fbpx

Recorde a história de «Cobras e Lagartos»

Diana Casanova
5 min leitura

Cobras E Lagartos

Com estreia marcada para amanhã, no canal Globo, exclusivo NOS, Cobras e Lagartos será exibida diariamente no horário das 19h, contanto a história de um homem, dono de uma loja de luxo, que está doente e, ao descobrir que vai morrer, não sabe a quem deixar a sua herança. Ele tem uma sobrinha a quem ama muito e outros parentes que são verdadeiras «cobras». O conflito aumenta quando ele descobre que o noivo da sobrinha adorada é um verdadeiro malandro. A partir daí, apercebe-se que, antes de morrer, tem de se armar em cupido e encontrar outro noivo, alguém com um coração de ouro para a sobrinha. Mas será que ainda existem pessoas assim?

Para tirar a dúvida, Omar Pasquim (Francisco Cuoco) resolve disfarçar-se de empregado na Luxus para tentar encontrar um homem digno de casar com Bel (Mariana Ximenes), a sua sobrinha amada, e ficar com a sua fortuna. Totalmente desapegada de bens materiais, Bel cansa-se de dizer a Omar que não quer herdar nada dele e prefere que o tio doe a sua fortuna a instituições de caridade, o que só reforça a determinação dele de fazer dela a sua herdeira. Um dia, ao sair da loja ainda disfarçado de Pereira, é repentinamente surpreendido por criminosos e assaltado. Então aparece Duda (Daniel de Oliveira), um jovem que o defende do assalto. Desse encontro casual, nasce uma amizade verdadeira.

Omar descobre que tem muitas coisas em comum com Duda. Assim como o milionário, o jovem é órfão e tem paixão por música. Além disso, demonstra talento para o comércio e, exatamente como Omar há 40 anos, pôs na cabeça que um dia será rico. Na convivência com o jovem, Omar acaba por se descobrir uma pessoa muito mais alegre e jovial do que ele supunha. Então, certo de que Duda é o homem com os valores que procurava, Omar passa a dedicar o seu tempo a aproximá-lo de Bel. Mas a tarefa não vai ser fácil já que Bel está noiva de Estevão (Henri Castelli), um rapaz que se finge de bom moço, mas só está interessado na promessa da herança.

Com a imensa fortuna que conseguiu adquirir ao longo da vida, Omar acabou por atrair também muita gente interesseira, a começar pelas pessoas da sua própria família. Milu (Marília Pêra), a sua irmã ressentida, diz ser decoradora, mas, na verdade, é uma parasita que viveu a vida inteira às suas custas sem, no entanto, se dar por satisfeita. Acha que tudo o que ele lhe deu, inclusive a casa onde vive e a avultada mesada, não passam de migalhas diante da sua fabulosa fortuna. Mãe de Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin) criou os seus filhos à sua imagem e semelhança. Assim como ela, ambos são espertos, invejosos e, acima de tudo, ambiciosos. Mau caráter, Leona mantém um romance às escondidas com Estevão.

Alheio a toda esta confusão está Foguinho (Lázaro Ramos), morador do Saara, região de comércio popular do Rio de Janeiro, que tem um coração de ouro, é um simpático vagabundo, mas, ignorante e carismático, que leva a vida à base de mentiras. Ele perde-se por «um rabo de saia», mas, quando as mulheres percebem que ele não passa de um pobre coitado, imediatamente perdem o interesse. O coração dele, no entanto, tem dona. Desde adolescente, ele é apaixonado por Ellen (Taís Araújo), que foi sua vizinha, mas que hoje é vendedora da Luxus e uma verdadeira alpinista social.

Duda e Foguinho descobrem que têm em comum o nome: ambos foram batizados como Daniel Miranda, o que causa uma desastrosa confusão. Foguinho é quem herda o património de Omar, dando início a um novo capítulo na vida de todos.

Redatora e cronista