fbpx

Por Ti: resumo dos próximos episódios

A Televisão
160 min leitura
@SIC

Os resumos dos episódios da novela “Por Ti”, da SIC, já estão disponíveis.

Fique a conhecer tudo o que se vai passar nos próximos episódios da novela ‘Por Ti’ da SIC.

Resumo de 26 a 30 de dezembro

POR TI

Episódio 173

 

Destaques:

Henrique consegue fugir

O colar da avó de Alice pertence a Amélia

Afonso fica preocupado com Mia depois de saber do assalto

 

Alice está irritada com a conversa de Afonso que lhe conta que a avó disse que aquele anel era de um conjunto só que tinham roubado o colar e ela tinha apenas o anel. Alice reforça que o colar era da sua avó mas diz a Afonso para irem ver o anel.

Mia certifica-se que Henrique está a respirar e diz a Nuno para se ir embora. Nuno não quer deixá-la sozinha, mas acaba por sair. Mia decide amarrar Henrique e ligar para a guarda.

No posto, Dulce comenta que o arquivo está todo por arrumar. Neca diz-lhe que Zé poderá encarregar-se disso pois está farto de ser sempre ele a arrumar e a limpar tudo. Rui, que estava de passagem, entra e dirige-se a Dulce falando do convite para jantar. Dulce diz-lhe que estava a pensar aceitar quando o seu telemóvel toca. Mia precisa de ajuda e Dulce chama Neca para ser por ao serviço pedindo que avise Zé que vá ter a casa de Mia, o quanto antes. Rui regista que se trata de um assalto em casa de Mia e fica perplexo.

Zé tenta aproximar-se de Simão mas o jovem não quer nada com ele e Miguel também não permite grandes avanços. Zé recebe chama de Neca a dizer que tem de ir ter a casa de Mia mas, antes de ir, olha para o filho e promete-lhe que não vai desistir dele.

Mia vem do quarto, com uma cinta na mão, pronta para atar Henrique quando percebe que este fugiu. Na frustração de Mia.

No Turismo, Renata observa Luísa enquanto recebe uma chamada de Henrique. Luísa tenta perceber qual é o assunto, mas Renata nada diz e retém apenas a informação de que Mia apanhou Henrique em flagrante. Mia tenta ligar a Luísa, mas chegam uns clientes e a amiga não lhe atende a chamada.

Alice e Afonso já estão no salão enquanto Amélia observa, pasmada, o colar que o seu pai ofereceu à sua mãe. Bernardo também está presente e começa a acusar Amélia e a sua família de serem uns ladrões. Amélia, já irritada, conta que o colar foi roubado há muitos anos num assalto e que a guarda nunca conseguiu descobrir nada. Bernardo pergunta a Alice se armou um esquema com Amélia para ficarem com o colar. Afonso, ao ver a irritação da avó, diz que é melhor o colar ficar com ele até a situação ser esclarecida, mas Bernardo e Alice não concordam pois ele agora passou a ser parte interessada.

Dulce está a tomar conta da ocorrência enquanto Mia afirma que Henrique lhe assaltou a casa a mando de Renata. Mia explica que Nuno estava a viver ali escondido pois é namorado da sua amiga Luísa, de quem Renata tem imensos ciúmes. Mia tenta compor a história contando à guarda apenas aquilo que pode contar.

Isabel vai, mais uma vez, ao encontro de Miguel e tenta justificar-se. Miguel está irredutível, diz-lhe que não quer saber dela nem vai perdoar o que lhe fez. Isabel, de saída, vê Orlando a dormir, tapa-o e dá-lhe um beijo no rosto. Segue, arrasada, até à porta.

Rita está furiosa pela insistência de Simão em voltar a ter Adelaide na banda. Adelaide diz que não vai voltar, mas agradece a Simão todo o cuidado pois, com tantos problemas que tem para resolver, não pretendia ser mais um.

Neca vai à tasca e pergunta a Tosso se viu Henrique. Tosso comenta que não o viu e que espera que esteja a resolver o problema da conduta. Neca pede que o avise caso Henrique apareça por lá.

Na capela, Renata encontra-se com Henrique, que lhe explica o que aconteceu em casa de Mia. Renata diz-lhe que é mais prudente que se afaste durante uns dias. Henrique acede e entrega-lhe a carteira de Nuno.

Zé fala com Alice, Bernardo e Afonso e diz-lhes que procurar uma queixa feita há mais de 30 anos é como encontrar uma agulha num palheiro. Bernardo e Alice acham melhor voltar noutro dia e Zé concorda, uma vez que está sozinho no posto, a casa de Mia foi assaltada, e tem muito trabalho para fazer. Afonso fica preocupado e pergunta se está tudo bem. Zé confirma que não houve feridos e guarda o colar dentro de um saco, prometendo ajudá-los mal tenha um tempinho.

Luísa diz a Mia que está preocupada com Nuno, tentou ligar-lhe e ele está com o telemóvel desligado. Mia sossega a amiga dizendo que falou com ele e que estava tudo bem. Constança mete-se com a filha, insinuando que esta tem um novo namorado, e Luísa vira-lhe as costas, aborrecida com a conversa.

Dulce aguarda por Renata no Turismo e pergunta-lhe se sabe o paradeiro do seu funcionário Henrique. Renata, dissimulada, diz que também anda a tentar falar com ele, mas sem sucesso. Dulce comenta o assalto a casa de Mia e Renata finge-se surpreendida.

Afonso vai à loja com a desculpa de que ia comprar farinha, mas acaba por confessar que foi ver de Mia pois ficou preocupado com ela, quando soube do assalto. Mia diz que não passou de um susto e que foi tudo orquestrado por Renata.

Xana reclama que a roupa está toda amarrotada e atira-a para cima de Orlando. Orlando acorda, nesse momento, e percebe que recuperou a visão, mas finge-se cego enquanto observa as curvas de Xana enquanto esta troca de roupa. Orlando conta a simão que recuperou a visão e que só pode ter sido um milagre.

Isabel está chorosa. Olha para as coisas do crochet de Neca e decide por em prática o que o amigo lhe ensinou.

De volta à oficina, Tó quer dar andamento ao trabalho que deixou pendente, mas Mary tem outros planos. Tó tenta resistir a todo o custo, mas Mary não lhe dá tréguas. Já em clima de desejo, Tó acaba por lhe chamar Armanda. A jovem não se ofende e adverte-o de que ele e Armanda estão apaixonados um pelo outro e que deviam render-se às evidências. Tó fica confuso pois, enquanto lhe diz isto, Mary beija-o com desejo. Os dois acabam por cair na cama, rendidos ao momento.

Amélia está numa discussão acesa com Armanda quando Matias chega e tenta acalmar os ânimos. Armanda pede desculpa a Amélia, mas esta acha-a uma ingrata e nem a quer ver. Matias pede a Armanda que se vá embora e, já mais calma, Amélia pede-lhe cautela em relação a Renata e diz-lhe que devia ir assistir à audiência de Rui pois, apesar de todos os seus defeitos, não deixar de ser seu filho.

Rui está na Junta e olha para tudo com alguma nostalgia. Tosso chega, estava certo de que o encontraria ali. Vem desejar-lhe boa sorte para a audiência e dizer que não tem tempo nem disponibilidade para ser Presidente. Rui dá-lhe um aperto de mão e Tosso refere que anseia que as coisas voltem rapidamente ao normal.

(conclusão)

POR TI

Episódio 174

 

Destaques:

Perito confirma que os áudios apresentados na primeira audiência foram modificados

Afonso descobre que Renata é responsável pela falta de água

Amélia recupera o colar roubado à sua mãe

 

Paulo chega com Mia e confessa que fica mais descansado se ela estiver acompanhada. Enquanto Paulo vai lá dentro, Mia confronta Helena dizendo que sabe que não esteve com o padre Orlando. Helena fica nervosa, mas jura que não anda a trair Paulo. Mia diz-lhe que não vai ser cúmplice daquela mentira, por isso ou conta ela ou conta Mia o que se passou verdadeiramente.

Nuno e Luísa encontram-se na loja, já de noite. Luísa está preocupada, mas Nuno garante-lhe que teve cuidado e que não foi seguido por ninguém. Luísa quer que ele fuja de Rio Meandro, enquanto é tempo. Nuno diz que não se vai embora sem ela mas Luísa não pode abandonar o Turismo, deixar os pais para trás, com todos os problemas com a barragem. Nuno diz-lhe que não vai conseguir viver com a culpa, caso lhe aconteça alguma coisa, por isso dá-lhe duas opções- ou fogem juntos ou afastam-se para sempre. Luísa não sabe o que dizer e Nuno pede-lhe que pense e que, caso decida ir com ele, que se encontram ali, à mesma hora, no dia seguinte.

Estão todos no corredor do tribunal a aguardar entrar para a audiência. Renata provoca Rui, que não consegue resistir em responder, apesar de Afonso lhe pedir que não reaja a provocações. Rui diz a Renata que tem novas provas que a incriminam e Renata fica surpreendida, mas disfarça. Afonso avisa-a para se manter longe de Mia.

No posto, Dulce olha para o capuz que Mia lhe entregou e fica pensativa. Faz uma pesquisa rápida no computador e percebe que o capuz é o mesmo que foi usado na chantagem a Rui, tal como dá para comprovar pelo vídeo.

A audiência decorre e o perito conclui que as gravações apresentadas na primeira audiência foram áudios manipulados através de conversas que agora lhes chegaram, na integra. Rui olha para Renata, com a vitorioso, e avisa-a que está de volta.

Mia fala com a mãe, mas está visivelmente incomodada por estar em casa de Helena. Mónica fica preocupada quando percebe que a casa foi assaltada e Mia conta-lhe tudo, ao pormenor.

Rui não contém a felicidade pelo resultado da audiência mas Afonso, mais cauteloso, diz-lhe que ainda falta sair a sentença por isso é mais prudente aguardarem do que festejarem antes do tempo. Tosso quer saber como correu no tribunal pois está farto de lidar com as pessoas e as suas queixas pela falta de água. Rui diz-lhe que não falta muito, mas que as burocracias complicam tudo. Ambos pedem a Afonso que vá ver com Renata qual é o problema com o fornecimento de água e Afonso, a custo, lá promete passar no estaleiro para perceber o que se passa.

Renata, completamente fora de si, deixa uma mensagem a Nuno a dizer que sabe que entregou as provas a Rui e a aconselhar que se despeça de Luísa pois vai metê-lo na prisão.

Orlando vai ao encontro de Eugénio e conta-lhe que recuperou a visão. O padre diz ainda que viu Xana a trocar de roupa e que agora tem a certeza absoluta de que ela não é a sereia. Quando Orlando sai, Eugénio liga a Helena para lhe dizer que fique descansada pois o padre já recuperou a visão.

Xana vai até à oficina, ter com o filho, e pede-lhe para que mude o óleo do carro. Tó vai entregar uma fatura fora, quando Neca entra na oficina e acaba por cruzar-se com Xana. Esta tenta aproximar-se e pede a Neca que façam as pazes. Neca diz-lhe que ela já não significa nada para ele e sai. Xana fica desolada.

Zé vasculha o arquivo enquanto Dulce tenta partilhar com ele aquilo que descobriu em relação ao capuz do assalto. Zé está distante mas, de repente, encontra um processo que lhe chama a atenção.

