fbpx
Resumos SIC

Por Ti: resumo dos próximos episódios

Resumo de 25 a 28 de julho

Por Ti

 

Episódio 107

 

 

Destaques

Mia encontra Afonso.

Xana acha que Neca a trai com Lara.

 

Xana mexe no telemóvel para manter uma postura indiferente frente a Armanda. Tó está nervoso e não consegue contar à mãe. Acaba por ser Armanda a dizer que está grávida. Xana fica furiosa, reage mal. Armanda, sentida, sai e Tó segue-a.

Luísa dá a aula de meditação quando Mia interrompe e acusa Renata de ter raptado Afonso. Renata mantém-se tranquila, mas provoca Mia que acaba por dar-lhe um estalo. Renata diz que todos são testemunhas do que ela acabou de fazer.

Mia desvairada conta ao pai e a Helena o que se passou e que Afonso ficou de olho neles porque ela ia a Lisboa ter com Carlos. Helena lembra-se da premonição de Eugénio, pergunta a Mia se lhe dá boleia a casa dele. Mia e Helena questionam Eugénio, precisam de uma pista para tentar chegar a Afonso porque foi atrás de Renata e desapareceu. Ele recorda a premonição.

Mia e Helena estão muito nervosas, procuram Afonso e Mia vê a roda da carroça, diz que é ali. Helena vê o carro de Matias, vão até ele e veem que o telemóvel de Afonso está lá. Mia afasta-se para procurar mais sinais. Entretanto, Afonso continua inconsciente e escondido pela vegetação. Helena desesperada porque não encontra o filho, diz que Eugénio tinha razão e não lhe deu ouvidos. Mia não a deixa desanimar e continuam à procura.

Neca faz crochet, atende Dulce que se for preciso vai ajudar nas buscas. Xana entra sem que ele veja e ouve-o ao telemóvel com Lara, mas não percebe que é com ela que ele fala. Neca sai e Xana segue-o.

Eugénio confronta Renata se fez mal a Afonso, ela diz que não fez mal a ninguém, a custo, mas está a cumprir o que lhe prometeu. Eugénio fá-la jurar que é verdade o que diz.

Lara mostra os vestidos de que gosta e Neca diz que o máximo que fez em crochet foi uma toalha. Neca tira as medidas a Lara quando tocam à porta, é Xana que acha que ele a trai com Lara.

Simão está sem reação com o arranjo musical que Rita fez. Diz que está brutal, nunca pensou que ela pegasse na música que Adelaide cantou. Rita aceita que ela entre para a banda, mas deixa claro que ela é que toma decisões porque a banda é dela.

Helena culpa-se por não ter ligado ao que Eugénio disse. Pegam no carro e Mia repara onde a terra aluiu, para o carro e diz que só pode ser ali. Mia começa a descer e consegue avistar Afonso.

Renata reclama das aulas meditação, Nuno defende Luísa que não tem culpa que Mia tenha invadido a aula. Paulo ouve-a a dizer que dava mesmo jeito que Afonso desaparecesse.

Mia acabou de chegar perto de Afonso, tem medo de tocar-lhe, mas percebe que ele respira, avisa Helena que diz que vai chamar a ambulância. Helena faz chamada para Zé e diz que encontraram Afonso, precisa de uma ambulância urgentemente.

Mia ampara a cabeça de Afonso e desesperada, diz que o ama e não quer perdê-lo. Ele acorda e pede que ela repita tudo o que disse. Mia chora de felicidade por ele estar vivo, avisa Helena que começa a chorar também e diz que ambulância vem a caminho.

Amélia chorosa acha que Afonso está morto. Tó diz que tem a certeza de que ele está bem. Armanda conta que está grávida a achar que vai animá-la, mas Amélia não reage.

Xana chora no colo de Isabel, acaba por dizer que Neca anda metido com Lara e a culpa de estar assim também é dela que não a educou. Isabel, não admite que fale assim de sua filha e expulsa-a de sua casa.

No hospital, Afonso diz que está bem, Helena diz que vai ter de fazer uns exames para verificar se está tudo bem, chama Rui para sair com ela e deixarem Afonso e Mia sozinhos. Afonso diz que não viu o que Renata fez a Carlos.

