Recorde a história de «O Rei do Gado»

3 min leitura

o-rei-do-gado-resumo-globo-702x336

A novela O Rei do Gado, uma das maiores referências da teledramaturgia brasileira, regressa a Portugal no ano em que a Globo comemora o seu 50º aniversário. A partir desta noite, o canal Globo, exclusivo NOS, transmite a novela de Benedito Ruy Barbosa todos os dias às 21h.

Protagonizada por Antônio Fagundes e Patricia Pillar, O Rei do Gado conta a história do romance entre o criador de gado Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e a trabalhadora rural Luana (Patricia Pillar), ambos descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna no Brasil com a criação de gado e plantações de café.

Os Mezenga e os Berdinazzi são vizinhos, e, por causa de uma cerca no limite das suas propriedades, vivem uma guerra sem precedentes. As duas famílias proíbem o amor entre Enrico (Leonardo Brício), filho de Antônio (Antônio Fagundes) e Nena Mezenga (Vera Fischer), e Giovanna (Letícia Spiller), filha de Giuseppe (Tarcísio Meira) e Marieta Berdinazzi (Eva Wilma). Os dois casam-se e mesmo depois de casados não conseguem viver livremente o seu amor. Por isso, decidem fugir.

O filho de Henrico e Giovanna, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), cresce e transforma-se num dos maiores criadores de gado do país, conhecido como o Rei do Gado. Ele sabe do ódio que separou as famílias dos seus pais, e nunca conheceu os parentes da sua mãe: os avós e os tios, Bruno, que morreu na guerra, e Giácomo Guilherme (Manoel Boucinhas), que morreu pobre. Só sabe que o outro tio, Jeremias Berdinazzi (Caco Ciocler), se tornou um rico fazendeiro. Mas o velho Jeremias (Raul Cortez) é agora um homem solitário que não reconhece os Mezenga como membros da sua família, e cujo único sonho é encontrar Marieta – a sobrinha que ele nunca conheceu, filha de seu irmão Giácomo Guilherme – e deixar-lhe toda a sua fortuna.

As vidas de Bruno Mezenga e Jeremias Berdinazzi mudam completamente com a chegada de duas mulheres: Marieta (Glória Pires), que julga ser a sobrinha desaparecida de Jeremias; e Luana (Patricia Pillar), uma trabalhadora rural sem passado por quem Bruno se apaixona.

Recorde-se que, para além de vários prémios no Brasil, O Rei do Gado foi também premiada internacionalmente em 1997, com o Certificado de Honra ao Mérito no San Francisco International Film Festival, onde concorreu com mais de mil produções de 62 países. O elenco, esse conta com nomes como Glória Pires, Letícia Spiller, Marcello Antony, Leonardo Brício, Manuel Boucinhas, Tarcísio Meira, Eva Wilma, Cláudio Corrêa e Castro, Raul Cortez, Fábio Assunção, Carlos Vereza e Vera Fischer.

Assim, O Rei do Gado volta a ser transmitida em Portugal, diariamente, a partir das 21h, logo após Boogie Oogie, no canal Globo.

Redatora e cronista
Exit mobile version