fbpx

‘Rebelde Way’ além-fronteiras

A Televisão
8 min leitura

“Rebelde Way” é uma novela de origem argentina, criada por Cris Morena, autora de sucessos como “Floribella” e “Chiquititas”. A novela estreou a 27 de Maio de 2002 e foi escrita por seis guionistas, incluindo a sua criadora que dirigiu também a novela.

O formato juvenil chegou e conquistou o público, numa altura em que a Argentina acabava de passar por uma das suas piores crises económicas. Assim que a novela estreou no Canal 9, tornou-se o formato mais visto do canal durante todo o ano.

A novela, que retrata a vida de vários adolescentes de classes sociais distintas, ambienta-se no colégio privado, de classe alta, Elite Way School. Entre os problemas como a droga, o sexo, a relação entre os pais e os filhos, corrupção ou os preconceitos, os quatro protagonistas da novela (Mia, Manuel, Marizza e Pablo) acabam por formar a banda Erreway. A banda tornou-se um sucesso fora dos ecrãs e vendeu vários CD’s. A novela acabou por “saltar” da televisão para os palcos, criando-se um musical, para a revista, editando-se a revista “Rebelde Way”, para o cinema, nascendo o filme “Erreway: 4 Caminos” e para os DVD’s. Mas o maior sucesso desta produção foi ter-se espalhado pelo Mundo.

Depois da Argentina, chegou a vez do México se render a “Rebelde Way”. A novela foi produzida pela Televisa e começou a ser exibida a 4 de Outubro de 2004. Neste país, a novela acabou por se chamar apenas “Rebelde” e o nome do colégio, apesar de toda a adaptação à realidade mexicana (a nível de visual das personagens, do traje escolar, do logótipo da instituição, entre outras), manteve-se. Se Erreway fez sucesso na Argentina, chegou a vez de RBD, banda saída da novela mexicana, constituída agora por seis personagens (Mia, Miguel, Diego, Roberta, Giovanni e Lupita), seguisse os mesmos passos. Depois do sucesso neste país, esta versão acabou por ser vendida para outros, onde acabou por ser exibida (a novela foi transmitida, por exemplo, no Brasil, pelo canal de televisão SBT, onde a banda mexicana alcançou um enorme número de fãs). A novela teve três temporadas e depois do sucesso da banda além-fronteiras, onde fez vários concertos fora do México, os seis actores e cantores uniram-se em 2007 para dar vida à sitcom “RBD: La Familia” (com 13 episódios).

A novela acabou por chegar, também, à Índia, onde foi feita uma adaptação, agora com o nome “Remix”. Desta vez, a novela, com a mesma temática de fundo, passa-se no colégio Maurya High e os quatro amigos (Tia, Anvesha, Yuvi e Ranveer) formam a banda Remix Gang.

Países como Brasil, Porto Rico, Venezuela, Espanha, Equador, Angola, Rússia, Inglaterra, Japão Grécia, Lituânia, entre muitos outros, renderam-se a este fenómeno. Chile é um dos países que está a preparar a sua adaptação da novela. O outro país que está prestes a estrear a sua adaptação é Portugal.

Portugal foi outro país que não resistiu a esta produção. Depois de adaptar e produzir “Floribella” e “Chiquititas”, a SIC vai agora exibir “Rebelde Way”, da mesma criadora das outras duas novelas, sendo este um formato mais juvenil, real e até certo ponto, pedagógico. A novela começou a ser gravada no fim do ano de 2007 e irá estrear no próximo mês de Agosto (segundo alguma imprensa, dia 25). Tendo como pano de fundo, também nesta versão, um colégio privado, a TDN (Terra do Nunca Produções, S.A.), produtora da novela, adaptou o nome da escola para Prestige International School. A banda, constituída, como na versão original, pelos quatros amigos (Mia, Pedro, Lisa e Manel), chamar-se-á RBL Way. Na versão nacional, a novela conta a história de Manel, um rapaz que ganha uma bolsa de estudos e vem para Portugal estudar para o colégio privado, deixando Paris, mas o seu principal objectivo é vingar a morte do seu pai. Irá apaixonar-se por Mia, a filha do homem responsável pela morte do seu pai. Entre todas as aventuras, Manel, Mia, Pedro e Lisa, estudantes do mesmo colégio e com personalidades distintas, terão algo em comum: o gosto pela música, o que os fará formar uma banda.

A SIC, estação portuguesa que exibirá a novela, já começou a promovê-la, desde o mês de Junho. A primeira promo trata-se de um pequeno teaser que deverá corresponder à parte final do genérico da novela. A segunda promo é mais alargada, com imagens da novela, algumas partes do genérico e tem um estilo mais rebelde, apelativa. E ainda a novela não começou e já arrecadou imensos fãs. Existem sites, blogs, páginas no hi5 que falam da novela. São muitos os que estão expectantes, desejosos para que a novela chegue ao pequeno ecrã, prontos a deixarem-se conquistar pelo fenómeno que já apaixonou muitos jovens (e não só) a nível mundial.

As quatros personagens centrais da história

Pedro (Tiago Barroso) – Tem um estilo muito comum, cabelo em pé e roupa punk. Irá formar uma banda juntamente com Lisa, Mia e Manuel, de quem é muito amigo.

Mia (Joana Anes) – Simpatiza bastante com Mauro, seu professor. É muito amiga de Lisa, Pedro e Manuel, com quem irá formar uma banda, na qual é uma das vocalistas.

Lisa Valentino (Joana Alvarenga) – Filha de Sónia, não é extravagante como a mãe, bem pelo contrário. Pertence a uma família abastada; por esse motivo, dinheiro é coisa que não lhe falta. Simpatiza bastante com Mauro, tal como a sua amiga Mia. Irá, também, pertencer à Banda, constituída por Manuel, Mia, Pedro e Lisa.

Manuel Guerreiro (Nélson Antunes) – Tem 19 anos, é natural de Paris, onde vivia com o pai. Vem para Portugal para vingar a morte do pai atribuindo a culpa ao seu sócio. Irá ingressar no colégio Prestige International School, onde irá fazer novos amigos, entre eles, Mia, Lisa e Pedro.

Primeira Promo

{youtube}mjikpsVYHIw{/youtube}


Segunda Promo

{youtube}tDY6bmGVKxk{/youtube}

Imagens do Genérico

Siga-me:
Redactor.