Amélia vai até casa de Matias contar-lhe o resultado da audiência. Matias agradece-lhe, mas diz que será difícil perdoar o filho, depois do que fez com Renata e com ele. Amélia pede-lhe que tenha cautela e Matias desvia o assunto com um convite para almoçar. Alice vem de dentro e pergunta a Amélia se já teve novidades acerca do colar.

Renata fica a saber, pelo seu advogado, que o amigo de Nuno já cumpriu pena e quer marcar um encontro com ele.

Luísa diz a Mia que Nuno ainda não foi embora pois está à espera de uma resposta da parte dela. A jovem confessa à amiga que tudo lhe diz para partir com Nuno, agora só falta contar aos pais que se vai embora.

No Turismo, Luísa diz aos pais que vai fazer um curso de meditação para a Tailândia. Bernardo quer saber de onde vem o dinheiro para Luísa ir para a Tailândia, enquanto Constança está mais preocupada em saber se a filha vai com o namorado. Luísa diz que vai viajar com o seu próprio dinheiro e sozinha, como uma mulher bem resolvida que é. No espanto dos pais.

Helena acaba por contar a Paulo porque faltou ao jantar que tinham combinado, diz-lhe que esteve a ajudar Afonso e Rui a invadir o quarto de Renata para roubar uns documentos. Paulo fica desiludido por Helena não confiar nele ao ponto de lhe dizer a verdade.

Renata está frente a Tosso e a Afonso, na Junta. Afonso diz-lhe que foi até ao terreno e percebeu que foram as máquinas das obras que rebentaram com a conduta de abastecimento central. A responsabilidade é de Renata e, para que o erro seja reparado, as obras têm de parar. Afonso percebe que é isso que Renata quer impedir.

Dulce vai até à loja para avisar Mia que as buscas a Henrique continuam. Mia só está interessada em provar que ele trabalhava a mando de Renata. Dulce conta-lhe que suspeita que Henrique tenha estado também envolvido na chantagem feita a Rui.

Renata faz-se de sonsa e desentendida perante o olhar furioso de Afonso e Tosso. A vilã diz que foi enganada por Henrique. Afonso e Tosso são claros, dão-lhe 24 horas para resolver o problema.

Rui vai a casa buscar umas camisas quando se cruza com Matias. Este diz-lhe que não quer estar chateado com ele e que está apenas a tentar remediar um erro que cometeu no passado. Rui fala sobre o resultado da audiência e diz que tem esperança de lhe conseguir provar que Renata não passa de uma mentirosa interesseira.

Estão todos reunidos no posto, quando Zé lhes entrega a queixa com o inventário de tudo o que foi roubado e chegam à conclusão que Amélia sempre teve razão, o colar tinha sido roubado à sua mãe. Alice sai, num misto de raiva e desilusão, seguida por Bernardo.

No salão, Armanda pinta as unhas a Mary, enquanto esta elogia o seu trabalho. Armanda começa a falar do seu amigo, numa tentativa de provocar Mary, mas esta diz-lhe que é claro que ela e Tó estão apaixonados e aconselha-a a por o orgulho de lado e a ser sincera em relação aos seus sentimentos.

Xana encontra Isabel, quando chega à Tasca. Isabel mostra-lhe, com orgulho, a peça que está a fazer com a ajuda de Neca. Xana não aguenta ouvir a amiga a elogiar Neca, a dizer que ele tem sido um bom amigo e que a tem ajudado muito, e acaba por destruir a peça que Isabel estava a fazer. Isabel nem se apercebe porque razão Xana fez aquilo, mas não se importa e continua a mostrar-lhe, entusiasmada, as coisas que comprou para continuar a praticar.

(consclusão)

POR TI

EPISÓDIO 175

 

Destaques:

Rui beija Dulce

Luísa e Nuno fogem

Zeca denuncia Nuno a mando de Renata

 

Na loja bio, Mia felicita Rui por tudo ter corrido como esperava em tribunal. Rui pergunta-lhe se ela teve alguma coisa a ver com a aparição repentina de provas, mas Mia nega. Dulce chega, para jantar, e Rui fica espantado com a sua elegância, nem sabe como reagir.

Dieter está em casa de Lara a preparar o jantar para a sua família, mas irrita-se, pois, está tudo desorganizado e faltam-lhe ingredientes. Lara tenta acalmá-lo dizendo que até podia fazer a pior comida do mundo que ela ia gostar na mesma. Dieter diz-lhe que a sua intenção é que ela fique mais animada pois os últimos tempos não têm sido fáceis.

Na sala, Miguel comenta com Xana que não está com cabeça para jantares. Xana diz-lhe que ele devia perdoar Isabel, deixá-la voltar para casa e voltarem a ser uma família. Miguel fica chateado com Xana e diz-se incapaz de perdoar a mulher pois ela cometeu um enorme pecado.

Alice olha para a fotografia da avó quando Afonso entra para saber como ela está. Alice não consegue resistir e beija Afonso confessando que gosta mais dele do que devia. Os dois ficam num beijo apaixonado.

O jantar decorre num ambiente intimista, Dulce e Rui conversam e desfrutam da companhia um do outro. Num impulso, Rui beija Dulce. No momento em que desfazem o beijo, Zé entra e, ao ver toda a situação, recua. Dulce sente-se muito incomodada e comprometida. Rui tenta desculpar-se, Dulce diz para prosseguirem com o jantar, mas sem beijos.

Luísa está a fazer a mala para a sua viagem e Rita acha estranho que esteja a levar botas para a Tailândia. Luísa dá uma desculpa à irmã quando Constança entra e pede a Rita que vá ajudar o pai. Rita sai e Constança diz à filha que a deixa ir viajar, mas antes de entrar no avião vai contar-lhe do que é que está a fugir.

Rita serve um café a Zeca quando Renata chega. Zeca está confuso com aquele encontro, mas Renata esclarece que quer que ele denuncie Nuno pois este merece sofrer o mesmo que ele já sofreu. Zeca fica surpreso com tal proposta.

Dieter continua chateado com o resultado do jantar, mas todos lhe agradecem o esforço. Lara tenta falar sobre Isabel, uma vez que estão todos reunidos, mas Simão e Miguel não mostram interesse e Xana, apesar de tentar ajudar, só complica ainda mais as coisas. Lara diz ao pai que não acha correto que apoie Simão a não falar com a própria mãe.

Luísa acaba de contar à mãe que vai para a Tailândia com Nuno e fá-la prometer que não conta a ninguém, nem ao pai. Constança acede, mas quer saber qual o motivo da fuga. Luísa conta que Renata é uma ameaça à vida de Nuno e Constança fica preocupada pela segurança da filha. Luísa pede ajuda à mãe dizendo que Nuno é o homem da vida dela e que não o vai abandonar.

Zeca está confuso com a proposta de Renata, mas esta entrega-lhe a gravação do assalto e diz que a única coisa que tem de fazer é dizer à polícia que o outro homem que se vê nas câmaras de vigilância é Nuno. Zeca fica convencido quando Renata lhe diz que lhe vai proporcionar uma vida tão descontraída como a que Nuno teve enquanto ele estava na prisão. Quando Bernardo entra, Zeca finge que estava à procura de uma oportunidade de trabalho.

Constança vem com um saco e viagem na mão, seguida de Luísa, que traz uma mochila às costas. Ao ver Renata, Constança diz à filha para se esconder. Renata pergunta-lhe se vai viajar, mas Constança disfarça dizendo que o que leva ali é roupa suja. Constança dá sinal a Luísa para avançar quando Renata entra no quarto.

Alice e Afonso estão ofegantes, acabaram de fazer amor. Alice convida-o a dormir com ela no turismo, mas Afonso dá uma desculpa para não ficar. Alice fica desapontada, mas não dá parte fraca.

Na arrecadação, Bernardo teta não fazer barulho enquanto procura mais algum vestígio do tesouro. Alice chega, sem que Bernardo contasse com ela, e começam os dois a revirar a arrecadação à procura de uma pista que os possa levar até às joias e objetos roubados.

A loja está fechada e Nuno está ansioso porque Luísa nunca mais chega. Luísa assoma e explica que teve de despistar Renata e também contar a Constança o que se passava. Mia deseja-lhes boa viagem e pede que tenham cuidado. Luísa aconselha-a a tirar as pedras do caminho e a não deixar Afonso escapar.

Na tasca, Rui bebe um café e faz algumas perguntas a Zé, sobre Dulce. Zé está visivelmente incomodado, mas tenta disfarçar. Rui diz-lhe que, como Presidente da Junta, tem de estar informado acerca dos habitantes com postos fulcrais na vila. Zé diz-lhe que Dulce é uma profissional muito competente e que lhe parece, em termos pessoais, que não é mulher de grandes amores ou relações. Rui força um sorriso, mas fica desgostoso.

Zeca está no posto a entregar a Dulce uma pen com provas de que Nuno, ex-funcionário da empresa Jones, participou consigo num assalto. No espanto de Dulce.

Alice diz a Bernardo que as joias podem estar escondidas nas paredes dos quartos e que têm de ir procurar melhor. Bernardo diz-lhe que não vai esburacar o turismo todo mas que, se tivessem um detetor de metais, podiam ir investigar com mais facilidade. Bernardo fica a pesquisar a ver se consegue encontrar um.

Constança fala com Luísa, preocupada. Bernardo acha inacreditável que Luísa tenha ido viajar quando o dinheiro lhes faz tanta falta. Numa mesa, vemos Matias e Renata. Matias pergunta a Renata se sabia que deixou de haver água por causa de um problema nas obras. Renata manipula a conversa e diz a Matias que foi enganada por Henrique, ele é que lhe disse que o problema estava fora da zona das obras. Renata diz que parou as obras para que o problema ficasse resolvido e que já está na altura de as pessoas perceberem que o seu bem-estar será sempre superior ao andamento das obras.

No posto, Dulce tira notas da ocorrência e pergunta a Zeca onde arranjou aquelas imagens. Zeca fica irritado e eleva o tom de voz, mas Dulce pede-lhe que se acalme. Zeca diz-lhe que só foi ali para fazer uma denúncia pois entende que Nuno tem de pagar, já que ele já cumpriu a sua pena.

Nuno e Luísa passeiam felizes, em Sines, quando Mia liga a avisar que Dulce andou a perguntar por ele pois Zeca fez uma denuncia a propósito de um assalto, há alguns anos, ao grupo Jones. Nuno está incrédulo e Luísa chega à conclusão que era ele o homem que estava com Renata, no turismo. Nuno diz que a única forma de parar Renata é ameaça-la com alguma coisa. Mia diz-lhes que fiquem descansados pois vai ajudá-los.

Tó provoca Afonso e pergunta-lhe o que tem com Alice. Afonso diz-lhe que não sabe mas que, por enquanto, estão bem assim, sem dramas e sem grandes compromissos. Tó acha que ele gosta é de Mia e está com Alice para se distrair. Afonso diz-lhe o mesmo em relação a Armanda e Mary. Tó fica apreensivo.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 176

 

Destaques:

Henrique e Mia tem acidente

Henrique morre

Afonsa chora de felicidade ao perceber que Mia está viva

 

No salão, Armanda comenta com Amélia e com Xana que a falta de água teve mesmo a ver com as obras. Xana acredita que Renata não soubesse, diz que devem ter sido os homens a fazer asneira e a ficar calados. Amélia tem as suas dúvidas. De repente, um jovem entra e entrega um bilhete a Armanda. Armanda fica em choque quando vê que se trata de um bilhete de Luís Pedro, o seu amigo inventado.

