fbpx

«Anjo Mau» regressa à televisão portuguesa

Diana Casanova
5 min leitura

Anjomau

A próxima novela da Globo a regressar a Portugal é Anjo Mau. A trama conta com atores como Glória Pires, Kadu Moliterno e Alessandra Negrini no elenco e é uma adaptação de 1997 de Maria Adelaide Amaral baseada na novela homónima de 1976 de Cassiano Gabus Mendes.

O remake passa-se em São Paulo e tem como protagonista a ambiciosa e dissimulada baby-sitter Nice (Glória Pires), papel que tinha sido interpretado na versão original por Suzana Vieira. Nice é filha adotiva de Alzira (Regina Dourado) e Augusto (Cláudio Corrêa e Castro). Alzira diz a todos que a encontrou num orfanato mas guarda um segredo: é a sua mãe verdadeira e Nice nasceu fruto de uma violação. Alzira rejeita a filha e é a única que a vê como ela verdadeiramente é, por trás de toda a dissimulação. Augusto é um bom homem, que é motorista da família Medeiros e é através dele que Nice começa a trabalhar nesta casa.

Nice é baby-sitter do filho de Stela (Maria Padilha) na casa dos Medeiros, onde se apaixona por Rodrigo Medeiros (Kadu Moliterno), irmão da patroa. Inconformada com o destino de se casar com o mecânico Julio (Luciano Szafir), Nice planeia o dia em que se vai tornar dona da mansão dos Medeiros e casar com Rodrigo, por quem se apaixona de verdade apesar do seu calculismo e ambição de subir na vida através dele. 

No entanto, Rodrigo está noivo de Paula (Alessandra Negrini) que por sua vez está apaixonada pelo irmão deste, Ricardo (Leonardo Brício). Rodrigo descobre que Paula o trai com Ricardo e, desiludido, começa a sair com Nice, para desafiar a família, pelo facto da jovem ser uma empregada da família de uma classe social mais baixa.

Uma das temáticas paralelas da trama é a história de Tereza (Luiza Brunet), uma mulher fútil que casou por dinheiro com Rui Novaes (Mauro Mendonça). Tereza é mãe de Paula e de Bruno (Emílio Orciollo Neto) e esconde de todos a sua verdadeira origem, com a esperança de assim manter o casamento: é filha de Cida (Léa Garcia), uma mulher negra, bondosa e resignada que convive com a rejeição da filha sem a questionar. A costureira vive uma vida humilde em paralelo à vida sofisticada e glamourosa da filha. Cida é também mãe de Vivian (Taís Araújo), que adotou quando esta tinha 6 anos e vivia na rua. Vivian é uma aluna brilhante e ganha bolsas para as melhores escolas. Vivian e Bruno, filho de Tereza, acabam por se apaixonar no desenrolar da história e a jovem passa a sofrer uma grande perseguição pela parte de Rui, que não suporta que o filho se relacione com uma negra, mal sabendo as verdadeiras origens da mulher.

Stela, mãe do bebé de quem Nice toma conta, é casada com Tadeu (Daniel Dantas). Juntos formam um dos núcleos de humor da novela e Tadeu tenta provar constantemente que não se casou com Stela por dinheiro. Apesar de boa pessoa, Tadeu esconde um segredo: ele abandonou Goreti (Lília Cabral) quando esta estava grávida dele.

Goreti é dona da loja Noiva de Maio e tem uma filha Simone (Samara Felippo), que nunca conheceu o pai. O irmão de Goreti, Beny (Luiz Salém) é o grande apoio das duas. Beny é um cabeleireiro fascinado pelas estrelas de cinema e pelas mulheres que aparecem nas colunas sociais. É deslumbrado pela classe das irmãs Clotilde (Beatriz Segall) e Elisinha (Ariclê Perez), cuja vida social acompanha há anos e penteia as duas mesmo que elas não lhe paguem. As irmãs retratam a decadência da elite paulista que tenta esconder a falência mantendo sempre a pose elitista e snob, não conseguindo, no entanto, pagar as suas dívidas.

Através das diferentes histórias, a novela aborda temas como a diferença de classes, o preconceito racial, a violência sexual, a reinserção social de menores abandonados e a ostentação de riqueza.

Anjo Mau regressa à televisão portuguesa no próximo dia 13 de julho, segunda-feira, às 21h, com repetição no dia seguinte às 14h10, no canal Globo.

Redatora e cronista