por sua vez, lembra que o contrato é assinado com a Endemol, e não com a TVI.

A polémica que marcou a semana na casa do Big Brother esteve em análise na rubrica Sem Filtro desta quinta-feira, no A Televisão. A discussão sobre esse tema estendeu-se por cerca de 30 minutos e gerou opiniões contrárias por parte da dupla de comentadores.

O Big Brother é um formato em que as pessoas estão dentro de uma casa e não têm contacto com o exterior. Há um contrato, há regras, têm de estar isolados, não podem agredir, etc. E a Cristina Ferreira, e digo Cristina Ferreira porque é ela que está a comandar o barco, fez deste Big Brother uma burla. Ela e a produção. Nós fomos burlados. Isto é uma vigarice, uma aldrabice. Mas há muita gente a ver isto e eles foram apanhados. Há telemóveis, falam com não sei quem… Em síntese, é a maior mentira da história do Big Brother e não sei como é que a Endemol está a permitir isto“, acusou António Carvalho.

Wilson Teixeira, ex-concorrente da Casa dos Segredos, lembrou que já tem andado a denunciar esta situação há cerca de uma década.

Não sei qual é o espanto das pessoas. Desde 2012 que falo em jogo viciado. Desde que entrei na minha casa, falo em jogo viciado (…) Eu, sem poder dizer tudo, ando há dez anos a aperceber-me de coisas que sempre disse: o jogo é viciado“, sublinhou, antes de apontar o dedo à Endemol.

Eu não falei da Cristina. Quem falou da Cristina foi o António. Eu não acho que seja uma culpa exclusiva da Cristina. Eu até sou capaz de apostar que a Cristina nem fazia ideia que o Rúben e a Tatiana falam com o filho, porque isto são decisões tomadas com secretismo por uma pessoa da produção que eu vou dizer o nome, que é a Maria João. É ela que faz estes acordos com concorrentes pelos quais tem mais simpatia“, denunciou.

Pouco depois, Wilson Teixeira explicou ainda quais é que são os documentos que os concorrentes têm de assinar para entrarem no formato e reiterou que estes são sempre feitos com a Endemol, e não com Cristina Ferreira ou a TVI.

Tu assinas três documentos para entrares no programa: o contrato de prestação de serviços, as regras do jogo e a cedência dos direitos de imagem. São os três documentos que assinas para entrar num reality. Em todos os que eu entrei, foram estes os documentos que assinei. O regulamento do jogo, é igual para todos. O problema é o contrato de prestação de serviços. Sei de pessoas que no contrato de prestação de serviços tinham cláusulas que iam contra as regras do jogo. Ou seja, há uma contradição entre um documento que assinam e o outro. Isto não pode acontecer. E quem permite isto está a desvirtuar as regras do jogo e a viciá-lo“, criticou.

A Cristina não tem nenhuma responsabilidade. Quem tem responsabilidade é a Maria João e a Endemol. É ela que está à frente do programa. Mas toda a gente está a falhar redondamente. Toda a gente sabe que o Rúben e a Tatiana falam com o filho, mas ninguém dentro da casa foi informado. Por isso, o que a TVI, a Cristina, o Big Brother e a Endemol deviam fazer era informar todos os concorrentes, para haver igualdade. E isso até iria dar conteúdo à casa, porque ninguém iria gostar“, acrescentou ainda Wilson Teixeira.

Leia também: Cristina Ferreira reage à polémica com Rúben e Tatiana Boa Nova e fala em “empatia”