Renata liga a Zeca para se certificar que entregou as imagens, que denunciam Nuno, na guarda. Zeca confirma e Renata avisa-o que pode ficar por perto, mas não pode contactá-la, só ela é que o procura.

Mia encontra-se com Fábia, em sua casa e pede-lhe ajuda. Mia precisa que, em troca de 500 euros, Fábia ligue a Henrique para marcar um encontro. Fábia acede e faz a chamada, perante o olhar expectante de Mia.

Zé comenta com Dulce que já ativou os meios necessários para controlar as movimentações de Nuno. Conta-lhe ainda que Rui andou a fazer-lhe perguntas sobre ela, mas Dulce desconversa automaticamente. Mia entra no posto e diz-lhes que sabe como apanhar Henrique.

Isabel vai a casa tentar falar com Simão. Miguel não quer abrir a porta, ao início, mas acaba por deixar Isabel entrar. Simão assoma, Isabel oferece-lhe o bolo que lhe fez. Simão não quer o bolo nem quer nada com ela, diz-lhe que dispensa tudo o que venha dela. Isabel fica arrasada, Miguel diz-lhe que está apenas a sofrer as consequências dos seus atos e, em relação a Simão, pede que lhe dê espaço e que avise antes de vir visitar.

Afonso e Alice terminam de almoçar na tasca. Alice comenta que quando vai à papelaria fica a saber da vida de toda a gente, Afonso ri-se e diz-lhe que se habitue, pois, ali na vila é assim que funciona. Amélia entra quando Alice se despede de Afonso com um beijo. Amélia fica indignada e diz-lhe que não é certo andar a beijar Alice, por causa de Mia. Enquanto isto, Zeca observa Tosso e mete conversa com ele perguntando se não precisa de uma ajuda extra. Tosso descarta-se e diz-lhe que vá procurar trabalho à aldeia nova.

Armanda encontra Tó no bar e fica passada com ele por lhe ter enviado um bilhete em nome de Luís Pedro. Tó pergunta-lhe se não gosta dele e tenta fazer as pazes, mas Armanda não cede. Lara agradece a Dieter por ter feito o jantar para a sua família pois, apesar de não ter corrido bem, foi bom tê-lo a seu lado.

Helena examina Orlando e diz-lhe que, em termos físicos, está tudo bem. O Padre desabafa com Helena, diz que não percebe o que se está a passar com ele depois deste episódio de cegueira. Helena aconselha-o a encontrar ajuda profissional, de um psicólogo, pois pensa que este episódio pode dever-se a muita ansiedade e stress.

Rui vai até ao posto, mas não encontra Dulce. Acaba por desistir e deixar o ramo de flores no balcão.  Neca entra e repara no ramo mas, sem que estivesse à espera, Xana assoma nesse momento e lê o cartão que está no ramo de flores. Quando percebe que se fala de um beijo, Xana começa a achar que foi isabel quem beijou Neca. Neca diz-lhe que as flores nem são dele e para parar com invenções.

Fábia e Dulce já estão no quarto de hotel e aguardam por Henrique. Fábia está nervosa, mas Dulce diz-lhe que só tem de garantir que ele entra no quarto e depois ela assume a situação, a partir daí. Fábia está receosa.

No exterior do hotel, vestido à paisana, Zé controla a chegada de Henrique e avisa Dulce. Mia, também atenda, aguarda ansiosa dentro do carro.

Henrique vai ter ao quarto de Fábia, mas não entra, pede apenas que esta seja rápida e lhe dê as suas coisas. Fábia tenta convencê-lo, mas Henrique percebe que algo não está bem e ameaça-a. Fábia grita por Dulce, que assoma em seu socorro enquanto Henrique escapa.

Zé tenta apanhar em Henrique, mas em vão. Mia acelera com o carro, na tentativa de o fazer parar, mas Henrique entra no lugar do pendura e aponta-lhe o canivete ordenando-lhe que arranque com o carro. Mia ainda hesita, mas acaba por acelerar. Dulce vem, muito apressada, e Zé diz-lhe que não disparou pois é Mia que está dentro do carro. Os dois partem, atrás deles, em alta velocidade.

No salão, Helena pergunta a Afonso se tem namorada ou não. Afonso diz à mãe e à avó que Alice é apenas sua amiga e para pararem de o pressionar. Amélia comenta que o neto devia era namorara com Mia, que ela é que era uma boa mulher para ele.

Mia acelera, vai olhado para o retrovisor a ver se vê o carro da polícia. Henrique diz-lhe para virar, mas ela ignora e continua em frente. Henrique dá uma guinada no volante e o carro embate numa árvore.

Paulo está sentado ao computador quando Constança se aproxima dele, com um ar sério, de telefone na mão. Paulo atende e Dulce diz-lhe que houve um acidente.

Já no hospital, Paulo tenta saber notícias de Mia, mas em vão. Afonso, que também lá está, tenta perceber o que se passou e Paulo conta-lhe da operação para apanhar Henrique. Paulo está muito nervoso, teme pela vida da filha. Helena vai tentar saber quem é o médico que está de serviço e obter informações sobre o estado de Mia. Afonso acalma Paulo e diz-lhe para não pensar no pior.

Armanda reclama, em desabafo, sobre o que Tó lhe fez quando percebe que Amélia não está bem. Amélia conta-lhe do acidente de Mia, diz que não sabe como está, pois, ninguém lhe conta nada. Armanda tenta acalmá-la e pergunta se tomou os comprimidos para a tensão, com receio que lhe dê alguma coisa com tamanha ansiedade.

Helena vai ter com Paulo e diz-lhe que ainda não conseguiu saber nada. Duas enfermeiras que veem a conversar, comenta que uma das pessoas envolvidas no acidente morreu. Paulo fica transtornado e pede-lhes mais informações, mas as enfermeiras não podem dizer nada. Afonso não aguenta mais aquela situação e corre, em busca de Mia. Afonso vai abrindo as cortinas que separam as macas, uma a uma. Vê um corpo, tapado com um lençol, e paralisa.

Em casa dos Guerreiro, Alice pergunta a Matias se sabe de Afonso pois está farta de lhe ligar e ele não atende. Matias conta-lhe do acidente de Mia e diz-lhe que Afonso está no hospital.

Afonso avança para o corpo, enquanto relembra os momentos que viveu com Mia, quando percebe que é Henrique. Ouve a voz de Mia a chamar a enfermeira e corre até ela para a abraçar. Afonso diz-lhe que não sabe o que faria sem ela e que está muito feliz por ver que ela está bem.

Orlando está na capela e pede a Deus que o ilumine. No meio das suas orações, Orlando alucina e olha para o altar vendo a imagem da sereia em vez da imagem de Nossa Senhora. Eugénio aparece e assusta Orlando que lhe conta da visão que acabou de ter. Eugénio diz-lhe que não se preocupe, pois, a vida trata sempre de nos colocar no caminho certo.

No Posto, Dulce e Zé dão conta a Renata da morte de Henrique. Renata finge-se consternada e tenta perceber se falaram com ele antes do acidente. Fica aliviada quando percebe que não.

Na Tasca, Zeca pede uma cerveja e desabafa que ninguém lhe deu oportunidade, nem o padeiro precisa de um empregado. Adelaide fica interessada na sua história e pergunta como é a vida na prisão. Tosso comenta com Covas a morte de Henrique e Zeca vê uma oportunidade uma vez que está um homem a menos na obra.

(conclusão)

Resumo de 2 a 6 de janeiro

POR TI

EPISÓDIO 177

 

Destaques:

Paulo cria esquema para deixar Mia e Afonso a sós

Renata embebeda Matias e rouba-lhe as chaves de casa

Nuno vai a Rio Meandro avisar Zeca sobre Renata

 

Afonso acaba de chegar a casa, está emocionalmente cansado, depois do susto que apanhou com Mia. Afonso pede-lhe desculpa pois esqueceu-se do almoço, mas Alice já sabe que Mia teve um acidente, Matias disse-lhe. Ainda assim, Alice convida Afonso para lanchar, mas este diz-lhe que precisa de sossego e sai para dentro.

Paulo entra com a filha em casa e avisa-a que vai ficar com ela até que se sinta bem. Mia está debilitada e com algumas dores, devido às costelas partidas. Paulo insiste em ligar a Mónica e Mia acaba por contar ao pai que a mãe foi para a Suíça atrás da enteada de Renata, não pode largar tudo agora.

Dulce está de saída, acabou o seu turno. Zé avisa-a que chegou um email do laboratório que confirma que o capuz que a sargente enviou para análise tinha ADN de Henrique. Dulce comenta que fica apenas por confirmar que Henrique também não esteve por trás da chantagem a Rui. Neste momento, Rui entra no posto e Zé, visivelmente incomodado, sai pra jantar. Rui pergunta a Dulce se gostou do seu pedido de desculpas e fica surpreso quando Dulce lhe diz que não viu nenhum ramo de flores.

Xana vai até casa e testa Isabel para garantir que não foi mesmo ela que ofereceu o ramo de flores a Neca. Isabel fica confusa com aquela conversa e pede-lhe que se vá embora antes que Neca chegue e fique chateado de a ver ali. Nem de propósito, Neca chega nesse momento e ignora Xana por completo. Neca pergunta a isabel se quer jantar e dirige-se à cozinha sob o olhar furioso de Xana, que acaba por sair.

No turismo, Miguel e Simão aguardam por Rita. Bernardo agradece a Miguel pela boleia para o concerto e comenta que Adelaide canta muito melhor que a filha, enquanto Miguel e Simão o olham entre o espanto e a incredulidade. Miguel comenta com Simão que podia convidar a mãe pois sempre tinha mais uma pessoa na plateia, mas Simão diz logo que preferia cantar para uma planta, encerrando a conversa por ali.

Rita acaba de se maquilhar, ouve música alta, está entusiasmada com o concerto. Renata bate-lhe à porta e pede que baixe o volume quando Rita lhe diz, depois de se desculpar, que está a aproveitar ter o quarto só para si. Renata pergunta-lhe por Luísa e Rita conta que a irmã foi de viagem para a Tailândia.

Tó e Afonso foram ver como Mia se sentia. Esta diz que está a recuperar mas que, e certa forma, se sente culpada pela morte de Henrique. Tó, de repente, diz que tem de se ir embora, mas Afonso não acusa o toque e diz que vai também. Tó goza com ele por não ter aproveitado a oportunidade e ter ficado mais um pouco a sós com Mia.

Paulo fala com Constança ao telemóvel, enquanto prepara um chá e umas torradas, e pede-lhe que não comente com Mónica nada sobre o acidente de Mia. Quando vê Tó e Afonso a sair, Paulo tem uma ideia e finge que Constança está com um problema no fogão do turismo, como desculpa para pedir a Afonso que fique com Mia, enquanto ele vai resolver a situação. Afonso acaba por ficar, mas recebe uma chamada de Alice a convidá-lo para jantar. Afonso diz a verdade e Alice, enciumada, desliga a chamada desejando as rápidas melhoras de Mia.

