fbpx

‘Sangue Oculto’: Resumo dos próximos episódios

A Televisão
240 min leitura
Instagram

Resumo dos próximos episódios da novela Sangue Oculto, da SIC.

‘Sangue Oculto’: conheça os resumos dos próximos episódios da novela da SIC.

Resumo de 26 a 30 de dezembro

Sangue Oculto

Episódio 77

 

Destaques

 

O grupo de Vasyl é atacado na Ucrânia

 

O vídeo de Patrícia vai parar à internet

 

No hospital, “Carolina” queima as mãos

 

 

Henrique está a fazer abdominais enquanto Tojó tenta convencê-lo a ir a um desfile de biquínis na praia. O segurança diz que não pode nesse dia, pois tem de guardar as folgas para ir ter com Rosa. Tojó fica desagradado com a conversa e Henrique continua a dizer que foi muito bom estar com ela e tem de continuar a definir os abdominais. Tojó acaba por sair, tristonho.

 

Carmo vai ao hospital ter com Carolina e fala com ela, como se estivesse a falar com Júlia. Manipuladora, tenta que ela confesse ser Júlia, mas a rapariga não revela nada. Quando Carmo tenta agarrá-la, chama o enfermeiro, que manda Carmo embora.

 

Olavo está a trabalhar no minimercado, esforçando-se, mas Tadeu e Quim são implacáveis nas críticas. Remédios aproveita a presença do diplomata para lhe pedir conselhos políticos, mas Tadeu diz a Olavo que ele não pode ajudar a oposição, senão ele chama Teresa. Quim pede ao cunhado para não chatear Teresa, que está com a filha e a neta a passar tempo em família. Pedro, que está às compras com a mãe, regista essa informação.

 

No bar, Mário tenta reconquistar Maria ao dar-lhe um ramo de flores que a ex-namorada deita no lixo. Ao passar, por Mário, Fábio dá-lhe um encontrão de forma a conseguir roubar-lhe o telemóvel. Pedro entra muito apressado e pergunta a Almeno por Benedita e Teresa. Depois de conseguir sacar informações sobre Remédios, o dono do bar diz-lhe que elas estão na praia.

 

Na praia, Anna fala com Carolina, sabendo que é sua mãe e não Benedita. Tiago convida-as para jogar vólei e Pedro junta-se a eles, gerando tensão.

 

Almeno, Tadeu e Quim pressionam Olavo para que ele lhes conte o que disse a Remédios. Sem qualquer hesitação, o diplomata – que está a repor prateleiras do minimercado – conta-lhes que apenas lhe disse para arranjar aliados fortes. Remédios tenta impedi-los de copiar as ideias dela e gera-se uma discussão.

 

Almeno repreende Tiago por ter tentado pressionar “Benedita” e Anna para jogarem vólei. Tiago acha que “Benedita” fez muita força para não jogar e que o seu coração nunca o enganou em relação a Carolina. O tio aconselha-o a começar a investigação pela gémea que está no hospital, já que essa não consegue falar.

 

Nervosa, Júlia deambula pelo quarto do hospital, falando sozinha.

 

Ao sair do banho, Patrícia percebe que estão a enviar imagens retiradas do seu vídeo com Mário para vários grupos de chat e fica em pânico.

 

Fábio consulta o saldo da sua conta bancária, satisfeito e tenta oferecer uma cerveja a Maria, que recusa.

 

A família Rocha janta, com Guilherme e este pergunta a Bruno como está Anna. O menino diz que a amiga está bem, mas que Tiago acha que Benedita é Carolina. Ao verem as notícias, ouvem que uma milícia portuguesa foi atacada na Ucrânia e que três portugueses perderam a vida. Elsa fica em pânico e tenta ligar a Vasyl, sem sucesso.

 

Olavo chega a casa cansado e Vanda fica impressionada com o que ele faz para conquistar Teresa. O diplomata não lhe dá grande saída e diz que ela nunca vai entender. A conversa é interrompida por um telefonema sobre Vasyl e Olavo fica claramente em choque.

 

Tiago está a dirigir-se ao quarto de hospital onde está “Carolina”. Ainda no corredor, ouve barulhos de estilhaços e corre em direcção ao quarto.

 

Ao chegar ao quarto, Tiago percebe que há vários estilhaços de vidro espalhados pelo chão e “Carolina” está deitada no chão, a gemer com dores. Tiago chama a enfermeira e puxa “Carolina” para si, abraçando-a.

 

Patrícia lê os vários comentários e mensagens negativos que está a receber sobre as imagens do vídeo. Desesperada, chora copiosamente.

 

Mário volta ao bar à procura do telemóvel, mas Maria diz que não o viu por ali. Mário refere que não o encontra, mas nem se lembra de ter tirado o telemóvel do bolso. Nisto, Maria recebe uma mensagem de uma amiga com o vídeo de Mário e Patrícia e fica em choque. Pergunta como é que o vídeo chegou à net e Mário diz que não faz ideia.

 

Fábio entrega o telemóvel de Mário a Carmo e diz-lhe que o Y era o ex-namorado da filha. Carmo fica chateada pois acha que Patrícia está a seguir os mesmos passos de Júlia por causa das más companhias. Patrícia liga à mãe a chorar e a dizer que publicaram o vídeo na net. Carmo fica muito tensa, mas Fábio nem reage.

 

Tiago abraça Teresa, que está muito preocupada com “Carolina”. César diz que ela agora está sedada e que pode estar com stress pós traumático. Teresa pede para passar a noite com a filha, pois não entende porque é que ela iria queimar as mãos de propósito. Teresa vai para o quarto ter com a filha e Tiago pergunta a César se se podem distinguir irmãos gémeos pelo ADN, mas o médico explica-lhe que o ADN dos gémeos é igual.

 

Teresa deita-se junto a “Carolina” e tenta falar com ela. A filha não dá sinais de reconhecê-la, o que a deixa muito preocupada. A mãe das gémeas diz-lhe que está ali e que ela não tem de passar por aquilo tudo sozinha.

 

No corredor do hospital, Tiago faz uma busca na internet que lhe diz que a maneira mais simples de distinguir gémeos é através das impressões digitais. Falando para si, Tiago diz que ela está a fazer tudo para que não descubram quem ela é.

 

Olavo recebe um coronel seu amigo e pede-lhe para confirmar o que aconteceu na Ucrânia. Elsa e Lídia entram logo atrás e Elsa pergunta a Vanda o que aconteceu. A médica responde-lhe que não tem boas notícias para ela, mas a rapariga parece não querer acreditar. Vindo do escritório, em grande sofrimento, Olavo confirma que o grupo com que Vasyl estava foi atingido por um míssil. Elsa fica em estado de choque e acaba por desmaiar.

 

Rosa está na cozinha, de costas, quando Nana entra e a confunde com João, tentando atirar-se a ela. Rosa reage com um grito e Nana também se assusta. Rosa diz-lhe que João saiu cedo por causa da situação do vídeo de Patrícia e, percebendo que Nana não sabe de nada, acaba por lhe mostrar o vídeo. Nana faz comentários desadequados, que deixam Rosa em choque.

 

Carmo e João tentam consolar Patrícia que quer ficar escondida do mundo para sempre. João diz-lhe que vai fazer tudo o que conseguir para tirar o vídeo da internet e Carmo, por seu lado, promete descobrir quem é o Y e dar-lhe uma lição.

 

Carmo e João saem do quarto da filha e o investidor pergunta à mulher porque é que ela não contou a Patrícia que o Y era Mário. Carmo diz que quis poupar a filha do choque, já que sabe que ela gosta muito do rapaz. O marido diz-lhe que ela devia pedir a Fábio para lhe dar uma lição, mas Carmo refere que ele é irmão de Nelson, por isso têm de ser mais inteligentes que isso.

Sangue Oculto

Episódio 78

 

 

Destaques

 

Carolina troca com Júlia no hospital

 

Vasyl é dado como morto

 

A polícia acha que Mário é o Y

 

 

Mário está com Nelson e Sílvia, muito nervosos por causa da partilha do vídeo. Sílvia está em choque com o que viu e Nelson volta a tentar ligar para o telemóvel do irmão, percebendo que continua desligado. Mário não duvida que alguém lhe roubou o telemóvel para o tramar.

 

Carmo conta a João o seu plano de ir fazer queixa à polícia, já que a filha já está exposta. E não podem correr o risco de ter o inspector novamente a bater-lhes à porta. João acha que o quem têm de fazer é ajudar a filha a sair do quarto e a reagir. Assim, o investidor ligar ao psicólogo do hospital, mas ele não pode ir porque tem de atender a gémea que queimou as mãos. Carmo fica desconfiada.

 

Teresa está para entrar no elevador do hospital quando dá de caras com Olavo e pondera não entrar. Contudo, ele pede-lhe para entrar e começa a chorar. Teresa fica nervosa e diz-lhe que vai ficar tudo bem com as filhas de ambos. O diplomata conta-lhe que, para além dos problemas com as filhas, Vasyl morreu. Sem saber o que fazer, Teresa abraça um arrasado Olavo.

 

Carolina olha preocupada para as mãos enfaixadas da irmã gémea. Carolina pergunta-lhe porque é que ela fez aquilo e a irmã responde-lhe, surpreendendo a enfermeira. Júlia diz-lhe que era a única maneira, pois Carmo está desconfiada. Tiago entra, a tempo de ouvir Júlia falar.

 

Carmo tenta convencer Vanda de que é Júlia quem está no hospital, mas Vanda não acredita, a princípio. Carmo não acha que seja coincidência que a gémea tenha queimado as mãos, pois era a única maneira de conseguirem identifica-la. Carmo pede a Vanda que veja a marca que ela, porque da médica não vai desconfiar.

 

Tiago pressiona Carolina para ela lhe dizer a verdade, mas a enfermeira diz para ele não pressionar a gémea que ele crê ser Carolina. A gémea diz-lhe que “Carolina” está traumatizada e passou por muito. Porém, Tiago encosta-a à parede e diz que elas estão a esconder-lhe alguma coisa, mas ele não se deixa enganar.

 

À porta do quarto, Tiago fica a tentar ouvir alguma coisa, mas é interpelado por Vanda, que lhe pergunta se ele sabe de alguma coisa. Tiago dá o seu melhor para parecer inocente e vai embora. Guilherme surge e, ao ver Vanda observar Tiago, diz que tem ciúmes. Porém, Vanda não lhe dá grande saída e acaba por ir embora. O paramédico tenta ligar a Júlia, mas o seu telemóvel continua desligado.

 

Nelson e Mário vão a casa de Patrícia para falarem sobre o vídeo. O PJ quer recolher informações para que o Y pague pelo que fez. Mário diz que sente a sua intimidade violada, já que Patrícia os filmou sem que ele soubesse. Nelson diz que aquilo só acaba quando encontrarem o Y.

 

Remédios está na recepção do parque de campismo a fazer um comício e diz que quer proteger as pessoas da devassa pública, como aconteceu com Mário no vídeo. Almeno entra e, ao vê-la tentar roubar os seus eleitores, diz que ela é uma aproveitadora. Não querendo uma discussão ali, Sílvia pega em Henrique pelo braço e sai com ele.

 

Sílvia arrasta Henrique para o bungalow e diz-lhe que ele devia ter controlado a multidão em vez de incitar. O segurança diz que não estava a fazer nada de mal e que só estava a apoiar Remédios. Sílvia quer saber porque é que ele está tão interessado em que Remédios ganhe as eleições e Henrique diz-lhe que ela vai trazer Tojó de volta, mas Sílvia diz-lhe que ela não vai conseguir fazer isso e que a paixoneta dele por Tojó está a ficar descontrolada. Ainda que se mostre bastante inseguro com o que diz, o segurança diz que só está apaixonado por Rosa.

 

Patrícia mostra a Nelson as mensagens que recebia de Y e o polícia estranha, pois primeiro o chantagista pedia à volta de dois mil euros e depois passou a pedir valores muito mais avultados – à volta de 500mil euros. Maria bate à porta e diz que vem tentar ajudar a amiga, que ela devia usar este episódio para ajudar outras raparigas que estão na mesma situação. Parece que Patrícia está a ponderar no que Maria diz, mas rapidamente diz que não se quer expor mais.

 

Sílvia e Henrique voltam para o comício liderado por Remédios que diz uma série de mentiras sobre a história de Mário e do vídeo. Almeno vai desmentindo as coisas que Remédios diz e a candidata acaba por dizer que deixa Henrique contratar mais seguranças para o parque se quiser. Enervada, Sílvia diz que lhe oferece um saco de gomas para ela parar com aquele disparate e Remédios acede.

 

Elsa está a tentar estudar, muito abatida quando Lídia entra. A mãe diz-lhe que, por ela não ter ido trabalhar, lhe vai ser descontado o dia. Elsa diz-lhe que vai trabalhar, mas Tojó não deixa, dizendo que ela acabou de perder um amigo e precisa de espairecer. Lídia continua a refilar e o marido pergunta-lhe o que é que se passa, desde que se mudaram para ali, parece que voltou a ser a antiga Lídia. Ela responde-lhe que foi sempre a mesma e que eles é que a infernizam.

 

Olavo está na garagem a ver os pertences de Vasyl, enquanto recorda o momento e que o levou lá para casa. O momento foi marcado por uma discussão com Vanda, que não queria adoptar o menino de 4 anos. Porém, ao vê-lo brincar com Benedita que, na altura tinha um ano, acaba por se convencer. Olavo desperta da sua memória para encontrar Vanda, que lhe diz que Carolina está a melhorar a olhos vistos. Aproveitando a fragilidade do marido, tenta beijá-lo, mas Olavo rejeita-a.

 

Carolina está no quarto de hospital, fazendo-se passar por Júlia quando Vanda entra. Fingindo-se carinhosa, Vanda afasta-lhe a ligadura para tentar ver a cicatriz na orelha que Carmo referiu. Porém, não encontra nada e sai.

 

Teresa pergunta a Becky o que é que se passou com Quim em Londres, pois anda um inglês a ligar a Noémia à procura dele. Becky fica entalada e aproveita a chegada de Anna para se escapar. Teresa ainda tenta chamá-la, mas sem sucesso. Anna diz que já lavou os dentes e a avó pergunta-lhe por uma mensagem que a menina lhe enviou por engano. Anna percebe que enviou a mensagem para a pessoa errada e diz apenas isso, mas a avó pressiona-a, para saber de que é que se trata.

 

Tiago partilha com Almeno as suas suspeitas, dizendo que acha que Anna sabe da verdade. O tio diz que não consegue entender porque é que as gémeas teriam trocado de lugar e o dono do bar acha que tem a ver com o que se passou em Ibiza e talvez as gémeas ainda estejam em perigo.

 

Mário está a ver os comentários ao vídeo dele e de Patrícia, enquanto usa auscultadores. Nelson entra sem que ele se aperceba e arranca-lhe os auscultadores, perguntando-lhe se ele é o Y.

 

Júlia volta ao quarto do hospital, trazendo as roupas de Carolina para voltarem a trocar. Ambas concordam que acham que é seguro e que Vanda não volta. Júlia agradece a Carolina, enquanto a observa meticulosamente.

 

Anna tenta enrolar Teresa, dizendo-lhe que queria mandar aquela mensagem para a mãe porque tem saudades de falar com ela. A avó diz-lhe que ela pode falar com a mãe porque ela a ouve e, certamente, falará com ela. Teresa quer ainda saber porque é que a mensagem tinha aquele conteúdo e Anna diz que tem de ir dormir porque tem escolha no dia seguinte. Teresa deixa a menina ir, mas não fica convencida.

 

Carolina e Júlia conversam sobre o que estão a fazer e a enfermeira diz-lhe que ela podia ter confiado nela. A DJ diz que, embora seja iguais, ela não a conhece de lado nenhum para confiar nela. Júlia acha que a explosão foi obra de Carmo e assume que Carolina se está a fazer passar por Benedita porque desconfia de Vanda. Carolina confirma e a gémea diz-lhe que se Vanda foi ver se ela tinha a cicatriz é porque está feita com Carmo. A enfermeira quer saber o que aconteceu com Benedita e Júlia diz-lhe que se eles acham que ela é Júlia, então, ela terá sido levada.

 

Sílvia está muito alterada com Mário e é César quem a segura para que ela não consiga bater no filho. Sílvia diz-lhe que é uma vergonha ele ter partilhado o vídeo e feito chantagem com Patrícia. O rapaz tenta dizer que não fez nada disso, que a sua intimidade também está exposta, mas a mãe parece não querer ouvi-lo. É Nelson quem fica do lado do irmão, dizendo que é estranho o vídeo ter sido publicado logo quando lhe roubaram o telemóvel e agora têm de perceber quem é que teria interesse nisso. Mário fica pensativo e diz que acha que lhe roubaram o telemóvel no bar T.

 

Carmo e João dizem a Patrícia que foi Mário quem a chantageou e a rapariga fica histérica, gritando que não pode ter sido ele. Os pais dizem-lhe que há pessoas que fazem tudo por dinheiro e que as provas eram inequívocas. Patrícia quer saber como é que a mãe teve acesso ao telemóvel de Mário e Carmo mente. Depois de muito batalharem, Patrícia acaba por acreditar nos pais, derrotada.

 

Mário e Nelson vão ao bar falar com Maria e perguntam-lhe se foi ela quem divulgou o vídeo. Tiago, que está por perto, defende a empregada e pede que não lhe façam acusações sem provas. Maria nega tudo, dizendo que preferia até nem ter visto o vídeo, mas que nunca os exporia dessa maneira. Mário diz-lhe que estão a tentar incrimina-lo e plantaram mensagens no telemóvel dele como se ele fosse o Y. Telemóvel esse que foi roubado ali no bar. Maria fica furiosa e sai.

 

Maria saiu para a cozinha e, furiosa, atira um copo ao chão. Tiago vai atrás dela e abraça-a, dizendo que sabe que ela nunca faria uma coisa daquelas. Maria chora, sentindo-se culpada.

Sangue Oculto

Episódio 79

 

 

Destaques

 

Maria confessa ser o Y

 

Nana e João envolvem-se

 

Adriano aparece em casa dos Pereira de Mello

 

A meio da noite, Teresa procura pela casa o telemóvel de Carolina. Becky acorda e dá-lhe os pertences da filha que vieram com ela depois do atentado em Ibiza e Teresa procura o telemóvel, recordando alguns episódios em que desconfiou que Benedita podia ser, na verdade, Carolina. Embora a mãe das gémeas não encontre o telemóvel da filha, decide mandar uma mensagem a Benedita a convidá-la para almoçar no dia seguinte.

 

Tojó vai ter com Henrique para falar com ele sobre o casamento dele e de Lídia. Depois de Henrique salvar o amigo de um iminente acidente com o carrinho do parque de campismo, Tojó diz que não está a adorar viver em Lisboa e que Lídia voltou ao que era, sendo ácida com ele. O segurança responde que se Remédios ganhar as eleições o consegue trazer de volta, mas Tojó tem dúvidas.

 

Nana prega um susto a Rosa, fazendo-a bater continência. Nana diz que ela estava a pensar em Henrique e Rosa não nega. Nana diz que a ajuda a conquistar o militar se ela ficar do seu lado. No entanto, Rosa recusa-se, dizendo que nunca vai ficar contra Carmo.

 

No corredor do hospital, Lídia finge perder um brinco para que Guilherme a ajude a procurar. Durante o processo, Lídia provoca Guilherme e cria uma aproximação física. A empregada de limpeza lamenta-se, dizendo que os brincos eram de uma amiga e que vai ter de lhos pagar. O paramédico pergunta se ela precisa de dinheiro e, embora Lídia se finja agastada, diz que não.

 

Em casa de Remédios, Elsa recebe carinho e conforto da vizinha, mostrando-se muito triste por ter perdido Vasyl. Elsa diz que não consegue trabalhar, mas que a mãe não se mostra nada compreensiva. Remédios responde-lhe que não pode esperar compreensão da mãe e sugere-lhe que durma lá em casa, nessa noite, com o bebé Gonçalo. Elsa diz que vai tentar trazê-lo embora, na verdade, ela não mande nele.  Remédios diz-lhe para ir buscar o bebé, que ela não tem medo de Lídia.

 

Vanda entra na garagem com Paula e manda-a limpar todos os vestígios de Vasyl que haja ali. Paula hesita, mas Vanda diz-lhe para não deixar nada.

 

Olavo vai ter com Teresa e confessa-lhe ter vergonha por ter chorado no hospital, mas garante-lhe que isso só aconteceu porque sente que tem uma ligação com ela que não tem com mais ninguém. A ex-namorada diz-lhe que pode contar com ela se precisar de ajuda e Olavo tenta beijá-la. Teresa afasta-se e diz-lhe que ele pode contar com ela, mas não daquela maneira, a relação deles é apenas de amizade.

Nana fala ao telemóvel com um jornalista, dizendo-lhe que Mário tomou comprimidos para filmar o vídeo em que aparece com Patrícia. Alguém entra em casa e Nana desliga a chamada, apressada, saindo do escritório. Assim que desliga a chamada, Nana percebe que tem chamadas não atendidas do marido, que ignora.

 

Nana sai do escritório e é surpreendida pela presença de João, que chegou mais cedo do que o previsto. João cumprimenta-a com um beijo na cara e diz que tem de ir tomar banho antes da próxima reunião e sai para dentro. Nas nuvens, Nana manda Rosa – que não se apercebeu da chegada do patrão – ir às compras para os deixar a sós.

 

Carolina, fazendo-se passar por Benedita, entra no mesmo elevador que Guilherme, que lhe faz perguntas sobre a morte de Vasyl. Carolina diz que está muito triste, mas o paramédico continua a fazer-lhe perguntas, pressionando-a. Claramente, Guilherme está desconfiado que a médica não seja quem diz ser e agarra-a pelo braço e fala com ela em espanhol. Quando as portas do elevador abrem, Bárbara apercebe-se e afasta a amiga do paramédico.

 

No corredor do hospital, Carmo fala ao telemóvel com uma revista, recusando-se a prestar declarações sobre a filha.

 

Carmo entra no gabinete de Vanda que fica agradada por vê-la, depois de tanto tempo sem notícias. A médica diz que verificou a orelha de Carolina, mas não havia qualquer cicatriz e, assim, as suspeitas de Carmo são infundadas. Carmo fica frustrada e diz a Vanda que ela tem de ajuda-la a encontrar Júlia e conta que ela tem um cúmplice no hospital: Guilherme.

 

Frustrado, João discute ao telefone com um jornalista que lhe pede declarações sobre Patrícia. Nana entra e pede-lhe que relaxe, começando a fazer-lhe uma massagem nas costas. João deixa-se levar e quando Nana o enlaça com as pernas e o beija, não resiste. Os dois deitam-se na secretária, atirando tudo ao chão.

 

Maria vai ao bar com o intuito de se despedir e entrega as chaves a Tiago. Percebendo que a rapariga está perturbada, Tiago tenta falar com ela e percebe que tem a ver com Mário e Nelson. O dono do bar oferece-se para ajuda-la, mas Maria diz que ninguém a pode ajudar, já que ela é que é o Y.

