fbpx
SIC

«Resistentes da Cultura» no «Perdidos e Achados»

Perdidos E Achados «Resistentes Da Cultura» No «Perdidos E Achados»

Perdidos E Achados

Na Grécia, a política está mais do que nunca na ordem do dia. Renegoceiam-se empréstimos, com os números da crise a aumentar e o país a rebentar pelas costuras, em risco de ter de vir a sair da União Europeia ou do Euro mas, ainda assim, há portugueses que há muito trocaram Lisboa por Atenas e preferem não voltar. É o caso de André Maia, um multifacetado artista que tem Portugal no coração e há anos que divulga a cultura portuguesa naquele país.

Além de várias outras músicas, mais ou menos étnicas ou famosas, André apresenta o Fado que palpita nas veias dos ilustres lusitanos que andam pelas sete partidas do mundo, em espetáculos onde apresenta novas vertentes deste canto singular que continua a conquistar vários públicos. André está também numa Radio em Atenas onde só se fala em português, só se ouve música de Portugal, Angola, Cabo Verde, Brasil e outros países atravessados pela língua de Camões. Como convidados leva não só pessoas dessas comunidades mas também tradutores, críticos e outros elementos manifestamente ligados à Cultura dos PALOP, como por exemplo tradutores de Fernando Pessoa e José Saramago.

Rão Kyao também é um cidadão do mundo…arredado da televisão há já algum tempo, mostra agora o seu mais recente trabalho, inspirado sobretudo em Música Litúrgica portuguesa, após um exaustivo levantamento e pesquisa, de norte a sul, que resultou no disco Sopro de Vida que é, também, um momento de reflexão e devoção a Nossa Senhora. Até porque, para Rão Kyao, quem canta na Igreja reza duas vezes… O Perdidos e Achados revela outras particularidades deste músico e compositor que toca na Missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e de vez em quando atua também numa casa de Fados em Lisboa.

Por fim a banda Ritual Tejo que depois de Nascer outra vez conta à SIC que nunca chegou a acabar e revela o que anda a fazer, agora que este que é dos seus temas mais emblemáticos volta à ribalta numa publicidade… Chegaram a atuar em estádios, fizeram a primeira parte de espetáculos de Bryan Adams e Psychadelic Furs, entre outros, tocaram na Gartejo e Rock Rendez Vous, ficaram conhecidos também por Tributos prestados a Zeca Afonso e versões de temas como Saudade dos Heróis do Mar ou Foram Cardos, foram prosas

São os Perdidos e Achados desta semana, numa nostálgica viagem musical ao passado, mais presente que nunca.

Resistentes da Cultura para ver sábado, no Jornal da Noite.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>