Isabel escolhe um filme quando Neca traz pipocas e se senta ao seu lado. Tó tenta conversar, mas os dois pedem-lhe que se cale. Batem à porta, é Armanda que procura por Tó.

Tó e Armanda já estão na oficina e esta está curiosa para saber o que se passa entre Neca e Isabel para estarem tão coladinhos no sofá. Tó desvia o assunto e pergunta-lhe o que foi ali fazer. Armanda, sem hesitações, beija-o com paixão e os dois envolvem-se, matando todas as saudades que sentiam.

Afonso vai ver de Mia quando dá com esta adormecida. Afonso olha-a apaixonado enquanto a aconchega e lhe faz uma festa carinhosa. Afonso sente o telemóvel a vibrar, tira-o do bolso, e lê a SMS que acabou de receber.

Paulo comenta com Constança que fez de propósito para aproximar Mia e Afonso. Constança não acha boa ideia que se meta na vida amorosa da filha, mas Paulo diz-lhe que aqueles dois só precisam mesmo de um empurrão. Renata escuta a conversa e sai, sem ser vista.

Matias abre a porta a Renata, está surpreendido com a sua visita. Renata diz que comprou um licor a pensar nele e decidiu aparecer para fazerem um brinde. Matias fica satisfeito com a visita e Renata tenta perceber se Afonso vai dormir em casa, quando Matias lhe diz que não o neto não deve aparecer pois está com Mia. Renata faz conversa e vai enchendo o copo de Matias com licor. Matias está cada vez mais sonolento.

Zeca está no bar e, enquanto bebe a sua cerveja, pergunta a Dieter se não precisa de alguém para trabalhar. Dieter nega e Zeca desabafa que é muito difícil arranjar trabalho quando se é um ex-presidiário, diz que correu todos os estabelecimentos da aldeia velha e que ninguém precisa de um empregado.

Matias adormece finalmente. Renata, sem fazer barulho, rouba-lhe as chaves de casa e só depois o acorda para que vá para o quarto. Matias insiste em levá-la à porta, mas Renata diz-lhe que sabe o caminho e que vai sozinha. Renata sai, batendo com a porta.

Zeca está de saída, agradece a Dieter as cervejas e os conselhos. Nuno está a caminho do bar, Zeca não percebe eu é ele e avisa-o que o bar já está fechado. Nuno agarra-o e diz-lhe que vão falar para outro sítio. Zeca percebe finalmente que é ele e sente-se encurralado.

Renata põe a chave à porta e entra, em casa dos Guerreiro, sorrateiramente.

Alice come um gelado, deprimida. Bernardo vai ter com ela e mostra-lhe o tabuleiro de Ouija mas Alice responde que não está com cabeça para jogos. Bernardo explica-lhe que é com aquilo que vão descobri o resto da fortuna. Alice olha-o desconfiada.

Renata traz um tabuleiro com um bule e duas chávenas, que pousa em cima da mesa da sala. De seguida, pega na garrafa de licor que ofereceu a Matias e substitui por uma nova, por abrir. Renata senta-se no sofá, com uma manta sobre as pernas, e prepara-se para dormir ali.

Miguel e Simão chegam a casa. Simão não contém o entusiasmo com o concerto e agradece a Miguel por ter ido, gostou muito de o ter lá. Orlando grita, num sonho agitado, quando Miguel o acorda. O padre lembra-se que não trancou a capela e sai apressado.

Nuno percebe que a capela está aberta e puxa Zeca pois ali podem falar com mais calma. Nuno aconselha-o a ir embora de Rio Meandro e a manter-se longe de Renata pois, mais tarde ou mais cedo, vai correr mal. Nuno vira costas depois de reforçar que Renata é perigosa e que Zeca não devia meter-se com ela. Orlando, quem vem para fechar a capela, dá com Zeca e expulsa-o. Quando olha para o altar, volta a ver a figura da sereia. No desespero de Orlando.

(conclusão)

 

POR TI

EPISÓDIO 178

 

Destaques:

Bernardo e Alice fazem sessão espírita e percebem que as joias estão ligadas a Mia

Constança descobre testes de gravidez positivo no quarto das filhas

Rui regressa a casa para controlar as movimentações de Renata

 

Bernardo e Alice estão no quarto desta e fazem a sessão espírita. Em frente deles está o tabuleiro Ouija e o copo vai-se movendo à medida que Bernardo faz perguntas. Alice está séptica e acha que é ele que está a movimentar o copo. Bernardo pergunta sobre as joias e o copo move-se para as letras M, I e A formando o nome Mia. Os dois ficam a achar que a Mia tem uma qualquer ligação às joias roubadas pelas suas avós.

Mia desperta com dores e com sede. Tem alguma dificuldade em movimentar-se, mas consegue alcançar o copo de água na mesa de cabeceira. Quando se ergue vê Afonso, que dorme aos pés da sua cama. Olha-o apaixonada e sente-se segura para voltar a adormecer.

Rui entra em casa e vai direto ao escritório quando dá com Renata a dormir, embrulhada numa manta. Rui, por momentos, pensa que está a alucinar, mas, sem perder tempo, acorda-a bruscamente e expulsa-a de casa. Matias, atraído pelo barulho, vai ver o que se passa e diz a Rui que largue Renata imediatamente.

Zé entra no posto e oferece um cacto a Dulce dizendo que sempre é melhor que umas flores pois um cacto não morre. Dulce percebe a intenção de Zé e agradece-lhe dizendo que irá ficar bem na sua sala. Zé insiste e pergunta-lhe o que se passa entre ela e Rui. Dulce desconversa, diz-lhe que não se passa nada com Rui como também não se passa nada entre eles os dois. Zé fica desanimado e sai para o interior.

Rui quer saber porque Renata passou a noite lá em casa. Matias diz que se lembra dela ter saído depois de beberem o licor e dele ir para a cama. Renata mostra a garrafa de licor, ainda fechada, e diz que beberam chá e ficou, pois, Matias não estava a sentir-se muito bem. Rui está desconfiado daquela história e Matias confuso por pensar que está a confundir tudo.

Já de manhã, Paulo entra em casa e agradece a Afonso ter ficado com Mia. Afonso pergunta-lhe, desconfiado, se conseguiu resolver o problema do fogão e Paulo disfarça dizendo que sim. Paulo aproveita o embalo e pede-lhe que volte para dar o almoço a Mia pois vai ter um dia complicado. Afonso fica um pouco hesitante, mas acaba por aceder ao pedido.

Alice e Bernardo pensam numa estratégia para conseguirem chegar até às joias que, pelo que viveram na sessão espírita, estão relacionadas com Mia. Alice não quer nem Mia nem Afonso metidos no assunto pois confessa que tem ciúmes deles os dois. Constança interrompe a conversa e diz a Bernardo que têm de falar, mostra-lhe um teste de gravidez positivo, que encontrou no quarto das filhas. Ficamos na aflição de ambos.

Paulo leva o pequeno almoço a Mia e pergunta-lhe como se sente. Mia desmascara o pai e diz-lhe que já percebeu a sua jogada. Paulo admite que só quer dar uma ajuda para que ela e Afonso se reconciliem. Mia admite que gosta de Afonso, mas diz que vai aguardar que seja ele a dar o primeiro passo.

Nuno está muito apreensivo e diz a Luísa que agora que Zeca se instalou em Rio Meandro e fez queixa dele, é uma questão de tempo até o encontrarem. Luísa diz-lhe para ter calma, que vão deixar passar mais uns dias e depois logo veem qual será o melhor plano. Constança ligar a Luísa, para falar sobre o teste de gravidez, mas a filha diz-lhe prontamente que não é seu e que não está grávida de certeza.

Constança e Bernardo, bastante ansiosos, veem Rita a passar e perguntam-lhe se está grávida. Rita nega dizendo que aquele teste não lhe pertence. Constança e Bernardo estão com a certeza de que vão ser avós, basta-lhes descobrir qual das filhas está grávida.

Zeca espera por Renata que, quando o vê, fica furiosa pois já o tinha avisado que não a procurasse. Zeca conta-lhe que Nuno foi ter com ele para saber se tinha sido coagido por Renata a denunciá-lo à polícia.

Hilário elogia a horta de Eugénio e diz que gosta de o ver assim mais leve, mais feliz. Eugénio fica agradado e comenta que ainda está a pensar plantar mais uns legumes caso Zuzu não decida destruí-los. Os dois rirem e Hilário pergunta-lhe se tem tido mais visões/premonições. Eugénio nega, mas conta que lhe aconteceu uma coisa estranha, que sentiu uma força a puxá-lo para a arrecadação do turismo de Bernardo, não percebeu bem do que se tratava, mas deu-lhe a sensação de que alguma coisa continuava viva naquelas paredes.

Helena bebe um café enquanto Tosso tenta ler uma carta, sem sucesso. Tosso chama Adelaide para ler por ele e a jovem pergunta a Helena se não acha que o avô devia ir ao médico pois está com a vista cada vez pior. Tosso diz que às tantas lhe aconteceu o mesmo que a Orlando, viu a sereia e ficou com falta de visão. Helena fica incomodada com a conversa, mas tenta disfarçar.

Rui vai até à oficina e conta a Afonso que deu com Renata a dormir lá em casa porque diz que ficou preocupada com Matias. Afonso desconfia das boas intenções de Renata e Rui diz que vai apertar o cerco e estar mais atento às suas movimentações.

Armanda entra no salão bastante animada e conta a Amélia que ela e Tó fizeram as pazes. Amélia avisa-os que é melhor resolverem a questão dos filhos antes que se chateiem outra vez, mas Tó responde que está em sintonia com Armanda. Armanda olha-o apaixonada quando Xana entra no salão a reclamar com uma cliente por estar a demorar muito. Amélia, em tom de provocação, diz-lhe que vai ser avó em breve e Xana fica em choque.

Mónica diz a Sara que lhe preparou o almoço. Enquanto esta põe a mesa, Mónica pede-lhe para usar o seu computador e aproveita para tirar umas fotografias a uma pasta, sem que Sara veja.

Lara vem visitar Mia e dá com Afonso a fazer o almoço. Afonso explica que está ali como amigo e apenas porque Paulo lhe pediu. Lara mete-se com ele e diz que amigos assim são difíceis de encontrar.

Neca acaba de chegar quando isabel lhe diz que já tem o almoço pronto. Neca agradece e diz-lhe que não precisava de ter trabalho. Isabel desabafa que Simão está quase a fazer anos e será o primeiro aniversário que vai passar longe dele. Neca promete-lhe que vai falar com Miguel para tentar ajudar a arranjar uma solução viável para todos.

Lara brinca com Mia por ter Afonso a tratar dela e a fazer o almoço. Mia desconversa, diz que são só amigos, e pergunta-lhe sobre a vida de casa. Lara admite que Dieter a faz muito feliz e conta que até já cozinhou para a sua família. A conversa é interrompida por Mónica, que liga a Mia, a contar que descobriu que Sara recebe dinheiro de uma empresa portuguesa. Afonso, que entra para levar o almoço, comenta com Mia a informação de Mónica e ficam os dois intrigados a pensar de onde virá tal dinheiro.