 

Guilherme vai ao bar do hospital e pergunta a Bárbara o que é que ela tem achado da amiga Benedita. Bárbara acha que ele está a atirar-se à amiga e critica-o, mas Guilherme tenta sacar-lhe informações. A rapariga acaba por se descair sobre “Carolina” que queimou os dedos e fica mais interessado nessa informação.

 

João abre a porta de casa, vestido apenas com o roupão. Do outro lado está Adriano.

 

Patrícia está deitada na cama, deprimida, quando vê que Maria começou um vídeo em directo e clica para ver.

 

No vídeo, Maria diz que se juntou ao movimento #nãopartilhes e apela a que protejam as vítimas de vídeos íntimos partilhados na net. Assim, pede que parem de partilhar o vídeo de Patrícia e esqueçam o assunto.

 

Furiosa, Patrícia atira o telemóvel ao chão.

 

Maria chama Mário e Patrícia para falar com eles. Tiago, junto a Maria, dá-lhe apoio. Nem Patrícia nem Mário entendem o que estão ali a fazer e Maria diz que, embora não tenha sido ela a publicar os vídeos, sabe que lhes fez muito mal. Depois de alguma hesitação, acaba por confessar que ela é o Y e que foi ela que fez chantagem com Maria.

 

Muito nervosa, Patrícia quer bater em Maria, mas Tiago defende a rapariga, que chora sem parar. Maria tenta defender-se, explicando que foi o pai quem lhe pediu o dinheiro, mas Patrícia nem quer acreditar que a amiga lhe tenha feito uma coisa daquelas. Mário também critica a ex-namorada, afirmando que ela podia ter pedido dinheiro aos amigos e que Patrícia se meteu com Fábio por causa da chantagem. Patrícia acaba por sair disparada e Mário sai atrás. Sentindo-se muito culpada, Maria chora no ombro de Tiago que lhe diz que sabia que ia ser difícil.

 

Guilherme entrega dinheiro a Lídia para ela poder pagar os brincos à amiga. Num impulso, Lídia abraça-o e Vanda vê. Quando Lídia se afasta, Vanda diz que é difícil sentir-se especial quando ele se atira a todas as mulheres. Guilherme pergunta se se trata de um desafio e Vanda dá-lhe trela até achar que ele mordeu o isco.

Sangue Oculto

Episódio 80

 

Destaques

 

Patrícia faz um directo em que agride Maria

 

Carolina assume o trabalho de Benedita e fica assustada quando tem de atender pacientes

 

Mário tem um acidente de mota

 

 

Olavo entra em casa a gritar por Paula, furioso. Pergunta-lhe onde é que estão as coisas de Vasyl e a empregada explica que a doutora Vanda mandou-a tirar tudo e doar para a caridade. Olavo tenta controlar-se perante Paula e pede-lhe que ponha tudo o que ainda têm de Vasyl e compre coisas novas. Por sua vez, Paula entrega-lhe uma encomenda que chegou para ele. Trata-se do casaco de Vasyl, que Olavo abraça, emocionado.

 

Nana chega a casa, depois de fazer umas compras e João chama-a, mostrando-lhe que Adriano está à sua espera. Nana fica em choque e João deixa-os a sós. Sem grandes conversas, Adriano pergunta onde está o quadro que Nana supostamente lhe enviou. A dondoca diz que lho enviou e finge estranhar ainda não ter chegado, mas o marido refere que ela andou às compras. De forma mais assertiva, Adriano pergunta-lhe onde é que está o quadro.

 

Maria vai a casa de Patrícia para tentar pedir-lhe desculpa, porém, a ex-amiga não parece estar disposta a perdoa-la. Maria força a sua entrada em casa, mas, para sua surpresa, Patrícia começa a bater-lhe. Maria pergunta-lhe se ela está doida e tenta ir-se embora, mas Patrícia não deixa. Fica no olhar de pânico de Maria.

 

Tiago vai ter com Mário à pista de motocross para falar com ele. O primo diz-lhe que adora Maria e que, por isso, vai assumir a culpa por ela. Tiago pergunta-lhe se ele tem a certeza, já que pode ir preso e Mário diz que sim e pede ao primo que não conte a Nelson. Entretanto, Mário vê que Patrícia está a fazer um vídeo em directo e clica para ver.

 

Na sala de Patrícia, Maria está sentada numa cadeira, semi-nua, encolhida e Patrícia puxa-lhe os cabelos, gritando-lhe que conte aos seus seguidores o que fez.

 

Tiago e Mário vêm o directo, em choque.

 

Patrícia continua a gritar com Maria, pedindo-lhe que admita que foi ela quem vendeu o vídeo de sexo dela e de Mário. Maria admite que fez chantagem, mas mantém que não vendeu o vídeo.

 

Adriano continua a pressionar Nana para esta lhe dizer onde está o quadro e pergunta-lhe com que dinheiro é que foi fazer as compras. A mulher continua a desviar o assunto até que Rosa entra com um porta fatos, furiosa por ter ido a Faro busca-lo. João entra, de dentro e diz para manterem a calma que Carmo vai acabar com aquela situação. Porém, ninguém sabe do que ele está a falar, até que Nana lhe tira o telemóvel da mão.

 

Patrícia continua a expor Maria, exigindo-lhe que conte a verdade sobre o vídeo. Maria continua a dizer que não vendeu o vídeo.

 

Desesperada, Nana grita para o telemóvel para que Patrícia largue a sua filha. Adriano fica em choque e pergunta o que é que Patrícia está a fazer a Maria.

 

No bar, Fábio assiste ao directo de Patrícia, enquanto bebe uma cerveja descontraidamente.

 

Patrícia puxa dos cabelos de Maria e grita-lhe que diga que é uma cabra.

 

Divertido, Fábio pede mais uma cerveja.

 

Carmo irrompe pelo apartamento de Patrícia e obriga-a a acabar com o directo. Entre lágrimas de raiva, Patrícia conta-lhe que Maria é o Y  e que ela tem de pagar pelo fez. Carmo ajuda Maria a endireitar-se e promete-lhe que ela vai pagar pelo que fez, expulsando-a de casa. Carmo diz depois à filha que as coisas são para serem feitas com cabeça e que não vai admitir outro erro naquela família.

 

Ao pequeno almoço, Vanda e Carolina conversam sobre o regresso da suposta Benedita ao trabalho. Carolina está muito nervosa, entornando o sumo e dizendo que ainda não está pronta para operar. Vanda diz-lhe que está apenas nervosa e quando vestir a bata vai sentir a adrenalina de salvar vidas. Vanda sai e Carolina fica muito apreensiva.

 

Vanda entra na garagem, atrás de Olavo, que carrega uma caixa com as coisas de Vasyl. Sem hesitar, Olavo dispara que foi buscar as coisas que Vasyl e que ela não tinha o direito de as ter doado sem perguntar. Procede a acusá-la de nunca ter adoptado Vasyl e por tê-lo feito sempre sentir que não tinha família. Vanda ouve tudo o que Olavo diz e pede-lhe que continue, se isso o fizer sentir melhor. Olavo chora, dizendo que só quer que tudo aquilo seja um engano.

 

Elsa chora, ao ver uma fotografia sua que Vasyl mantinha consigo na guerra. Elsa lamenta nunca lhe ter dito que gostava dele e agora Vasyl nunca vai saber o que ela sentia por ele. Remédios e Pedro dão o seu melhor para consolar a rapariga.

 

Teresa fica em choque ao perceber que Carolina vai voltar a trabalhar no hospital, fazendo-se passar por Beni. Diz-lhe que acha que ela pode estar a tentar dar um passo maior que a perna, mas Carolina responde-lhe que é uma maneira de estar mais perto de Vanda e pede-lhe que ela confie em si.

 

Lídia entra pela casa de Remédios a dentro a destratar Elsa por ter dormido fora com Gonçalo. Remédios faz-lhe frente e diz que ela ali não manda nada e ainda que ela tem uma pedra do lugar do coração. Lídia não consegue evitar dar um passo atrás e Remédios aproveita para agarrá-la pelo braço e leva-la para a rua. Pedro e Elsa seguem-nas.

 

Na recepção do parque, Henrique está de costas para a porta quando Tojó entra. Em espanhol, o segurança do parque pergunta-lhe se ele quer ir jantar e diz que gosta muito dele. Tojó diz que sim ao convite e diz-lhe que também gosta muito dele. Quando Henrique lhe diz que quer ser o seu dono, Tojó estranha e fala mais alto, o que leva o militar a tirar os auscultadores dos ouvidos e a dizer que estava a treinar espanhol. Tojó tenta disfarçar a desilusão e os dois são alertados pelos gritos de Remédios e Lídia.

 

No largo do parque, Lídia e Remédios discutem alto com Elsa, Pedro e Sílvia a tentar acalmá-las. Henrique e Tojó juntam-se a eles, mas Remédios é mais rápida e sobe para o carrinho do parque numa tentativa de atropelar Lídia, que foge a correr. Quando Remédios está quase a atropelar a mãe de Elsa, pára a milímetros dos seus pés e diz que não é igual a ela. Sílvia fica furiosa com as duas por estarem a discutir no meio do parque e autoriza Henrique a passar-lhes uma multa. Tojó fica desiludido com a mulher por ter ido armar escândalo e Lídia diz que Elsa dormiu fora de casa sem pedir autorização, ao que o marido responde que ela lhe pediu a ele. Remédios e Lídia afastam-se, dizendo que não pagam multa nenhuma.

 

Maria coloca gelo na cara no estúdio de Tiago. Tiago e Almeno dizem-lhe que ela devia apresentar queixa contra Patrícia, pois ela não tinha o direito de lhe fazer aquilo e, além disso, querem que ela continue a trabalhar lá. Maria diz que não quer mais problemas com a ex-amiga, mas a conversa é interrompida pelas vozes de Nana e Adriano que chamam pela filha, no bar.

 

Maria, Almeno e Tiago vão para o bar, em direcção a Adriano e Nana. Maria está atarantada por ver o pai, que lhe explica que fez um acordo com a justiça portuguesa.  Nana critica a filha por ter chantageado a amiga por tão pouco dinheiro e Tiago aconselha-a a perguntar ao marido porque é que a filha fez aquilo. No entanto, Adriano diz que não sabe de nada, o que magoa muito Maria, que sai a correr. Almeno aproxima-se de Adriano e aconselha-o a contar já a Nana o que obrigou Maria a fazer.

 

No balneário do hospital, Bárbara diz estar muito contente pelo regresso de Benedita. Carolina – em Benedita – pergunta se Vanda nunca faltou nenhum dia por causa dela e Bárbara diz que acha que não, mas pede-lhe para confirmar com Dália. Carolina tem algumas dificuldades em abrir o cacifo e é a amiga quem a relembra de que tem um jeito. Quando finalmente conseguem abrir, o cacifo está cheio de flores, deixadas por Pedro.

 

No corredor, Pedro espera por Carolina e pergunta-lhe se ela gostou da surpresa. Carolina diz que sim, mas que ainda não está pronta para retomar o que tinham.

 

Carolina, enquanto Benedita, vai à recepção e pede a Dália o horário de Vanda nos dias em que ela esteve em Ibiza.

 

Tiago vai visitar Júlia, achando tratar-se de Carolina e tenta falar com ela, mas não obtém qualquer reacção. Quando tenta tocar-lhe, Júlia recolhe as mãos e Tiago diz não entender porque é que ela não o deixa tocar-lhe. Tiago fica desconfiado.

 

Mário está na pista de motocross quando é abordado por Fábio, que o provoca, falando no vídeo. Mário fica nervoso e agarra-o pelos colarinhos, mas Fábio propõe-lhe fazerem uma corrida. Mário aceita e diz que, se ganhar, quer conhecer o chefe. Fábio aceita.

 

César está com Carolina e um paciente que Benedita operou. César diz ao paciente que agora está bem entregue porque ela conhece o seu caso como ninguém, mas Carolina fica muito nervosa e sai do quarto.

 

Teresa vai visitar Júlia e conta-lhe que sabe a verdade toda, pois Carolina contou-lhe. Júlia cerra os dedos, cheia de raiva.

 

No corredor, Carolina pede a outra médica que fique com o paciente que ela acabou de ver porque chegou nesse dia ao hospital e caiu-lhe tudo em cima. Mas antes que possa ouvir a resposta, Guilherme entra com uma maca com Mário e diz à médica que precisam dela pois Mário teve um acidente.

 

Teresa continua com Júlia, mas achando que ela é Benedita. Pede-lhe que ela e Carolina tenham cuidado, ainda que tenha ficado contente por estarem unidas. Júlia mal consegue disfarçar o nojo que sente dela.

 

Tiago sai do mar e Almeno estava à sua espera. Tiago volta a dizer que acha que a mulher que diz ser Benedita é, na verdade, Carolina, mas Almeno acha que ele está simplesmente apaixonado pela ex-namorada. Tiago garante-lhe que não e lamenta não poder comparar as impressões digitais dela com as da gémea no hospital.

 

Guilherme, com Mário na maca, faz várias perguntas a Carolina, que parece não conseguir responder. Vanda entra e pergunta o que se passa, encaminhando Guilherme para um dos quartos. Guilherme diz que “Benedita” congelou e Vanda pergunta-lhe se ela consegue fazer aquilo. Nervosa, Carolina diz que sim e segue com Mário.

 

César está a tratar de burocracia quando Filipe o chama, dizendo que Mário deu entrada nas urgências.

 

Sílvia está em casa de Lídia e repreende-a pela maneira como ela tem estado a tratar Elsa. Lídia responde que Vasyl era só amigo de Elsa e que Sílvia devia preocupar-se mais com o que Mário anda a fazer na internet. Sílvia quer responder, mas César liga-lhe. Sílvia diz-lhe que está ocupada.

 

Do outro lado, César diz a Sílvia que Mário teve um acidente.

 

Nervosa, Sílvia levanta-se e sai, dizendo a Lídia que o filho teve um acidente.

 

Nelson está com Patrícia, Carmo e João, que dizem que Patrícia é que foi vítima de Maria, que a chantageou e publicou um vídeo íntimo de Patrícia. Nelson pergunta se Maria também confessou isso, mas Patrícia diz que é óbvio que foi ela. Nelson diz que Patrícia que ela também vai ter de pagar pelas agressões a Maria em directo.

Sangue Oculto

Episódio 81 

Destaques 

Mário piora e tem de ser operado de urgência

 

Maria é detida

 

Elsa descobre que Lídia está a comprar uma casa

 

 

Nana e Adriano andam pelo parque de campismo à procura de Maria, mas sem conseguirem distinguir as roulottes umas das outras. Rosa aparece e indica-lhes qual é a roulotte de Maria, mas afasta-se do casal quando vê Henrique. Adriano discute com Nana porque acha uma vergonha a filha viver ali e continua a pedir-lhe o dinheiro que ela conseguiu ao vender o quadro. O pai de Maria ameaça vender os pertences de Nana e contar às revistas. Nana fica assustada.

 

Rosa entra na recepção do parque atrás de Henrique, que continua a ouvir as aulas de espanhol nos auscultadores. Assim que a vê, o segurança abraça-a e convida-a para jantar nessa noite, empregando os termos em espanhol que anda a aprender. Rosa aceita, dizendo que tudo é melhor a jantar com Nana. Nesse momento, ouvem-se os gritos de Nana a chamar pela empregada, que se esconde atrás do balcão. Rosa pede a Henrique que diga à patroa que ela não está e Henrique diz que viu Rosa a descer a rua.

 

Remédios está no Bar T a pedir aos turistas que coloquem papéis que ela escreve na caixa de sugestões. Almeno fica irritado e tenta expulsa-la, mas a candidata recusa-se a sair. Sem pensar duas vezes, o dono do bar beija-a. Tadeu, que vinha a entrar, refere que eles agora não querem outra vida e Remédios vai embora, a barafustar.

 

Teresa e Olavo estão a trabalhar no minimercado e ouvem uma música, partilhando os auscultadores. Olavo diz-lhe que é a música que escolheu para o funeral de Vasyl e fica emocionado. Teresa dá-lhe apoio e Becky, que está a trabalhar, vê. Depois de Olavo sair, Becky aborda Teresa, dizendo que acha aquela proximidade perigosa. Porém, a amiga responde-lhe que Olavo é apenas um amigo a passar uma fase difícil.

 

Carolina está a desinfectar a perna ferida de Mário, sob o olhar atento de Vanda e Filipe. Carolina diz que acha que agora basta colocar um penso cola, mas Filipe diz que deve precisar de pontos. Carolina fica muito nervosa e Vanda incentiva-a. Contudo, a enfermeira diz que o melhor é chamarem outro médico, mas Vanda diz que são uns simples pontos. Assim, Carolina agarra no material para dar os pontos.

 

Sílvia e César esperam notícias de Mário, muito nervosos. Sílvia quer que César entre para ver o que se passa, mas César diz que não vão deixá-lo entrar por ser o pai. Vasco vem ter com Sílvia e os dois beijam-se, deixando César enciumado. Sílvia pede a Vasco que tente saber notícias de Mário, mas Vanda sai do gabinete dizendo que Mário está a ser suturado e que, em breve, vão poder vê-lo. Ao ver César tocar no braço de Vanda, Sílvia fica com ciúmes e abraça Vasco. Nelson vem ter com eles, a correr, muito preocupado com o irmão.

 

Vanda vai para o seu gabinete e liga a Carmo, dizendo-lhe que está desconfiada que Benedita não seja quem diz ser.

 

Rosa e Henrique jantam tapas e o segurança está sempre a falar com Rosa em espanhol. Irritada, a empregada pede-lhe que pare de falar assim, embora diga que está a gostar do jantar. Os dois conversam sobre o que têm feito nos anos em que não se viram e Henrique vê aí uma oportunidade para avançar. Contudo, Rosa dá-lhe um “chega para lá”, dizendo que estão apenas a jantar.

 

Tojó, Elsa e Bruno jantam em casa de Remédios. Tojó está abatido e brinca com a comida, praticamente sem lhe tocar e Remédios repara. Bruno diz ao pai para se guardar para a sobremesa e Remédios repara que se esqueceu da canela. Tojó responde que têm canela no bungalow deles, mas a mãe de Pedro acha que não é boa ideia irem interromper o encontro de Rosa e Henrique. Ao ouvir aquilo, Tojó diz que vai lá buscar a canela.

 

Henrique tenta seduzir Rosa, dançando sevilhanas, mas ela não lhe liga muito. Henrique irrompe pelo bungalow a dizer que precisa de canela urgentemente e fica confuso ao ver o que se passa. Tojó aproveita para se sentar e comer algumas das tapas de forma interromper o jantar romântico de Rosa e Henrique.

 

Sozinha em casa, Lídia tenta ligar à família, que ignora as suas chamadas. Irritada, liga a alguém a perguntar quando podem fazer a escritura da casa, pois está ansiosa por se mudar.

 

Maria está a trabalhar atrás do balcão e sente os olhares dos clientes cravados em si. Os pais tentam convencê-la a ir embora, já que não tem mais as dificuldades que tinha no passado e já não tem de trabalhar. Tiago apercebe-se que estão uns clientes a tirar fotografias a Maria e expulsa-os do bar, defendendo a empregada. Adriano e Nana discutem as culpas de terem deixado a filha chegar àquele ponto.

 

Júlia discute com Carolina, dizendo-lhe que ela não devia ter contado a verdade a Teresa e reforça que não confia em nenhum deles. A enfermeira diz que elas estão nas mãos uma da outra e têm de confiar. Carolina pergunta-lhe se ela não tem perguntas a fazer sobre a mãe delas e Júlia, ao perceber que está a ser avaliada pela irmã, diz então que quer saber mais coisas sobre a mãe.

 

Guilherme está a beber café no refeitório do hospital quando Vanda se aproxima dele e faz perguntas sobre a prestação de Benedita com Mário. Guilherme responde que a médica estava inicialmente nervosa, mas depois cumpriu. Ao ver Vanda e Guilherme próximos, Bárbara fala mais alto, para chamar a atenção do paramédico, mas Vanda chama-a a atenção.

 

No quarto de Mário, Nelson discute com o irmão por não lhe ter dito que Maria era o Y e por ter entrado numa corrida com Fábio. Mário explica que ama Maria e não podia deixá-la levar com a culpa, mas Nelson acha-o irresponsável. César e Sílvia acabam com a discussão e Nelson recebe uma chamada do trabalho que o obriga a ir embora. Sílvia acha que o filho está com febre e César confirma que tem uma ligeira temperatura.

 

Elsa e Bárbara conversam sobre a casa que Bárbara e Nelson vão comprar e Bárbara comenta que Elsa devia ter ficado mais uns dias em casa a fazer o luto a Vasyl. Elsa responde que a mãe não a deixa fazer isso e que anda obcecada com dinheiro. Ao ouvir isto, Bárbara estranha, pois viu-a a falar com o agente imobiliário para comprar uma casa. Elsa fica surpreendida com esta informação.

 

Patrícia vai visitar Mário, culpando Maria por tudo o que lhes está a acontecer. O ex-namorado diz que vai defender Maria e começa a sentir-se mal. Patrícia grita por ajuda.

 

Carolina e Pedro encontram-se no corredor e ele convida a suposta médica para almoçarem juntos. Patrícia sai para o corredor a gritar por ajuda e, ao ver Carolina, achando que é Benedita, pede-lhe ajuda.

 

No gabinete de Vanda, César e a médica conversam sobre a investigação sobre Carolina relativa ao tráfico de influências. Pedro entra no gabinete a correr, a dizer que Mário se sentiu mal e Benedita mandou chamar César. Vanda estranha.

 

Maria está a trabalhar no bar e é assediada por Fábio, que lhe diz que ela devia andar despida mais vezes. Tiago irrita-se com Fábio, mas a conversa é interrompida pela chegada de Nelson, que vem buscar Maria para ser presente ao juiz.

 

Muito nervosa, Carolina avalia Mário, percebendo que a feria infectou. Filipe pede-lhe respostas, mas a enfermeira está muito nervosa. Vanda e César entram e Vanda diz que ela tem de levá-lo para o bloco, mas Carolina paralisa. Vanda pergunta-lhe se ela não o consegue operar. Vanda abana Carolina, que está completamente congelada.

 

Nelson e Maria estão a sair do bar e Fábio não pára de os provocar. Nelson pede a Tiago que leve Maria para fora e avisa Fábio para este se manter afastado de Mário. Caso contrário, o polícia vai investiga-lo até descobrir alguma coisa podre sobre ele. Nelson vai embora e Fábio fica agitado.

 

Nana vai ter com João ao hospital e faz um escândalo, dizendo que ele lhe tinha prometido que não iam apresentar queixa contra Maria. João desvia a conversa, dizendo que Maria cometeu um crime, por isso tem de pagar por ele. João segue para o elevador para evitar o escândalo e Nana corre atrás dele.

 

Nana consegue entrar no mesmo elevador de João e ameaça-o, dizendo que se não retirarem a queixa contra Maria, ela conta a Carmo o que aconteceu entre eles. Porém, João não se deixa intimidar e responde que ela não quer fazer isso, já que se contar a Carmo o que aconteceu, ganha um inimigo e perde o pouco que tem. Nana fica em choque com a posição dura do amante. João sai do elevador e Nana tenta segui-lo, ficando presa nas portas.

