fbpx
TVI

16:9 chega à TVI com «Santa Bárbara»

Amcamaramunicipaldeoeiras14 1Def 16:9 Chega À Tvi Com «Santa Bárbara»
Imagem: Expresso
Imagem: Expresso
Imagem: Expresso

Depois da RTP (RTP2RTP1 e informação) e da SIC, segue-se agora a TVI numa mudança anunciada pelo seu diretor-geral: «Todas as emissões de todos os canais vão passar para 16:9».

A estreia do formato caberá à nova novela: «Santa Bárbara vai ser o primeiro produto a ser emitido em 16:9 desde o início», disse Luís Cunha Velho em declarações ao A Televisão no âmbito da apresentação desta em Lisboa.

Quanto à demora na adoção deste formato, o mesmo responsável refere: «Nós já há uma série de anos que estamos a produzir ficção em alta definição que depois passávamos a 4:3 porque o parque de televisores de Portugal, até há poucos anos, era um parque de 4:3 e, portanto, a TVI não podia emitir em formatos diferentes daqueles que os espectadores viam, era estar a criar ruído aos espectadores». «Hoje em dia o parque de televisores em casa está diferente. Admito que o 16:9 vai com certeza engrandecer ainda mais a ficção, e acho que chegou altura de arrancar com o 16:9». Questionado sobre que tipo de análise foi feita para esta tomada de decisão, Luís Cunha Velho  «Foi através de análises feitas em que se verificou que a diferença que existe entre o parque de televisores 16:9 em casa dos espectadores é muito superior ao que havia há uns anos. Além disso, este é também o primeiro passo, para no futuro, darmos o salto para alta definição».

De recordar que o 16:9 em Portugal chegou à televisão em aberto em maio de 2012 na RTP2, em janeiro de 2013 na RTP1 (tendo chegado aos programas de informação apenas em julho deste ano), a 4 de outubro irá chegar à SIC – isto apesar de já ter alguns programas neste formato, e com a mudança anunciada na TVI para antes das eleições, ficam apenas alguns canais do cabo a emitir no antigo formato.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

18 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Aleluia
    Então mas assim isto quer dizer que a TVI vai começar as emissões em 16:9 antes da SIC.. pois esta novela alegadamente estreia no final de Setembro

      • Essa conversa é completamente ridícula. Ambas copiam-se uma à outra.
        A SIC foi buscar as pessoas com poder na ficção da TVI (Gabriela Sobral) e entretenimento (Júlia Pinheiro, que tinha cargo semelhante na TVI) para trazer elementos da TVI para a SIC subir as audiências. Ou seja, telenovelas portuguesas a noite toda e entretenimento mais popularucho. A TVI fez Somos Portugal, a SIC respondeu com Portugal em Festa. Os exemplos não páram aqui.
        No entanto também a TVI copia ideias da SIC que funcionam, e nos últimos anos muitos também são os exemplos.
        Em vez dessa conversa de chacha (que é como discutir quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?), deviamos sim dar os parabéns a todas as TVs por finalmente se modernizarem e emitirem em 16:9. E se a SIC inspirou a TVI a dar este passo, ainda bem, o público é que ganha com isso.

      • Tipo a SIC imita a TVI e a TVI imitava SIC só tu é que ainda não percebeste, esqueceste é que a maioria das coisas que dão na TVI tem audiência já na SIC não se pode dizer o mesmo.

      • Não sei se leste bem a notícia? A notícia diz que a TVI vai passar a exibir TODOS os programas e TODOS os seus canais em 16:9 a partir do momento em que “Santa Bárbara” estrear. Ou seja, a partir dessa hora, tudo muda para 16:9.
        A SIC anunciou que só fará essa mudança integral no início de Outubro. Logo, se a novela da TVI estrear antes, isso significa que a TVI possivelmente iniciará as emissões totais em 16:9 antes da SIC… não é para iniciar guerrinhas parvas e infantis, é apenas uma constatação.

  • Já suspeitava, desde que começou a surgir as primeiras promos em 16:9, depois da RTP só faltava a SIC e TVI, vão mudar as duas ótimo, quem fica a ganhar somos nós.

  • Segundo o que está escrito, este senhor afirma que os portugueses
    tinham, na generalidade até há bem pouco tempo, televisores que apenas
    podiam dar uma imagem em 4:3…

    Mas a situação mudou… agora a grande maioria possui televisores que
    permitem uma imagem em 16:9 mas não, por enquanto, em HD…

    Ou seja, desfizeram-se dos velhos CRT 4:3 e compraram os mais recentes CRT que permitem 16:9….

    Vamos perguntar a este “cromo” se era a isto que se referia?

ATV News

<>