Rui entra em casa, com duas malas de viagem, e diz a Matias que está de regresso a casa para fazer frente a Renata. Matias diz ao filho que ele é que se deve ter confundido com a situação da noite anterior, mas Rui avisa-o que não vai arredar pé enquanto Renata andar a rondar a casa e a vida deles.

Vemos Renata, no seu quarto, ao computador a fazer uma transferência bancária no valor de 2.000 euros para Sara Jones enquanto reclama, para si, que Sara é a ingrata mais bem paga que já conheceu.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 179

 

 

Destaques:

Renata descobre que Rui regressou a casa

Luísa e Nuno decidem ir para Espanha

Afonso pede a Alice para conversarem sobre a sua relação, mas Alice esquiva-se

 

Matias comenta que está muito feliz que Rui esteja de regresso a casa, mas que dispensa que agora controle todos os seus passos ou as visitas que recebe. Rui diz-lhe que está ali apenas para controlar as visitas de Renata e que o pai até pode odiá-lo mas, um dia, vai perceber que o que está a fazer é apenas com o intuito de o proteger.

Alice está na sala quando Matias vem ao seu encontro e desabafa que acha que nunca mais vai fazer as pazes com Rui. Alice tenta animá-lo quando este lhe diz que tem de ir a Vila dos Passos. Alice pergunta se quer companhia, mas Matias agradece e diz-lhe que a acha demasiado boa pessoa para estar a servir numa casa de gente amargurada. Matias sai e Alice envia uma SMS a Afonso.

Afonso e Mia tentam perceber porque é que Sara esta a receber dinheiro de uma empresa portuguesa quando o telemóvel de Afonso toca com a SMS de Alice. Afonso comenta que Rui regressou a casa, que Alice acabou de o avisar. Mia pergunta-lhe se eles namoram e Afonso diz que estão apenas a conhecer-se. Ficamos no constrangimento de ambos.

Paulo está no turismo e fala com Constança, que está distraída a pensar na possível gravidez das filhas. Constança desabafa com Paulo e pergunta-lhe se acha que podia pedir a Helena para recolher sangue a Rita e fazer a análise para ver se está grávida ou não. Paulo fica incrédulo com aquela ideia de Constança, mas a conversa é interrompida por Mónica, que lhe liga em videochamada pois ficou preocupada com Mia. Paulo quase se descai acerca do acidente, mas Constança consegue disfarçar e salvar a situação.

Na tasca, Bernardo tenta convencer Zé a falar com Simão e perceber se Rita está grávida. Zé recusa-se a meter-se nesse assunto, se Simão nem o quer ver à frente, quanto mais se agora fosse fazer essas perguntas assim tão íntimas. Noutro lado, vemos Armanda e Tó, a terminar de almoçar. Armanda convida Tó para ir para a oficina comer a “sobremesa”, diz que até já sente que está no seu período fértil. Tó diz que, quando fizer um bebé com ela, tem de ser com calma e que tratam disso logo à noite. Armanda olha-o apaixonada.

Neca vai até casa de Miguel e pede-lhe que não exclua Isabel da festa de aniversário de Simão. Miguel não é recetivo à conversa de Neca e diz-lhe que não está para andar a combinar festarolas em conjunto com Isabel. Xana, quando se apercebe do motivo da visita de Neca, fica irritada e diz a Miguel que qualquer dia aqueles dois ainda se enrolam. Ficamos na apreensão de Miguel.

No salão, Matias desabafa com Amélia sobre os seus mais recentes esquecimentos. Amélia descansa-o e diz-lhe que é normal dado o que lhe tem acontecido recentemente. Renata aparece para fazer uma marcação e pergunta a Matias se quer boleia para Vila dos Passos. Matias agradece, mas sai e Renata aproveita a vaga de Amélia e senta-se para arranjar o cabelo. Em conversa, Amélia conta a Renata que Rui voltou para casa. Renata aproveita que Amélia vai lá dentro e liga Zeca a pedir-lhe um favor.

Nuno e Luísa passeiam, mas esta está bastante tensa e vai olhando em redor, garantindo que não estão a ser seguidos. Nuno apercebe-se da sua ansiedade e pergunta se quer voltar para o hotel. Luísa acha que era melhor saírem, por uns dias, antes que Renata mande alguém atrás dele. Nuno concorda e os dois decidem ir para Espanha.

Afonso chega a casa e diz a Alice que foi dar o almoço a Mia, a pedido de Paulo. Alice fica incomodada, mas não diz nada. Afonso pede-lhe para falarem, mas Alice foge à conversa pois já imagina que Afonso quer terminar tudo entre eles.

Rui está no escritório quando Afonso entra e lhe diz que está feliz que tenha voltado a casa. Rui diz-lhe que tem de controlar as movimentações de Renata e que Matias não está assim tão contente com o seu regresso. Afonso acredita que o avô vai perceber que o que fazem é apenas para o proteger. Rui comenta que, no dia seguinte, vai à leitura da sentença por causa da falcatrua nas eleições e espera que tudo se resolva para voltar à Junta, o quanto antes, e com a imagem limpa.

Paulo chega acompanhado de Xana e Armanda, que vieram visitar Mia. Armanda apressa-se a contar a Mia que fez as pazes com Tó e que até já decidiram que vão ter um filho. Quando assim for, Armanda quer que Mia e Afonso sejam os padrinhos. Xana, por sua vez, lamenta-se pelo que se passou com Neca e pela sua proximidade a Isabel.

Bernardo decide ir falar diretamente com Simão e perceber se Rita poderá estar grávida ou não. Simão está confuso com a conversa de Bernardo que, a princípio, não é explicito. Simão fica em choque quando Bernardo lhe fala do teste de gravidez positivo.

Simão vai ter com Rita e confronta-a com o teste de gravidez positivo. Rita diz-lhe que aquele teste não é seu, que só pode ser da irmã e daí a viagem repentina para a Tailândia. Simão beija Rita e os dois envolvem-se, apaixonados.

Zeca e Renata encontram-se na capela e esta pergunta-lhe se seguiu Matias. Zeca confirma e diz que Matias foi a uma loja de produtos agrícolas e passou na conservatória, mas que não foi atrás dele, para não levantar suspeitas. Renata agradece-lhe e diz que lhe vai depositar o pagamento na conta.

Helena foi visitar Mia e dá com Paulo a fazer o jantar para os dois. Helena está para ir ao quarto quando Mia aparece na sala, está cansada de estar deitada na cama. Paulo avisa-a que não pode fazer esforços e Helena reforça que pode e deve mexer-se, mas sem exageros. Mia convida Helena para ficar a jantar com eles.

Xana fala sobre Mia, gostou de a ver. Miguel pede-lhe que ponha a mesa, enquanto Orlando termina a sopa. Xana esquiva-se e finge que vai atender o telemóvel. Miguel pergunta a Orlando quando dará a próxima missa, mas Orlando está confuso, não sabe quando terá capacidade para voltar à igreja. Miguel tenta insinuar que se o padre já não se sente perto de Deus, se calhar devia desistir. Orlando fica ofendido com aquela conversa e Miguel, atrapalhado, tenta disfarçar. Na tensão entre os dois.

Isabel está no bar e fala para Lara e Dieter. Pede-lhes desculpa por toda a dor que lhes provocou e pela postura que teve em relação ao casamento. Lara tenta aliviar a mãe dizendo que já passou e que agora ela e Dieter estão casados e felizes. Dieter é pouco empático com Isabel e Lara chama-lhe a atenção.

Matias chega a casa e Afonso pergunta-lhe como foi o seu dia e se quer jantar com ele e com Rui. Matias diz que não está com cabeça e que se vai deitar. Renta liga-lhe para saber como está e como correm as coisas, agora que Rui regressou a casa. Afonso tenta perceber qual a intenção do telefonema, mas Matias corta a conversa e sai.

Já terminaram de jantar e Mia já está no seu quarto. Helena está com sono e Paulo diz-lhe que fique a dormir ali pois é perigoso conduzir naquele estado. Helena acede, feliz com o convite. Os dois saem para dentro, vão fazer amor.

(conclusão)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POR TI

EPISÓDIO 80

 

Destaques:

Nuno entrega-se à guarda.

Matias convida Renata a ir consigo à conservatória oficializar a paternidade.

Mia descobre que a enteada de Renata é paga por uma empresa do grupo Jones.

 

Luísa acorda e percebe que Nuno não está ao seu lado. Na esplanada, fala com o empregado, que lhe diz que não viu Nuno por ali. Luísa fica aflita e deixa-lhe mensagem a pedir que lhe ligue de volta. Luísa, nervosa, quebra a chorar com medo que tenha acontecido alguma coisa a Nuno.

Em casa dos Guerreiro, Rui estranha quando o estafeta lhe entrega os sacos de adubo. Matias fica estupefacto e garante que houve algum engano, mas Rui diz-lhe que a fatura confirma a encomenda de 50 sacos de adubo.

Mia levanta-se, ainda com alguma dificuldade, e vai até à cozinha para preparar um café. Helena, vem de dentro, com uma camisa de Paulo vestida. Mia endurece a sua expressão, quando a vê, e pergunta-lhe se dormiu ali em casa.

Matias está muito confuso e garante que não fez aquela encomenda. Afonso vai verificando a fatura e percebe que a hora coincide com a ida de Matias à loja de Vila dos Passos. Matias garante que deve ter havido um engano, mas Rui acusa-o de estar a perder a memória. Matias, indignado, diz que não está a ficar maluco.

Constança atende a chamada da filha, fala baixo para que Renata não oiça a conversa. Luísa conta à mãe que Nuno desapareceu. Constança diz-lhe que Renata está ali e que não notou que ela tenha saído durante a noite, mas aconselha a filha a ir à polícia. Luísa diz que prefere esperar mais um pouco para ver se Nuno dá notícias.

No posto, Dulce está a beber o seu café quando fica surpresa ao ver Nuno a entrar. Nuno encara Dulce e diz-lhe que sabe que estão à sua procura e que veio entregar-se.

Mia está ofendida com Helena e com o pai por terem ficado a dormir no quarto de Mónica. Helena desculpa-se, diz que tinha bebido demais e que não era boa ideia ir a conduzir, mas Mia diz-lhe que aquela casa ainda é da mãe e que os dois agiram mal, não é correto dormirem ali, na cama de Mónica. Quando Mia sai para dentro, Helena diz a Paulo que toma sempre partido da filha. Pega nas suas coisas, bastante irritada, e sai.

Nuno conta a Dulce que Renata já sabia, há bastante tempo, que ele tinha feito parte do assalto e que só deu agora as imagens a Zeca para se vingar dele e de Luísa. Dulce avisa Nuno que vai entregar as novas provas e o seu depoimento ao Ministério Público e pede-lhe que fique em Rio Meandro, e contactável, até ter novidades da sua parte. Nuno pede a Dulce que protejam Luísa pois, agora que se entregou, Renata vai querer vigar-se dela. Dulce promete que vai ficar atenta.

Nuno liga a Luísa a contar que foi ao posto entregar-se. Luísa não percebe porque é que não falou consigo e decidiu fazer tudo sozinho e deixá-la em Sines. Nuno não quer sujeitá-la a uma vida de medos e fugas. Luísa diz-lhe que vai buscar as coisas ao hotel e vai seguir pra Rio Meandro.