Rui culpa Eugénio do que se passou com Afonso, se tivesse estado calado não acontecia. Helena diz que ele só os alertou e deviam ter-lhe dado ouvidos.

Luísa achou que ia encontrar Renata, mas ele pediu dois cafés para que lhe fizesse companhia. Luísa não percebe por que razão ele trabalha para Renata, sabe que ele não é como ela. Nuno diz que não fez nada nem a Nuno nem a Carlos.

Afonso pergunta se delirou ou ela disse que o amava, Mia brinca e diz que delirou. Afonso pede ajuda para se aproximar dela e beija-a. Carlos entra nesse momento, com Renata atrás.

(conclusão)

Por Ti

 

Episódio 106

 

 

Destaques

Armanda está grávida.

Afonso sofre queda em aluição de terras e fica inconsciente sem ser descoberto.

 

Xana manda Zé afastar-se, salta por cima do balcão e começa à procura de uma pista sobre a traição de Neca. Zé volta a dizer que o bilhete era dele, mas ela não acredita.

Simão mostra a gravação de Adelaide a tentar convencer Rita a aceitá-la, mas Rita continua sem querer gravar com eles. Mais tarde e já sozinha, Rita ouve a gravação de Adelaide a cantar.

Nuno desliga o telemóvel ao detetive e diz a Renata que Carlos está num voo de São Paulo para Madrid.

Mónica traz o jantar a Eugénio e mostra a fotografia que trouxe da capela, tenta saber mais sobre Joana, mas Eugénio diz que não sabe nada, desculpa-se que está cansado para ela terminar a conversa e sair.

Matias pergunta ao filho se já tomou alguma posição sobre a barragem, Rui diz que quem tem de a tomar é o governo, ele não pode fazer nada. Matias espera que chumbem a construção da barragem para o bem de todos e dele como autarca.

Mia conta a Afonso que Carlos chega amanhã e vai ter com ele porque vai ser sua advogada. Afonso vai ficar a vigiar Nuno e Renata. Lara agradece a Mia por lhe ter dado guarida em sua casa.

Isabel diz que Lara avisou que ia ficar em casa de Mia e Miguel fica mais descansado. Orlando chega e Isabel manda-o sentar-se para falar sobre a doença de Miguel, que diz que vai procurar solução para a cura só para vê-la feliz.

Tó acorda Armanda para fazer o teste de gravidez. Armanda faz e aguardam expectantes pelo resultado, Armanda, eufórica, diz que está grávida e podem ser gémeos. Tó ensaia como contar aos pais. Armanda faz de Xana e diz que se quiser ela conta, mas Tó quer ser ele.

Mia está cansada da viagem até Madrid, aguarda junto à paragem de autocarro por Carlos enquanto fala com Afonso e lhe agradece por estar com ela nisto. Mia diz que já chegou outro autocarro e nada de Carlos, diz a Afonso para ter cuidado. Mia acelera para sair dali.

Isabel pede ajuda a Mónica para convencer Lara a não casar, pois está preocupada que ela comprometa o futuro dela. Mónica diz que Dieter a trata bem e que Lara vai ter de ser responsável pelas suas escolhas.

Afonso disfarça que marca uma mesa para jantar quando Renata se aproxima. Luísa pergunta por Nuno, ela diz que saiu cedo. Afonso liga a Mia e diz que vai atrás de Renata que acabou de sair. Luísa entra no quarto de Nuno e percebe que ele não dormiu lá.

Afonso segue Renata mantendo uma distância para que ela não o veja. Afonso vê uma roda de carroça e ouve o latir de um cão, lembra-se de premonição, estranha, mas avança. Mais à frente, Afonso repara no marco e lembra-se da visão de Eugénio, fica perturbado. Para o carro e caminha apressado na direção do carro de Renata, vê que ela está com Nuno e Carlos.

Eugénio joga xadrez com Hilário, distrai-se com o ladrar de Zuzu e perde a jogada. Ao longo do jogo, Eugénio continua distraído e pensativo, Hilário volta a ganhar. Eugénio pede desculpa, diz que o seu pensamento hoje está longe.