 

No corredor, Nana tenta abordar João para que sejam sensatos, mas não consegue convencê-lo porque, entretanto, vêem Patrícia a sair do quarto com Mário e César, que leva o filho para o bloco. João fica chateado ao ver que a filha veio visitar o rapaz, mas ela responde-lhe que não é a altura certa para sermões.

 

No balneário, Carolina prepara-se para a cirurgia, muito nervosa. Ao ver uma médica entrar com um pacote de leite, decide bebê-lo.

 

Olavo chamou Lídia à garagem para lhe dar a mota de Vasyl. Lídia fica confusa, não sabe o que fazer com a mota, mas ele diz-lhe que é para dar a Elsa e demonstrar que, para além do pulso firme, também gosta dela. Lídia olha para a mota, pensativa.

 

Elsa fala com Tojó e conta-lhe que descobriu que a mãe anda a planear comprar uma casa. Os dois ficam muito intrigados e concordam que o que quer que seja que Lídia ande a tramar, é para os prejudicar.

Resumo de 2 a 6 de janeiro

Sangue Oculto

Episódio 82

 

Destaques

 

Carolina sente-se mal para não operar Mário

 

Tojó descobre que Lídia comprou uma casa

 

Vasyl regressa

 

 

 

Henrique está a treinar e, nas pausas, envia mensagens de voz a Rosa, perguntando-lhe se chegou bem a casa depois do jantar dos dois. O segurança fica na expectativa da resposta, mas Rosa só escreve e acaba por nunca enviar a mensagem.

 

Em casa de Patrícia, Rosa está agarrada ao telemóvel indecisa, a pensar se responde ou não a Henrique. Tocam à campainha e ela abre a porta. Do outro lado está Fábio, que vem falar com Carmo. Rosa sai, dizendo que vai controlar Nana e Carmo diz a Fábio que ele voltou a enganar-se e que o verdadeiro Y era, na verdade, Maria. Fábio diz que acha que ela e Mário podiam estar juntos, mas Carmo desvia o assunto, dizendo-lhe que ele tem de ir a Ibiza novamente para sacar informações à polícia.

 

Quim propõe a Almeno que ele se junte a Remédios na campanha em vez de estar contra ela. Quim refere que a química entre os dois é inegável e que, assim, podiam chegar a um equilíbrio que agradasse a toda a gente. Almeno rejeita completamente esta ideia e diz que já tem muito em que pensar, não precisa de Remédios à perna.

 

No minimercado, Becky propõe o mesmo a Remédios: que ela se una a Almeno. Mas Remédios não aceita essa ideia, dizendo que as eleições só acabam com um deles a ganhar ou um deles morto. Becky percebe que não há nada que possa fazer para a convencer.

 

Na sala de operações, Filipe prepara tudo para a cirurgia e Carolina olha para Mário, anestesiado, muito nervosa.

 

No lado de fora da sala de operações, Vanda e Pedro assistem ao início da cirurgia, através do vidro. Tanto Pedro como Vanda torcem por “Benedita”.

 

Junto a Mário, Carolina poisa os instrumentos e diz que não se está a sentir bem.

 

Vanda e Pedro observam-na, surpreendidos por verem Carolina afastar-se. Vanda entra no bloco.

 

Vanda vai ter com Carolina, que acabou de vomitar. A falsa Benedita diz que não sabe o que se passa consigo, está muito nervosa e não consegue operar. Carolina vitimiza-se e Vanda acaba por ter pena dela, dizendo para ela não se preocupar, que ela resolve aquilo.

 

Na recepção do hospital, João tenta de tudo para que Patrícia se venha embora, mas a rapariga diz que quer esperar pelo fim da cirurgia. Gera-se uma discussão entre João, Sílvia e César e é Patrícia quem defende Mário, referindo que foi Maria quem a chantageou. Vanda vem chamar César para operar Mário e o médico fica nervoso, dizendo que não é suposto. Porém, Sílvia pede-lhe que salve o seu menino.

 

Tiago vai ter com Júlia e faz-lhe perguntas, achando que ela é Benedita e que quem estava a tentar operar Mário era, na verdade, Carolina. Júlia não lhe responde e Tiago deixa-lhe um telemóvel, com internet, caso ela queira falar com ele. Assim que Tiago sai, Júlia dá uma sapatada ao telemóvel.

 

Muito nervoso, César encabeça a cirurgia de Mário. Respira fundo, com os olhos marejados de lágrimas e começa a cirurgia.

 

Teresa vai a casa de Olavo e Paula abre-lhe a porta, dizendo-lhe que Olavo está muito em baixo desde que recebeu as cinzas de Vasyl. Teresa aproxima-se do diplomata e ele diz que não consegue abrir a caixa sozinho e, por isso, é que a queria junto a ele. Juntos, abrem a caixa e vêem a urna com as cinzas do rapaz. Olavo não se controla e chora. Teresa tenta consola-lo, dizendo que agora Vasyl está em casa.

 

No hospital, Lídia faz negócio com um colega e vende-lhe a mota de Vasyl.

 

Tojó e Elsa procuram pistas do que Lídia poderá estar a tramar e Elsa encontra um vestido novo. Tojó pondera que a mulher possa estar a trai-lo, mas Elsa acha que a mãe não seria burra ao ponto de levar o amante para o hospital. O pai acha que se ela estava com o agente imobiliário é porque algum interesse tinha nele.

 

Nana e Adriano discutem, no bar T. Nana acha que deviam sair de casa dos Pereira de Mello e tentar fazer de tudo para tirar Maria da prisão. Insensível, Adriano diz que não tem como lhes dar aquele nível de vida e que o melhor é ficarem por lá. Perturbada, Nana sai, chocando com Quim, que a olha intensamente.

 

No areal, Nana chora e Rosa vai ter com ela. Nana diz-lhe que faz tudo pela filha, embora não saiba sequer para onde podem ir. Com pena dela, Rosa diz-lhe que vai ajuda-la em tudo e que ela é capaz de fazer tudo aquilo a que se dispuser. As duas abraçam-se e Henrique, que estava a correr na praia, vê-as, achando que elas têm uma relação. O segurança aproxima-se delas, mas Rosa diz-lhe que não é o momento.

 

César sai da cirurgia e é imediatamente abordado por Nelson, Sílvia, Patrícia e João que esperam notícias. César diz que correu tudo bem e que Mário vai recuperar sem sequelas. Sílvia abraça-se a ele, orgulhosa e João diz à filha que podem, finalmente, ir embora. João diz a Patrícia que Mário não é companhia para ela e Sílvia passa-se, tentando agredi-lo. É Nelson quem a segura e diz que não vale a pena.

 

Teresa fala com Júlia – achando tratar-se de Benedita – e conta-lhe como vai ser o funeral de Vasyl. Quando Teresa acha que Júlia vai falar com ela, Carolina entra e conta como se esquivou a fazer a cirurgia. A mãe acha que aquele plano tem tudo para correr mal, mas Carolina acha que está cada vez mais perto de Vanda e que, a qualquer momento, ela pode cometer um erro e contar mais do que devia.

 

Carmo vai falar com Vanda, achando que o facto de Benedita não ter consigo operar só confirma as suas suspeitas. Porém, Vanda tem uma ideia completamente diferente, achando que foi injusta com a filha e que é natural que, com tudo o que passou, ela esteja perturbada. A médica responde que foi cedo para ela voltar ao trabalho e precisa de tempo.

 

Sílvia conta a Becky e a Quim que Mário passou bem a noite e está a recuperar. Almeno e Remédios entram pela recepção do parque adentro, furiosos, porque andaram a espalhar cartazes pelo parque em que os mostram juntos a concorrer pela direcção da comissão de moradores. Sílvia diz que é pena que eles não gostem da ideia, já que já ouviu campistas a dizer que votariam na coligação.

 

Elsa prepara-se para ir para o funeral de Vasyl e Lídia surge com um vestido novo. Tojó estranha e ela diz que o comprou em saldos, pois não queria fazer más figuras, já o marido vai mal vestido. Tojó diz que ainda tem uma entrevista de emprego antes e só depois é que vai ter com elas. Bruno diz que também gostava de ir ao funeral, mas Elsa acha melhor ele não ir.

 

Adriano e Nana estão no bar T e Nana acusa dores na costas depois de ter passado a noite na roulotte de Maria. A socialite diz que realmente nasceu para o luxo, mas não consegue ficar em casa da amiga que pôs a filha na prisão. Nesse momento, Maria entra com Carmo, que conta que o seu advogado ajudou a rapariga a ficar apenas com termo de identidade e residência. Nana fica muito contente e Carmo diz-lhe para agradecer a Rosa que foi quem intercedeu a seu favor. Sem hesitar, Nana abraça Carmo, momento que Henrique vê e o deixa novamente perturbado. Feliz por ver Maria, Tiago abraça-a, o que não agrada a Adriano.

 

Com a ajuda de Bárbara, Tojó entra no balneário das mulheres e vasculha o cacifo de Lídia, desconfiado de que ela lhe esconde alguma coisa. Depois de encontrar o envelope com o dinheiro que Guilherme lhe deu, Tojó descobre o contrato de promessa de compra e venda de uma casa, o que confirma que Lídia comprou uma casa nas suas costas.

 

Olavo toca piano, triste, com as cinzas de Vasyl em cima do piano. Vanda está a seu lado e, mais afastadas, Lídia e Elsa assistem. Lídia acha tudo aquilo uma miséria e Elsa responde que não é uma festa. Paula vai abrir a porta a Teresa que é mal recebida por Vanda, mas o diplomata recebe-a com carinho. Teresa vai consolar Elsa, que lhe diz que se não tivesse rejeitado Vasyl, ele ainda estaria ali. Passados instantes, Vasyl entra a correr, a pedir ajuda, pois Paula desmaiou.

 

 

 

 

 

 

Sangue Oculto

Episódio 83

 

Destaques

 

Carmo propõe a Maria vigiar Patrícia em troca de dar alojamento a Nana

 

Vasyl traz uma mulher ucraniana e a filha para Portugal

 

Nelson interroga Júlia

 

Maria continua junto a Nana e Adriano e Tiago comenta como é curioso a família que apresentou queixa contra Maria ser quem a tira da prisão. Nana fica contente porque assim nem tem de sair de casa dos Pereira de Mello e Carmo diz que, ainda assim, quer dar uma palavra a Maria. Tiago cede-lhes o estúdio e elas seguem para lá.

 

No estúdio de Tiago, Carmo diz a Maria que só a tirou da prisão porque Nana é sua amiga. Maria agradece e Carmo faz-lhe uma ameaça, dizendo que da mesma maneira que a tirou, também pode voltar a pô-la atrás das grades. Assim, só está cá fora porque pode ser útil e Carmo e Patrícia vão precisar da sua ajuda.

 

Olavo e Elsa abraçam Vasyl, muito emocionados. O rapaz conta que o seu pelotão foi atacado e muitos homens morreram, devem tê-lo confundido e deram-no como morto. Vanda e Lídia reagem com alguma frieza e Olavo é carinhoso com o rapaz. Elsa diz-lhe que mudou e pensou muito neles os dois, achando que cometeu um erro. Vasyl traz ainda uma surpresa, Irina e a filha bebé de seis meses, a quem quer ajudar. Elsa fica chocada.

 

Quim, Becky e Sílvia continuam a insistir que o melhor que Almeno e Remédios tinham a fazer era unirem-se. Mas Remédios rejeita terminantemente essa ideia, embora Almeno diga que não se importava de fazer uma coligação se Remédios fosse mais razoável. Depois de procurar em todo o lado, Remédios descobre um panfleto com uma extensa lista de todos os defeitos de Almeno e deixa-os a ler.

 

Remédios sai da recepção e começa a falar aos campistas em tom de discurso, enquanto distribui os panfletos com os defeitos de Almeno. Remédios vai falando, dizendo que ele não vive lá, por isso não tem como saber os problemas deles. Farto, Almeno desafia-a para um debate. Henrique vai a passar e Remédios entrega-lhe um panfleto.

 

Quando Henrique chega a casa, Rosa está à sua espera e pergunta-lhe o que é que se passa para ter saído do bar a correr. O segurança diz que consegue reconhecer um relacionamento tóxico e a ex-militar diz que eles não têm relacionamento nenhum. Numa tentativa de sair por cima, Henrique diz que não há nada entre eles e pede-lhe que se vá embora.

 

Vanda e  Olavo conversam com Vasyl, que lhes explica que Irina perdeu o marido e foi ela quem tomou conta dele quando esteve ferido. O rapaz conta ainda que não teve coragem de deixá-la à sua sorte e quis ajudar. Vanda não está agradada com a situação, mas decide não ir contra Olavo, que se diz orgulhoso do afilhado. Vanda sai, dizendo que talvez Elsa não compreenda o gesto dele.

 

Elsa chora, desabafando com Guilherme. Diz-lhe que Vasyl só quer uma família, seja com ela ou com outra mulher qualquer. Tojó chega e confronta Lídia com a compra da casa.

 

Vasyl fala com Irina, quando Carolina chega. Vasyl acha que é Benedita e diz-lhe que teve saudades dela. Perante a proximidade de Vasyl, Carolina retrai-se e ele estranha. A gémea desculpa-se, dizendo que não é a mesma depois de Ibiza, mas que estará sempre ali para ele.

 

Tojó e Elsa confrontam Lídia, que diz que só queria fazer-lhes uma surpresa. Tojó não acredita na mulher e acha que ela usou o dinheiro de Gonçalo para comprar uma coisa para si. Lídia que queria dar uma casa boa para o neto, mas o marido refere que se trata de um T2, por isso não cabiam todos. Lídia acusa o marido de ter andado a mexer nas coisas dela e Tojó não tem problemas em admitir que mexeu e reforça que não acredita em nada do que ela diz.

 

Nelson vai ter com Tiago e conta-lhe que tem novidades em relação ao atentado contra as gémeas. O carro que foi visto no local, entrou em Portugal algumas horas depois. Tiago diz-lhe para ele ir ao hospital falar com “Carolina”, já que ela deve saber alguma coisa.

 

Carmo leva Maria a casa de Patrícia e diz à filha para falarem. Patrícia fica revoltada com a presença da ex-amiga e ainda mais quando a mãe lhe diz que Maria vai voltar lá para casa. Patrícia sai para o quarto dizendo que se Maria voltar lá para casa, ela sai. Maria diz que sabia que Patrícia não ia aceitar o seu regresso e Carmo diz que consegue convencê-la e Maria vai voltar, vigiá-la garantindo que Júlia não se aproxima ou Nana vai fazer amigos para debaixo da ponte.

 

Carmo tenta convencer Patrícia a perdoar Maria, mas a filha percebe o plano da mãe. Carmo diz-lhe que se ela não quiser ficar ali com Maria, então tem de voltar com ela para o norte e Patrícia acaba por ceder, prometendo que vai fazer a vida negra a Maria.

 

Nana conversa com João sobre a ameaça que lhe fez e João diz que está tudo bem, embora não lhe perdoe uma segunda. Nana tenta seduzir João, mas é surpreendida por Adriano, que entra com Fábio. Adriano apresenta Fábio, acrescentando que sabe que eles já se conhecem.

 

Nelson e Tiago vão ter com Júlia para falarem com ela sobre o atentado. Tiago fica magoado, ao perceber que a suposta Carolina está a usar o telemóvel que ele lhe deu, mas não atendeu a chamada que ele lhe fez. Nelson pede ao primo para sair para falar a sós com ela.

 

Adriano encosta Nana à parede e ela acaba por confessar que investiu o quadro e pede para falar com o marido a sós e os dois saem. João aproveita para dizer a Fábio que não o quer lá em casa, mas Fábio responde que trabalha para a mulher dele, contando que foi a Ibiza e trouxe novidades.

 

Nelson interroga Júlia, que fala sobre si mesma como se fosse Carolina. Nelson estranha a segurança com que ela fala na irmã e em como ela acha que Júlia só estava a tentar defender a sua privacidade. Júlia olha atentamente para Nelson, agradada com o que vê e vai respondendo às perguntas, ainda que de forma evasiva. Quando o polícia lhe pergunta se ela viu o carro, mas Júlia nega.

 

Teresa e Olavo unem-se para transformar a garagem num lar para Irina e a filha. Juntos, montam o berço e pintam as paredes, divertidos e próximos. Olavo diz-lhe que estão a fazer por aquela família o que não conseguiram fazer pelas próprias filhas e os dois quase se beijam. No último momento, Teresa recua.

 

Remédios conta a Pedro que pediu uma auditoria à administração de Almeno para conseguir encosta-lo à parede durante o debate. Almeno vai lá a casa com Bárbara, dizendo que têm de adiar o debate, pois os astros estão alinhados para o amor. Remédios não quer adiar e os dois discutem, mas Pedro obriga-os a parar, ameaçando que sai e não volta.

 

Tojó vai ao bungalow de Henrique, que lava a loiça, deprimido. Tojó diz a Henrique que ele e os miúdos querem voltar para o bungalow e o segurança não cabe em si de contente, abraçando o amigo e perguntando se querem mudar-se já nesse dia.

 

Elsa faz a mala para voltar para o parque de campismo e Lídia tenta demovê-la, dizendo que está a voltar para trás na vida. Quando Elsa guarda umas roupas de Gonçalo, a mãe diz-lhe que ela não vai levar o bebé. Porém, Guilherme entra e diz que tutela também pertence a Tojó, o que desmoraliza Lídia. A mãe de Elsa acaba por dizer para ela fazer o que lhe apetecer. Guilherme pergunta a Elsa se ela tem a certeza e ela assente.

 

Teresa e Olavo mostram o resultado do seu trabalho a Irina e Vasyl, que ficam muito agradecidos. O padrinho de Vasyl mostra-se muito satisfeito pelo trabalho que conseguiram fazer e Teresa dá-lhes ainda algumas fraldas. O momento é interrompido por Vanda, que chega cheia de compras para o bebé, fingindo-se simpática e generosa.

 

Elsa desabafa com Bárbara, dizendo que não disse a Vasyl a tempo o que sentia por ele e ele agora avançou com a sua vida. Bárbara tenta consolar a amiga, mas Vasyl quebra o momento. O rapaz vem falar com Elsa e diz-lhe que ela ontem foi embora sem acabarem a conversa e parecia que ela tinha coisas importantes para lhe dizer. Elsa reúne toda a coragem que tem e diz que só queria desejar-lhe felicidades. Vasyl fica desiludido e diz que parece que nada mudou entre eles, afinal.

 

Tiago vai buscar Maria a casa, com medo que Patrícia lhe faça alguma coisa. Ao entrar, Carmo não gosta de ver Tiago ali e é mal educada com ele. O dono do bar responde-lhe, mas Maria leva-o dali, de forma que não se gerar uma discussão.

 

Mário regressa a casa do hospital e Sílvia e César discutem com o filho por ele querer ir a casa de Patrícia falar com ela e com Maria. Nelson afasta-se para atender uma chamada do trabalho e quando regressa está frustrado pois o carro que estava a investigar relacionado com o atentado, desapareceu.

 

Numa cama de hospital, vemos Benedita, inconsciente, ligada às máquinas e com uma máscara de oxigénio. A sombra de outra pessoa paira sobre ela. Não está sozinha…

 

Sangue Oculto

Episódio 84

 

 

Destaques

 

Teresa e Olavo beijam-se

 

Bárbara e Guilherme ficam presos no elevador

 

Sílvia e César beijam-se

 

 

Nelson está muito frustrado por sentir que as pistas lhe estão a escapar entre os dedos e Mário pede-lhe para não ficar obcecado com aquele caso. Nelson aproveita para lhe dizer que não o quer metido em confusões e que pediu ao chefe para ele deixar de ser infiltrado, mas o chefe negou. Porém, instalou uma aplicação no telemóvel do irmão que lhe vai permitir seguir todos os passos dele. Antes de sair, Nelson beija a testa de Mário, carinhoso.

 

Vanda tenta seduzir Olavo, convidando-o para ir dar um mergulho na piscina, mas o diplomata está a falar ao telemóvel. Assim que desliga, diz-lhe estar a tentar agilizar o processo de legalização de Irina e da filha para que possam retomar a sua vida em Portugal. Fingindo-se preocupada, Vanda refere que estava a pensar pedir para a bebé ser seguida no hospital e Olavo acha bem. Vanda tenta seduzi-lo mais uma vez, mas Olavo rejeita-a.

 

Nelson vai ter com Tiago e conta-lhe do desaparecimento do carro, fazendo a ligação ao homicídio de Alberto em que um carro também desapareceu. Tiago percebe que ele está a falar dos Pereira de Mello e Maria fica atenta à conversa. Tiago pede ao primo que tenha cuidado, pois eles são pessoas muito influentes e Maria mete-se na conversa, dizendo que está a vigiar Patrícia por causa de Júlia e quer ajuda-los.

 

Vanda chega ao hospital, de mau humor por ter sido rejeitada por Olavo, e pergunta a Dália se o marido costuma e ir com Teresa visitar Carolina. Dália responde que já os viu algumas vezes, mas quem costuma ir mais é Teresa e Tiago e comenta que, no dia anterior, Nelson também foi vê-la. Vanda estranha e diz que, a partir de agora, ela é que decide quem vai visitar Carolina.

 

Lídia vai tomar o pequeno-almoço, mas dá meia volta ao ver Guilherme. Contudo, ele já a tinha visto e chama-a. Sem dar margem a Lídia para escapar, diz-lhe que encontrou o brinco que ela fingiu ter perdido e pede-lhe o dinheiro de volta. A mãe de Elsa ainda tenta fingir que achava mesmo que tinha perdido o brinco, mas Guilherme não lhe dá hipótese e diz que ela tem de sair de casa.

 

Tojó e Henrique tomam o pequeno-almoço e o ex-faz-tudo mostra-se contente por estar de volta. Henrique, por sua vez, acha que ele devia tomar uma atitude em relação a Lídia e não a deixar escapar com o tráfico de compridos, já que não pode fazer o que quer e safar-se sempre. Se primeiro Tojó diz que já não há nada a fazer, depois acaba por ficar pensativo.

 

Almeno está desesperado a achar que Remédios encomendou a sua morte. Porém, Pedro vai ter com ele e diz que o serviço a que Remédios se referia era uma auditoria à comissão de moradores. Almeno fica preocupado, não porque tenha feito alguma coisa ilegal, mas porque não se consegue perceber nada do que está escrito nas actas. Quim responde-lhe que isso só é um problema se o auditor conseguir entregar a papelada a Remédios.

 

Bárbara lê as cartas a Remédios e Becky e diz que o debate vai correr bem para o lado dela. Quando Becky lhe pergunta sobre a catástrofe, Bárbara responde que essa vai recair sobre Almeno.

 

Olavo vai até ao minimercado e leva uma ventoinha para tentar combater o calor que se faz sentir. Teresa diz-lhe que ele não precisava de ter ido para ali e Olavo confessa que é uma desculpa para vê-la. Para desviar o assunto, a mãe das gémeas pergunta-lhe se Irina gostou do quarto e Olavo puxa-a para si, pedindo-lhe que não desvie o assunto sempre que ele tenta falar deles os dois. Para o afastar, Teresa vira-lhe uma ventoinha para a cara e Olavo acaba por ir embora, afirmando que sabe que ela sente o mesmo.

