fbpx

«Marília Gabriela Entrevista» com Mirian Goldenberg

A Televisão
3 min leitura

No próximo programa, que vai hoje para o ar, Marília Gabriela conversa com a antropóloga Mirian Goldenberg sobre relacionamentos e o comportamento humano. Para apresentar a sua convidada, Gabi escolheu a frase do escritor espanhol Severo Catalina del Amo: «A mulher perdoa as infidelidades, mas não as esquece. O homem esquece as infidelidades, mas não as perdoa.»

Mirian é doutora em antropologia social e possui importantes trabalhos na área de comportamento urbano, felicidade e relacionamentos. Autora de 17 livros, a escritora fala sobre a sua última publicação, «Tudo o que você não queria saber sobre sexo», em parceria com o cartunista Adão Iturrusgarai. A ideia de escrever o livro veio a partir do episódio em que ela, coincidentemente, atropela o ilustrador de bicicleta. Foi assim que a dupla se conheceu, há seis anos. Ela ainda comentou que pretende envelhecer de uma forma mais engraçada, escrevendo com humor: «Quero dar risada!».

Apesar do tom cómico, a autora explica que o livro é baseado em pesquisas com homens e mulheres de diversos países. Os entrevistados foram questionados a respeito de traição, e segundo Mirian, é onde a diferença entre os sexos é mais perceptível: «Quando pergunto o que falta em uma relação, as mulheres dão uma lista interminável. O homem diz que falta compreensão». Ainda sobre a obra, a escritora destaca as observações que mais gostou, como por exemplo, o facto de a mulher sentir inveja do homem: «Primeiro elas invejam a liberdade sexual, e depois a liberdade de ir e vir». A própria autora revelou que gostaria de ter a capacidade dos homens de dormirem bem e a forma simples como lidam com os detalhes.

Após destacar as cobranças sociais das mulheres, como casar e ter filhos, a doutora fala sobre a sua vida pessoal. Casada, Mirian optou por não viver na mesma casa do marido: «Com a desculpa da intimidade, podemos ficar com o pior ‘vestir as piores roupas, mau humor’».

A antropóloga encerrou sua participação contestando que as mulheres precisam aprender a dizer que nunca foram santas. «Ter essa coragem de assumir».

«Marília Gabriela Entrevista» vai para o ar hoje, às 22:10, na TV Globo Portugal.

Siga-me:
Redactor.