fbpx

SIC é considerada uma das empresas mais responsáveis

Na frente da lista está o Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Duarte Costa
2 min leitura
@SIC

O Merco, monitor de referência para a América Latina, publicou esta quarta-feira em Portugal o ranking das 100 empresas mais responsáveis em questões ESG. A SIC, através do Grupo Impresa, está na 12.ª posição.

Este ranking avalia as empresas que, em 2023, melhor cumpriram os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, dando origem a uma lista geral e outras três específicas para cada um dos critérios ESG (Ambiental, Social, Governança).

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés (1.º) lidera o ranking das empresas mais responsáveis em Portugal, seguido da EDP (2.º) e da IKEA (3.º). Nas posições seguintes estão o Lidl em 4.º lugar e a Sonae, em 5.º. Microsoft (6.º), Google, (7.º), Vodafone (8.º), Jerónimo Martins (9.º) e Corticeira Amorim SGPS, S.A. (10.º) completar o top 10.

Relativamente às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é líder em todas elas. Na categoria ambiental, o segundo lugar é ocupado pela EDP e o terceiro pela IKEA. Por seu lado, no que diz respeito ao setor social, a IKEA ocupa o segundo lugar e o Lidl, o terceiro. Por fim, na subclassificação Governança, o segundo lugar vai novamente para a IKEA e o terceiro, para a EDP.

216 executivos de grandes empresas, 30 especialistas em RSE, 40 analistas financeiros, 40 jornalistas económicos, 20 jornalistas da área da sociedade, 29 membros do governo, 30 dirigentes de ONG, 40 participaram na preparação do Merco ESG Responsibility Portugal 2023. união dirigentes, 40 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Sociedad). A par destas avaliações, inclui ainda uma análise da reputação no domínio digital das empresas (Merco Digital) e da sua realidade através de uma avaliação de méritos reputacionais, realizada por 28 empresas. Esses rankings são resultado de 5 avaliações, 13 fontes de informação e 1 285 pesquisas.

Relacionado: