fbpx

Rogério Samora com síndrome de morte súbita: “Situação é muito grave, é muito complexa”

A Televisão
2 min leitura
Instagram

Rogério Samora, de 62 anos, mantém-se com um “prognóstico reservado”. A situação é muito grave e a avaliação das lesões neurológicas pode demorar.

Rogério Samora continua a lutar pela vida no Hospital Amadora-Sintra. O ator, de 62 anos mantém-se com um “prognóstico reservado. A situação é grave, muito grave, é muito complexa, mas mantém-se estacionária“, explica fonte hospitalar à Tv7 Dias.

Por sua vez, o primo Carlos Samora conta que no passado sábado, o ator registou “algumas melhoras”, sem adiantar mais pormenores. Segundo uma fonte à referida publicação, Rogério Samora “fez um conjunto de exames cardíacos para avaliar se tinha tido um enfarte, mas não foi o caso. (…) Ele teve uma paragem cardiorrespiratória, o que se designa de síndrome de morte súbita” e o ator mantém-se “em coma, ventilado” e ligado ao suporte básico de vida.

O tempo em que Rogério Samora esteve sem fornecimento de oxigénio faz com que várias funções estejam sob vigilância, como a cardíaca, a renal e a hepática, contudo é a neurológica que implica maiores preocupações.

A questão é perceber a extensão dos danos, sendo que é muito cedo para avaliar ainda. Aparentemente, ele esteve 15 minutos sem função cardíaca e quando o corpo está 15 minutos sem receber oxigénio há um conjunto de reações pós-reanimação violentíssimas a nível fisiológico (…) é muito cedo para se avançar com prognósticos“, esclarece a mesma fonte.

E adianta que esta “é uma situação que ainda pode demorar muito tempo sem evolução. Pode ser uma coisa bastante longa, pode demorar semanas. Neste momento, ele luta pela sua vida“.

Leia também: Hélder Reis revela: “O Manuel Luís Goucha é a minha família”

Siga-me:
Redactor.