fbpx

SIC multada em 12 mil euros após quatro concorrentes terem arriscado a vida

O objeto da queixa remete para 2019.

Duarte Costa
2 min leitura
Reprodução: SIC

A Entidade Reguladora Para a Comunicação Social (ERC) multou a SIC em 12 mil euros depois de o canal ter violado um dos artigos da Lei da Televisão.

Em causa está a emissão, por volta das 19 horas do dia 11 de dezembro de 2019, de um passeio de concorrentes do já extinto programa Casados à Primeira Vista ao Cabo da Roca.

Nas imagens, é possível ver Hugo, Inês, Bruno e Tatiana “junto ao limite de um penhasco sobre o mar numa zona de passagem interdita“, o que na opinião dos queixosos pode colocar “em risco a vida de muitos jovens que não tenham consciência e responsabilidade para avaliar a estupidez desta graça“.

Segundo apurou a revista TV Mais, a SIC defendeu-se alegando que as imagens foram gravadas pelos próprios concorrentes, “sem presença nem acompanhamento da equipa de produção“. A ERC não aceitou e aplicou uma multa de 12 mil euros, sublinhando que aquele tipo de conteúdo só pode ser exibido entre as 22:30 e as 06:00 da manhã com “bolinha vermelha” no canto superior direito.

De referir que a multa poderia ter chegado mesmo aos 150 mil euros, mas acabou por ser reduzida por a ERC considerar que se tratou de uma negligência.

Leia também: SIC arranca com produção de nova temporada de programa de sucesso de César Mourão