SIC

Sofrimento! Filho de Pedro Laginha viveu dias complicados com um tumor na coluna

Reprodução Instagram

O ator e músico Pedro Laginha esteve à conversa com Daniel Oliviera no programa ‘Alta Definição’ deste sábado, 20 de julho. Na entrevista intimista, o ator acabou por falar sobre o problema de saúde do seu filho Afonso, a quem foi diagnosticado, há 5 anos, um tumor na coluna. 

Pedro Laginha começou por contar que “fomos fazer uma ressonância e descobriram uma coisa dentro dele. Podia ser benigno, podia ser maligno, tinha de ser tratado para ontem. No momento que te dizem uma coisa destas, tu reequancionas a vida toda. De repente equacionas o teu filho ir à tua frente, o teu filho a morrer. Isso é destruidor”.

A criança, na altura com 11 anos de idade, acabou por ser tratado no IPO, local que Laginha não tem dúvidas: “é muito duro porque acabas por conviver com realidades, com crianças que têm cancro, com os pais das crianças que têm uma força sobre-humana – é impressionante a força que estes pais têm e o tão pouco apoiados que são – e depois os excelentes profissionais do IPO, que são pessoas super humanas”.

Surpreendidos com o diagnóstico, os pais de Afonso optaram por não lhe dizer que tinha um tumor na coluna. “A nossa opção era não lhe dizer. Era dizer: ‘Apareceu uma coisa, tem de ser resolvido’. Tinha 11 anos na altura, não ia saber lidar com isso”, revelou.

Consciente de que a batalha poderia ser dura e que, mais do que nunca, Afonso teria de ser forte, Pedro Laginha contou que arranjou uma forma “de lhe dar força foi dizer-lhe que deixava de fumar um dia depois da operação dele. E deixei. Claro que já voltei, passado um ano e meio. Mas na altura isso deu-lhe muita força porque sentia que não era só ele que estava a passar [por uma dificuldade], o pai também estava. Ok que é outra escala”.

Já depois da operação, a equipa médica conseguiu perceber que o tumor diagnosticado ao filho do ator era benigno, tendo sido ultrapassado o problema de saúde do menor.

ATV News