Afonso continua na berma da estrada e procura uma aberta entre a vegetação para chegar a eles. Quando encontra, avança devagar, devido à inclinação acentuada do terreno, mas logo em seguida a terra alui, fazendo – o escorregar. Afonso rebola alguns metros entre a vegetação, até ficar imóvel e coberto por ramos e folhas. Ficamos em Afonso inconsciente e isolado.

Carlos quer voltar para Portugal, mas Renata diz que podem provar que a falha apareceu agora e oferece-lhe emprego no grupo dela ao que Carlos pede garantias. Nuno garante que vai continuar a vigiar a família dele em Madrid. Nuno pergunta se Renata está bem para conduzir, Renata diz-lhe para irem, só quer chegar a Rio Meandro.

Mia conduz enquanto liga a Afonso e deixa mensagem, começa a ficar preocupada com o facto de ele não dizer nada. Entretanto, Afonso continua inconsciente e tapado por vegetação.

Miguel diz que conseguiu uma consulta e Isabel faz questão de ir com ele. Orlando também acha bem que ela o acompanhe. Miguel, chateado, diz que devia ter ficado calado.

Luísa fala com Orlando sobre as aulas de meditação e caso não se sinta bem em grupo pode dar em privado. Nuno quer estar com ela, mas ela nega-lhe todos os convites que ele faz. Renata diz que vai começar a fazer meditação com ela. Luísa fica furiosa com Renata, sabe que vai fazer aula com ela só para a irritar.

(conclusão)

Por Ti

 

Episódio 105

 

 

Destaques

Renata fala para os habitantes e culpa a construtora. Todos se revoltam contra ela menos Rui.

Nuno e Luísa fazem amor.

 

Afonso olha apaixonado para Mia que está deitada enquanto ele se veste. Diz que por ele ficava ali a matar todas as saudades. Mia quer que saia para não falarem e não estragar o que aconteceu, diz que vai ter à capela, mas vai sozinha. Acha que vai ser uma reunião de cinismo.

Miguel vai abrir a capela. Rui está tenso e diz a Tosso que Renata nunca lhe mostrou aquele projeto e sempre falou de que seria a aldeia nova a desaparecer. Tosso também quer estar presente na reunião na capela.

Armanda também se prepara para ir à capela, mas Amélia não a deixa, tem de ficar no salão. Tó traz o teste gravidez e Armanda lê que deve fazer com a primeira urina da manhã, é mais fiável, quer esperar para fazer amanhã.

A reunião começa com Renata começa por desculpar-se com a falha geológica que era do seu desconhecimento. Afonso diz que é mentira. Renata diz que o Grupo Jones se viu obrigado a submeter ao governo outro projeto que estava guardado na gaveta. Defende Rui perante todos dizendo que ele não sabia. O burburinho geral aumenta até ficarem todos exaltados para satisfação de Renata.

Mónica está na loja e fica surpreendida por ver Paulo, ele também não quis ouvir Renata, acha que ela vai dizer o mesmo de sempre. Mónica conta-lhe que vai escrever um livro e ele dá-lhe força. Paulo diz que não sabe se Helena vai jantar ao restaurante alguma vez, agradece-lhe pela ajuda que lhe está a dar e conversam bem-dispostos.

Afonso está furioso com o pai porque continua a defender Renata. Matias pergunta ao filho como pode defendê-la, se tem um caso com ela, mas Rui diz que não tem. Afonso diz ao pai que tem de decidir de que lado vai ficar.

Renata está satisfeita com o resultado da reunião, diz a Nuno que vai dar uma volta para começar a despedir-se também ela de Rio Meandro. Nuno pergunta a Luísa o que quer dele, pois não a percebe. Luísa empurra Nuno para dentro ao mesmo tempo que o cobre de beijos. Nuno corresponde, hesitante. Luísa percebe e solta-o. A porta do quarto fica entreaberta. Luísa vai fechar a porta e começa a despi-lo, vão fazer amor.

Mónica fala com Miguel, que vem da sacristia com acervo bibliográfico, que põe em cima de um banco. Eles estão de costas para a entrada e Renata entra no momento em que Mónica está a perguntar quem é a menina que está numa das fotografias e Miguel diz que era Joana.

