fbpx

SIC vence mês de maio e aumenta distância face à TVI

André Vilar
4 min leitura

Maio chegou ao fim e é altura de fazer balanços. Pelo 4º mês consecutivo a SIC assume a liderança das audiências e consegue distanciar-se da TVI. A estação de Paço de Arcos é a mais vista do ano de 2019.

Líder desde fevereiro de 2019, a SIC  voltou a consolidar a sua posição no panorama audiométrico televisivo nacional no passado mês de maio. O canal coordenado por Daniel Oliveira não só voltou a ser o mais visto do mês como ainda conseguiu aumentar a distância face à TVI.

A estação de Paço de Arcos alcançou uma audiência média de 19,2% subindo 0,3% relativamente ao mês anterior. Já comparativamente com a estação de Queluz de Baixo a distância passou de 1,9% para 2,8%. Nas médias gerais do ano é também a SIC quem tem motivos para sorrir com uma audiência média de 18,9% contra 17,8% da TVI.

De forma mais pormenorizada o grande destaque do mês vai para a série Golpe de Sorte que marcou a estreia de uma nova linha de ficção do canal. Iniciada a 27 de maio, a trama protagonizada por Maria João Abreu liderou sempre, registando um rating médio de 14% e um share de 29,5%. Desde o dia de estreia da série a SIC é líder no prime-time.

Na informação a nota de destaque vai para Conceição Lino e o regresso do E Se Fosse Consigo?. A rubrica estreou também na liderança e conta já com uma média de 24,1% de share e 11,1% de audiência média. Ainda no ramo das notícias o Jornal da Noite assume-se, também, como o programa de informação mais visto em Portugal. O bloco informativo das 20h00 terminou maio na liderança. Em igual posição ficou o Primeiro Jornal.

No entretenimento o cunho mais significativo tem, também, a marca da SIC. Cristina Ferreira volta a ser a figura do canal conseguindo a liderança para o seu programa. O Programa da Cristina encerrou o mês de maio com 4,3% de audiência média e 29,9% de quota média de mercado.

Se nas manhãs dos dias úteis é Cristina quem reina, nas manhãs de fim-de-semana é João Baião o nome que mais se ouve. O Olhó Baião chegou ao final do mês como líder.

Já no período da tarde a vitória continua do lado de Júlia Pinheiro. O Júlia registou, no mês de maio, uma audiência média de 3,1% e um share de 17,8%. Os diários de Quem Quer Namorar com o Agricultor?, o programa Linha Aberta e as novelas Amor Maior e Avenida Brasil foram, igualmente, boas ajudas para a liderança da SIC neste período horário.

Aos fins-de-semana o Alta Definição, o E-Especial e o Fama Show são o destaque. Também estes formatos conseguiram ser os mais vistos do mês de maio. Aos domingos é o Quem Quer Namorar com o Agricultor? o protagonista das audiências. O programa conduzido por Andreia Rodrigues foi líder indiscutível registando uma audiência média de 10,8% e uma quota média de mercado de 23,7%.

Relacionado: