Globo

Rita Lee homenageada no «Som Brasil»

Som BrasilRita Lee é a próxima homenageada do Som Brasil, que será transmitido amanhã, na quinta-feira, a partir das 22:35, no canal Globo, exclusivo ZON. No programa, a apresentadora Camila Pitanga relembra os momentos mais importantes da carreira deste ícone do rock brasileiro com imagens de arquivo. Quatro grupos musicais interpretam algumas das melhores canções da artista: as cantoras Pitty e Tié, e as bandas Lafayette e os Tremendões e Brasov.

Educada num colégio francês e formada em piano clássico, Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, a 31 de dezembro de 1947. Chegou a frequentar o curso de Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), mas preferiu dedicar-se integralmente à música. Ainda adolescente, formou com os irmãos Sérgio e Arnaldo Batista o grupo Os Mutantes, uma das maiores expressões do movimento tropicalista. Para lembrar essa fase, a paulista Tiê canta Ando meio desligado, sucesso do grupo nos anos 60.

Após seis anos com os irmãos, Rita partiu para a carreira a solo, com a banda Tutti Fruti. De entre as canções gravadas nesse período, a roqueira Pitty interpreta Ovelha negra e Esse tal de rockenrow. Em 1976, Rita casou-se com o músico e compositor Roberto de Carvalho, com quem teve três filhos. Na companhia do parceiro, lançou grandes sucessos, como Mania de você e Chega mais, relembradas pelos grupos Lafayette e os Tremendões e Brasov, respetivamente.

ATV News