Tosso está a sair com Covas, assume que foi ele que furou os pneus a Renata quando ela chegou, mas agora quer mesmo tirá-los todos para ela perceber que não a querem em Rio Meandro.

Miguel fica incomodado com as perguntas que Mónica faz sobre Joana. Renata interrompe, quer rezar e eles não deixam, tenta perceber porque Mónica está a remexer no acervo e esta diz-lhe que vai escrever um livro sobre a terra.

Renata recorda quando foi expulsa com a mãe e agora quando lhe rodearam o carro depois de terem descoberto o projeto. Pede a Deus para lhes dar o dobro do que lhe desejam.

Nuno gostaria de ficar a tarde toda com Luísa, mas esta despacha-o, diz que tem de limpar o quarto para os próximos hóspedes. Nuno chama-a de bruta, diz que já encontrou o primeiro defeito.

Afonso diz que o pai acreditou em Renata, acha que ela está interessada no bem de Rio Meandro. Mia diz que não podem desistir. Afonso quer falar do que se passou entre eles, mas ela corta a conversa e diz que falam depois.

Lara discute com a mãe por não aceitar o casamento. Lara menciona tudo o que a mãe quis fazer e o pai não deixou. Isabel acha que Miguel vai morrer e não quer que ela o magoe, mas Lara não se cala e diz que vai sair de casa.

Mary dá os parabéns pelo casamento a Dieter que fica furioso quando ela critica Lara, avisa-a que se só vai ali para dizer mal dela e meter veneno na relação, diz que pode sair e nunca mais voltar.

Simão arranja desculpa a Tosso e leva Adelaide para ensaiarem na capela. Dulce recebe chamada de que houve um aluimento na levada. Eugénio pede a Amélia que ligue imediatamente a Afonso.

Afonso diz a avó que está com Tó e estão a trabalhar. Tó conta-lhe que Armanda pode estar grávida, vão dormir na oficina e amanhã faz o teste. Tó atende chamada de Nuno que lhe pede um reboque.

Nuno diz a Renata que Tó vai mandar um reboque. Renata está furiosa por ter ficado sem pneus, não se admirava que tivesse sido Luísa. Renata conta a Nuno o encontro que teve com Mónica na capela e que ela estava com a sua fotografia na mão. Diz que a vontade que tem é assumir a sua vingança.

Lara está desanimada porque saiu de casa, mas não tem como alugar uma casa e não quer viver com Dieter sem casar, era um desgosto para os pais. Mia diz que pode ficar lá em casa.

(conclusão)

Por Ti

 

Episódio 104

 

 

Destaques

Mia e Afonso fazem amor.

Miguel retira a bênção de casamento a Dieter.

 

Adelaide serve um café, mas está preocupada com o avô que está no Largo com os habitantes a cercarem Renata. Apressa Neca para ir ao largo. Neca fica a saber que Xana também está lá.

Rui, Tosso, Xana, Amélia, Armanda, Tó Calhau, Afonso e mais alguns habitantes que, entretanto, se juntaram, continuam em frente ao carro de Renata que permanece com Nuno no interior. Querem explicações e estão exaltados. Renata continua paralisada com a memória do passado e não responde. Nuno aterrorizado manda Renata avançar. Renata desperta e tenta avançar, mas com os nervos deixa o carro ir abaixo. Rui começa a caminhar para o carro e, para surpresa de todos, vira -se de costas e dirige-se aos restantes. Diz a todos que vai pedir explicações e depois convoca uma reunião. Tosso desconfia que ele esteja feito com ela. Amélia acusa-o de pender para onde lhe dá mais jeito. Renata acelera e quase atropela Xana que, no último instante, é puxada por Tosso. Renata consegue fugir. Neca olha aflito para Xana.

Renata para o carro e sai, tenta recuperar o fôlego, está cheia de raiva por recordar o que lhe fizeram a ela e à mãe, a vontade era dizer quem era, mas Nuno alerta-a que há uma agenda para cumprir.

