fbpx

Santiago Lagoá revela como foi despedido da TVI e deixa Júlia Pinheiro chocada: “Foi um bocado violento”

Santiago Lagoá foi dispensado da TVI numa reunião via Zoom. Júlia Pinheiro ficou chocada com o relato do apresentador...

Ana Ramos
6 min leitura

Santiago Lagoá anunciou, no final de janeiro, a saída do “Somos Portugal” e da TVI. Desde então, muito se tem escrito sobre o assunto e o apresentador esteve, esta sexta-feira, no programa de Júlia Pinheiro, onde esclareceu tudo.

“Fui dispensado e posso contestar a forma como foi feito”, afirmou, explicando que pensava que ia para uma simples reunião, via Zoom, uma vez que estava interessado em ter e apresentar novos desafios na estação. “Foi um bocadinho violento. Não esperava, não havia sinais”, continuou.

“Foram três minutos muito rápidos, nos quais me comunicam que gostam muito de mim, que tenho muito futuro e essas coisas todas, mas que, infelizmente, deixo de fazer parte do projeto, deixam de ter projetos para mim e que sou livre para procurar aquilo que eu quiser, onde quiser. Na altura, nem assimilei muito bem, demorei a processar”, começou por explicar, referindo que a decisão tinha “efeitos imediatos” e que já não apresentaria o programa no domingo seguinte.

“Eu com a minha vida já organizada… Dão-me um prémio no domingo e, dois dias depois: ‘Gostamos muito de ti, mas, infelizmente, meu amigo, porta da rua serventia da casa’”, acrescentou, sublinhando que o seu profissionalismo “nunca foi posto em causa” e que a decisão foi comunicada por “pessoas que até o grande público não conhece”.

O apresentador referiu que pode “contestar a forma” como tal foi comunicado, mas não o conteúdo. “Não posso contestar o conteúdo porque, enquanto profissional de televisão, tenho de estar apto a perceber que podem querer seguir outros caminhos. Isso é uma decisão das direções e temos de as aceitar. Posso concordar ou não, posso ter mais facilidade em aceitar ou não, mas aí faz parte. A forma não foi a mais bonita”, descreveu.

A situação foi “difícil” de gerir, mas Santiago Lagoá admitiu que tentou agir de “forma muito racional”. “Perceber o que iria fazer, como iria comunicar às pessoas, porque eu tinha o dever de comunicar às pessoas que estava, não só fora do programa, como da estação”, disse.

“Há que aceitar e deixar que a estação siga o caminho dela para que eu também possa seguir o meu. Não quero, em momento algum, ser um estorvo no caminho deles. Apenas quero ser livre para fazer o meu caminho e ser grato à estação e muito grato às pessoas que sempre me acompanharam, que sempre me motivaram”, comentou, agradecendo pelos oito anos que passou “naquela casa”. Foram anos “de muita luta, de momentos inesquecíveis”, onde teve “o privilégio de trabalhar com os melhores” e onde aprendeu “com muita gente” e fez “muitos amigos”.

Ao recordar uma fotografia do primeiro “Somos Portugal” em que participou, Santiago Lagoá emocionou-se ao lembrar-se de “muita coisa”. “Foi muita dedicação, foi vestir a camisola… recebi o carinho de muita gente. Eu sabia que tinha o carinho das pessoas, mas não sabia a magnitude, a escala”, contou, recordando que teve agora “uma grande onda de amor de um país inteiro”.

Relativamente às notícias que têm circulado sobre os motivos da sua saída, indicou que não as percebe e “não fazem sentido nenhum”. “Não sei de onde vêm, não sei como reagir a elas. Já estou a passar uma fase complicada, que é a da insegurança, que temos todos os dias de lidar com isto. Já não basta a insegurança, a incerteza do futuro, que eu já não sei para onde é que vai. Sei o que quero fazer, sei qual é o meu foco”, afirmou.

Uma das ambições de Santiago Lagoá está relacionada com a representação. Na altura da reunião, o objetivo seria manifestar o desejo de fazer “mais apresentação, coisas diferentes”. “Queria me desafiar, queria crescer. Esse desafio é que nos faz melhorar, que nos faz ir para a frente. Sentia muito essa necessidade. Já tinha pedido que queria muito voltar à representação, que era um desejo muito grande que eu tinha. Nunca pedi um lugar numa novela, pedi apenas e só um acesso a um casting. Não quero ser tratado de maneira diferente, apenas quero essa oportunidade”, mencionou, sublinhando também que a televisão é a sua “paixão” e o sítio onde é “feliz”.

Após o final da entrevista, Santiago Lagoá recorreu às redes sociais para fazer um agradecimento especial a Júlia Pinheiro “pelo carinho com que me recebeu“.

Na legenda da publicação revelou ainda que esta conversa serviu para colocar um ponto final sobre o seu despedimento da TVI. “Foi uma conversa muito importante que me permitiu encerrar um capítulo e agradecer a tantas pessoas que me têm apoiado. Obrigado a toda a equipa que me fizeram sentir como se estivesse em casa“, rematou.

Santiago Lagoá tem sido muito falado nos últimos tempos… hoje, revela-nos os grandes desafios que tem enfrentado.#julia #talkshow #sic #fremantlept

Posted by Júlia on Friday, February 24, 2023