Batem à porta e Renata acha que é Matias, mas fica surpresa ao ver Dulce e diz-lhe que ainda não teve novidades da família de Henrique. Dulce explica-lhe que ali está para lhe dar conta que Nuno foi à esquadra prestar declarações, mas que lhe disse que Renata sabia que ele tinha participado naquele assalto. Renata finge-se surpresa e diz a Dulce que nunca iria ter a seu lado uma pessoa que a tinha roubado. Dulce avisa-a que vai referir, no processo, que existe a possibilidade de Renata ter conhecimento do envolvimento de Nuno no assalto. Quando Dulce sai, Renata senta-se ao computador a ver a montagem do vídeo do assalto e promete, a si mesma, que vai acabar com Nuno.

Rui está de regresso a casa, vindo do tribunal, e ainda nem acredita que foi provada a sua inocência. Afonso, que está com o pai, diz que tem de reagir, que a sua inocência foi provada e que Renata perdeu. Rui promete continuar a fazer frente a Renata, agora que vai retornar à Junta.

Afonso tenta falar com Alice, mas esta foge à conversa inventando mil desculpas pois não quer ouvir o que ele tem para lhe dizer. Quando Alice sai, Afonso vê o vídeo de Nuno no assalto, que se tornou viral, e liga a Mia. Afonso fica estupefato quando Mia lhe diz que Nuno já sabe que o vídeo está a circular na internet.

Nuno está em frente a Mia, confuso em relação ao que deve fazer agora. Mia diz-lhe que tem de tentar provar que tudo o que fez foi a mando de Renata e porque estava a ser coagido. Nuno tem receio que Renata use Luísa como trunfo e lhe faça mal.

Armanda e Tó estão exaustos, acabam de fazer amor. Armanda comenta que já está grávida, tem a certeza pois já sente alterações no corpo. Amélia vai à oficina, à procura de Armanda, que se esconde enquanto Tó arranja uma desculpa e diz que ela não está. Quando Amélia sai, Armanda vem do escritório, a vestir-se à pressa, para ir trabalhar para o salão.

Matias vai ao encontro de Renata, ao turismo, e pede-lhe que vá com ele à conservatória pois quer oficializar a paternidade. Renata faz-se de sonsa e finge que não tem interesse e que não quer nada dele, mas Matias não desarma e insiste. Renata acaba por aceder em ir com ele.

Armanda chega, já atrasada, e Amélia refila com ela e diz-lhe que tem a saia ao contrário, por isso era óbvio que estava com Tó. Helena chega e conta à mãe o que se passou com Mia e Amélia diz-lhe que também acha errado que tenha ficado lá a dormir, ainda para mais na cama de Mónica.

Afonso prepara o almoço a Mia enquanto esta lhe conta a situação constrangedora que passou com a mãe dele e o seu pai. Afonso não desenvolve o assunto pois Mia também lhe diz que não quer mais conversas sobre o tema. Mia descobre que os pagamentos feitos à enteada de Renata são de uma empresa de limpeza do grupo Jones. Os dois ficam a pensar em hipóteses que justifiquem aqueles pagamentos e Mia diz que vai contar à mãe o que acabou de descobrir.

No turismo, Paulo tenta ligar para Helena, mas esta não lhe atende as chamadas. Xana entra e pede a Constança que avise o casal alemão que já ali está. Constança descai-se e conta que Neca ali está, a falar com Rita, para ajudar Isabel.

Rita entrega uma camisola de Simão a Neca e diz-lhe que espera que não seja para fazerem nada macabro, como bruxarias ou algo do género. Neca explica-lhe que Isabel quer fazer uma camisola, em crochet, para oferecer a Simão nos anos, e vai tirar as medidas por aquela, para não se enganar. Rita e Neca combinam que aquele assunto fica um segredo dos dois.

Alice está no turismo, com Bernardo, e diz-lhe que não se pode cruzar com Afonso antes que ele consiga acabar com ela, de vez. Bernardo está mais interessado em saber como é que vão a casa de Mia, procurar as joias, agora que ela teve um acidente e tem de estar em repouso. Alice tem uma ideia e diz-lhe que até é possível que “matem dois coelhos com uma só paulada”.

Xana diz a Constança que vai ter de empatar os clientes pois ela agora só sai dali depois de ver Neca. Quando Neca se aproxima, Paulo sai da cozinha e Xana não faz mais nada, agarra em Paulo e beija-o, sem que ninguém previsse. Paulo nem sabe o que fazer, Neca fica em choque e Xana finge-se muito ofendida e diz a Paulo que pode estar separada mas que não é nenhuma maluca da qual se possa aproveitar. Para surpresa de Xana, Neca ignora todo aquele seu teatro e sai. Ficamos na frustração de Xana perante a indiferença de Neca.

(conclusão)

Resumo de 9 a 13 de janeiro

POR TI

EPISÓDIO 181

 

Destaques:

Renata conta a Rui que é oficial que é filha de Matias.

Renata coage Dr. Paiva a atestar que Matias tem demência ou alzheimer.

Nuno vai ao turismo e confronta Renata.

Rui está de regresso à Junta.

 

Rui está na Junta, orgulhoso, a escrever o discurso que vai marcar o seu regresso. É interrompido por Renata, que lhe conta que é oficialmente filha de Matias. Rui fica incrédulo enquanto Renata lhe conta que foi Matias quem insistiu para que fossem à conservatória e que lhe disse que queria que ela tivesse os mesmos direitos que Rui. Rui apressa-se a interromper o discurso e avisa a irmã de que vai impugnar a decisão do pai mas Renata diz-lhe que não será fácil.

Mia está a pesquisar por casos antigos na tentativa de arranjar forma de ajudar Nuno, Afonso traz-lhe um café. De repente, batem à porta, e Afonso vai abrir. Qual não é o seu espanto quando vê que é Alice. Esta diz que trouxe uns pastéis para oferecer a Mia, por causa do acidente. Ficamos no ambiente constrangedor entre os três, enquanto comem os pastéis.

Em casa, Rui discute com Matias, não consegue perceber como o pai se deixa enganar por Renata. Matias esperava que, agora com o regresso à Junta, Rui estivesse mais calmo, mas Rui ferve só de pensar que o pai está a dar tudo a Renata, de mão beijada. Matias diz-lhe que já marcou uma consulta com um especialista, para avaliar as falhas de memória, e que também já pediu a Afonso que o leve.

Alice entra na cozinha, com a loiça suja, e começa a revistar tudo o que pode. Dá a volta aos armários e calca o chão ouvindo um barulho estranho. Afonso entra, nesse momento, e diz a Alice que têm de falar. Alice, mais uma vez, e sem lhe dar qualquer hipótese, sai antes que Afonso consiga proferir uma única palavra.

Eugénio abre a porta a Orlando, que está encharcado. Orlando explica que se atirou ao rio pois julgou ter visto a sereia. Eugénio aconselha o padre a reaproximar-se de Deus e a cuidar dois fiéis. Orlando cai em si, dá razão a Eugénio e diz que aquele comportamento tem de terminar.

Isabel está sentada no sofá, rodeada dos seus materiais do crochet, a tentar fazer a camisola para Simão pela que Neca lhe trouxe do turismo. Zé, sentado à mesa, tenta escrever uma carta ao filho, mas não se consegue concentrar, amarrota o papel e atira-o para o chão. Neca, vem de dentro, com o seu cesto de crochet e senta-se ao lado de Isabel. Esta repara na sua ansiedade e Neca diz-lhe que tem a certeza que Paulo não teve nada a ver com aquele beijo, Xana é que não olha a meios para atingir os fins.

Miguel anda preocupado com Orlando, diz que antes o padre era um homem ativo e preocupado com a comunidade, e que agora é o que se vê. Xana reclama, pois, Orlando tinha prometido fazer o jantar e nada. Quando Simão percebe que, afinal, ninguém vai cozinhar, decide ir ele fazer uns ovos.

Luísa chega, apressada, a casa de Mia, onde encontra Nuno. Nuno está irritado e mostra-lhe o vídeo do assalto, que Renata andou a espalhar nas redes sociais. Mia convida-os a ficarem em sua casa e diz-lhe que só têm de se manter unidos e atentos em relação a Renata e às suas jogadas.

Afonso acompanha o avô na consulta. Matias conta ao médico dos seus esquecimentos recentes e Afonso reforça que o avô descobriu que tinha uma filha e que isso veio trazer alguns conflitos no seio familiar. O médico decide que devem fazer mais exames.

Constança está aliviada por ver a filha e Nuno, que acabam de entrar no turismo, e diz a Nuno que já viu o vídeo que anda a circular na internet. Bernardo está confuso, não faz ideia do que a mulher está a falar. Constança diz que depois lhe explica enquanto Nuno se vai encaminhando em direção ao quarto de Renata.

Dr. Paiva diz a Afonso que o avô se saiu muito bem nos testes realizados na consulta e Afonso agrade-lhe que tenha marcado os exames com tanta rapidez. Quando fica sozinha, o médico liga a Renata e conta como correu a consulta.

Renata, no seu quarto, ouve o que Dr. Paiva tem para lhe dizer, mas avisa-o que, apesar do pai não ter qualquer doença ou problema cognitivo, vai ter de ter. O médico não entende bem a conversa, mas Renata é explicita, quer o pai com um diagnóstico de demência ou alzheimer, o mais rápido possível.

Rita fica surpresa quando Luísa entra no quarto. Rita pergunta à irmã se voltou por causa da gravidez mas Luísa, já exasperada com a conversa, diz-lhe que o teste não é seu e que tem mais com que se preocupar.

Renata termina a chamada com Dr. Paiva, quando Nuno lhe bate à porta. Renata fica espantada ao vê-lo, mas nuno apressa-se a passar a mensagem, está ai para a avisar que a guarda já sabe da sua implicação no assalto, sabe que os dois tiveram um caso amoroso e que, caso Renata esteja a pensar fazer mal a Luísa, para pensar duas vezes pois Nuno sabe de muita coisa que a pode comprometer. Renata fica abalada com a visita, mas não demonstra.

Helena vai ao encontro de Paulo, à loja, e pede-lhe desculpa por não ter atendido as suas chamadas, mas precisava de tempo para pensar. Helena tenta falar com Paulo sobre o que aconteceu em casa de Mia quando Paulo a interrompe e lhe conta sobre o beijo de Xana. Helena sai, chateada. Lara pede a Dieter para fazer o jantar de anos de Simão ali no restaurante e ele, a muito custo, acaba por aceder.

Xana vai tirar satisfações a Neca por não lhe ter ligado depois de ver Paulo a beijá-la. Neca ignora a conversa de Xana e diz-lhe que pode fazer o que quiser com a sua vida. Num ataque de ciúmes, Xana acaba por mentir a Isabel dizendo que Miguel tem perguntado por ela e que acha que a amiga devia tentar falar com ele novamente. Isabel fica cheia de esperanças a pensar que Xana lhe conta a verdade.

