fbpx
Globo

Carminho promove novo trabalho no «Estúdio I»

Pablo Alboran E Carminho Carminho Promove Novo Trabalho No «Estúdio I»

Pablo Alboran E Carminho

A fadista portuguesa Carminho é a convidada do programa Estúdio I, que será transmitido hoje, às 19h20, na Globo Premium. Em conversa com a apresentadora Maria Beltrão, Carminho vai falar sobre o espetáculo de lançamento do CD Canto, o terceiro álbum da sua carreira, que compreende concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O novo CD de Carminho conta com a participação de músicos como os brasileiros Marisa Monte, Carlinhos Brown (percussões), Dadi Carvalho (guitarras e teclados), Jaques Morelenbaum, Jorge Helder (baixo), Lula Galvão (guitarra) e Naná Vasconcelos.  «São artistas que me influenciaram não apenas musicalmente, mas também como pessoa. De uma forma natural, fui convidando cada um deles a fazer parte da minha linguagem. Canto é o que eu faço, cantar, mas também é o meu lugar, onde tenho minha identidade. Convidei estes artistas porque eles também mantêm suas próprias identidades», comenta a fadista.

O concerto de apresentação deste álbum, que compreende espetáculos no Rio de Janeiro e em São Paulo, inclui temas como «Saia rodada», «Na ribeira deste rio», «Ventura», «A Ponte» e «Destino», todos do novo CD, além de algumas canções dos trabalhos anteriores.  Os músicos que acompanham a artista portuguesa são: André Silva (bateria), Luis Guerreiro (guitarra portuguesa), Marino Freitas (baixo), Diogo Clemente (violão).

Filha da fadista Teresa Siqueira, Carminho foi criada na região do Algarve, onde, em família, cresceu rodeada pela música que acabaria reconhecida, pela Unesco, em 2011, como património da humanidade. A maior influência, segundo diz, veio de Beatriz da Conceição. «Aprende-se fado ouvindo. Trata-se de uma linguagem de transmissão oral e presencial também», diz a portuguesa. «É uma herança cultural do meio artístico. Para a aprendizagem, portanto, é preciso estar lá».

Com 12 anos de idade, numa «inconsciência completa», pisou pela primeira vez o palco do Coliseu, trajando um vestido «enchouriçado», como descreve, para interpretar o fado «embuçado», num evento beneficente para o Jardim Zoológico. Recorde-se que Estúdio I é transmitido de segunda a sexta-feira, às 19h30.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News