 

Vanda diz a Carmo que se Carolina aceitou falar com Nelson é porque tinha alguma coisa para dizer sobre o atentado e Carmo diz que vai pedir acesso ao depoimento dela. Carmo pergunta a Vanda se já conseguiu alguma informação da parte de Guilherme, mas Vanda responde que não é uma coisa que se possa andar a perguntar sem levantar suspeitas. Carmo decide pôr alguém a seguir Guilherme na esperança de que ele as leve a Júlia.

 

César chama Vanda ao seu gabinete e a ex-directora clínica fica incomodada por perceber que ele está muito à vontade, já tendo colocado fotografias da sua família. César quer saber porque é que ela pediu à Dália para restringir as visitas a Carolina e Vanda finge-se preocupada com a rapariga. Autoritário, César diz-lhe para não tomar decisões que já não lhe competem.

 

Adriano reuniu Nana e Fábio para lhes contar os seus planos. Para si, planeia imiscuir-se nos negócios de João até perceber qual é a fonte do dinheiro. Para Nana e Fábio, o plano passa por fazerem demonstrações de aspiradores para conseguirem roubar jóias e outros pertences de casa das pessoas. Nana fica mortificada, mas Adriano não lhe dá escolha.

 

Maria está na praia a treinar sozinha, perdida nos seus pensamentos, quando Pedro se junta a ela. Ao longe, Bárbara e Nelson conversam sobre os Pereira de Mello. Nelson diz estar desconfiado do carro desaparecido e a noiva pede-lhe que não se meta com essa gente. Bárbara estranha a proximidade entre Maria e Pedro e observa-os.

 

Sílvia está junto à porta a tentar impedir que Mário saia para ir ter com Maria. Mário tenta convencer a mãe de que Maria não teve nada a ver com o acidente, mas Sílvia está irredutível. César tenta entrar em casa, mas com a pressão que Sílvia exerce na porta, acaba por cair em cima dela. Os dois parecem confortáveis com a proximidade física e só se afastam quando Mário os chama a atenção. César diz que aproveitou a hora de almoço para fazer fisioterapia com o filho para que a recuperação seja mais rápida. Sílvia fica surpreendida e diz que, sendo assim vai ao parque, saindo sob o olhar de desejo do marido.

 

Nelson vai levar Bárbara ao trabalho e a rapariga, ao reparar em Guilherme que almoça com um colega, dá um longo e profundo beijo ao namorado. Assim que Nelson vai embora, Guilherme aproxima-se dela, chamando-a de cobarde por não admitir que se sente atraída por ele. Bárbara nega tudo, mas não consegue evitar olhar para Guilherme quando ele está a sair.

 

Nelson volta a falar com Júlia, mostrando-lhe uma fotografia do carro que desapareceu. Nelson diz-lhe que é o segundo carro ligado a uma investigação que indica os Pereira de Mello que desaparece e fala-lhe da morte de Alberto. Nelson pede a Júlia que tente lembrar-se de mais alguma coisa e Júlia manipula-o, dizendo que tem uma ideia de ver uma mulher e descreve Carmo. Nelson fica boquiaberto e mostra-lhe uma fotografia de Carmo, sendo que Júlia confirma que foi ela quem viu.

 

O último cliente do bar está a sair quando o auditor entra. Almeno dá-lhe algum dinheiro, dizendo que não vale a pena ele estar a perder tempo a ver facturas e actas para concluir que está tudo bem. O auditor ainda hesita, mas perante os argumentos de Almeno, acaba por aceitar o suborno e ir embora.

 

Remédios está em casa, deitada no chão a tentar combater o calor quando Pedro chega a casa. Ela conta-lhe que está à espera do auditor e pede ao filho que vá ao minimercado comprar gelo. Assim que Pedro sai, Remédios recebe um email do auditor a dizer que não foram encontradas quaisquer irregularidades, portanto não precisam de reunir. Remédios fica furiosa.

 

Teresa está a fechar o minimercado quando Olavo surge e lhe diz que foi lutar pelo que quer e não quer arranjar mais desculpas para estar com ela. Olavo beija-a e embora Teresa diga que não quer, não o larga e o ambiente aquece. Pedro e Henrique entram, à procura de gelo e Teresa diz-lhe que já estão fechados, mas Pedro encontra um saco de gelo na arca. Pedro e Henrique lutam pelo gelo, até que o saco se rasga e o gelo se espalha pelo chão. O ambiente entre Olavo e Teresa fica arruinado.

 

Vanda está sozinha em casa, a beber um copo de vinho, quando recebe um telefonema e fica agradada, respondendo que agora é só aguardar pelas consequências.

 

Bárbara e Guilherme ficam presos no elevador e a rapariga fica muito nervosa. Por causa do calor sufocante, Guilherme começa a despir-se e Bárbara apressa-se a ligar a Nelson para que os vá lá buscar o mais rápido possível.

 

Sílvia está meio dentro do frigorifico para se refrescar quando César vai buscar água e fica muito agradado com o que vê. César insinua-se a Sílvia, que não parece muito inclinada para ceder, mas o marido despeja água sobre si mesmo e sobre ela e os dois acabam a beijar-se com paixão.

 

 

 

Sangue Oculto

Episódio 85

 

Destaques

 

Nelson pede um tempo a Bárbara

 

Teresa e Carolina são acusadas de tráfico de influências

 

Anna descobre que passou à frente na lista de transplantes

 

Desesperada com o calor, Remédios vai ao bar T à procura de gelo e encontra Almeno, em tronco nu, a repor cervejas na arca. Ao vê-lo, Remédios fica cheia de calor e pergunta-lhe se ele tem andado a fazer abdominais. Almeno vai-se aproximando dela, cada vez com mais desejo pela opositora. Quando estão prestes a beijar-se, Remédios enfia um pé num alguidar com água e o momento é interrompido. Remédios foge a correr.

 

No elevador, Guilherme aproxima-se muito de Bárbara, dizendo que sabe o que ela quer fazer. A rapariga tenta resistir ao máximo, mas está francamente impressionada com o corpo dele e torna-se difícil rejeitá-lo. Guilherme começa a despi-la e aproxima os seus lábios dos dela e, neste ponto, Bárbara apresenta já uma resistência muito baixa. O elevador dá um solavanco e as portas abrem-se. Nelson vê-os meio despidos e Bárbara grita-lhe que não é o que ele está a pensar.

 

César chega ao hospital, bem disposto, quando Filipe passa por si a correr, muito nervoso e lhe diz que não há médicos na escala de internamentos por culpa de César. César estranha.

 

Nana, Carmo, João e Adriano estão a tomar o pequeno-almoço. Nana está muito deprimida por ter de ir trabalhar e Adriano diz que ela acaba por se habituar. Nelson interrompe o pequeno-almoço, dizendo que Carolina identificou Carmo como sendo uma pessoa que estava no local do atentado em Ibiza.

 

Teresa recebe uma chamada e fica em choque. Partilha com Becky e Quim que ela e Carolina vão a tribunal pelo caso de tráfico de influências pelo transplante de Anna.

 

César está com Dália a tentar perceber o que se passou com a escala de serviços quando Filipe surge com Vanda, que diz que já resolveu o problema. César fica furioso, pois sente a sua autoridade posta em causa e fica frustrado quando Vanda exerce a sua autoridade, dizendo que já não precisa de ajuda a resolver nada.

 

Nelson confronta Carmo que, calmamente, diz que estava em Portugal, com Patrícia e que também esteve no hospital, o que as câmaras de vigilância devem poder confirmar. Nelson fica tenso e vai embora, sem grandes respostas. João fica intrigado, não entende porque é que Carolina terá mentido à polícia e Adriano diz que poderá ter ouvido coisas más sobre eles de Júlia.

 

Teres, Becky, Quim e Tadeu conversam sobre o que vão fazer a seguir. Teresa estava convencida de que Carolina não ia ser chamada a tribunal pois ela tinha arcado com as culpas todas. Teresa pede que não contem a Anna nem a Noémia para não as preocupar, mas Anna entra a tempo de ouvir que a passaram à frente na lista dos transplantes e sai a correr, perturbada.

 

Teresa, Becky e Quim seguem Anna para a sala e Teresa acaba por lhe contar a verdade toda. A menina está muito transtornada e teme que alguém tenha morrido para ela receber o rim, mas a avó garante-lhe que não. Teresa quer levá-la à escola, mas Anna diz que prefere ir com Bruno.

 

Tiago diz a Fábio que o torneio de vólei vai ter de ser jogado num pavilhão por causa das previsões de vento forte. Fábio não quer aceitar a sugestão, mas Tiago diz-lhe que é a única maneira de poderem disputar o torneio. Fábio acaba por aceitar.

 

Bárbara queixa-se a Carolina que Nelson não lhe fala desde o dia anterior. Carolina pede-lhe que lhe explique o que se passou e Bárbara conta o que aconteceu quando saiu do elevador…

 

Bárbara e Guilherme saem do elevador, meio despidos e, muito nervosa, a rapariga tenta explicar a Nelson que só estavam despidos por causa do calor. Guilherme, acha divertido ver Bárbara a enterrar-se sozinha e vai embora, agradecendo a Nelson tê-los tirado dali. Sem responder à namorada, Nelson afasta-se e ela corre atrás dele.

 

Carolina diz que tem pena de Nelson e Bárbara refere é que tem pena de si mesma. Carolina diz-lhe que tem de falar com Guilherme, mas ele dizer a Nelson que não aconteceu nada. Carolina deixa cair um bocadinho do croissant que está a comer na mesa e, com naturalidade, pega-lhe e come, o que deixa Bárbara muito surpreendida. Carolina disfarça, dizendo que está a tentar mudar a mania dos germes e a amiga conta-lhe que ela tem de se pôr a pau, senão perde Pedro para Maria, já que os viu a jogar vólei.

 

Lídia mostra a Guilherme fotografias que lhe tiraram no dia anterior a sair do elevador em boxers. Lídia diz-lhe que estão a pensar fazer queixa dele por atentado ao pudor, mas ela quer ajuda-lo. O paramédico pergunta quanto é que lhe custaria essa ajuda e diz que não quer nada dela. Discretamente, Vanda ouve a conversa e quando Guilherme se afasta, vai atrás dele.

 

Vanda aborda Guilherme no corredor, dizendo que ouviu a conversa entre ele e Lídia e quer ajudar. A ex-directora clínica diz que pode evitar que aquelas fotografias cheguem aos superiores dele. Guilherme aproveita para se insinuar a ela e Vanda não recua, fingindo mostrar-se interessada. Escondida, Bárbara assiste a tudo, com ciúmes.

 

Todos se preparam para o jogo de vólei e Mário dá indicações a Nelson sobre o que fazer. Maria dá conselhos a Pedro, que está a substituir Carolina. Mário puxa Maria e pergunta-lhe o que é que lhe passou pela cabeça para voltar para casa de Patrícia e diz que está disposto a assumir as culpas todas por ela. Porém, Maria diz-lhe que não precisa dele para nadar e que não quer que ele assuma nada.

 

Remédios e Almeno preparam-se para o debate, muito nervosos. Remédios pede a Becky que assobie sempre que Almeno disser alguma coisa e Almeno, por seu lado, também tem de ser incentivado por Joaquim. Sílvia vem, com Vasco, assistir ao debate e claramente sente-se muito culpada por ter dormido com César e não ter contado nada ao namorado.

 

Teresa vai contar a “Benedita” que vão fazer-lhe perguntas por causa do caso de tráfico de influências. Teresa promete dar o peito às balas e fazer de tudo para que não cheguem a ela.

 

Olavo diz a Vaasyl que Elsa pode ter ficado com a ideia de que ele e Irina estavam juntos. Vasyl diz que não há nada entre ele e Irina e que, infelizmente, o seu amor por Elsa não é correspondido. Olavo pergunta-lhe se Elsa gostou da mota e Vasyl estranha ela não lhe ter dito nada sobre isso.

 

Lídia encontra Tojó no hospital, a falar ao telemóvel, e assume que ele veio ter com ela. Lídia é sedutora e diz que a família é o mais importante para ela e que com certeza o Guilherme os deixa voltar para casa. Contudo, Tojó diz-lhe que não precisa dela para nada e não quer voltar para casa de Guilherme. Só está no hospital porque Anna queria ver a mãe.

 

Depois de ter descoberto a chantagem que Vanda fez à avó, Anna decide vingar-se e, com a ajuda de Bruno, coloca um fio de pesca, transparente à porta do gabinete de Vanda. Quando a médica sai, tropeça e quase cai. Escondidos, Anna e Bruno riem, divertidos.

 

Remédios e Almeno têm muita dificuldade em concentrar-se no debate, já que não conseguem tirar os olhos um do outro. Henrique, enquanto moderador, faz perguntas a Almeno sobre a segurança do parque, às quais Almeno responde de forma lacónica. Almeno diz que não faz sentido o debate estar a ser moderado por uma pessoa que apoia Remédios. Becky, Henrique e Joaquim intervêm, gerando confusão. César vai ter com Sílvia e afasta-a de Vasco, dizendo que não entende como é que ela na noite anterior esteve com ele e agora está ali com Vasco. Sílvia diz que a noite passada não passou de uma loucura e que o melhor para ele é ficar caladinho.

 

Carolina vai assistir ao torneio e percebe que a equipa de Maria e Gerson está a perder com a equipa de Fábio. Pelas atitudes dela, Tiago percebe que se trata de Carolina e não de Benedita, mas não diz nada. Sem se conseguir controlar, Carolina grita indicações para o campo e Tiago sorri-lhe.

 

Lídia está a tentar marcar um quarto de hotel com vista para o mar, quando o método de pagamento não é aceite. Lídia vai consultar a sua conta e percebe que está a zeros, ficando em choque.

 

Tojó conta a Elsa, Bruno e Henrique que tirou todo o dinheiro do Gonçalo da conta conjunta e transferiu para uma só dele. Elsa fica com medo pelo pai, ignorando os elogios rasgados que Henrique lhe faz por ter tido coragem de fazer frente à mulher. Mas Tojó diz que, desta vez, vai defender a família.

 

Tiago diz a Almeno que agora não lhe restam dúvidas de que Benedita é, na verdade, Carolina, mas precisa de estar a sós com ela para que ela se revele. Almeno acha que aquilo é rapto, mas o sobrinho diz-lhe que se ele o ajudar, vai soar melhor.

 

No hospital, Nelson pede um tempo a Bárbara, que reage de forma muito dramática. A rapariga diz que o ama e que não quer tempo nenhum, mas o PJ diz que sabe que ela sente alguma coisa por Guilherme e não vale a pena continuar a esconder. Bárbara tenta dizer-lhe que o ama, mas Nelson diz que também está com muito trabalho e que aquele tempo pode fazer-lhes bem. Nelson tenta ir embora, mas Bárbara corre atrás dele e a dizer-lhe que o ama.

 

Bárbara segue Nelson até ao elevador, mas já não consegue apanha-lo. Dália e uma enfermeira caminham pelo corredor a ver as fotografias de Guilherme e a elogia-lo. Furiosa, Bárbara diz que não entende o interesse nele e lança o boato de que ele anda com uma mulher comprometida do hospital.

 

Carmo conta a Vanda que Carolina mentiu à polícia e disse que a viu em Ibiza. As duas ponderam se as gémeas estão em contacto umas com as outras e Vanda diz que não sabe como isso seria possível, já que ela controla as visitas a Carolina. Carmo acha cada vez mais que Vanda teve alguma coisa a ver com o atentado, mas Vanda devolve a acusação, dizendo que foi ela quem mandou raptar Júlia.

 

Vanda e Carolina estão a tomar o pequeno-almoço quando Almeno entra em casa, vestido de motorista, e diz a Carolina que Pedro lhe preparou uma surpresa. A gémea tenta escapar-se, dizendo que está focada na sua recuperação, mas Vanda acaba por também insistir, dizendo que pode fazer-lhe bem espairecer. Almeno dá-lhe a mão e Carolina acaba por sair com ele.

 

Olavo vai ter com Teresa e pergunta-lhe porque é que ela não atende as suas chamadas nem responde às mensagens. Teresa diz que ela e Carolina estão a ser acusadas de tráfico de influências e a culpa é da proximidade dos dois, já que aquilo é uma vingança de Vanda. Olavo insiste, diz que ama Teresa, mas ela pede-lhe que se afaste.

 

Sangue Oculto

Episódio 86

 

 

Destaques

 

Guilherme é o novo tutor de Gonçalo

 

Tiago e Carolina envolvem-se

 

Olavo arranja um advogado novo a Teresa

 

 

Almeno deixa Carolina junto a uma casa e diz-lhe que siga as pétalas de flores. Insegura, a gémea quer desistir, mas quando olha para trás, Almeno já foi embora. Carolina segue as pétalas e encontra Tiago, não Pedro, como esperava.

 

Vanda chega ao hospital e vê Pedro a trabalhar, estranhando. Pergunta-lhe porque é que ele não está com Benedita, já que Almeno foi busca-la lá a casa com o argumento de que Pedro lhe tinha preparado uma surpresa. Predo estranha e diz que não preparou surpresa nenhuma. Vanda fica muito intrigada.

 

Tiago leva Carolina ao colo, para dentro do turismo rural. A enfermeira debate-se, dizendo que a verdadeira Carolina não vai ficar satisfeita quando souber, mas, ao ver o cuidado colocado na surpresa, não consegue deixar de ficar impressionada. Tiago explica como é que conseguiu preparar tudo aquilo…

 

Tiago explica o seu plano a Almeno, dizendo-lhe que a ideia é usar Pedro como isto, pois Benedita estava a iniciar uma relação com ele e Carolina não vai querer estragar isso. Embora esteja bastante reticente, Almeno acaba por concordar com ele.

 

Carolina mantém a sua versão de que é Benedita e que não quer estar ali. Tiago não entende como é que alguém não quereria estar num ambiente tão romântico e pede-lhe para provar que é Benedita, senão ele fica convencido de que se trata de Carolina e vai contar a toda a gente.

 

Guilherme vai ao bar do hospital comprar uma água quando se depara com uma arrasada Bárbara. A rapariga conta-lhe que, depois do episódio do elevador, Nelson lhe pediu um tempo e que a relação deles está a chegar ao fim. Guilherme sente-se culpado e tenta falar com ela, mas Bárbara não lhe dá grande saída.

 

Lídia vai ao bungalow confrontar Tojó por ter tirado o dinheiro da conta. Tojó diz-lhe que fez o que tinha de fazer para ela não continuar a gastar o dinheiro todo do neto. Lídia ainda tenta argumentar que só comprou a casa porque era o melhor para a família, mas Tojó encosta-a à parede, dizendo que sabe que a casa não dava para todos. Percebendo que não tem grande saída, Lídia pega em Gonçalo e diz que ainda é tutora dele, por isso, vai levá-lo consigo. Muito nervosa, Elsa corre atrás da mãe.

 

No largo do parque, Lídia segue caminho com o bebé ao colo e Elsa, desesperada, tenta tirar-lho, dizendo que ela não o ama e só está a usá-lo. Tojó pede à mulher que, uma vez na vida, pense na filha e no neto. Henrique, que ia a passar, tenta controlar a discussão, sem sucesso. Quando Lídia não cede e vai embora com Gonçalo, Elsa chora, desesperada e o segurança grita-lhe que ela é má.

 

Remédios chama Almeno a sua casa para lhe fazer uma proposta que vai acabar com a tensão entre os dois. Embora não o queira dizer em voz alta, Remédios admite a atracção entre os dois e diz que o que têm a fazer é ter um encontro secreto para tirar as teimas de uma vez. Almeno quase fica sem palavras, mas aceita.

 

Olavo faz crepes para Anna e Bruno, que lhe ligaram a pedir que ele os fosse buscar à escola. Olavo está muito contente por estar com a neta e ignora que ela e o amigo tenham um plano para prejudicar Vanda. Bruno pede para ir à casa de banho e Anna diz-lhe qual é o quarto de Vanda. Para distrair o avô, Anna vai para junto dele e conta-lhe que está zangada com Teresa. O diplomata tenta fazê-la ver que a avó só o fez por amor e pede ajuda à menina para reconquistar Teresa.

 

Elsa vai ao hospital para tentar falar com Lídia, mas Dália diz-lhe que a mãe dela está de folga. Vasyl aborda-a e pergunta-lhe pela mota, mas Elsa não sabe do que é que ele está a falar. Percebendo que ela está com problemas, Vasyl pergunta-lhe o que se passa e Elsa explica-lhe, o que leva o rapaz a querer ajuda-la. Porém, Elsa diz que há outra pessoa a quem pode pedir ajuda e que ele já tem muito com que se ocupar.

 

Nelson está na praia a treinar quando é interpelado por Guilherme, que vem falar com ele. Nelson fica irritado com a presença do antagonista e Guilherme pergunta-lhe se o problema é com ele porque é que ele pediu um tempo a Bárbara. Guilherme aconselha-o a concentrar-se na namorada e não em potenciais pretendentes, pois se lhe der o que ela precisa, ela não vai olhar para mais ninguém. Nelson fica surpreendido com as palavras de Guilherme e diz que só quer que Bárbara pense no que fez e o paramédico responde que ela não fez nada. Elsa liga-lhe, muito nervosa.

 

Pedro tenta ligar a Benedita, preocupado com a alegada surpresa que ele lhe preparou. Ao entrar no bar, ouve Bárbara a espalhar mais rumores sobre a suposta relação entre Guilherme e uma mulher casada, mais velha. Pedro quer saber quem é essa mulher, mas Bárbara não se descai, dizendo que a sua boca é um túmulo.

 

Tiago continua a pressionar Carolina para que ela conte a verdade, mas a enfermeira faz um esforço para agir como acha que a irmã agiria. Quando Tiago lhe despeja, propositadamente, sumo para cima, finge-se muito enojada. Teresa liga-lhe e Carolina atende, chamando-a por mãe. Assim que ela desliga a chamada, Tiago diz que Benedita chama mãe a Vanda e não a Teresa. Carolina percebe que foi apanhada, mas não desfaz e despeja o jarro de sumo em cima de Tiago, dizendo que vai embora. Tiago ri-se, dizendo que essa impulsividade é típica de Carolina.

 

Teresa acabou de falar com Carolina, partilhando as suas preocupações quanto ao caso do tráfico de influências e fala depois com Becky e Quim. Tanto um como outro recebem chamadas que preferem ignorar, o que Teresa estranha. A mãe das gémeas conta que a pena pode ir até três anos de prisão e Quim diz que vai falar com um advogado inglês importante que conhece para as ajudar.

 

Adriano repreende Nana por esta ter gasto novamente demasiado dinheiro nas compras e mostra-lhe o aspirador, dizendo que, no dia seguinte, vai começar a vendê-los. Nana fica em pânico e nem quer olhar para o aspirador, revoltada pelo simples facto de ter de trabalhar. Adriano relembra-a que ela lhe está a dever dinheiro do quadro e diz-lhe que ela se vai habituar.

 

Na sala dos Pereira de Mello, Carmo e João encaram Fábio, que veio buscar Nana. Carmo diz que não quer saber desses negócios dele, desde que ele não lhe traga problemas. Fábio garante que não. Adriano e Nana entram, a tempo de ouvir uma pequena parte da conversa entre Carmo, João e Fábio, o que deixa Adriano muito intrigado. Nana segue com Fábio muito contrariada e Adriano finge sair com eles, mas fica para trás o suficiente para ouvir João perguntar a Carmo porque é que lida com um delinquente como Fábio e se está envolvida no tráfico de droga. Carmo responde que tem objectivos mais altos e Adriano fica desconfiado.

 

Maria chega a casa e prepara-se para se sentar no sofá quando Patrícia lhe aparece com um desentupidor. Maria diz que não sabe o que fazer com aquilo e o melhor era chamarem um canalizador, mas a ex-amiga diz-lhe que ela agora vai fazer o que ela quiser e leva-a para a casa de banho, obrigando-a a desentupir os canos.

 

Vanda desce as escadas, furiosa, com o cabelo cheio de pó talco e gritando com Paula. A empregada diz que não sabe o que se passa e responde que talvez tenham sido as crianças que estiveram lá em casa. Cheia de raiva, a vilã jura vingança.

 

Teresa, Becky, Quim e Tadeu chegam a casa das compras do mês e Quim elogia o cheiro a comida que se sente em casa. Teresa tenta espreitar o telemóvel de Becky, sem sucesso, mas fica intrigada com o cheiro e vai à cozinha ver o que se passa.

 

Quando entram na cozinha, deparam-se com Olavo, Anna e Bruno a cozinharem. Anna diz que ajudou o avô a preparar a surpresa e Bruno pôs a mesa. Teresa diz que não foi o melhor dia para aquele gesto e Olavo surpreende, dizendo que lhe arranjou o melhor advogado naquele tipo de casos e que, de momento, ela pode sentar-se e desfrutar.

 

Remédios recebe Almeno e os dois estão muito nervosos, sem saberem bem o que fazer. Almeno pergunta se começa já a despir-se, mas antes Remédios dá-lhe uma lista de coisas que considera indispensáveis para que se relacionem bem. Ao ler a lista, cheia de regras, Almeno desiste, dizendo que, para si, o amor tem de ser livre, não pode estar cheio de regras.

 

Elsa está com Vasyl e Henriques, todos muito preocupados por não saberem de Lídia. Vasyl diz que quer ajudar, mas Elsa manda-o para casa, dizendo que sabe que ele tem pessoas à espera. Finalmente, Tojó chega a casa e diz que esteve na segurança social onde soube que fizeram queixa contra eles por terem tirado o dinheiro da conta conjunta. Tojó diz que ainda há mais novidades…

 

Lídia chega a casa de Guilherme, com o bebé Gonçalo e diz a Guilherme que sabia que ele ia chama-la novamente lá para casa. Porém, o paramédico diz-lhe que a opinião que tinha sobre ela só piorou quando soube que ela tinha tirado o filho a Elsa e, por isso, a partir desse momento, ele é o novo tutor de Gonçalo. A assistente social confirma o que Guilherme disse, para grande choque de Lídia.

 

Teresa e Olavo entram no quarto de Carolina em tensão. Teresa diz-lhe que não quer que ele se esteja sempre a meter e a tentar ajudar, mas o diplomata responde que tinha de fazê-lo, até porque Carolina também está envolvida no caso e ele quer que corra bem. Teresa cede, dizendo que está muito preocupada e confessa que tem medo que a proximidade entre os dois desperte o pior de Vanda. O momento é interrompido por Tadeu e Quim que vêm controlar o ex-casal.

 

Tiago e Carolina jantam e a enfermeira continua a tentar convencer Tiago de que é Benedita. Contudo, quando ele se aproxima fisicamente dela, saem-lhe palavras em inglês e Carolina não consegue sustentar a mentira. Os dois acabam por se beijar sofregamente e cheios de saudades um do outro.

 

No quarto do turismo rural, Tiago e Carolina entram e beijam-se, cheios de paixão, caindo na cama para fazerem amor.

Resumo de 9 a 13 de janeiro

Sangue Oculto

Episódio 87

 

Destaques

 

Elsa volta a mudar-se para casa de Guilherme

 

Vanda fica novamente desconfiada de Carolina

 

Fábio descobre o caderno onde Mário anota tudo sobre as corridas

 

Lídia, em choque, discute com Guilherme, que lhe diz que ela e Tojó usam o bebé com arma de arremesso entre os dois e que ele ficará melhor com outras pessoas que não a avó. A assistente social confirma que o bebé vai ficar com Guilherme até que outra decisão seja tomada. Cheia de raiva, Lídia insulta-o, dizendo que ele é um mulherengo e que basta perguntar no hospital. Colérico, Guilherme expulsa-a de casa.

 

Elsa está muito nervosa e diz ao pai que o facto de ele ter tirado o dinheiro da conta conjunta deu mais uma indicação ao tribunal de que eles eram uns irresponsáveis. Henrique acha que o amigo fez bem e Tojó defende-se, dizendo que se dessem rédea solta a Lídia, daqui a nada já não havia dinheiro. Vasyl tenta acalmar Elsa e diz-lhe que vai ficar tudo bem. Talvez Guilherme a deixe voltar lá para casa para ela estar junto do filho e Elsa diz que fará tudo por Gonçalo.

 

Carolina confessa a Tiago que há muito sonhava voltar a estar com ele, mas não lhe podia contar a verdade. A enfermeira diz que fizeram a troca – omitindo que é Júlia quem está no hospital – para descobrirem se Carmo ou Vanda têm alguma coisa a ver com o atentado em Ibiza. Tiago fica preocupado e diz-lhe que ela está na boca do lobo. A gémea pede-lhe ainda que não tente defendê-la, para não a denunciar. Vanda liga-lhe Carolina pede a Tiago que não faça barulho.

 

Vanda acaba de falar ao telemóvel com Carolina e pergunta-lhe onde está. Conta que encontrou Pedro no hospital e que ele não sabia de surpresa nenhuma. Do outro lado a falsa Benedita diz-lhe que falam quando ela chegar a casa. Ao desligar, Vanda diz a Olavo que conseguiu falar com a filha e pergunta-lhe se quer jantar. O diplomata recusa o pedido e diz que jantou com a neta. A vilã aproveita para fazer queixinhas e diz que a menina lhe pôs pó talco no secador e Olavo acha graça.

 

Nelson fala com o colega, Samuel, e partilha com ele todas as suas suspeitas em relação a Vanda e aos Pereira de Mello. Samuel acha que ele tem muitas suposições e poucas provas, o que o pode deixar em problemas. Nelson conclui que com ou sem álibis, todas aquelas pessoas estão ligadas e estão a esconder alguma coisa.

 

Almeno está a deixar mensagens no voicemail de Tiago que não lhe atende o telemóvel. Diz-lhe que já tentou ligar para o turismo rural e que sabe que ele não atende do quarto. Pedro entra e Almeno disfarça, tentando esconder o panfleto do turismo rural. Pedro pergunta-lhe para onde é que Tiago levou Benedita e Almeno finge que não sabe do que é que ele está a falar. Pedro ameaça-o, dizendo que conta à mãe tudo o que sabe, mas Almeno responde que acha que não é do seu interesse que a mãe fique a saber que ele foi sempre o seu informador.

 

Maria está a dormir no sofá e Patrícia entra do quarto, com uma coluna ligada com música em altos berros. Maria acorda sobressaltada e diz-lhe que trabalhou até tarde e adormeceu no sofá. A ex-amiga diz que não quer saber e para ela se mudar, caso não esteja bem.

 

Sílvia está com Mário na cozinha e pede-lhe que oiça a porta do frigorifico que está a fazer barulho. O filho diz-lhe que parece ter levado umas pancadas e Sílvia fica comprometida. César entra, alongando-se para se exibir para Sílvia e inspecciona o frigorifico, mesmo com Mário a dizer-lhe que o electrodoméstico não está a perder calor. Mário acha que os pais estão doidos e sai da cozinha sob ameaça de chinelo da mãe. Quando Mário sai, César diz à mulher para ela não se preocupar pois ambos sabem qual é o problema do frigorifico.

 

Carolina está a preparar-se para ir embora e Tiago diz-lhe que podem tentar encontrar-se às escondidas, mas Carolina acha melhor não arriscarem para que ninguém descubra. Estão a debater este tema quando Pedro entra e os confronta. Carolina diz que não aconteceu nada e que Tiago está agora convencido de que ela é mesmo Benedita. Contudo, o paramédico não acredita e vai embora, desiludido. Carolina fica aflita, achando que estragou a relação da irmã.

 

Guilherme chega ao hospital com o bebé Gonçalo no marsúpio e apresenta-o a Dália, que se derrete com o bebé. Ao longe, Bárbara observa tudo, furiosa e segue atrás dele quando Guilherme vai para o elevador.

 

Bárbara entra no elevador e acusa Guilherme de usar o bebé para sacar mulheres. O paramédico pergunta-lhe se isso a incomoda e ela responde que não quer saber dele para nada. Guilherme, por sua vez, diz que se preocupa com ela e, por isso, foi falar com Nelson e pediu-lhe para a tratar como uma princesa. Bárbara fica muito surpreendida e Guilherme diz que ela tem de se decidir porque é difícil acreditar que ela ama Nelson se continua a andar atrás dele. Guilherme sai do elevador e Bárbara deixa-se ficar.

 

Guilherme entra na sala de pessoal com o bebé e Elsa aproxima-se rapidamente para ver o filho. Elsa diz que teve saudades do filho e Lídia diz que Guilherme só fez aquilo para lhes roubar o bebé. Elsa não quer ouvir a mãe e Guilherme diz-lhe que ela pode voltar para casa dele quando quiser para estar perto do filho. Elsa fica emocionada e aceita o convite. Lídia tenta colar-se, mas o paramédico diz que o convite não se estende a ela também.

 

Tiago pergunta a Almeno como é que Pedro descobriu onde é que eles estavam e Almeno conta a verdade: não sabe. Pedro foi vê-lo ao bar, mas Almeno não lhe contou nada. Nelson e Almeno querem saber o que aconteceu, mas o dono do bar diz que não aconteceu nada porque percebeu que estava enganado e ela é mesmo Benedita.

 

Carmo fala ao telemóvel com o seu contacto dentro da PJ. Ela diz que não teve nada a ver com o atentado e pede que o seu contacto faça o que tiver de fazer para que a investigação de Nelson não chegue até si.

 

Fábio leva Nana ao sítio onde vão começar a vender aspiradores. Nana suspira, desagradada com a ideia, as Fábio promete dar-lhe 15% de tudo o que roubarem, sem passar por Adriano. Nana aceita, conformada.

 

Nana toca à campainha de Sílvia, que fica surpreendida ao vê-la. A recepcionista do parque diz que estava à espera de uma demonstração de um aspirador e Nana mostra-lhe o aparelho, cheia de lábia. Sílvia pede-lhe para irem para a cozinha e Nana aproveita para abrir a porta a Fábio, que entra discretamente.

 

Maria está a trabalhar no bar, cheia de sono e Almeno pergunta-lhe se anda a trabalhar muito outra vez. No entanto, Maria diz que é Patrícia que está a infernizar-lhe a vida e lamenta não ter nenhum espaço na sua vida em que a ex-amiga não esteja. Almeno diz-lhe que vai abrir uma turma feminina de surf e convida-a a juntar-se. Maria fica agradada com a ideia.

 

Nana acaba de fazer a demonstração e Sílvia diz-lhe que espera que ela receba por lhe ter mostrado o aspirador, porque ela tem um velhinho, mas que funciona. Nana fica chateada por ter estado a perder tempo e parte-lhe o aspirador, dizendo para ela se permitir aspirar como uma lady.

 

Fábio vasculha a sala dos Apolinário e não encontra nada de valor. Encontra, no entanto, uma agenda com todas as informações sobre as corridas e uma pirâmide com os nomes das pessoas envolvidas. Fábio percebe que Mário andava a engana-lo e guarda a agenda.

 

João leva Adriano ao hospital, que se diz surpreendido com os investimentos do amigo na área da saúde. João diz que lhe tem dado mais chatices e problemas que outra coisa e Adriano diz que ele precisa de se rodear das pessoas certas. Assim, diz a João que pode ajuda-lo a resolver problemas, longe das luzes da ribalta. João aceita, pelos anos de amizade que os une.

 

Carolina fala com Vanda, dizendo-lhe que Almeno se sentiu mal e ela ficou a tomar conta dele. Vanda pergunta porque é que Pedro não sabia de nada, mas Carolina diz que ele sabia e ia lá ter depois, mas acabou por não ir. Vanda quer saber o que se passa entre ela e Pedro e a enfermeira diz que está concentrada na sua recuperação, o que leva a que a suposta mãe lhe pergunte se ela está pronta para operar. Carolina responde que ainda não, o que deixa Vanda desconfiada.

 

Vanda liga a Carmo e pergunta se ela pode falar.

Carmo responde que acabou de chegar a Lisboa e pergunta se há novidades em relação a Júlia.

Vanda responde que não, mas que acha que Carolina se está a fazer passar por Benedita e que, visto que Carolina já foi mãe, uma ecografia ao útero vai denunciá-la.

 

Teresa e Olavo confrontam Anna e Bruno, que negam ter posto pó talco no secador de Vanda. A avó pede-lhes que fiquem longe de Vanda, senão vão ser castigados. Anna pergunta se o sermão já acabou e Olavo diz que podem ir. Antes de saírem, Anna e Bruno combinam manter o plano contra Vanda.

 

Vasyl vai ter com Lídia e pergunta-lhe pela mota. Lídia é apanhada de surpresa e tem de pensar rápido, dizendo que a mota foi roubada. Vasyl percebe que ela está a mentir e Lídia acaba por admitir que a vendeu para fazer face às despesas que o neto lhe dá. Vasyl pede-lhe que não use a família como desculpa, mas Lídia percebe que consegue manipula-lo ao dizer que Elsa voltou para casa de Guilherme e que ele tem fama de mulherengo no hospital. Vasyl fica ansioso.

 

Henrique está a dizer a Tojó que ele devia ter lutado por Gonçalo, mas o ex-faz tudo diz que não vai lutar contra Lídia. Henrique diz-lhe que ele tem de crescer e tira-lhe a cerveja da mão, dizendo que começa nesse dia o desafio Tojó sarado.

 

Almeno está a acabar de dar a aula de surf a Maria e a três turistas, sob o olhar atento de Remédios. Percebendo que consegue fazer-lhe ciúmes, Almeno agarra uma das turistas pela cintura e Remédios dirige-se a eles, furiosa. Maria diz-lhe que estão só a rever a aula e Almeno agradece que Maria o defenda, mas diz a Remédios que ela teve oportunidade de provar a chicha, se não quis, agora não pode chorar.

 

Nelson e Tiago observam as provas que têm e combinam voltar a investigar o paradeiro de Sara. Nelson recebe uma chamada que o deixa incrédulo.

Sangue Oculto

Episódio 88

 

Destaques

 

Vasyl prepara uma surpresa romântica a Elsa

 

João, Carmo e Vanda arranjam maneira de se libertarem das imagens de vigilância

 

Carmo pede a Fábio que se veja livre de Mário

 

Vasyl vai a casa de Guilherme e fica incomodado perante a cumplicidade entre Elsa e Guilherme. Vasyl acaba por se declarar e dizer a Elsa que gostava de ser ele a fazer tudo aquilo com ela e com Gonçalo. Elsa diz-lhe que ele já tem uma família, mas Vasyl diz que a ama a ela e que apenas quis ajudar Irina. Elsa fica boquiaberta, sem saber o que dizer e Vasyl diz-lhe que espera. Guilherme regressa com Gonçalo e diz a Elsa que, se fosse homem, ia a correr atrás de Vasyl.

 

Nelson vai ter com João e Adriano, que estão a uma mesa no bar do hospital, e mostra-lhe imagens de câmaras de vigilância do jardim do Cristo Rei em que se vêem o seu carro. João fica estupefacto.

 

Carolina discute com Júlia porque esta lhe conta que mentiu à polícia. Júlia acha que Carolina não tem muita credibilidade, já que não aguentou e contou a verdade a Tiago. Carolina acha que a mentira da irmã pode desviar as atenções da investigação de Benedita. Júlia surpreende dizendo que encontrar uma irmã que não conhece de lado nenhum não é a sua prioridade.

 

Nelson continua a interrogar João que não tem como mentir e confirma que aquele é o seu carro. Porém, diz que em momento algum se vê a sua cara, por isso deve ter sido o assaltante que levou o carro. Nelson diz que vão verificar o vídeo ao pormenor até encontrarem uma pista. Adriano manda Nelson embora e pergunta a João se ele tem alguma coisa para contar. Bárbara tenta falar com o namorado, mas ele é bruto com ela.

 

Vasyl conta a Olavo que disse a Elsa, com todas as letras, que amava e mesmo assim, ela não reagiu. Olavo pede-lhe paciência, Elsa já sofreu muito e lá porque não reagiu como ele desejava, não quer dizer que não o ame. Olavo relembra-o que talvez ela precise mais do que palavras.

 

Nelson está ao balcão do bar do hospital a falar ao telemóvel, muito agastado com a falta de provas na investigação quando Bárbara lhe coloca um bolo à frente. A rapariga diz que têm de conversar, ele agora já pode perdoá-la, porque já sabe que ela não teve nada com Guilherme. Para sua surpresa, Nelson não fica contente com a abordagem e diz que lhe pediu um tempo por dois motivos: excesso de trabalho e excesso de contacto dela com Guilherme e nenhum dos dois melhorou. Nelson vai embora e Bárbara fica frustrada.

 

João acabou de contar a Carmo e Vanda das imagens que Nelson lhe mostrou e comenta que basta uma imagem em que se veja a cara dele ou de Vanda para estarem comprometidos. João quer que Carmo faça as imagens desaparecer, mas a mulher diz-lhe que dá muito nas vistas. Vanda diz que podem sempre pagar a alguém para aparecer nas imagens e cumprir a pena por eles. Não será difícil arranjar uma pessoa que odiasse o Alberto.

 

Almeno está a dar nova aula a Maria e às turistas quando Patrícia chega, equipada e pronta para fazer a aula. Maria fica furiosa, sentindo que está a perder também esse espaço, mas Almeno diz a Patrícia que a turma está fechada e não pode aceitar alunas novas. Todos vão para o mar, menos Patrícia que fica frustrada na areia.

 

Tadeu e Quim estão no bar a beber um galão quando Remédios entra, com panfletos para deixar no balcão. Os homens ficam curiosos com o conteúdo dos panfletos e Remédios revela que está à procura de um homem decente. Tadeu acha que ela só está a fazer aquilo para irritar Almeno, mas Remédios garante que o bar é bem frequentado e mete-se com um homem. Remédios percebe depois que ele é casado e foge a sete pés.

 

Carolina foi ao estúdio de Tiago e ele conta-lhe que apanharam o carro de João perto do Cristo Rei, em imagens de vigilância. Carolina relembra que, no dia da manifestação, viu Vanda e João a saírem juntos do hospital, mas não os viu dentro do carro. Carolina diz que tem de investigar mais e Tiago pede-lhe cuidado. Os dois acabam por se envolver, cheios de saudades um do outro.

 

Vasyl está no minimercado e fala com Teresa e Olavo, inseguro. Está a preparar uma surpresa para Elsa e quer ter a certeza de que ela vai gostar. Teresa garante-lhe que ela vai adorar e pede-lhe que não se preocupe que ela faz a parte dela. Vasyl agradece-lhe e Teresa afasta-se de Olavo para que ele não se aproxime muito dela.

 

Adriano consulta as fracas vendas da mulher, enquanto Nana se queixa, com os pés de olho. Adriano diz que ela pode ser útil de outra maneira e tenta sacar-lhe informações sobre Carmo e a relação dela com Fábio. Porém, Nana não conta nada e ainda lhe diz que deve lealdade aos Pereira de Mello que foram quem lhe deu a mão quando o marido fugiu.

 

Fábio vai ter com Carmo a casa de Patrícia e mostra-lhe o caderno que encontrou em casa de Mário. Carmo diz-lhe que trate do assunto e Fábio fala em dar um susto ao rapaz, mas Carmo não quer que seja apenas um susto, quer que Fábio se livre dele. Fábio fica assustado com o que Carmo lhe está a sugerir e diz que Mário é irmão de um PJ, ao que ela responde que é melhor ainda porque assim Nelson fica distraído.

 

João encontra-se com Samuel e passa-lhe uma pasta na qual está dinheiro para o subornar e as imagens que devem substituir as que a polícia tem. Samuel estranha não ser Carmo a ir, mas João garante que naquela pasta tem tudo o que precisa. Samuel quer saber quem é o desgraçado que vão incriminar, mas João responde que não interessa.

 

Vasyl está com Irina a preparar a surpresa para Elsa quando Vanda entra na garagem e é simpática com ele, dizendo que ficou feliz por ele ter voltado são e salvo. Vasyl fica surpreendido, mas aceita o carinho da madrinha, achando que é o seu dia de sorte.

 

César está a acabar de fazer o check up a Carolina quando Pedro e Guilherme entram. Pedro mal olha para Carolina e quando o faz, fá-lo com desprezo. Carolina diz que pode sair, mas Guilherme não acha necessário. Pedro sai, irritado e Guilherme vai atrás dele.

 

Guilherme vai atrás de Pedro e pergunta-lhe o que é que se passou. O paramédico conta que encontrou Benedita e Tiago num hotel e que, embora dissessem que não aconteceu nada, ele não acredita. Pedro diz que a sua vontade é contar a Carolina da traição da irmã e do namorado e só não o faz porque ela está frágil. Guilherme concorda que não vale a pena. Lídia vê Guilherme e chama o elevador rapidamente, para não ter de falar com ele.

 

Elsa está a limpar o chão no hospital e a falar ao telemóvel com a ama de Gonçalo. Lídia entra e critica-a por estar a falar ao telefone, mas a filha defende-se, dizendo que estava só a falar com a ama. Lídia acha que assim é muito fácil ser mãe, já que tem uma empregada que faz tudo. A discussão não escala porque Bárbara vem chamar Elsa.

 

Elsa chega ao estacionamento seguida por Bárbara e Lídia. À sua espera está Vasyl, com um capacete pintado de cor de rosa e com o nome da rapariga escrito. Vasyl pergunta-lhe se ela quer embarcar com ele na viagem das suas vidas, rumo à felicidade e Bárbara incentiva-a a ir. Lídia vai respondendo mal a tudo e chama a filha de irresponsável quando ela escolhe ir com Vasyl.

 

Henrique e Tojó estão a preparar um cesto de piquenique para Vasyl e Elsa. Henrique fica chateado quando vê Tojó a comer um chocolate, pois não faz parte da dieta, mas Tojó enfia-lhe um chocolate boca adentro para ele ficar mais docinho. O segurança confessa estar a ter dificuldades com Rosa, já que ela não gosta de romance como as outras mulheres e Tojó diz-lhe que ela pode estar a usar psicologia invertida. Assim, Henrique deve fazer tudo o que ela diz que não gosta, como dar-lhe flores e chocolates.

 

Remédios vai ao bar T buscar a comida para a surpresa de Vasyl a Elsa e Almeno pergunta-lhe o que raio são aqueles panfletos. Remédios responde que está simplesmente à procura de um cavalheiro e Almeno acha que ela está a fazer aquilo só para lhe atazanar o juízo. Remédios sai com a comida e quando um cliente pega no panfleto de Remédios, Almeno conta-lhe coisas escabrosas para ele não se interessar nela.

 

Tiago foi ao hospital para recolher sangue e aproveitou para estar com Carolina. Ela diz-lhe revirou o gabinete todo de Vanda, mas não encontrou nada que a ligasse a Ibiza e que a sua prioridade é encontrar a irmã desaparecida. O namorado responde que será mais fácil liga-la à morte de Alberto e diz que só quer que aquilo acabe pois teme que ela esteja em perigo.

 

Mário está em casa a fazer exercícios de fisioterapia quando Fábio lhe liga a dizer que o prometido é devido e ele vai conhecer o chefe do gangue. Mário fica entusiasmado e quer saber quando é que isso vai acontecer. Fábio diz-lhe para ele se pôr bom que ele vai enviar-lhe as informações quando chegar o momento. Fábio desliga a chamada e Carmo assente, satisfeita.

 

No elevador do hospital, Tiago e Pedro encontram-se. Pedro lança farpas a Tiago e este diz-lhe que não é o que ele está a pensar. Porém, Pedro não vai na conversa e diz que ele tem 24 horas para contar a Carolina o que anda a fazer, senão ele próprio conta.

 

Tiago segue Pedro pela recepção do hospital e pede-lhe que não faça nenhum disparate. Vanda vê-os e percebendo a animosidade, vai ter com Tiago e pergunta-lhe o que se passa. Tiago é evasivo e Vanda vai perguntar a Dália que visitas é que Carolina teve. Dália confirma que foi apenas Tiago, que esteve com ela até agora.

 

Sangue Oculto

Episódio 89

 

 

Destaques

 

 

Vasyl pede Elsa em casamento

 

Vasyl é preso pela morte de Alberto

 

Carolina marca um encontro com Carmo

 

 

Nelson está a trabalhar ao computador quando recebe um email que diz que encontraram o culpado da morte de Alberto. Nelson abre as imagens e fica chocado com o que vê.

 

Tojó, Almeno e Remédios estão no bungalow da família Brito a acabar de preparar a surpresa para Elsa. Remédios está encantada e diz que com uma surpresa daquelas também se apaixonava, mas Almeno responde que a distribuir panfletos, está mais para arranjar um serial killer. Ouve-se a porta a abrir e Tojó diz-lhes para ligarem a Teresa e Olavo e depois escondem-se. Vasyl e Elsa entram e ela fica maravilhada com a surpresa que Vasyl lhe preparou.

 

Henrique apressa Sílvia, que está a fechar a recepção do parque para irem ver a surpresa a Elsa. Quim e Tadeu dizem que foram mais rápidos a fechar o minimercado e Sílvia acaba de fechar tudo. Lídia entra e pede para falar com Tojó. Eles tentam despachá-la, dizendo que ela já não vive no parque, por isso não pode estar ali, mas Lídia percebe que estão a esconder-lhe alguma coisa.

 

Teresa e Olavo juntam-se aos outros que já estavam a ver a surpresa que Vasyl preparou a Elsa. O rapaz ajoelha-se no chão e declara-se a Elsa, pedindo-a em casamento. Batem à porta de forma muito insistente e Remédiso vê-se obrigada a abrir a porta. Nelson entra, muito tenso, e todos os mandam calar para não interromper o momento. Porém, Nelson diz que tem de interromper, pois Vasyl está detido pela morte de Alberto.

 

Carmo acaba de saber que o seu plano deu certo e Vasyl vai ser acusado da morte de Alberto. Carmo pergunta a Vanda se ela não vai ficar com problemas de consciência e a vilã responde que não, finalmente Vasyl é útil para alguma coisa. João parece aliviado, mas Carmo diz que ainda não têm os seus problemas todos resolvidos, já que Carolina mentiu em relação a tê-la visto em Ibiza.

 

Elsa, Olavo, Teresa, Remédios, Almeno e Tojó discutem com Nelson, defendendo Vasyl. O rapaz nega ter matado Alberto ou ter estado, sequer, no local do crime, mas Nelson diz que há imagens de vigilância e que se sabe que ele e Alberto tiveram uma grande discussão. Vasyl mantém a sua versão e toda a gente o defende. Sem hipótese, Nelson é obrigado a deter Vasyl.

 

Henrique, Joaquim, Becky, Tadeu e Sílvia fazem um cordão humano para impedir que Lídia saia da recepção do parque. Começam a ouvir-se vozes de fora e Lídia aproveita a distracção para escapar para a rua.

 

Nelson leva Vasyl, que ainda vem de mão dada com Elsa e leva o anel de noivado na outra. Vasyl dá o anel de noivado a Elsa que, inicialmente, não quer aceitar.  Todos protestam contra o facto de Nelson estar a algemar Vasyl e Lídia sai, a tempo de ver a detenção, não conseguindo evitar ficar agradada. Lídia finge apoiar a filha, mas Elsa abraça-se a Tojó, a chorar. Olavo ameaça processar a polícia e Teresa pede-lhe calma, dizendo que Vasyl vai ultrapassar isto.

 

Carolina – enquanto Benedita – continua a fazer os exames médicos para verificar se se encontra bem. Quando se está a levantar da marquesa da ginecologista, esta diz-lhe que ainda falta a ecografia que Vanda pediu. Nervosa, Carolina diz que não é necessário e que a mãe se preocupa demasiado. A ginecologista deixa-a ir sem fazer a ecografia.

 

Bárbara entra no elevador onde estão Guilherme e um paciente ainda criança. Bárbara diz ao paramédico que ele não falou com Nelson como deve ser, pois o namorado ainda não fez as pazes com ele. Guilherme diz que isso é um problema de Nelson, ele fez o que era suposto. Os dois vão tapando e destapando os ouvidos à criança para dizerem coisas que acham que ela não deve ouvir. Bárbara fica nervosa com as provocações de Guilherme e acaba por agarrá-lo pelos colarinhos, deixando-o desfraldado. Guilherme diz que parece mais uma vez, que ela o deseja e desfralda-a também. As portas do elevador abrem e eles saem, todos desfraldados.

 

Na recepção do hospital, Bárbara e Guilherme saem do elevador todos desfraldados e com um aspecto comprometido. A criança que Guilherme está a levar, ainda tem os ouvidos tapados pelas próprias mãos. Bárbara acha que assim as pessoas vão pensar coisas erradas deles e Guilherme diz que espera um dia ter o proveito dessa fama. Dália e Vasco vêem-nos e comentam que parece mesmo que eles andam enrolados.

 

Vanda percebe que falta a ecografia nos exames de Benedita e liga à ginecologista. A médica diz-lhe que Benedita não quis fazer a ecografia e a vilã fica ainda mais desconfiada.

 

Nelson e Samuel interrogam Vasyl, que continua a negar ter assassinado Alberto. Olavo interrompe o interrogatório e diz que não podem falar com ele sem a presença do advogado. Olavo abraça Vasyl, que diz não entender como é que aparece naquelas imagens se nunca esteve no carro de João. Olavo está tenso, mas abraça o afilhado e diz que o advogado vai ajuda-lo.

 

Sílvia e César limpam a casa enquanto conversam sobre a detenção de Vasyl. Nenhum dos dois acredita que o rapaz seja um assassino. César acha que a mulher está muito tensa e começa a fazer-lhe uma massagem nas costas. Os dois acabam por se envolver com paixão.

 

Patrícia está a arranjar-se para uma festa e manda mensagens às amigas a combinar a hora. Porém, todas dizem que, afinal, não podem ir. Patrícia manda mensagem a Mário, que a ignora. A rapariga desaba a chorar.

 

No bar T, Mário anda atrás de Maria a convidá-la para ir à festa com ele. A rapariga diz que não quer estar com ele, que acabaram a relação que tinham, mas ele insiste, dizendo que a ama. Ao ver aquela situação, Pedro decide ajuda-la e diz-lhe que já comprou os bilhetes para a sessão de cinema dessa noite. Mário fica furioso ao perceber que está a ser rejeitado por causa de Pedro e Maria diz-lhe que perseguir uma ex-namorada é tóxico. Mário acaba por ir embora e Maria agradece a Pedro.

 

Olavo conta a Carolina e Teresa que o caso de Vasyl é mais complicado do que parece, porque as imagens mostram-no ao volante do carro de João. Teresa e Carolina ficam muito revoltadas e Teresa tem de dar um toque à filha para que ela não perca o “filtro” Benedita. Vanda chega a casa e fica desagradada ao ver Teresa. Olavo conta-lhe que Vasyl foi preso e a vilã finge-se muito surpreendida. Sem se conseguir controlar, Carolina diz que a viu a sair do hospital com João no dia da morte de Alberto e diz-lhe que talvez ela possa dar umas luzes sobre isso. Vanda pergunta o que é que a filha está a insinuar.

 

Elsa está muito triste e Henrique sugere comerem gelado e fazerem uma maratona de filmes de guerra. Lídia fez canja e acha que é um plano melhor. Tojó dá razão à mulher e Lída consegue convencer Elsa a comer. Sentindo-se a mais, o segurança vai embora.

 

Carolina tenta emendar a mão e dizer a Vanda que ela poderia ter visto o verdadeiro ladrão do carro. Vanda diz que não viu nada no meio da manifestação e que só saiu do hospital para ver a dimensão do problema. Carolina diz que está muito revoltada com a detenção de Vasyl e a vilã pede a Olavo que não se culpe, já que mesmo a melhor educação nem sempre pode lutar contra a natureza das pessoas. Carolina pergunta-lhe como é que ela pode dizer uma coisa daqueles e Teresa leva-a para cima. Vanda quer segui-las, mas Olavo impede-a.

 

Teresa repreende Carolina pela sua impulsividade e diz que ela quase deixou tudo a perder. Carolina diz que tem a certeza que é Vanda quem está a tramar Vasyl. Teresa pede-lhe calma e sai para Vanda não desconfiar. Assim que a mãe sai, Carolina liga a Dália a pedir o número de Carmo.

 

Carmo está a consolar Patrícia, que chora porque sente que perdeu as amigas, quando recebe uma chamada de Carolina dizendo que sabe onde está Júlia. Carmo sai para a sala para atender a chamada, em choque.

 

Na sala, João está ao computador e percebe a tensão de Carmo, que entra. Carmo pergunta, ao telemóvel, como é que ela sabe e onde está Júlia.

 

Carolina diz a Carmo, pelo telefone, que lhe conta tudo, no dia seguinte, cara a cara. Carmo aceita e Carolina desliga, muito nervosa.

 

Carmo desliga a chamada e conta a João que Benedita lhe disse que sabia onde estava Júlia. João fica tenso e pergunta como é que ela saberá, mas Carmo não sabe.

 

Remédios conta a Becky, Quim e Tadeu que os panfletos não estão a ter efeito nenhum e que não recebeu nem um contacto. Almeno vai meter-se na conversa e pergunta como estão a correr os encontros. Remédios mente e diz que estão a correr muito bem. Tadeu e Quim vão ter com Almeno ao balcão e ele conta-lhes que alterou o número de telefone que está no panfleto, assim, todas as chamadas vão para si e ele despacha os pretendentes.

 

César prepara o pequeno-almoço romântico a Sílvia e pede-lhe que esqueça o divórcio e volte a ficar com ele. Sílvia diz para ele não baralhar as coisas e não misturar sentimentos, porque ela só quer usar o corpo dele. Sílvia sai sem comer o pequeno-almoço que ele lhe preparou e César fica a sentir-se usado.

 

Dália e Vasco estão a comentar com uns enfermeiros que Bárbara e Guilherme andam enrolados de certeza e o boato sobre ele andar com uma mulher casada era sobre ela. Bárbara vem a passar e eles disfarçam. A rapariga percebe que eles estavam a cuscar, mas eles não se descaem.

 

Lídia, Filipe e outros auxiliares calam-se assim que Bárbara entra no refeitório. Bárbara cumprimenta-os e Lídia manda-lhe bocas, discretamente. Filipe não se sente bem com as cusquices e tenta contar a Bárbara, mas é impedido por Lídia que pede a Bárbara para lhe fazer o mapa astral e a distrai da tentativa de contar a verdade de Filipe.

 

Patrícia vai ao bar T ter com as amigas e pergunta-lhes porque é que elas lhe disseram que não iam à festa e depois foram. As raparigas saem, sem lhe dirigir a palavra. Noutra mesa, um amigo de Mário mete-se com Maria, repetindo uma das frases que Patrícia lhe disse no vídeo e Mário ameaça-o. Os amigos deixam-nos sozinho. Mário, Patrícia e Maria estão, cada um no seu canto, sozinhos e rejeitados.

 

Carolina fala com Júlia em videochamada e conta-lhe que vai ter agora com Carmo. Júlia aconselha-a a ser forte e determinada, senão Carmo vai comê-la viva e não vai conseguir descobrir nada sobre Benedita. Carolina pede à irmã que pare de a assustar e diz que vai ter presente que Carmo é responsável por não estarem as três juntas. Quando desliga a chamada, Carolina envia uma mensagem.

 

Elsa vai visitar Vasyl e mostra-se muito preocupada com ele. Vasyl agradece-lhe ter ido e diz que muita coisa ficou por dizer no dia anterior. Antes de entrarem nesses assuntos, Elsa pede-lhe que seja sincero e que lhe conte se foi ele que matou Alberto.

 

Tiago recebe uma mensagem de Carolina a pedir-lhe para ir ter com ela a uma localização que ela lhe envia caso ela não lhe diga nada dentro de meia hora. Nervoso, o namorado tenta ligar-lhe, sem sucesso.

 

Numa estrada deserta, Carmo espera por Carolina. Sem que a rapariga se aperceba, Vanda surge e dá-lhe uma injecção que a faz desmaiar.

 

 

Sangue Oculto

Episódio 90

 

Destaques

 

Vanda descobre que Benedita é Carolina

 

Nana rouba Remédios

 

Carolina conta que quem está no hospital é Júlia

 

 

Vasyl está muito revoltado com as dúvidas de Elsa e por mais que ela tente justificar-se, Vasyl continua magoado. O prisioneiro pede ao guarda que o leve de volta e Elsa fica a sentir-se culpada.

 

Tiago vai ter com Teresa e conta-lhe da mensagem que Carolina lhe enviou, deixando-a preocupada. Becky ouve a conversa, sem perceber nadar. Teresa conta a Tiago que, no dia anterior, Carolina ficou muito nervosa e quase se denunciou perante Vanda e que está farta, querendo encurralar a vilã. Tiago e Teresa decidem sair para ir à procura de Carolina e Becky fica a tomar conta do minimercado.

 

Fábio diz a Nana que ela vai ter de ir a Lisboa vender os aspiradores sozinha, porque ele tem outros negócios de que tem de tratar. Nana fica muito nervosa, dizendo que não consegue vender aspiradores e roubar as pessoas, mas Fábio diz para ela usar o seu charme.

 

Tojó está a preparar a lancheira de Bruno quando Henrique e Rosa irrompem pela casa e começam a medir-lhe os músculos. Henrique diz que ele não está a progredir e que por isso trouxe Rosa para o treinar. Porém, Tojó diz que não pode, pois tem de levar Bruno à escola. O segurança oferece-se para levar a criança e Rosa fica a treinar Tojó, ameaçadora.

 

João põe Adriano a par de algumas escolhas de gestão do hospital pois no dia seguinte tem de se ausentar e quer que ele fique no seu lugar. Adriano pede acesso ao computador, mas João nega-lho, dizendo que o seu papel será mais de observador.

 

Bárbara sai no banho, no balneário do hospital, enrolada numa toalha. Vai vestir-se, mas não encontra as suas cuecas no cacifo.

 

Lídia coloca um saco transparente com as cuecas de Bárbara no cacifo de Guilherme, com um bilhete como se tivesse sido Bárbara a coloca-las lá.

 

Tiago e Teresa chegam ao local que Carolina indicou a Tiago. O rapaz repara nas marcas de pneus na estrada, mas não há ninguém à vista. Tentam ligar a Carolina, que não atende. Tiago decide pedir ajuda a Olavo.

 

Teresa e Tiago vão ter com Olavo e dizem-lhe que Benedita está desaparecida. Porém, por não poderem revelar tudo o que sabem, o diplomata não entende a preocupação excessiva dos dois. Vanda liga-lhe e eles pedem-lhe que atenda.

 

No corredor do hospital, Vanda fala ao telemóvel com Olavo e diz-lhe que Benedita desmaiou e não sabe o que se passa. A vilã pede ao marido que venha ter com ela ao hospital, pois ela não quer passar por isto sozinha.

 

Pedro e Filipe cuidam de Carolina, preocupados. Filipe diz que ela tem a tensão muito baixa e Pedro estranha ela estar desmaiada há tanto tempo. Vanda não gosta da intromissão e pede ao paramédico que a deixe cuidar da filha. Pedro prefere ficar com ela, dizendo que se preocupa com Benedita, mas Vanda diz que não tem tempo a perder com ele. Pedro sai e Vanda diz a uma inanimada Carolina que agora são só elas as duas.

 

Becky tenta falar com Remédios, mas esta não tira os olhos do telemóvel e acaba por dizer que acha muito estranho ninguém lhe ter ligado. Becky está a dizer que acha as roupas de Remédios um bocadinho arrojadas. Nisto, Nana bate-lhes à porta para tentar vender um aspirador, o que surpreende muito Remédios. Remédios diz-lhe que ainda bem que ela está ali, já que precisa de lhe pedir uns conselhos de beleza. Assim, Remédios pede a Nana e Becky que a transformem numa mulher nova.

 

Almeno está com Joaquim e mostra-se saturado de atender telefonemas que eram dirigidos a Remédios. Quim acha que ele só trocou os números para afastar os pretendentes de Remédios, mas Almeno nega tudo. O dono do bar comenta que há um homem que está sempre a ligar e, perante a referencia ao nome, Quim diz-lhe que é um homem muito rico. Quando ele volta a ligar, Almeno marca um encontro, dizendo que vai dar-lhe um trauma para a vida.

 

Nana ajuda Remédios a escolher roupa e a combina-la com acessórios. Remédios mostra-lhe uns brincos valiosos e Nana fica interessada, mandando Remédios e Becky para o quarto para procurarem roupa em tons pastel. Mal as vê pelas costas, rouba os brincos.

 

Almeno está a dar aula a Maria e a outras turistas quando Patrícia se aproxima com um instrutor de surf. Maria fica furiosa ao vê-la e pergunta-lhe porque é que ela tem de estar sempre em cima dela. Patrícia responde que a praia é de todos e que ela quer que Maria sofra. Depois de Patrícia ir embora com o instrutor, Almeno diz a Maria que ela tem de ignorar e focar-se no surf.

 

Carolina continua desmaiada e Vanda faz-lhe uma ecografia.

 

Nelson tenta convencer Mário a não ir ao encontro com o chefe das corridas. Nelson acha que é perigoso e não quer envolver o irmão naquelas confusões. Mário diz que é capaz e recebe a localização enviada por Fábio. O rapaz diz que ninguém desconfia dele e que vai correr bem.

 

Guilherme empurra Bárbara para a sala de pessoal e diz-lhe que é quando e como ela quiser. A rapariga não entende do que é que ele está a falar e ele mostra-lhe as cuecas que ela supostamente deixou no cacifo dele. Bárbara ter lá deixado as cuecas com um bilhete e Guilherme acha só que ela está arrependida. Vemos alguém a tirar fotografias enquanto os dois discutem e lutam pelas cuecas. As cuecas acaba por se rasgar e Guilherme diz que deviam interpretar aquilo como um sinal.

 

Olavo, Teresa, Tiago e Pedro esperam notícias de Benedita. Tiago e Teresa estão particularmente nervosos e fazem várias perguntas a Pedro sobre o estado da rapariga. Vanda entra no refeitório e vai ter com eles, contando que descobriu a mentira e que Carolina se está a fazer passar por Benedita, já que ela conseguiu perceber que já foi mãe.

 

Remédios leva um bolo a Elsa para a animar e a rapariga conta que Vasyl está chateado com ela porque ela lhe perguntou se ele tinha mesmo matado Alberto. Remédios diz-lhe que foi uma grande asneira e que ela tem de arranjar maneira de compensá-lo, pois tem a certeza que eles se amam. Elsa sorri, dizendo que já sabe o que fazer.

 

Olavo põe em causa o que Vanda argumenta, dizendo que Benedita pode ter estado grávida sem eles saberem. A médica diz que isso é impossível e que já andava desconfiada, pois Benedita andava a ter atitudes muito estranhas. Vanda acha que Teresa e Tiago sabiam de tudo e eram cúmplices. Teresa nega, diz que a gémea sempre lhe disse que era Benedita. Vanda diz que vai ter com a verdadeira filha e que têm de esperar que Carolina acorde para saber a verdade.

 

Patrícia lamenta-se a João, que está a sair para o aeroporto com pressa. Adriano pede-lhe que assine uns papéis do hospital que João assina sem ler, confiando. Patrícia tenta chamar a atenção do pai, sem sucesso e Adriano oferece-se para o levar ao aeroporto-.

 

Elsa vai ter com Vasyl à prisão e conta-lhe todas as suas inseguranças e dúvidas. A rapariga diz que tem medo de não ser nada de especial e que ele se desiluda. Diz ainda não saber ser amada como ele a ama e isso fá-la ter medo. Ainda assim, Elsa admite que o ama e pergunta-lhe se ele ainda quer casar com ela, dando-lhe um anel. Vasyl fica muito contente e os dois abraçam-se e beijam-se, apaixonados.

 

Carolina desperta e, ao seu lado, estão Teresa e Tiago, que lhe contam o que se passou e que Vanda descobriu a verdade toda. Carolina fica muito preocupada e diz que o maior problema não é ela, há uma coisa que ela não lhes contou…

 

Mário vai até uma estrada deserta, onde espera pelo chefe. Aparece um homem vestido com um fato preto de motard e um capacete preto. O homem tem um taco de basebol na mão e Mário fica nervoso, perguntando-lhe se é ele o chefe.

 

Vanda e Olavo falam com Júlia, julgando ser Benedita. Vanda penaliza-se por não ter conseguido ajuda-la, achando que a filha queimou as mãos como um pedido de ajuda. Olavo diz-lhe que ela e o hospital fizeram tudo o que podiam e que agora Benedita vai ficar bem. Teresa irrompe pelo quarto e conta que aquela é Júlia e não Benedita. Isso faz com que Benedita esteja desaparecida e, se querem encontra-la, vão ter de se unir.

 

Sangue Oculto

Episódio 91

 

 

Destaques

 

Vanda une-se a Teresa para descobrir Benedita

 

Júlia conta a verdade a Nelson

 

 

Carolina tenta sair da cama para ver o que se está a passar entre Teresa, Vanda e Júlia. Sente-se culpada por ter traído a irmã e explica a Tiago, que a impede de ir, que Júlia não é como elas, não confia em ninguém. Carolina sente que estragou tudo com a irmã.

 

Júlia continua a dizer que é Benedita, mas Teresa tenta aproximar-se, dizendo que ela pode confiar neles e que, juntos, vão encontrar Benedita. Júlia afasta-se, atira um candeeiro contra eles para se tentar proteger. Vanda aproxima-se dela e revela o seu cabelo. Sabendo que não tem mais como fugir, Júlia pergunta-lhes como é que eles planeiam protege-la, agora que se sabe a verdade.

 

Fábio, vestido de uma maneira em que não é reconhecível, manda Mário ajoelhar-se. O rapaz fica assustado, percebendo que aquele homem lhe vai bater. Ao perceber que Fábio está a hesitar, Mário atira-se a ele, mas Fábio consegue domina-lo e prepara-se para lhe desferir um golpe.

 

Sílvia está a varrer a cozinha e César refila porque se sente usado. Sílvia pede-lhe que não tenha aquelas conversas em frente ao filho, mas Nelson está completamente distraído a olhar para a localização do telemóvel de Mário. Sílvia e César continuam em despique, até que Nelson vê o pontinho que indica Mário a mover-se e sai. Sílvia acha que o filho saiu para os deixar a sós e ela e o marido envolvem-se, ainda que com protestos de César.

 

Teresa conta a Olavo e Vanda que Carolina só abriu agora o jogo porque a mãe lhe pediu. Teresa diz que conhece Vanda e sabe que ela nunca faria mal a Benedita, mas agora têm de se unir para encontra-la. Olavo diz que já tinha mobilizado todos os meios para localizar Júlia, mas a mãe das gémeas diz que Carolina e Júlia estão desconfiadas dos Pereira de Mello, sendo que Vanda é amiga deles, pode conseguir descobrir alguma coisa. Fica na hesitação de Vanda.

 

Carmo e Nana regressam a casa de Patrícia depois de jantarem. Carmo está distante e mente a Nana, dizendo que está preocupada com uma amiga. Assim que a mãe de Maria sai, Carmo tenta ligar a Fábio, sem sucesso e depois liga a outra pessoa pedindo-lhe para encontrar Fábio.

 

Nelson corre para a estrada deserta à procura do irmão. Sai do carro e grita por Mário. Ouve um barulho e encontra Mário, escondido, perguntando-lhe o que é que se passou. Mário conta-lhe que veio um homem ter com ele, vestido de uma maneira que não lhe era possível identifica-lo e que tem a certeza que ele vinha para o matar. Nelson fica confuso e Mário diz que não sabe o que se passou, mas que à última hora, ele desistiu.

 

No bar T, Fábio bebe shot atrás de shot e Almeno e Gerson comentam isso. Gerson diz que ele deve ter-se metido em problemas e diz a Almeno para ir falar com ele. Porém, o dono do bar diz que, lá porque o ajudou, isso não faz deles amigos.

 

Teresa e Olavo vão tentar falar com Júlia que é sempre seca e distante com eles. A rapariga diz que não os conhece de lado nenhum e que, claramente, todos eles só se preocupam com Carolina e Benedita, já que a irmã não hesitou em denunciá-la. Teresa tenta mostrar-lhe que ela também é filha dos dois e que eles se preocupam, mas Júlia é fria com ela e não a deixa tocar-lhe. Teresa e Olavo acabam por sair, concordando que ela precisa de tempo.

 

Vanda está no quarto de Benedita e Paula assoma à porta. A vilã diz à empregada que a filha não volta para casa nessa noite pois ninguém sabe dela e quem estava lá em casa era, na verdade, Carolina. Paula fica confusa, mas Vanda grita-lhe para sair, entre lágrimas de desespero.

 

Teresa partilha com Tiago os seus medos em relação a Júlia. Diz-lhe que ela não confia em ninguém e é natural, pois não teve amor de ninguém. Ao ver Teresa emocionada, Tiago diz que não é culpa dela e Teresa diz que não, é de Vanda. Tiago refere que, ainda assim, foi preciso coragem para propor trabalharem juntas para encontrar Benedita e a mãe das gémeas diz que a única coisa que têm em comum é o amor que sentem por Benedita.

 

Ramiro Milhafre, o pretendente de Remédios, vai ao estúdio de Tiago, achando que está a encontrar-se com Remédios. Porém, quem encontra é Almeno, vestido de Remédios, que lhe diz que pode ser quem ele quiser. Ramiro fica em choque e Almeno sugere-lhe começarem por uma massagem para ver onde os leva.

 

Remédios, Pedro, Becky, Quim e Tadeu entram no bar T a falar da confusão das três gémeas, fazendo um resumo do que se passa. Pedro fica mais aliviado ao perceber que era Carolina que estava com Tiago no turismo rural. Comentam que ainda falta uma gémea, que está desaparecida e Pedro diz que talvez possa ajudar. Remédios pede-lhe que fique longe dessa confusão e questiona-se sobre onde andará Almeno.

 

Almeno continua a atirar-se a Ramiro, que tenta, a todo o custo esquivar-se. Do bar, ouve-se a voz de Remédios a chamar por Almeno e este lança-se a trancar a porta para ela não entrar. Ao perceber que está trancado, Ramiro dá um grito e Almeno pede-lhe para não o fazer, mandando uma mensagem a pedir para distraírem Remédios. Ramiro diz a Almeno que lhe paga o que ele quiser.

 

Do lado do bar, Almeno faz sinais a Quim para que afaste Remédios dali. Depois de um bocado sem perceber o que se passa, Quim lá afasta Remédios, colando-lhe os olhos a uma mesa para que ela confirme que é uma mesa. Enquanto Remédios está distraída, Ramiro foge a sete pés, sem que ela se aperceba. Becky, Tadeu e Pedro estranham a atitude de Quim, mas ele diz que são coisas dele. Almeno aparece, já com as suas roupas normais e pergunta o que vai ser.

 

Ao telefone, Carmo pede que levem Fábio para casa da filha dela e que não o magoem, que ela só quer falar com ele.

 

Vanda conta a Carmo que Carolina estava a fazer-se passar por Benedita, mas omite que quem está no hospital é, na verdade, Júlia. Carmo diz que acha que Júlia está em contacto com elas e Vanda pergunta se ela não sabe mesmo onde está a filha. Carmo nega e diz que se soubesse já a tinha ido buscar. Perante isto, Vanda pergunta-lhe o que é que faria à filha e Carmo pergunta se ela está a insinuar novamente que ela estaria disposta a matar a filha. Vanda responde que só quer saber com o que pode contar.

 

Carolina pede desculpa a Júlia por tê-la denunciado e diz que Vanda nunca faria mal a Benedita. A irmã diz-lhe que Vanda foi lá tentar confirmar se ela era Júlia, portanto, ela que não lhe fale em amor. Carolina pede-lhe que confie nela e Júlia diz que isso não vai acontecer nunca mais.

 

Vanda conta a Teresa, Olavo e Tiago que Carmo acreditou que quem está no hospital é Benedita. Olavo pergunta se ela não revelou nada de importante sobre o paradeiro de Benedita quando são interrompidos por César que vem perguntar se é verdade o que andam a contar sobre as gémeas todos assentem e o médico acha tudo aquilo muito confuso. César pede para falar com Vanda e os dois saem juntos.

 

Nelson e Mário discutem porque Nelson pediu ao chefe para tirar Mário da investigação. Mário acha que o irmão não confia nele, mas Nelson responde que ele está comprometido e que o passo seguinte era matarem-no. Não há mais nada que ele possa fazer. Mário acaba por se calar, percebendo que o irmão tem razão e Nelson recebe uma chamada.

 

Fábio está de cabeça baixa, perante Carmo, que lhe diz que acha que tinha sido claro que era entre Mário e ele. Fábio tenta justificar-se, fracamente, mas Carmo não quer ouvir. Samuel entra e diz que tiraram Mário do caso. Fábio fica aliviado e Carmo responde-lhe que é o seu dia de sorte, porém, o último.

 

Bárbara entra no balneário e Lídia, Dália e outras funcionárias estão a rir-se. Bárbara estranha e pergunta de que é que se estão a rir. Quando abre o cacifo, vê que está lá uma fotografia sua e de Guilherme a puxarem as cuecas. Bárbara fica furiosa e Dália pergunta-lhe se ela é a nova vítima de Guilherme, mas Bárbara nega, dizendo que são apenas amigos. Dália e Lídia continuam a provocá-la e Bárbara acaba por sair, irritada.

 

Rosa e Tojó estão a treinar quando Rosa percebe que está a puxar demasiado por ele. Assim, os dois param e bebem uma mini, enquanto Rosa lhe pergunta porque é que ele não deixa a mulher de uma vez por todas. Solidária, Rosa coloca-lhe a mão no ombro e Henrique entra a tempo de ver, ficando com ciúmes. O segurança dá a Rosa uma caixa de chocolates, mas ela diz que não os vai comer porque é alérgica a doces. Henrique fica muito frustrado e Tojó convida-o para beber uma cerveja com eles.

 

Almeno está a dar aula de surf a Maria e às turistas. Não muito longe, Patrícia está a ter aulas com o seu professor particular, mas não tira os olhos de Maria. Quando Maria vai apanhar uma onda e consegue pôr-se de pé, feliz, Patrícia rema até ela de forma a atirá-la da prancha. Almeno vai refilar com ela e pergunta-lhe quando é que ela pára de infernizar a vida a Maria. Patrícia responde que nunca e que Maria é uma sonsa, saindo da água a seguir.

 

João chega a casa da sua viagem e Adriano conta-lhe que o hospital foi vítima de um ataque informático de hackers, mas está tudo controlado. Adriano entrega a João as novas passwords e diz-lhe para ficar descansado.

 

Adriano segue para o escritório e acede ao computador, entrando na conta do hospital de João. Adriano sorri, satisfeito pelo sucesso do seu plano.

 

Júlia ouve um barulho no seu quarto e prepara-se para se defender quando percebe que é Nelson quem está a entrar. Nelson pergunta porque é que ela o chamou e percebemos que ele sabe que ela é Júlia.

 

César, Vanda e os administradores estão numa reunião. César diz que chegou o momento de comunicarem a sua decisão e todos os administradores saem da sala.

 

Carolina está com Tiago, Olavo e Teresa, pronta para sair do hospital quando César e Vanda entram, muito sérios. Os médicos contam-lhe que Carolina pode estar envolvida em sérios problemas, já que praticou actos médicos, fingindo ser médica e isso é crime.

 

Júlia diz a Nelson que não pode confiar em ninguém e que precisa de uma pessoa neutra como ele. Júlia diz ter medo dos pais adoptivos que a maltrataram desde que Patrícia nasceu. Nelson diz que os pais adoptivos são suspeitos de alguns crimes e Júlia diz que eles são óptimos a fingir serem boas pessoas quando não são e que mimaram demasiado a irmã.

 

Júlia tem uma memória de quando era criança e queria pegar na irmã ao colo, carinhosa. Mas Carmo, nervosa, grita com ela e manda-a para o quarto, achando que ela queria fazer mal à irmã.

 

Júlia continua a contar a Nelson que os pais adoptivos a odiavam e por mais que ela quisesse ser carinhosa com a irmã, achavam sempre que ela estava a tentar fazer-lhe mal.

 

Voltamos a uma memória de Júlia em que Carmo a repreende por ter deixado Patrícia sozinha na banheira.

 

Júlia diz a Nelson que quando ela fez 18 anos, os pais a expulsaram de casa e ela viu-se obrigada a chantagea-los para sobreviver. A rapariga conta que conheceu Guilherme e foi ele quem lhe contou que os pais a tinham comprado. Nelson fica surpreendido ao saber que Guilherme sabia de tudo e ela diz-lhe que ele foi para Almada porque ela lhe pediu mas, neste momento, nem ele sabe que ela está ali. Júlia diz a Nelson que quer muito confiar nele e Nelson garante-lhe que pode.

Sangue Oculto

Episódio 92

 

 

Destaques

 

Nelson aponta uma arma a Fábio

 

Júlia tem alta e aparece em casa dos Corte Real

 

 

Teresa e Tiago estão muito nervosos, à espera de saber o resultado da conversa entre Carolina, Vanda e César. Olavo tem esperança que Vanda consiga abafar o caso, mas Tiago acha que Vanda nunca ajudaria Carolina. Tiago quer entrar no gabinete à força, mas Vanda e Olavo impedem-no.

 

Carolina tenta defender-se perante Vanda e César, que são implacáveis com ela. Dizem que ela foi irresponsável e que vai ter de responder pelos seus actos. Carolina aceita as consequências, de cabeça erguida e César diz-lhe que ela vai ser ouvida pela ordem dos enfermeiros.

 

Almeno e Maria estão a trabalhar quando entra um dos pretendentes de Remédios para vir ter com ela. Almeno aborda-o e conta-lhe que é casado com Remédios, mas que ela não está bem e acha que ainda é jovem e não é casada. O pretendente vai-se embora e Maria diz a Almeno que aquilo ainda lhe vai correr muito mal. Maria pergunta ao patrão quando é que ele vai dizer a Remédios que gosta dela, mas Almeno diz que está a fazer isto apenas por vingança.

 

Pedro chega a casa mostrando os panfletos à mãe e perguntando-lhe o que é que se passa. Remédios, que comia um doce sozinha, olha para o panfleto e repara que aquele não é o seu número. Liga para lá e o nome que surge no ecrã do seu telemóvel é o de Almeno. Embora Pedro lhe peça calma e que não se enerve por causa dos diabetes, Remédios fica furiosa.

 

Henrique desabafa com Sílvia, triste por achar que Rosa e Tojó podem estar a desenvolver uma relação. Sílvia diz que acha que Tojó só tem olhos para Lídia, mas o segurança responde que tem olho para essas coisas. Sílvia pede-lhe para lutar por Rosa, se a ama e que o amor deve ser livre. Henrique, como é seu costume, entende tudo ao contrário e diz-lhe que se vai pôr entre Rosa e Tojó para não perder nenhum dos dois.

 

Bárbara entrega uma marmita a César que lhe agradece, dizendo que a história das gémeas lhe deu cabo do juízo. Por perto, Lídia ouve a conversa. Quando abre a marmita, percebe que está quase vazia e Bárbara diz que é a paga por ter denunciado Carolina. César responde que o que a amiga dela fez não foi correcto e Bárbara lá lhe dá mais uns rissóis. Antes de César ir embora, Bárbara pede-lhe que mande um beijo a Nelson e lhe diga que ela tem saudades dele. Depois de césar sair, Lídia vai atrás dele.

 

Lídia vai atrás de César e diz-lhe que ficou preocupada com o que Bárbara lhe disse, já que ela anda envolvida com Guilherme. Lídia mostra-lhe que as fotografias que tirou aos dois e César acha aquilo muito estranho. Lídia acha que as atitudes de Guilherme deviam até ser levadas à direcção. César ouve sem, aparentemente, dar grande importância.

 

Tojó, Rosa, Bruno e Elsa brindam, ao futuro casamento de Elsa. O momento é cortado por Lídia, que entra e pergunta a que é que eles estão a brindar. Elsa conta à mãe que vai casar com Vasyl e Lídia ri-se, perguntando se ela sabe que ele está preso. Rosa diz que o amor é mesmo assim e Lídia pergunta o que é que ela está ali a fazer. Num gesto surpreendente, Tojó expulsa Lídia, dizendo que se ela não tem nada para fazer ali, pode ir embora. Rosa admira a atitude forte de Tojó, que perde o sorriso quando vê Bruno triste.

 

Lídia vai à recepção ter com Henrique e pergunta-lhe o que é que ele está ali a fazer enquanto Rosa janta em casa dela. Diz-lhe para ele se pôr a pau, senão daqui a nada há uma nova senhora Rocha. Henrique fica em pânico com a ideia.

 

Nelson está na sala quando Sílvia acaba de pôr a mesa e lhe diz que Mário não vem jantar. Nelson fica alerta e pergunta se ele disse com quem é que ia estar. A mãe responde que não e Nelson sai de casa a correr, dizendo que não se pode confiar no irmão.

 

Olavo está a visitar Vasyl e diz-lhe que a investigação está estagnada, mas continuam à procura da verdade. Vanda entra, dizendo que estava a reunir coragem para visitar o afilhado e que quer tirá-lo dali rapidamente. Vasyl diz que tem mesmo de sair porque vai casar com Elsa. Olavo fica genuinamente feliz e Vanda finge estar contente. Vasyl estranha Benedita ainda não o ter ido ver e Vanda e Olavo trocam um olhar tenso.

 

Teresa e Tiago vão ao hospital para visitarem Júlia. Pelo caminho, comentam que a queixa contra Carolina deve ter tido o dedo de Vanda, mas assumem também que Carolina tem a sua dose de culpa. Quando chegam ao quarto de Júlia há um polícia a guardar a porta e Dália não as deixa entrar, dizendo que o Inspector Apolinário proibiu as visitas por motivos de segurança. Teresa e Tiago vão embora, frustrados por não conseguirem falar com Júlia, mas percebendo que ela tem dificuldades em confiar nas pessoas.

 

Carolina chega a casa e cumprimenta a família, já assumindo que é Carolina. Todos se mostram surpreendidos, menos Anna, que fica feliz por não ter de guardar mais segredo. Anna pergunta à mãe o que pode acontecer na audiência por se ter feito passar por médica e a mãe responde que o pior que pode acontecer é impedirem-na de trabalhar.

 

Patrícia está a ser servida por Maria e critica tudo o que ela lhe traz, dizendo que o peixe está cru e que não pediu aquele sumo. Irritada, Maria serve-lhe vários sumos diferentes e sai para a cozinha. Almeno vai ter com Patrícia e pergunta-lhe se ela não se cansa de ser um estorvo para toda a gente e pede-lhe para comer e ir embora, seguindo atrás de Maria. Mário, que está numa mesa com Fábio, também quer ir atrás de Maria, mas Fábio impede-o. Mário pergunta-lhe o que é que se passou, ele ia encontrar-se com o chefe e tentaram matá-lo. Fábio desvaloriza e diz que não aconteceu nada, o chefe só não gostou da atitude. Fábio acusa dores no abdómen e Mário fica desconfiado.

 

Na cozinha, Almeno incentiva Maria a fazer frente a Patrícia e a assumir tudo o que ela diz como ruído.

 

Maria sai da cozinha e pergunta a Patrícia como é que está a comida. Patrícia queixa-se que o peixe tem muitas espinhas e Maria senta-se à sua frente, a arranjar-lhe o peixe como se fosse um bebé. Mário pergunta a Fábio se ele sabia que iam tentar matá-lo e quer saber se aquele era mesmo o chefe. Fábio responde-lhe que a curiosidade matou o gato e Nelson entra, esbaforido. Nelson quer saber o que é que o irmão está ali a fazer com Fábio e Mário diz que estão só a falar. O PJ diz a Mário que foi por causa de Fábio que Mário foi parar ao hospital e Fábio começa a provoca-lo. Nelson perde a cabeça e encosta Fábio a uma parede, apontando-lhe a arma. Nelson grita-lhe para nunca mais se aproximar do irmão. Almeno tenta chamar Nelson à razão e diz-lhe para baixar a arma, já que está toda a gente assustada. Nelson acaba por perceber o que está a fazer e baixa a arma, chamando Mário para ir embora com ele.

 

César e Sílvia discutem por causa da queixa que César fez de Carolina. Sílvia diz que o que ele faz afecta a família toda. A conversa não continua porque Nelson e Mário entram em casa aos berros. Mário diz ao irmão que ele não pode perder assim a cabeça, é para isso que tem treino. Os pais querem saber o que se passa e Nelson não quer contar. Porém, Mário conta que Nelson apontou a arma de serviço a Fábio.

 

Fábio analisa os brincos que Nana roubou a Remédios e elogia o esforço dela, dizendo-lhe que têm mais demonstrações para fazer. Nana resiste, mas acaba por aceitar que é o que tem de fazer e sai para ir buscar as suas coisas. Fábio vai ao escritório.

 

Fábio vai ter com Carmo ao escritório e diz-lhe que, na noite anterior, ele foi ter com Mário para lhe dizer o que tinham combinado e Nelson perdeu a compostura, ameaçando-o com a arma. Carmo fica incrédula por Fábio ter-se encontrado com Mário num local público, mas não consegue avançar na repreensão porque Nana entra, já com meio copo de champanhe bebido, dizendo que precisa de energia para encarar o dia de trabalho.

 

Adriano está no bar T com Maria e está em choque com o que ela lhe contou que aconteceu na noite anterior. Maria diz está tudo bem, mas o pai quer que ela deixe de trabalhar ali. Maria pergunta-lhe se a ideia é continuar a viver da corrupção, que é o negócio de família, mas Adriano diz que apenas cometeu uns erros. Nisto, ligam-lhe e Adriano diz que a despesa foi aprovada pela direcção para a compra de uma nova máquina de tac. Adriano sorri, satisfeito.

 

César, Sílvia e Almeno dão na cabeça de Nelson pelo que ele fez no bar T. O rapaz defende-se, dizendo que ninguém vai apresentar queixa, mas o tio diz que não pode garantir que ninguém que estava no bar apresente queixa. Mário sente que tem de defender o irmão e diz que ele só se passou com Fábio porque Mário tinha estado infiltrado no gangue das motas. Todos ficam em choque e Nelson diz-lhe que ele não sabe mesmo ficar calado. Mário diz que estava a chegar a algum lado, mas o irmão estragou tudo ao pedir ao chefe para o tirar do caso. Mário aproveita o momento para dizer à família que quer ser polícia.

 

Teresa caminha pelo corredor do hospital enquanto fala com Carolina ao telemóvel e diz que não vai pressionar Júlia.

 

Teresa entra no quarto de Júlia, mas encontra-o vazio. Vasco entra e diz-lhe que Júlia teve alta.

 

Olavo e Vanda tomam o pequeno-almoço quando tocam à campainha. Olavo vai abrir a porta e Júlia está do outro lado, perguntando se há espaço para ela. Olavo e Vanda ficam em choque.

 

César, Sílvia, Almeno e Nelson estão surpreendidos com a revelação de Mário e não parece muito convencidos das motivações do rapaz. Mário tenta defender-se e César acaba por dizer que ele a meio vai desistir. César aproveita para dizer a Nelson que tem um assunto para falar com ele sobre Bárbara, mas Nelson já não ouve, a atender o telemóvel.

 

Na cozinha, Nelson fica surpreendido com as informações que lhe dão, dizendo que o quarto de Júlia tem de ser vigiado. Do outro lado, dizem-lhe que ela foi embora.

 

Júlia conversa com Vanda e Olavo, que lhe diz que ela pode ficar lá em casa. Vanda pede a Olavo para falarem a sós, mas Júlia diz logo que ela não a deve querer lá, visto que, a pedido de Carmo, confirmou se ela era Júlia ou não. Vanda reforça que só quer encontrar a filha e Júlia diz que deve ter tido mesmo azar, de todas as mães Carmo era a pior. Teresa liga a Olavo e ele conta-lhe que Júlia está lá em casa. A gémea diz que não queria que ela soubesse, mas Olavo rebate que Teresa é que é a mãe dela. Júlia responde que Teresa e Carolina a denunciaram para encontrar Benedita e espera que eles sejam diferentes.

 

João conta a Carmo que puseram um polícia à porta do quarto de Benedita e que ela agora teve alta. Carmo acha tudo muito repentino e quer ir para Lisboa para estar perto de Patrícia e perceber qual é o plano das gémeas. O marido acha que não faz sentido, mas Carmo responde que a única justificação para Benedita ter dito que a viu em Ibiza é Júlia estar por detrás de tudo isto.

Sangue Oculto

Episódio 93

 

 

Destaques

 

Patrícia encontra-se com Júlia

 

Remédios prepara uma armadilha a Almeno

 

Guilherme descobre que é Lídia quem anda a espalhar os rumores no hospital

 

Maria está a arrumar as coisas para sair de casa e diz a Patrícia que vai sair porque tem um trabalho de grupo. Patrícia diz que é incrível que ela tenha conseguido manipular toda a gente e que ainda tenha amigos, mas Maria limita-se a dizer que admitiu os seus erros, enquanto Patrícia continua a agir como uma vítima. Patrícia pergunta o que é que fez de mal e Maria responde que ela a agrediu online para toda a gente ver. Nisto Patrícia recebe uma chamada.

Do outro lado, Carmo diz-lhe que quer Patrícia vigiada.

Maria vira costas a Patrícia e tenta disfarçar, dizendo que ia sair para um trabalho de grupo.

Carmo relembra Maria de que têm um acordo e que ela tem de cumprir a sua parte, ou a mãe vai dormir para a rua. Maria acaba por aceitar.

De forma a cumprir o que Carmo lhe pediu, Maria convida Patrícia para ir consigo e fazerem o trabalho juntas. Arrogante, Patrícia não quer aceitar, mas Maria acaba por convencê-la.

 

Teresa vai visitar Júlia e diz-lhe que preferia que ela tivesse ido para sua casa. Júlia nota que prefere estar ali, pois a casa é grande. A mãe levou-lhe algumas roupas, mas Júlia gosta mais das roupas de Benedita que, embora sejam betinhas, são de marca. Teresa diz-lhe que gostava de ter uma relação com ela e que pode esperar, mas Júlia não parece muito receptiva à ideia.

 

Teresa sai do quarto de Benedita e pede a Olavo que dê muito amor a Júlia, todo o que ela nunca conheceu e confessa que gostava de encostar Carmo à parede para saber que mal é que ela fez a Júlia. Vanda intervém, dizendo que não é boa ideia pressionar Carmo, ela vai convencê-la de que o alvo era ela e deixá-la à vontade até ela revelar alguma coisa do paradeiro de Benedita. Teresa hesita e Olavo pede-lhe que confie.

 

César confronta Bárbara e Guilherme e pergunta-lhes se os rumores que andam a correr o hospital sobre eles são verdadeiros. Bárbara diz que não e Guilherme brinca, perguntando se não são mesmo. Bárbara diz que não é hora para as brincadeiras dele e Guilherme admite que nunca aconteceu nada entre eles porque Bárbara não quis. César diz-lhe para se comportar, mas Guilherme não se rebaixa, dizendo que ele não é o seu chefe, portanto não lhe deve contas. César diz-lhes que vai estar de olho neles e pede a Bárbara que acabe com os rumores.

 

Remédios diz a Becky que acha que Almeno anda a fazer-se passar por ela e, por isso, preparou um plano de vingança. Assim, Henrique entra e Remédios pede-lhe que ligue a Almeno e leia o que ela escreveu. Com muito esforço, já que não percebe metade das palavras, Henrique liga a Almeno.

Do outro lado, Almeno comenta com Quim que aquele pretendente é gago ou muito burro e pergunta ao pretendente onde é que ele quer encontrar-se com Remédios. Contudo, não fica agradado com a resposta e diz que a Remédios é uma mulher recata que não gosta de multidões.

Aflito, Henrique diz a Remédios que ele quer desistir e Remédios diz-lhe para ele deixar Almeno escolher o local, mas para insistir na roupa.

Almeno aceita as condições que Henrique lhe coloca e combina o encontro no anexo do bar T.

 

Olavo vai ter com Teresa e dá-lhe uma caixa de chocolates que ele mesmo fez, para tentar animá-la. Teresa sente-se triste por Júlia a rejeitar e acha irónico que, embora a culpa de tudo aquilo seja e Vanda e Alberto, seja Vanda que tenha cuidado de Benedita e agora de Júlia. O diplomata diz-lhe que a casa é dele e foi a ele que Júlia pediu abrigo. Olavo pergunta por Carolina e Teresa responde que está uma pilha de nervos porque vai nesse dia à ordem dos enfermeiros.

 

Tiago e Carolina estão a preparar-se para a reunião com a ordem dos enfermeiros e Tiago faz várias perguntas à namorada. A determinado ponto, Tiago parece estar chateado com Carolina, mas é apenas para lhe fazer cócegas e aliviar o ambiente tenso. A enfermeira acaba por rir e beijar o namorado.

 

Carmo vai a casa de Vanda e pede-lhe para falar com Benedita, já que quer esclarecer porque é que ela mentiu à PJ. Nervosa, Vanda diz que a filha não tem contacto com Júlia, senão tinha-lhe dito, mas Carmo não acredita, pois a filha também lhe mentiu sobre ter trocado com Carolina. Carmo pede-lhe para a chamar e Vanda fica sem alternativa.

 

César e Nelson conversam no refeitório do hospital e Nelson vai trocando uns olhares com Bárbara. César conta-lhe que Benedita foi embora, mas que ele não acredita que ela esteja bem mentalmente. Nelson pergunta para onde é que ela foi e César responde com naturalidade que ela foi para casa. César conta ao filho dos rumore sobre Bárbara e Guilherme e o filho responde que ele não lhe está a dar novidade nenhuma e que ele e Bárbara estão a dar um tempo. Nelson pede-lhe que se foque em Mário, já que ser polícia não é para ele. O polícia sai do refeitório e Bárbara ganha coragem para ir atrás dele.

 

Nelson atende uma chamada de Júlia, já no corredor e pede-lhe que comunique com ele e não desapareça sem dizer nada. Ao ver Bárbara aproximar-se, desliga a chamada e a ex-namorada percebe, enciumada. Nelson dá-lhe os parabéns, diz que acabou de saber que ela e Guilherme assumiram a relação perante o hospital e Bárbara nega, dizendo que o ama. Nelson diz que já não tem certezas de nada e vai-se embora, pedindo-lhe que não vá atrás dele.

 

Vanda desce do andar de cima e diz a Carmo que Benedita não se sente bem, têm sido dias muito intensos e está com dor de cabeça. Carmo pergunta se ela disse alguma coisa de Júlia e Vanda nega, dizendo que ela só disse que viu Carmo em Ibiza porque estava medicada e muito confusa. A mulher de João pergunta se as gémeas falaram antes do atentado, mas a vilã responde que, ao que parece, muito pouco. Vanda pergunta a Carmo se ela não sabe mesmo onde é que está Júlia e se aquilo não será um teatro que está a montar para parecer inocente. Carmo não gosta das suspeitas e as duas medem forças. Vanda diz que ambas sabem do que são capazes, por isso, o melhor é não se enganarem uma à outra.

 

João está ao telefone quando Patrícia entra em casa a refilar por causa de Maria. Não compreende porque é que está toda a gente contra ela, mas já falam com Maria. João confessa que não tem tempo para problemas tão mesquinhos e a filha pede-lhe para falar com a mãe de forma a tirarem Maria lá de casa. João diz que não pode fazer nada em relação a isso. Ao ler uma mensagem, Patrícia acalma-se e não refila mais.

 

Com a ajuda de Quim, Almeno arranja-se para o encontro com o pretendente de Remédios. Está vestido como ela, usa saltos altos e tenta, de forma desajeitada, colocar o batom. Quando batem à porta, Quim esconde-se e Almeno vai abrir a porta. Do outro lado, está Remédios, que lhe tira várias fotografias, enquanto o chama de mentiroso. Almeno pede-lhe para ela parar e quer tirar-lhe o telemóvel, mas Remédios foge.

 

Remédios entra no bar a correr, a fugir de Almeno. À sua espera está uma boa audiência, que fica surpreendida quando vê Almeno naqueles preparos. Ao perceber que caiu numa armadilha, o dono do bar fica furioso. Já Remédios, apresenta-o, muito satisfeita, pedindo que votem nela, pois ele é um mentiroso.

 

Rosa está a preparar tudo para se ir embora com a ajuda de Henrique. Tojó vem a correr e pede-lhe que não se vá embora, porque precisa dela. Os treinos estão a resultar, não só na sua força física, como na sua força mental, pois está a conseguir enfrentar Lídia. Rosa diz-lhe que a sua missão está cumprida e que ele tem toda a força que precisa. Henrique fica cheio de ciúmes dos dois.

 

Guilherme faz charme a Dália, que fica toda derretida com ele. Quando ela está no ponto em que ele quer, pergunta-lhe quem é que anda a espalhar os rumores sobre ele e sobre a Bárbara. Dália acaba por confessar que foi Lídia.

 

Maria repara que Patrícia está estranha e quando a companheira de casa sai, Maria apressa-se a mandar uma mensagem a Carmo a dizer que a achou esquisita e que ela saiu. Carmo responde que está a chegar.

 

Nana e Fábio chegam da venda de aspiradores e Adriano distribui o dinheiro sem dar nada à mulher. Nana fica frustrada, mas o marido relembra-a que ela lhe está a dever o dinheiro do quadro. Os dois partilham as suas suspeitas no que toca à relação de Fábio com os Pereira de Mello e depois Adriano convida-a e a Maria para jantarem.

 

Patrícia entra no carro de Nelson e ele explica-lhe que a vai levar à irmã e que Júlia lhe vai explicar tudo. Quando arrancam, Patrícia apercebe-se que estão a ser seguidos por Carmo e João e pede a Nelson para acelerar. O PJ acelera e João vê-se obrigado a parar num sinal vermelho.

 

Júlia espera por Patrícia na praia. Quando se vira, Patrícia está ali e as duas olham-se emocionadas. Júlia diz que da última vez que se viram, a irmã ainda não conseguia dizer o nome dela e chamava-lhe Uli. As duas abraçam-se, entre lágrimas.

 

Tiago, Olavo e Teresa esperam ansiosamente por notícias da audiência de Carolina na ordem. A rapariga chega e conta-lhe que foi suspensa. Ainda vão decidir se a expulsam ou não, mas o mais provável é nunca mais exercer. Carolina desaba a chorar e Teresa abraça-a.

 

Elsa e Gonçalo visitam Vasyl e ele conta-lhe que não o deixaram esperar o julgamento em liberdade. Elsa diz-lhe que espera o tempo que for preciso, mas Vasyl pergunta-lhe se ela sabe quanto tempo é que ele pode apanhar. A rapariga diz que não quer saber e vai esperar sempre por ele, quem lhe está a fazer aquilo vai acabar por se dar mal.

Resumo de 16 a 20 de janeiro

Sangue Oculto

Episódio 94

 

Destaques

 

Carmo bate em Júlia

 

Adriano desfalca o hospital e foge

 

Almeno e Remédios envolvem-se

 

 

Patrícia e Júlia abraçam-se, muito emocionadas. Patrícia diz à irmã que sentiu a sua falta e Júlia diz que tentou aguentar por ela. Júlia não consegue acabar a frase, pois Carmo e João surgem, ofegantes, a correr atrás delas. Carmo e João ficam muito confusos ao vê-la e Júlia confessa que achou graça a ver Carmo espernear para tentar distinguir as gémeas. Patrícia pergunta aos pais se eles tentaram matar a irmã e Carmo, chocada, pergunta a Júlia o que ela lhe contou. Júlia diz que lhe vai contar a verdade toda, desde que ela nasceu, até que expulsaram Júlia de casa.

 

Júlia recorda o momento em que Carmo a expulsa de casa, sem a deixar despedir-se de Patrícia e dizendo que ela foi um erro. Júlia chora, dizendo que aquela é a sua família, mas Carmo responde-lhe que não é e nunca foi.

 

Júlia conta a Patrícia que a obrigaram a ficar longe da irmã e Carmo responde que ela era uma delinquente, que só trazia problemas. Júlia responde que nunca fez mal à irmã e que foi a cabeça deturpada de Carmo que imaginava isso. Júlia acaba por bater em Carmo, que não se fica e lhe devolve a chapada, mas muito mais violenta. Nelson intervém, dizendo que não podem levar Patrícia obrigada e que elas só querem falar. Carmo ri-se, dizendo a Nelson que também ele foi manipulado por Júlia, mas ele continua a defender a gémea. João acaba por levar Carmo dali e Júlia e Patrícia abraçam-se, tristes com a situação.

 

Almeno, ainda vestido de mulher, vai a casa de Remédios confrontá-la por causa do que ela lhe fez à frente de toda a gente. Os dois discutem e Almeno diz-lhe que ela fez a lista de regras antes de se envolverem porque tinha medo do que podia acontecer. Almeno acaba por dar um beijo no ombro de Remédios e percebe que ela retira grande prazer disso. Os dois acabam por se envolver loucamente.

 

Adriano, Nana e Maria jantam. O pai diz-lhe que as deixou com uma mão à frente e outra atrás, mas agora as coisas vão mudar. Nana diz que estão a trabalhar para ganharem o que perderam, mas Maria surpreende, dizendo que o dinheiro não é a coisa mais importante da vida e Nana fica em choque. Nana começa a sonhar com tudo o que quer voltar a ter e Adriano força um sorriso.

 

Tojó está a lavar a loiça do jantar enquanto conta a Henrique, muito satisfeito, que tem uma entrevista para ser segurança num cowork. Tojó conta-lhe que um dos requisitos é saber falar os básicos de inglês e tem andado a treinar com Bruno. Numa tentativa de lhe sabotar a entrevista, para que ele fique no parque, Henrique diz-lhe que o mais importante é ter força e obriga-o a saltar à corda.

 

No hospital, Lídia fala ao telemóvel com a dona do quarto onde está e diz-lhe que no fim do mês lhe paga tudo o que lhe deve. Percebe-se que, do outro lado, a senhoria não fica convencida e desliga a chamada. Frustrada, Lídia diz que já não há caridade.

 

Lídia entra na sala de pessoal, irritada com a conversa com a senhoria. Pedro está lá e tenta falar com ela, mas Lídia é bruta com ele. Pergunta-lhe se ele está a entrar ao serviço e Pedro confirma, dizendo que vai fazer o turno da noite. Pedro pergunta-lhe se ela não vai embora e Lídia responde que está só a ler uma revista. O paramédico percebe que ela tem a revista de pernas para o ar e Lídia diz-lhe que ele é tão esperto, mas não percebeu que era Carolina que estava no lugar de Benedita. Pedro responde que não percebeu ele, nem ninguém. Depois de Pedro sair, Lídia vai deitar-se num beliche.

 

No corredor, Pedro fica a pensar no que Lídia lhe disse e pergunta a si mesmo qual é o problema dele com as gémeas.

 

Tiago, Carolina, Anna, Tadeu, Quim e Becky acabam de jantar. Anna diz à mãe que pode ir ao mealheiro e ajudar, enquanto ela estiver sem trabalhar, mas Carolina não aceita. Tadeu diz que quem tem de ajudar são Quim e Becky, que têm de ajudar com as despesas da casa. Becky e Quim ficam sentidos com essas palavras, pois andam a trabalhar à borla no minimercado e nunca pediram nada. Tiago diz que está ali para ajudar a namorada, mas Carolina diz que não quer que ninguém lhe pague as dívidas. Tiago diz que Teresa e Olavo deviam ter ficado ali para lhe dar apoio, mas Carolina acha que eles fizeram bem em estar com Júlia que teve um dia difícil. Anna diz que quer conhecer a tia, mas Carolina fica tensa, dizendo que ela não é como Benedita.

 

Carmo e João confrontam Vanda, perguntando-lhe se ela não sabia mesmo que tinha Júlia em casa ou se lhes estava a mentir. A vilã diz que foi tão surpreendida quanto eles e que eles têm de parar de atacar Júlia, ou então são força à tese que diz que foram eles que atacaram as gémeas em Ibiza. João nega qualquer envolvimento no atentado, mas Vanda volta à carga, dizendo que Benedita nunca teria fugido, por isso deve ter sido levada à força e confundida com Júlia. Carmo quer saber de Patrícia e Vanda diz que está em sua casa, mas talvez só queira ir com os pais quando Benedita aparecer.

 

Teresa penaliza-se perante Nelson e Olavo por não ter conseguido proteger Júlia de Carmo. Nelson descansa-a, dizendo que Júlia sabe tomar conta de si, mas Teresa pede a Olavo que não deixe aquela mulher entrar lá em casa. Patrícia vem de dentro e eles perguntam-lhe como é que está Júlia. Patrícia confessa que sabia que a relação deles era má, mas nunca pensou que fosse tão assustadora e pede que levem a irmã ao hospital, pois ela tem o braço inchado. Carmo vai embora e Nelson pede-lhe que pense por si mesma. Teresa quer ir falar com Júlia, mas Nelson responde que ela já teve dramas suficientes e ele vai, pois Júlia confia nele.

 

César coloca comida comprada em pratos como se tivesse cozinhado para surpreender Sílvia e manda Mário para a sala. Sílvia entra, toda arranjada e César acha que estão em sintonia, mas Sílvia diz que tem um encontro. César fica muito frustrado e diz que não é nenhum brinquedo. Sílvia sai para a sala e César vai atrás dela.

 

César entra na sala atrás de Sílvia e conta-lhe várias mentiras sobre Vasco, às quais Sílvia não liga nada. Batem à porta e um homem – que não é Vasco – cumprimenta-a. César fica chocado, dizendo que aquele não é Vasco e Sílvia responde que nunca disse que era, saindo de seguida. César fica em choque e diz a Mário que aquilo é uma promiscuidade. O filho diz que tenta ao máximo ignorar o que se passa naquela casa, pois não tem dinheiro para psicólogos.

 

Carmo e João discutem sobre o que acabou de acontecer. Carmo diz que Vanda não pode usar Patrícia como refém e que tem a certeza que isto tudo foi planeado por Júlia. João rebate, dizendo que Benedita deve ter sido confundida com Júlia e que Carmo devia fazer alguma coisa para neutralizar Vanda. A mulher pergunta-lhe porque é que ele tem tanto medo dela, mas João já não responde porque Patrícia chega. Carmo é muito intensa e quer saber tudo o que Júlia lhe disse, mas Patrícia só quer descansar e pensar em tudo o que soube nesse dia. Carmo tenta impedi-la de entrar no quarto, mas Patrícia ameaça-a, dizendo que se ela não a deixar passar, ela sai de casa. Sem opção, Carmo dá um passo ao lado e deixa a filha entrar no quarto.

 

No hospital, Adriano está ao computador e faz uma transferência de cem mil euros para si mesmo das contas do hospital.

 

Júlia e Nelson saem do gabinete médico e Nelson oferece-se para ir à farmácia comprar a pomada que ela precisa, afastando-se. Júlia pergunta a Filipe onde é o gabinete de João, mas antes que consiga lá chegar, vê Adriano e esconde-se. Ouve Adriano falar ao telemóvel com uma Érica e dizer-lhe que está tudo tratado, daqui a nada acordam na Malásia. Júlia aproxima-se de Adriano e pergunta se ele se lembra dela e Adriano fica constrangido, sem saber se ela ouviu o telefonema ou não. Dúbia, Júlia pergunta-lhe por Nana e quando Nelson regressa, pergunta a Adriano se ele quer descer com eles no elevador, mas o homem recusa.

 

Almeno e Remédios acordam, depois de uma noite animada que desarrumou a casa toda. Almeno mostra-se sorridente e diz a Remédios que devem assumir a relação e candidatar-se juntos. Porém, Remédios não tem a reacção que ele esperava e diz que só quer esquecer que aquilo aconteceu e que tem de mostrar a toda a gente que não vai nas conversas dele. Almeno fica desiludido.

 

Maria está a preparar as coisas para ir para a aula de surf quando Adriano vai lá a casa. Adriano diz-lhe que tem muito orgulho nela e que gosta muito dela. Maria fica surpreendida e diz que não era um assunto propriamente urgente, mas Adriano acha que dizer à filha que a ama é urgente. Diz-lhe ainda para seguir sempre o seu coração e fazer o que quiser. Adriano dá-lhe um beijo e sai, deixando Maria baralhada.

 

Elsa entra na sala de pessoal e vê Lídia a dormir lá, acordando-a. Lídia pede à filha que intervenha por ela com o pai para a deixar voltar para casa, mas Elsa acha que não vai ser ela a conseguir convencê-lo. Elsa diz à mãe que se ela não fosse gananciosa, não estava com estes problemas. Percebendo que a filha não a vai ajudar como ela quer, Lídia diz que ela é uma egoísta e diz-lhe para sair.

 

Carmo diz a Fábio que quer que ele faça queixa de Nelson por tê-lo ameaçado com a arma. Fábio não quer fazer isso, dizendo que prefere ficar afastado da polícia e porque o inspector Nelson não está para brincadeiras. Carmo diz que é por isso mesmo que o quer fora do seu caminho e diz-lhe que Nelson se uniu a Júlia. Fábio fica confuso, já que andava à procura de Júlia e Carmo responde-lhe que, mais uma vez, ele falhou e Júlia esteve sempre ali.

 

César chama Vanda para lhe mostrar as contas do hospital. Diz que nos últimos dias têm sido feito pagamentos muito avultados, feitos pelo João e que, na noite anterior foi feito um pagamento a uma empresa com a qual eles nunca trabalharam. Vanda e César ficam tensos e o médico diz a Vanda para falar com João o mais rapidamente possível.

 

Nana espera ansiosamente que Maria regresse da aula de surf. Assim que a filha volta, Nana  pergunta-lhe se ela leu o email que o pai lhes mandou, em que diz que a deixou novamente. Maris fica muito triste com a revelação e lê o email em que o pai lhes diz que fica contente por elas terem aprendido a viver de forma mais humilde e que tem admiração pela filha.

 

Ouvimos ainda o fim do email, em que Adriano se despede da mulher e da filha, a vermos Adriano a entrar para um táxi. Porém, é abordado por Júlia que lhe diz que veio buscar a sua parte. Adriano fica surpreendido e pergunta quanto é que ela quer para se calar e nunca mais se verem.

 

César e Vanda percebem que a empresa não existe e foram vítimas de um desfalque. Vanda diz que deve estar ali alguma coisa de errado pois João não seria burro ao ponto de fazer as coisas de forma a que fossem dar directamente a si. César acha que ele pode estar desesperado, mas Vanda pede-lhe que dêem uma oportunidade a João de se explicar.

 

Júlia entra em casa, a falar ao telemóvel, denunciando o desfalque no hospital e culpando João. Olavo é atraído pelo barulho da porta e pergunta-lhe onde é que ela foi, dizendo que ficou preocupado. Júlia diz que foi respirar e aproveitar o facto de não ter de fingir ser outra pessoa, mas promete avisar para a próxima. Pedro bate à porta e fica surpreendido com o visual de Benedita. Um pouco saturada, Júlia diz que não é a médica, é a terceira gémea. Pedro fica em choque.

Leia também: SIC estreia Sangue Oculto, “superprodução” com “elenco de luxo”!

Siga-me:
Redactor.