fbpx
Resumos SIC

Por Ti: resumo dos próximos episódios

Por Ti

 

Episódio 92

 

 

Destaques

Rui e Helena assinam divórcio.

Mónica decide reconquistar Paulo.

Xana fica a saber que Neca e Zé venderam os terrenos.

Simão quer que Adelaide seja vocalista da banda.

Tó compromete-se com Armanda.

Eugénio tem uma má premonição com Renata.

Isabel confessa ao padre que Simão é filho dela e de Zé.

 

Helena prepara-se para sair e confronta Paulo com a chegada de Mónica. Enquanto conversam, ela faz um apanhado no cabelo, tentando passar uma postura descontraída e escondendo os ciúmes que sente. Helena fala dos bens e do divórcio de Paulo que diz que Mónica não é vingativa como Rui e não se sente no direito de a pressionar quando a situação já é má para ela. Helena diz que vai assinar o divórcio esta tarde e que gostava que ele tratasse do dele para estarem juntos sem fantasmas.

Mia e Afonso reparam no ar apaixonado de Tó, que diz ser um homem comprometido. Mia pergunta se alguma vez o disse e ele diz que é a primeira vez, porque com Armanda é para a vida.

Xana mete-se com Nuno para saber como ficam as indemnizações tendo as obras da barragem parado. Nuno diz que Zé e Neca já sabiam que só iam receber caso a barragem fosse construída. Xana fica em choque ao saber que Neca e Zé assinaram o contrato sem ela saber. Dieter fala sobre Miguel, Lara fica furiosa porque Mary mete-se na conversa deles ao dizer que deviam contar ao Miguel e assumir a relação deles.

Isabel confessa-se diante de Orlando, que reage com surpresa ao que acabou de ouvir. Ela conta que Simão é filho de Zé, porque traiu Miguel numa noite em que bebeu demais e o pior é que ontem voltou a beber demais e contou-lhe a verdade. Orlando não sabe o que dizer e manda-a rezar dois terços completos. Isabel sai e Armanda corre para o confessionário. Orlando suspira impaciente.

Dulce fala para Zé, mas ele está com o pensamento ausente. Zé pede-lhe para tirar o resto do dia e sai. Xana entra no posto à procura de Neca e Zé, mas nenhum deles está. Provoca Dulce que não liga às suas provocações.

Armanda conta como foi especial a forma como perdeu a virgindade e que agora é uma mulher desflorada e comprometida com Tó. Orlando não tem paciência para os detalhes que ela conta.

Renata estranha Eugénio esperar por ela no lobby do hotel. Ele pergunta o que se passa com as terras da barragem e Renata diz que não sabia do erro no estudo. Diz que se soubesse e avançasse, seria o suicídio da empresa construtora. Eugénio desconfia e pergunta se ela vai desistir da barragem. Renata diz que que vai suspender as obras, mas não desiste dos planos, só tem de encontrar uma solução que não ponha em causa a segurança dos habitantes.

Xana confronta Neca por ter assinado o contrato de indemnização e não a ter deixado negociar. Ele diz que os terrenos são dele e de Zé e acharam melhor vender. Xana diz que também acha melhor ele dormir no sofá.

Simão está na zona do altar a tocar no teclado algumas notas. Zé, junto à porta vê Simão tocar e elogia-o embevecido. Rita chega apressada, quer saber o que Simão quer falar com ela. Simão fala de Adelaide ser vocalista da banda, mas Rita nem quer ouvir.

Afonso está satisfeito porque estão cheios de reservas para os passeios de bicicleta. Miguel quer alugar duas bicicletas para fazer uma surpresa a Isabel e Afonso diz que o ajuda a escolher um trilho mais fácil.

Helena assina os papéis do divórcio e diz a Rui que espera que mantenham esta relação de cordialidade. Rui está impressionado com a leveza dela em despachar uma ligação de décadas em 15 minutos. Diz que ela ainda se vai arrepender de ter largado tudo por amor e ainda vai sofrer por causa de Paulo.

Helena entra na loja Bio e olha em volta, Paulo diz que Mia e Mónica não estão. Ela sente-se insegura e diz que precisava de o ver, já assinou o divórcio e é uma mulher livre. Paulo beija-a.

Mónica conta a Mia que não voltou só por causa dela, mas também porque está decidida a lutar pelo casamento. Acha que vai ficar angustiada toda a vida senão tentar. Mia tem medo de que a mãe sofra e abraça-a.

