fbpx
SIC

Rogério Samora com danos neurológicos graves. Médicos antecipam o pior

Rogério Samora
Instagram

Rogério Samora continua internado nos cuidados intensivos do Hospital Fernando Fonseca, em coma, a lutar pela vida. O ator está com um “quadro muito preocupante”.

Rogério Samora permanece internado nos cuidados intensivos e a gravidade do estado de saúde do ator mantém-se. A preocupação aumenta cada vez mais, entre a equipa médica que o assiste e os colegas, familiares e amigos que aguardam por uma boa notícia. Contudo, o quadro é considerado de gravidade extrema.

O ator de 62 continua em coma induzido, ventilado e com suporte de vida. Segundo uma fonte hospitalar à TV Mais, Rogério Samora está com um “quadro muito preocupante”“O paciente chegou num estado extremamente grave e não houve evolução favorável”, acrescenta a mesma fonte. A equipa médica focou-se inicialmente em estabilizar a parte cardíaca.

“Depois de um episódio destes, os médicos avaliam a situação do coração. Naquele momento e nas 72 horas seguintes é necessário avaliar a vitalidade do órgão e evitar que episódios semelhantes se repitam. O paciente foi submetido a um cateterismo e, depois de exames e avaliação médica, o coração ficou numa situação estável. Nesse dia, a prioridade foi garantir a viabilidade do coração”, conta.

Na quinta-feira, 22 de julho, Rogério Samora continuava estável e entrou em ação a equipa de neurologia, que realizou os primeiros exames. Porém, o prognóstico não foi positivo e colocou o ator numa situação muito delicada. “Foram feitos exames para se tentar apurar os danos cerebrais. A avaliação feita às lesões neurológicas provocadas pela paragem revelam um cenário muito, muito complicado… O paciente teve vários minutos a ser reanimado e essa situação dificilmente vai ditar um desfecho feliz.”

“Danos cerebrais muito extensos”

Os médicos sabem que o estado de saúde de Rogério Samora está muito comprometido e sem nenhuma evolução positiva. “Nesta situação, os exames revelaram danos cerebrais muito extensos, e o mais certo é serem irreversíveis. A situação é muito delicada e envolve decisões difíceis da parte da equipa que acompanha o doente”, conta a mesma fonte à referida publicação.

Contudo, os profissionais de saúde não desistem: “Apesar da situação crítica, e das graves sequelas, enquanto houver uma réstia de esperança, os médicos vão lutar pela vida do paciente, como sempre fazem!”

De recordar que Rogério Samora deu entrada nos cuidados intensivos cardíacos do Hospital Fernando Fonseca, em Lisboa, na manhã de terça-feira, dia 20 de julho, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, durante as gravações da novela da SIC ‘Amor Amor’.

O ator foi socorrido primeiro por Luísa Cruz e Ricardo Pereira, os colegas com quem contracenava naquele momento, e recebeu manobras de reanimação e massagem cardíaca de um membro da produção que estava nos estúdios. O INEM chegou e depressa foi percetível a gravidade do que estava a acontecer. A equipa médica esteve durante 15 minutos em manobras de reanimação do ator. De seguida, Rogério Samora foi transportado para a unidade de cuidados intensivos cardíacos do Hospital Amadora-Sintra.

Leia também: Concerto de Tony Carreira angaria milhares de euros para Associação Sara Carreira. Saiba quanto

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>