fbpx

‘Travessia’ é a nova novela da Globo que vai substituir ‘Pantanal’

A Televisão
4 min leitura
Adriano Fagundes/Globo

As novelas são um programa clássico para os serões noturnos em família. Com mais ou menos tragédia e drama, a verdade é que as histórias vão captando a atenção de muitos telespectadores.  Recentemente, a Globo anunciou que “Travessia” é a nova novela que vai substituir a “Pantanal”.  “Travessia” foi escrita por Glória Perez e tem estreia prevista para 17 de outubro de 2022.

Esta será a vigésima novela em horário nobre da emissora e contará com a direção de Walter Carvalho, André Barros, Mariana Richard e Caio Campos, bem como com a direção artística de Mauro Mendonça Filho. Em jeito de aproximação histórica diga-se que o universo das novelas brasileiras já chegou a quase todos “os mundos”. Desde “Vereda Tropical” de 1984, que contava, entre outras, a história de um jogador de futebol e que podia hoje em dia ser associada às apostas desportivas, até “Pantanal”, um drama muito ligado à natureza e que é uma nova versão de um original exibido pela primeira vez em 1990.

“Travessia” começa com vídeos de inteligência artificial, que substituem rostos e vozes, produzidos e divulgados nas redes sociais através de um grupo de jovens. A brincadeira causa impacto na vida de Brisa, fazendo-a iniciar uma jornada para recuperar a sua identidade. Esta é uma mulher vivaz que namora com Ari, de quem está noiva.

Na véspera do casamento, Ari recebe um convite para ir ao Rio de Janeiro, para reunir provas contra a demolição de um casarão histórico, onde será construído um centro comercial, mas também para rever seu mentor, Dante. Brisa aceita adiar o casamento. No Rio de Janeiro, o jovem acaba por se envolver com Chiara. Apesar de Brisa o ter incentivado a ir para o Rio de Janeiro, com o passar dos dias, percebe que algo está diferente, por isso, a protagonista decide ir atrás dele. Entra num autocarro e é, nesse momento, que se cruza com Oto, um “hacker”, nómada. E aqui começa o enredo.

Do elenco ressaltam os nomes dos seguintes atores: Lucy Alves, Chay Suede, Humberto Martins, Grazi Massafera, Giovanna Antonelli e Romulo Estrela. A história passará ainda pelas terras de Portugal. Assim, será o regresso de Glória Perez a Portugal, depois das produções “América”, “Caminho das Índias” e “Salve Jorge”.

Recorde-se que esta novela já deveria ter sido gravada no segundo semestre de 2021, contudo, a pandemia de COVID-19 afetou as produções da Globo. Conforme explicou a autora, em entrevista ao podcast do Gshow, “tem um pedaço dela que tem que ser gravado em Portugal. Portugal tem uma razão de ser: eu preciso que uma das personagens esteja fora do Brasil para a trama poder rolar. O país é bem ali, é amigo da gente”.

Gloria Perez é uma escritora, roteirista, produtora e autora brasileira, que, em 2009, ganhou o prémio Emmy Internacional de melhor telenovela com o “Caminho das Índias”. A escritora é também conhecida por ser mãe da atriz Daniella Perez, que foi assassinada no decorrer das produções de “De Corpo e Alma”, uma novela da sua autoria. Este ano, apresentou uma minisérie intitulada “Pacto Brutal – O assassinato de Daniella Perez”, onde a própria é protagonista. Esta produção tem a duração de 5 horas e 22 minutos, contemplando cinco partes. Os dois primeiros episódios estrearam no dia 21 de julho, na plataforma HBO Max.

Siga-me:
Redactor.