Afonso está preocupado com o pai que disfarça que estava a chorar. Rui diz que esteve com a mãe a assinar o divórcio, não sabia que lhe ia custar tanto. Afonso decide ficar a fazer companhia ao pai e bebe um copo com ele.

Renata olha séria e determinada para Nuno e diz que está na altura de atacar Rui. O cerco vai apertar e precisa de trunfos do lado dela. Nuno vai falar com o tipo que conhece para tratar disso. Renata pede urgência.

Eugénio arruma a loiça enquanto zuzu bate com a cauda nos candeeiros e faz barulho. Eugénio aproxima-se do candeeiro para ajeitar o abajur e nesse momento, quando a luz da lâmpada o encandeia, tem outra premonição. Fica sério e diz que é Renata. Apenas que na visão dele, o carro de Renata a avançar rápido.

Adelaide não entende porque Simão quer falar com ela. Simão diz-lhe que quer que ela seja a vocalista da banda. Adelaide diz-lhe que Rita não vai aceitar. Simão diz que só quer saber se ela aceita, Adelaide hesita.

Eugénio liga a Renata, pergunta se ela pensa sair de carro e pede-lhe que tenha cuidado. Renata estranha a pergunta de Eugénio e pergunta se ele está com pressentimentos, fica tensa. Eugénio desliga a chamada, fica apreensivo e diz para Zuzu se desta vez irá conseguir fintar o destino.

Mia pergunta a Afonso se esteve a beber, ele fala que esteve com o pai que estava em baixo porque assinou hoje o divórcio. Mia não sabia, diz que Rui e Mónica estão a sofrer bastante. Conta a Afonso que já enviou o estudo para a Agência Ambiental e aguarda uma resposta.

Constança pergunta a Mónica se já sabe como vai fazer com a divisão de bens com Paulo. Mónica vai para contar que quer lutar pelo casamento, mas Bernardo chega e já não lhe conta.

Bernardo tira roupa de uma gaveta e encontra uma nota de cinco euros. Lembra-se da mala da agiota e procura por todas as gavetas da cómoda. Ouve Constança e Mónica que entram para falar mais à vontade e esconde-se atrás de um cortinado. Mónica fala sobre a sua decisão em reconquistar Paulo, conta que ainda o ama, não quer humilhar-se, mas vai manter-se presente. Constança diz-lhe que tem a certeza de que ela pensou muito e dá-lhe apoio. Bernardo ouve tudo e fica a sofrer por ter de manter um segredo.

(conclusão)

Por Ti

 

Episódio 91

 

 

Destaques

Mia e Afonso mostram a verdade sobre o estudo ambiental em visita à aldeia espelho.

Isabel diz a Zé que Simão é seu filho.

Mónica regressa a Rio Meandro.

Renata manda para as obras da barragem.

 

Bernardo anda à procura do esconderijo onde Constança guardou o dinheiro da agiota. Rita aparece e estranha quando o pai diz que anda à procura de uma lente de contacto. Bernardo diz que devia ter ido à tasca em vez de ficar ali a trabalhar e mostra o vídeo de Adelaide a cantar, acha que ela é um diamante em bruto o que deixa Rita irritada.

Adelaide desculpa-se, mas Tosso está encantado com o karaoke, quer manter as noites animadas na tasca, a próxima será uma noite temática de fado. Miguel chega e pergunta por Isabel, Simão olha para o canto onde ela estava sentada, mas ela já não está lá. Miguel, pergunta se ela bebeu e fica preocupado.

Tó Calhau fica espantado ao ver o pai a fazer flexões, mas parece arrastar-se pelo chão. Diz que está a fazer exercício para esquecer que assinou o contrato de indemnização dos terrenos sem Xana saber. Tó sugere que ele comece já a beber cerveja para ganhar coragem para lhe contar.

Eugénio diz a Hilário que Adelaide vai ser cantora de certeza. Ele pergunta se isso é um desejo ou premonição. Hilário sabe que Eugénio não gosta de falar sobre isso, este diz, desconfortável, que é um desejo.

Mia e Afonso preparam-se para ir para o salão da junta para se encontrarem com todos que vão visitar a aldeia espelho. Comentam que desta vez Renata não vai conseguir safar-se porque ninguém sabe que eles têm o estudo, à exceção de Mónica.

