fbpx

SIC aposta em programas de grande entretenimento

A Televisão
6 min leitura

Em Março deverá chegar “XXS”, um game show cujo cenário é uma casa onde tudo está numa proporção 100 vezes maior que os concorrentes. No formato original, três famílias disputam prémios em dinheiro para ver quem consegue terminar o trabalho de casa primeiro. As provas baseiam-se em tarefas domésticas comuns do dia-a-dia, que pelo facto de tudo ser gigantesco, tornam-se praticamente impossíveis. É preciso força, resistência e criatividade para ter sucesso na realização das mesmas.
Podem ficar a conhecer melhor o formato através do vídeo, disponível aqui.
Neste momento, a SIC está a recrutar crianças dos 7 aos 12 anos que se façam acompanhar por dois adultos com menos de 40 anos de idade para concorrerem ao “XXS”. Oito programas serão filmados durante aproximadamente uma semana, começando as gravações já no próximo dia 24, na Argentina, local onde está instalado o gigantesco cenário. Ao que tudo indica, na versão portuguesa participarão apenas duas famílias por programa. Por enquanto, o apresentador do programa ainda não foi divulgado. A produção está a cargo da Endemol.
Syctycd

Em Abril, deverá estrear um formato bem ao estilo de ‘Ídolos’, ou seja, um concurso de talentos, mas desta vez, na área da dança. Os castings deverão iniciar já em Março, estando já a passar nos intervalos da SIC a forma de inscrição.
O formato em causa está ainda no segredo dos deuses, mas poderá ser ao estilo do programa americano “So You Think You Can Dance”, em português: “Então, Tu Pensas Que Sabes Dançar”, que está actualmente a ser transmitido pelo canal Fox Life.
Neste programa, dos mesmos criadores de “Ídolos”, Simon Fuller e Nigel Lythgoe, o princípio é semelhante ao concurso de música: encontrar um verdadeiro talento nas pistas de dança.

Nos Estados Unidos, onde o concurso vai na sua sétima temporada, são organizados castings a nível nacional. Candidatam-se pessoas de todos os géneros e com todo o tipo de formação: dos mais autodidactas aos mais profissionais. Todos os estilos são permitidos e não faltam candidatos a “cromos”.

Depois de escolhidos, os concorrentes participam em galas que decorrem em Las Vegas, prestando provas em vários estilos de dança – do clássico ao contemporâneo, passando pelo hip hop e pelas danças de salão. Os concorrentes formam pares que se mantêm até saírem os dez primeiros. A pessoa menos votada é eliminada da competição e quando restam dez a concurso os pares são escolhidos à sorte.

“So You Think You Can Dance” estreou-se nos Estados Unidos em Julho de 2005 e já estão a decorrer os castings para uma nova temporada. O êxito do formato estende-se a vários outros países, como Nova Zelândia, Turquia, Israel, Canadá, Alemanha, Grécia, Polónia, Malásia, Noruega, Holanda, África do Sul e Austrália.

Os formatos de dança não são estranhos ao director de Programas da SIC, Nuno Santos. Quando exercia as mesmas funções na RTP1, introduziu na grelha o programa “Dança Comigo”, adaptação de “Dancing with the Stars”, que também foi produzido pela Endemol. Embora com características diferentes – os concorrentes eram famosos e não existia uma verdadeira concorrência -, é também a pista de dança o centro do programa.
Enquanto a luta pelo título de melhor dançarino não começa, decorre já, nos bastidores, a disputa pelo lugar de apresentadora, sendo Merche Romero e Bárbara Guimarães as duas principais candidatas ao lugar. Os jurados dos “castings” e do concurso também ainda não estão, por ora, escolhidos.
Nsj

Outro programa que tudo indica que terá João Manzarra como apresentador será “Non Stop Joe” formato da Fremantle que colocará diversas provas e desafios aos concorrentes.
“Non Stop Joe” é um reality-show multimédia inovador de grande sucesso em França. Neste programa, cada concorrente é sempre apelidado de “Joe”. Cada “Joe” é obrigado a aceitar um desafio lançado pelo público e pelos cibernautas, a qualquer hora do dia, quer esteja em casa ou na rua. De forma surpreendente, os concorrentes têm que superar determinadas provas como entrar numa casa de banho cheia de larvas, beijar um estranho, abraçar um apresentador, entre outras.

É também o público que decide se o Joe continua no programa ou se deve ser substituído por um outro Joe. Os quatro Joe’s que receberem mais votos competem na final, sendo o Joe mais popular coroado como vencedor do programa, conquistando o prémio.Uma das grandes inovações deste formato é o facto de o público poder interagir com os concorrentes pela internet.

Podem ver aqui, um excerto do original francês:

{youtube}0JEiESpnFzQ{/youtube}
Siga-me:
Redactor.