fbpx

“Laços de Sangue” nas palavras do supervisor…

A Televisão
3 min leitura

AltFoi na passada sexta-feira que “Laços de Sangue”, a próxima novela nacional da SIC, foi apresentada à imprensa. Da autoria de Pedro Lopes, supervisão de Aguinaldo Silva (autor de novelas da Globo que foram enormes sucessos), direcção-geral de Patrícia Siqueira e produzida para a SIC pela SPTelevisão em parceria com a Globo, esta novela vai ser a mais cara de sempre, da SIC. As gravações desta novela que terá como par romântico Diana Chaves e Diogo Morgado, segundo a imprensa, começaram ontem.

Aguinaldo Silva, no seu blog oficial, conta, em relação ao novo título da novela (já que o anterior era “Caminho da Felicidade”), que “O título é apropriadíssimo, pois a trama central gira em torno desse tema sempre atual e candente que é a família e suas inúmeras questões, querelas e problemas, tema este que repercute em todas as outras tramas.”.

Durante a apresentação da novela, a curiosidade da comunicação social (e, quiçá, de alguns portugueses) era se, pelo facto da Altnovela ser em parceria com a Globo, seria muito brasileira e sem uma essência portuguesa. O supervisor de texto da novela esclarece e diz que “[…] não, é justamente o contrário.”. E acrescenta que “Se tem uma coisa que se pode criticar nas telenovelas portuguesas é justamente a pretensão de ser urbanas, contemporâneas e cosmopolitas, eu diria quase “internacionais”, o que significa: “pouco portuguesas”. Falta nelas o “Portugal profundo”, aquele que está no inconsciente de cada cidadão desse país e que é a própria base de sua personalidade: usos, costumes, aspirações, modo coloquial de falar… […] E é essa é a novidade mais forte de “Laços de Sangue”. Eu e os outros profissionais brasileiros que aderiram ao projeto nos preocupamos em primeiro lugar com isso: em “aportuguesar” a novela, fazê-la imediatamente reconhecível pelos telespectadores, levá-los a penetrar naquele universo em que as tramas se entrecruzam e se sentir parte dele…”.

O que podemos esperar, então, de “Laços de Sangue”? “[…] posso garantir aos portugueses que […] será essencialmente uma novela portuguesa, feita para todos os portugueses. Sobre isso ninguém na equipe tem a menor duvida – é o que faz com todos que participem do projeto se mostrem entusiasmados com ele.”, conclui Aguinaldo Silva.

Siga-me:
Redactor.