Rui não quer tomar partido até ouvir o que Renata tem para lhe dizer. Afonso diz que ela não tem consideração por ele e está na altura de ele se juntar a eles contra ela. Rui quer ouvi-la, diz que não é lixo para ser descartado e sai.

Orlando dorme na cama de Luísa quando Rita tenta acordá-lo com cuidado. Bernardo acorda-o de repente e entra Miguel que veio buscá-lo, pois Isabel está preocupada com a ausência de Orlando.

Mónica vem agradecer a Eugénio, aceitou a sugestão de Eugénio e vai escrever um livro sobre Rio Meandro. Eugénio continua preocupado com Afonso e pergunta insistentemente por ele. Mónica pergunta se alguma vez acertou nas premonições e ele lembra-se quando acertou os números da cautela, mas não lhe conta. Mónica quer saber mais informações sobre a cruz para escrever o livro.

Renata mostra-se sonsa, diz que andou muito ocupada em Lisboa, tenta dar a volta a Rui. Diz que Mia e Afonso roubaram informação confidencial e vão responder pelo ato em tribunal. Renata diz que não é ela que quer afundar as duas aldeias, mas sim a construtora. Rui fala dos terrenos que investiu que agora não passam de lama e Renata diz-lhe para ver a sua conta bancária para a qual transferiu uma estimativa do valor das indemnizações que vão ser pagas pelos lotes que comprou.

Helena acha que Orlando tem um esgotamento. Isabel diz-lhe que estão ali para ajudá-lo, para não se preocupar. Rui liga a Miguel para abrir a capela, Miguel fica contente e aceita. Isabel está na cozinha a tirar um café para Helena que veio ver Orlando quando Miguel entra e diz-lhe que adorou a noite de ontem. Isabel diz que não estava à espera de que ele fosse capaz daquelas coisas. Ele quer compensá-la por todos os anos que não a valorizou. Isabel fala da doença, mas Miguel não quer falar, diz que só precisa de ter a mente sã.

Afonso agradece a Mia por ter levado a avó para o salão. Mia diz que é difícil para eles então para as pessoas mais velhas será pior, acha que não vão conseguir travar Renata. Afonso não vê que ela fica triste e não resiste a abraçá-la. Já de saída, Afonso olha-a, apaixonado, Mia, agradecida, esboça um sorriso e aproxima-se de Afonso para o beijar. Atrapalhados e sedentos de desejo um pelo outro, dão um beijo muito próximo da boca. Afonso não resiste e beija-a, Mia retribui. Os dois fazem amor, apaixonados.

Dieter vai ouvir o que Renata tem para dizer e mostrar a sua indignação. Xana veio à procura de apoio junto de Mónica porque também foi traída. Mónica começa a perder a paciência quando Xana começa a compará-la com Helena e vai fazer-lhe a conta.

Neca está triste por causa de Xana, Zé tenta perceber afinal o que Bernardo disse e ele conta-lhe sobre o bilhete encontrado, Zé fica tenso ao ouvir a história, percebe o mal-entendido que se formou e sai. Tó conta ao pai que Armanda pode estar grávida.

Renata está satisfeita porque conseguiu enganar Rui. Nuno achava melhor avisar a guarda para a reunião da capela, mas Renata quer manter a postura de bem-intencionada. Constança e Bernardo perguntam pelas indemnizações.

Miguel diz a Dieter que não gosta de voltar atrás na palavra, mas não quer desagradar Isabel que não concorda que Lara case tão nova e retira a bênção que tinha dado para se casar com Lara. Dieter diz que estão apaixonados, mas Miguel diz que Lara deve ir para a faculdade primeiro. Sai bem-disposto e cruza-se com Lara que, a sós com Dieter, diz que quer casar com ele na mesma com ou sem aprovação dos pais.

Xana vem trazer compras a Orlando, que pede desculpa a Xana por lhe ter dado cabo do casamento, ela diz que a culpa não é dele. Dulce vem desculpar Neca, conta que o bilhete foi escrito por ela mas era para Zé e que eles terão trocado de calças. Bernardo aparece também para dizer o mesmo, mas Xana não acredita neles.

(conclusão)

Tags
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>