Dulce e Zé estão os dois na esquadra e a sargento estranha que Zé não esteja fardado. Zé apresenta-lhe a carta de demissão e diz que, a partir daquele momento, não trabalha mais ali. Dulce não percebe o que se está a passar, mas Zé explica-lhe que está disposto a reconquistá-la, que quer passar a vida a seu lado, e que se o que os impede é serem colegas, então que ele se demite, de bom grado. Dulce não quer esse peso nem essa responsabilidade, mas Zé beija-a e diz-lhe que agora está tudo nas suas mãos.

Mia liga a Afonso a contar que Nuno foi ter com Renata para a confrontar. Conta ainda que Luísa e Nuno vão ficar em sua casa e pergunta a Afonso se ainda lá passa, mas este diz que não pode pois tem de trabalhar. Afonso desliga e fica arrependido por ter dito a Mia que não ia ter com ela, Tó dá-lhe na cabeça e aconselha o amigo a não perder tempo com o que não interessa.

Nuno conta a Luísa que Renata o ameaçou, mas que ele se manteve firme e lhe disse que a guarda já está ao corrente de toda a situação. Bernardo está incrédulo com tudo o que se está a passar pois achava que a filha estava na Ásia, em viagem. Luísa pede aos pais que tenham cuidado com Renata.

Bernardo serve um café a Renta e diz-lhe que é uma pena que não tenha tido filhos para perceber que é um amor tão grande que se é capaz de tudo para os proteger. Renata avisa-o que a filha namora com um criminoso e pergunta a Bernardo se é mesmo esse o futuro que deseja para Luísa. Bernardo fica incomodado e pensativo.

Na tasca, diante dos moradores, Rui anuncia o seu regresso lendo o discurso que escreveu. Agradece a ajuda de Afonso e o apoio de Tosso e promete ter sempre em vista o bem-estar da população. Rui revela que, para comemorar, vão voltar a fazer o concurso do peixe. Todos brindam, felizes pelo seu regresso.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 182

 

Destaques:

Orlando desiste de ser Padre.

Renata paga a Dr. Paiva e agradece a sua lealdade.

Afonso termina com Alice e confessa que ainda gosta de Mia.

 

Mary faz uma massagem relaxante a Miguel, que está apenas com um robe, sem nada por baixo. Miguel fala de Orlando e do pouco que tem gostado das suas atitudes ultimamente. Mary diz-lhe que devia relaxar, que não devia levar a vida tão a sério e que, se calhar, até lhe fazia bem conhecer outras mulheres e fazer sexo sem compromisso. Miguel não recupera do choque quando tocam à campainha e aparece Isabel. Esta fica constrangida com a situação, mas Mary avisa logo que só está ali a fazer para fazer uma massagem a Miguel. A situação torna-se ainda mais constrangedora quando Mary lhe começa a propor que façam terapia ou que façam sexo de reconciliação. Isabel vai-se embora, envergonhado, dando como desculpa que deixou os bicos do fogão ligados.

Na capela, de semblante sereno, Orlando coloca o telemóvel a gravar e começa a falar para a população de Rio Meandro.

Bernardo falo sério com Constança, acha que devem arranjar forma de afastá-la de Rui, mas Constança desabafa que está convencida que o teste de gravidez pertence a Luísa. Eugénio chega para almoçar e pergunta-lhes se já resolveram o problema dos ratos na arrecadação. Bernardo diz-lhe que não eram ratos, eram duas velhorras. Eugénio fica confuso com a conversa mas conta que, quando lá esteve, sentiu uma energia pesada.

Renata foi ver de Matias, que lhe agradece a consulta, dizendo que gostou muito do Dr. Paiva. Renata tenta perceber se Matias disse a Afonso que tinha sido ela a marcar a consulta, mas perceber que Matias cumpriu com o combinado para evitar problemas com o neto e com o filho.

Mia e Mónica falam ao telefone e Mia conta à mãe que Nuno se entregou à guarda e que está a rever casos antigos para ver se o consegue ajudar, de alguma forma. Mónica conta que não conseguiu descobrir mais e que foi quase apanhada por Sara mas, como ela à noite tem um jantar, vai aproveitar para procurar mais pistas.

Nuno e Luísa estão sentados a rever os emails enviados e as SMS na esperança de encontrar alguma prova que implique o envolvimento de Renata nos esquemas em que Nuno participou, a seu mando.

No bar, Alice conta a Bernardo que esteve em casa de Mia e que não encontrou nada suspeito. Bernardo sugere verem a planta da casa para perceberem como era há 30 ou 40 anos atrás. Noutra ponta, vemos Tó e Armanda a conversar. Armanda fica curiosa quando recebe uma notificação acerca do novo episódio do podcast de Orlando.

No salão, Afonso conta à mãe e à avó como correu a consulta com Matias quando Helena se apressa a procurar informações sobre Dr. Paiva e lhe pergunta como é que chegaram até ele. Amélia recebe a notificação do podcast de Orlando e Afonso liga o telemóvel à coluna para ouvirem.

Orlando continua na capela, com o telemóvel a filmar, enquanto vai falando para os Meandrenses.

Isabel ouve o episódio, enquanto tricota a camisola para simão. Está ansiosa.

Miguel e os filhos ouvem atentos o discurso de Orlando e ficam boquiabertos quando o ouvem a dizer que vai deixar de ser padre. Miguel dá um pulo de alegria, vai poder voltar a celebrar a missa. Simão, sem paciência, sai dizendo que vai ter com Rita e Lara tenta falar com o pai e dizer-lhe que o jantar de anos do Simão é no dia seguinte, no bar. Miguel não ouve nada nem ninguém, está a rebentar de felicidade e serve-se de mais um copo.

Alice e Bernardo já estão na Junta e Tosso pergunta-lhes, intrigado, para que querem as plantas. Eles desculpam-se, mas Tosso manda-os falar com Rui, ou com a secretária, pois está cheio de trabalho e não ter tempo para tratar do assunto.

Renata vai ao consultório de Dr. Paiva e entrega-lhe um envelope com dinheiro. Dr. Paiva garante que se vai manter fiel ao combinado. Renata sai, vitoriosa.

Dulce aparece, em casa dos Guerreiro, com uma garrafa de vinho para brindar ao regresso de Rui à Junta. Rui já não contava que ela viesse e beija-a. Dulce não se retrai e deixa-se levar pelo beijo, apaixonada.

Constança entra em casa de Mia com sacos das compras e alguma roupa para Luísa. Quando fica com Nuno, comenta a questão do teste de gravidez positivo, mas Nuno garante que, caso Luísa estivesse grávida, nunca lhe esconderia a verdade.

No seu quarto, Alice analisa as plantas quando é interrompida por Afonso, que lhe diz que a conversa que têm de ter não pode ser adiada.

Mia recebe uma chamada de um número não identificado. Quando atende, perguntam por Mónica, mas desligam quando Mia diz que é a filha e que Mónica está de viagem. Ficamos na estranheza de Mia.

Na Suíça, Mónica queixa-se do trânsito a Sara, diz que nunca mais ia chegando a casa. Sara confronta-a, chama-a de Eva e pergunta-lhe o que está ali a fazer. No pânico de Mónica.

Mia está preocupada, tenta ligar a Mónica, mas a mãe não lhe atende o telemóvel.

Sara confronta Mónica, quer saber porque lhe mentiu e se veio atrás dela a mando de Renata. Mónica tenta explicar-se, mas Sara não acredita nela e expulsa-a de casa, sob a ameaça de chamar a polícia.

Afonso termina tudo com Alice, que se faz de forte para não quebrar. O jovem diz-lhe que percebeu, depois do acidente de Mia, que ainda gosta dela. Quando Afonso sai, Alice quebra num choro descontrolado.

Zé está sentado no sofá, deprimido, enquanto Tó faz de tudo para o animar e lhe diz que lhe vai dar uma mãozinha com Dulce. Zé agradece, mas sabe que não vale a pena, ela gosta de Rui, viu-os a darem um beijo. Neca diz-lhe que nunca se devia ter despedido e que o melhor a fazer era pedir a carta de demissão de volta.

Tosso vai até ao bar e pede a Dieter que fique a tomar conta da tasca enquanto ele vai ser operado às cataratas. Dieter está reticente, mas caba por aceitar. Lara está junto a Isabel e prepara-se para começar a encher os balões, enquanto comenta com a mãe que o irmão vai ficar mesmo muito surpreso. Isabel mal pode esperar por abraçar o filho, mas fica ansiosa quando percebe que nem ele nem Miguel sabem que ela ali está.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 183

Destaques:

Matias conta a Amélia e Helena do jantar de Rui com Dulce.

Simão não gosta de ver Isabel na sua festa de anos.

Aparece um espelho com o nome “Nana” no quarto de Renata.

 

Mia consegue finalmente falar com Mónica, que lhe conta o que se passou. Mia pede à mãe que volte imediatamente para Portugal, mas Mónica ainda vai voltar a tentar falar com Sara pois esta ficou a pensar que lá estava a mando de Renata.

Todos cantam os parabéns a Simão, que se ri, pois, puseram a vela numa carcaça. Xana oferece-lhe boleia para a escola e saem os dois. Miguel pergunta a Orlando quando se vai embora, mas este diz-lhe que não tem intenção de abandonar Rio Meandro.

Renata está sentada num banco da igreja e chora pela morte da mãe. Amélia, sem reparar no seu choro, senta-se a seu lado e começa a falar de Matias e da quantidade de exames que o médico lhe mandou fazer. Quando Renata a encara, Amélia percebe que está a chorar e pensa que é por causa de Matias, mas Renata conta-lhe que faz 40 anos da morte da mãe. Amélia diz-lhe que vai rezar por ela enquanto Renata sai, bastante abatida.

Matias e Afonso bebem café, acabados de chegar a casa dos exames médicos. Matias está revoltado porque os técnicos não adiantaram nada dos resultados e Afonso tenta tranquiliza-lo. Matias pondera a hipótese de tomar umas vitaminas naturais que não lhe causem efeitos secundários.

Eugénio e Adelaide tomam o pequeno almoço no turismo, mas ela está tristonha, tem medo que a operação do avô não corra bem. Eugénio tenta tranquiliza-la, mas, quando vê Renata, lembra-se que dia é e diz a Adelaide que lhe vai dar uma palavrinha. Adelaide pergunta se é por causa de Nuno e mostra-lhe o vídeo que anda a circular nas redes. Eugénio fica intrigado e segue, o encontro de Renata. Rita vê Adelaide e pergunta-lhe se já comprou o presente de Simão.

Eugénio caminha em direção ao quarto de Renata quando sente uma energia estranha. Alice aparece e pede-lhe que olhe para a planta da casa e que lhe diga se sente a mesma sensação que teve na arrecadação do turismo. Eugénio corta a conversa e diz que não a consegue ajudar.

Rita e Adelaide pensam no que devem dar a Simão quando Rita sugere que lhe dê uma t-shirt. Adelaide acede e diz que vai à festa, mesmo sem estar com grande espírito. Rita comenta que vai ser mesmo uma grande surpresa e que espera que Simão goste.

Eugénio encontra finalmente Renata, que está surpresa por vê-lo. Eugénio diz que se recorda que faz anos da morte da sua mãe e que, caso queira falar, ele está pronto para ouvir. Renata agradece a sua amabilidade, mas diz que hoje não é boa companhia.