Rui pede a Renata para o acompanhar, quer mostrar às pessoas que estão unidos no processo. Renata concorda para que transmitam confiança, confessa estar nervosa, diz-lhe que quer muito que as pessoas gostem do local.

Orlando, Lara e Simão preparam-se para sair, desvalorizam a preocupação de Miguel com Isabel. Ele continua desesperado, já sabe que Isabel não passou a noite em casa da Xana.

Renata e Rui moderam a apresentação e dizem aos populares que vão gostar do local. Renata diz que não são as casas que fazem os sítios, mas sim as pessoas. Afonso e Mia entram e Renata fica tensa. No final do discurso, Afonso diz ter uma questão e pergunta porque é que o Estudo de Impacte Ambiental que fez, não revelou uma falha no terreno que impede a construção da barragem. Renata fica apreensiva e ouve-se o burburinho dos presentes. Renata nega e diz ser uma invenção. Mia diz que têm provas e tira uma série de cópias do estudo original que distribui por todos. Explica que é uma copia do estudo que revela um problema na construção da barragem no local. Luísa insurge-se contra Renata. Ficam todos em choque.

Isabel espreguiça-se e abre os olhos a tentar situar-se. Olha à volta e levanta-se, alisa a roupa e sai da cela confusa, porque não se lembra de como foi ali parar. Vê Zé, sentado, na sua secretária e pergunta o que aconteceu na noite anterior. Zé diz que não a prendeu e tenso, pergunta se aquilo que ela disse na noite anterior é verdade. Isabel não se lembra e Zé pergunta se Simão é mesmo seu filho. Isabel fica em estado de choque.

Paulo e Dieter não querem ir à excursão ver onde se situa a nova aldeia. Mónica surpreende todos ao entrar, diz que veio para ficar.

Renata arranca a cópia das mãos de Matias. Todos comentam o que se está a passar e Rui olha Renata à espera de uma resposta, mas esta finge que não sabia da falha do estudo, promete que vai averiguar. Afonso exige que as obras parem de imediato, ela diz que irá agir em conformidade e sai com Nuno. Rui adia a excursão.

Isabel está muito tensa, Zé quer saber se o que disse sobre Simão ser seu filho é verdade. Ele conta que Isabel entrou no posto, animada, mas alcoolizada e a querer dançar. Conta que ela falou da noite que passaram juntos e que Simão é seu filho, a seguir adormeceu. Isabel nega que Simão seja seu filho. Bebeu demais e possivelmente estava a brincar. Zé não fica convencido.

Isabel chega a casa ainda tensa. Miguel diz que Lara o avisou que ela ia ficar em casa de uma amiga. Isabel confirma, mas avisa-o que o facto de ele ter voltado lá para casa que não significa que o desculpou e tem liberdade para ficar onde ela quiser.

Tó entra na oficina com Armanda atrás dele, sente-se enganado, ela diz que lhe mentiu para que ele ficasse à vontade e resultou. Tó confessa que tem sentimentos por ela e tem medo de a perder. Armanda diz que isso não vai acontecer a não ser que ele lhe diga que não a quer ali. Tó beija-a com paixão.

Mia está contente que a mãe esteja de volta. Mónica fica a pensar se Renata não saberia mesmo daquele estudo. Mia diz que se ela não soubesse não tinha comprado o silêncio de Carlos.

Renata está furiosa, diz que qualquer dia perde a cabeça e dá cabo de Afonso e Mia. Nuno não consegue ligar a Carlos e no hotel do Rio nem ele nem a mulher e filha chegaram a hospedarem-se. Renata diz que passam à segunda parte do plano, só precisa de pensar com calma.

Renata fala com Rui e mostra-se sonsa, diz que vai parar as obras porque não quer colocar os habitantes e os seus trabalhadores em perigo. Rui acha bem até porque as pessoas não podem perder a confiança nela e nele. Diz que vai começar a avisar que as obras vão parar.

Matias avisa Bernardo que as obras da barragem vão parar. Bernardo fica tenso e pergunta em que situação ficam as indemnizações. Matias diz que se não houver obra não faz sentido haver indeminização. Explica-lhe o que vai ter de fazer no trabalho comunitário na sua cooperativa.

Mónica diz que depois da visita de Mia a Lisboa percebeu que a vida dela era ali. Constança está feliz por ter a amiga de volta, diz-lhe que não tem visto Paulo e Helena juntos em público. Mónica regista.

(conclusão)

Tags
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>