Bernardo insiste com Paulo para lhe dar boleia para casa e diz que fica lá a ajudá-lo pois há sempre coisas a fazer. Paulo não percebe o porquê de tanta insistência, mas acaba por se ver obrigado a aceitar a ajuda. Bernardo liga a Alice, sem que Paulo veja, e diz-lhe que já sabe como vão entrar em casa de Mia.

Afonso pergunta a Mia se Mónica já está de regresso, mas Mia diz-lhe que a mãe é teimosa e que ainda vai tentar voltar a falar com Sara. Afonso comenta que precisavam era de ter acesso ao telemóvel de Renata e perceber se eta tinha feito ou recebido alguma chamada da enteada.

No salão, Amélia conta a Matias que encontrou Renata na capela a rezar pelo aniversário da morte da mãe e Matias fica a sentir-se mal pois não se lembrou. Helena, que chega, pergunta a Matias como correram os exames e de onde conhece o Dr. Paiva. Matias mente-lhe e diz que foi através de um amigo da cooperativa e comenta também que apesar de Rui não estar mais calmo com ele, parece que tem uma nova paixoneta pois a argento Dulce jantou com ele lá em casa. Em Amélia e Helena surpreendidas.

Rui entra na tasca e reclama com Dieter por não haver nada para comer. Dieter diz que está a fazer um favor a Tosso e a diversificar a ementa. Dulce e Orlando estão sentados a uma mesa, falam sobre o padre ter desistido do seu chamamento e Rui não consegue tirar os olhos deles. Dulce e Rui trocam olhares cúmplices.

Isabel mostra a Neca a camisola que fez para Simão e diz-lhe que está ansiosa com a festa, que se calhar não devia ir. Neca oferece-se para a acompanhar caso isso a deixe mais confortável e Isabel nem sabe como lhe agradecer. Zé fica a saber da festa de Simão, naquele momento, e fica bastante revoltado por não o terem convidado. Neca tenta acalmar os ânimos, mas Zé está ofendido e sai porta fora. Na apreensão de Neca e Isabel.

Constança entra no quarto de Renata para lhe deixar o almoço. Esta serve-se de um copo de vinho e, de seguida, toma um comprimido. Constança alerta-a para que não misture os compridos com álcool, mas Renata não está para conversas e manda-a sair. Quando Constança sai, ficamos em Renata a chorar pela mãe.

Alice e Bernardo estão em casa de Mia. Enquanto Alice limpa a casa, Bernardo vai vigiando a ver se não aparece ninguém. Alice reclama com ele, que não está a ajudar e que ainda não encontraram nada. Bernardo, empoleirado num banco, procura por alguma pista nos armários da cozinha, quando é apanhado por Nuno. Bernardo disfarça e diz que está ali a fazer um favor a Paulo, para o libertar das tarefas domésticas. Nuno não estranha e Bernardo aproveita para o avisar que já viu o vídeo do assalto e que espera que se porte bem com Luísa.

Mia reclama com o pai, não quer Alice em sua casa pois ela é namorada de Afonso. Alice, que ouve a conversa, diz a Mia que já não namora com Afonso porque ela terminou a relação. Mia fica surpreendida.

Eugénio está em casa a fazer uma sandes quando vem uma enorme rajada de vento que faz com que a porta se abra e feche, num estrondo. Eugénio, com o susto, faz um corte no dedo e Zuzu levanta-se e começa a ladrar para a porta. Na expressão tensa de Eugénio.

Orlando elogia a decoração do bar, comenta com Lara que Simão vai certamente adorar. Quando vê Adelaide, pergunta-lhe pelo avô e ela diz-lhe que já está em casa, a recuperar. Miguel não perde a oportunidade de criticar Orlando e aquilo que fez aos fiéis da terra mas, é interrompido por Isabel, que chega com Neca. Miguel fica incomodado com a presença de ambos e não percebe porque é que foram convidados.

Vemos Renata, deitada na cama, imóvel e de olhos fechados. Não se percebe se está viva ou morta.

Miguel conversa com Adelaide e ignora Isabel. Isabel, por sua vez, quer saber o que motivou Orlando a desistir e quais são os seus planos. Quando Simão chega, todos gritam “surpresa” mas o seu sorriso esmorece quando avista a mãe. Ficamos na troca de olhares tensos entre Isabel e Simão.

Eugénio está a dirigir-se ao quarto de Renata quando sente, novamente, uma energia estranha. Eugénio bate-lhe à porta e Renata vem abrir, ainda estremunhada, e diz-lhe que acabou de acordar, mas para ele entrar. Eugénio entra e conta-lhe que teve uma sensação estranha e que achou que ela estava em perigo. Renata repara num espelho onde está escrito “Nana” e fica transtornada pois apenas a mãe a chamava assim e não sabe como aquilo foi ali parar.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 184

 

Destaques:

Renata é presa.

Miguel dá um murro a Zé na festa de anos de Simão.

Simão e Isabel fazem as pazes.

 

Afonso está com o pai na Junta e este pergunta-lhe o que acha de Dulce. Afonso diz ao pai que acha muito bem que arranje uma namorada, mas Rui está nervoso pois já não sabe como conquistar uma mulher hoje em dia. Afonso aconselha-o a seguir o seu coração.

Rita tenta animar Simão enquanto Orlando comenta com Miguel que o que Isabel está a fazer é uma grande prova de amor, estar num sítio onde sabe que não é desejada, apenas por amor ao filho. Miguel não concorda com ele e fica aliviado quando Isabel decide ir-se embora. Lara ainda tenta convencer o irmão a pedir à mãe que fique, mas Simão está irredutível e diz que é melhor para todos que Isabel vá embora.

Renata está muito transtornada por ver o seu nome no espelho e começa a acusar Rui. Eugénio pede-lhe que tenha calma e diz que sentiu uma sensação estranha, mas que nada tinha a ver com Rui. Renata diz que vai ligar à guarda a dar conta do que se passou.

Luísa deita uns papéis no lixo, sem que ninguém a veja, quando Alice e Bernardo entram a falar das joias. Luísa pergunta ao pai o que está a tramar para andar a fazer limpezas em casa de Mia, mas Bernardo desvia a conversa e diz que só foi ajudar um amigo. Alice confirma que andaram só mesmo a fazer limpezas, mas Luísa não fica convencida.

Simão abre todos os presentes, menos o de Isabel, que é Lara quem abre. Adelaide escreveu um texto que lê, me voz alta, para todos. Simão e os restantes convidados ficam bastante emocionados com as palavras de Adelaide, mas o momento é quebrado pela chegada de Zé. Miguel não o quer ali e impede que chegue até Simão, dando-lhe um murro. Zé não corresponde à agressão e sai. A festa termina por ali.

Xana apressa-se a esconder-se quando ouve a porta da rua a abrir. Neca e Isabel entram e Xana fica furiosa com a cumplicidade dos dois. Quando eles se vão deitar, Xana aproveita para sair, mas é apanhada por Tó.

Mia mete-se com Afonso e diz-lhe que já sabe que Alice acabou tudo com ele. Afonso conta que a verdade é que foi ele que terminou tudo com Alice. Mia e Afonso olham-se, por momentos, com desejo, mas Mia apressa-se a desviar o assunto e a quebrar o momento.

Dulce já está no quarto de Renata e ouve aquilo que ela tem para lhe dizer. Renata quer que Dulce vá interrogar pessoas a seu mando, mas Dulce explica-lhe que não é assim que as coisas funcionam. Renata exalta-se e agarra o braço de Dulce, que acaba por a algemar e levar para a esquadra.

Já na oficina, Tó quer saber o que é que a mãe estava a fazer escondida lá em casa. Xana explica que estava a espiar Neca e Isabel porque tem quase a certeza que andam enrolados. Tó pede-lhe que acalme os seus ciúmes doentios e que pare de achar que o pai anda sempre metido com todas as mulheres, porque não é verdade.

Mia e Afonso constatam que Sara não tentou entrar em contacto com Renata, através da lista que têm com as chamadas efetuadas. Mia diz que vai contar a Mónica e que, a partir daí, a mãe fará o que achar melhor. Mia e Afonso ficam muito próximos, mas são interrompidos por uma chamada de Rui.

Renata está dentro da cela, agarrada às grades, e grita com Dulce para que a tire dali. Dulce oferece-lhe um café, mas Renata entorna-o para o chão e para cima da sargento. Dulce avisa-a para tentar manter-se calma pois, caso continue com aquela atitude, não sairá dali tão cedo.

Eugénio comenta com Hilário o que se tem passado ultimamente e que teme pela segurança de Renata. Hilário quer saber se ele tem tido visões, mas Eugénio fala-lhe de uma energia estranha que ronda Renata e que a situação do espelho o deixou ainda mais intrigado. Na expressão preocupada de Eugénio e Hilário.

Luísa e Nuno conversam quando são interrompidos por Mia, que lhes perguntam se já sabem Renata foi presa. Luísa e Nuno estão prontos para festejar quando Mia lhes pergunta se foram eles a deixar a mensagem no espelho. A conversa é interrompida pelo toque da campainha.

Dulce veio falar com eles os três sobre o que aconteceu no quarto de Renata. Nuno, Luísa e Mia negam ter entrado no quarto de Renata para deixar aquele recado no espelho. Antes de ir, Dulce mostra-lhes o batom que encontrou nos contentores à frente do hotel e pergunta-lhes se, mesmo assim, mantêm o seu depoimento. Os três afirmam que não tiveram nada a ver com o que aconteceu.

Rui vai até à esquadra e provoca Renata dizendo-lhe que finalmente está onde pertence. Neca pede-lhe que pare com a conversa e aconselha-o a ir embora, antes que a situação piore. Renata, completamente trastornada, acusa Rui de ter escrito a mensagem no espelho, mas Rui diz-lhe, de forma brusca, que ela e a sua mãe sempre foram invisíveis para ele. Zé cruza-se com Rui, que está de saída, e Neca fica surpreso quando vê esmurrado. Zé conta-lhe que foi Miguel que lhe bateu, à frente de toda a gente, porque não queria que ele falasse com Simão. Neca insiste, acha que Zé devia voltar atrás com a sua demissão, mas Zé já tomou a decisão e não pretende recuar.

Simão vai ao encontro de Isabel para lhe pedir desculpa pela forma como a tratou na festa. Isabel entende os motivos do filho, mas Simão diz-lhe que será sempre sua mãe, só precisa de mais tempo para processar tudo o que aconteceu e ser capaz de a perdoar ou, pelo menos, compreender. Isabel diz-lhe que lhe vai dar todo o tempo e espaço do mundo e os dois abraçam-se, muito emocionados.

(conclusão)

Resumo de 16 a 20 de janeiro

POR TI

EPISÓDIO 185

 

Destaques:

Matias é diagnosticado com alzheimer.

Mia descobre que foi Constança quem escreveu no espelho do quarto de Renata.

Renata descobre que Mónica está em Zurique.

 

Matias prepara um chá de camomila a ver se consegue acalmar-se, está nervoso por ir saber o resultado dos exames. Afonso tenta tranquilizar o avô, já que a primeira avaliação foi bastante positiva. Alice deixa um bilhete e uma raspadinha a Afonso que, impaciente com as suas recentes atitudes, o amachuca e deita fora.

No turismo, Bernardo e Alice estão sentados na cama, colocam os dedos em cima do copo e invocam as avós. A princípio nada acontece mas, de repente, o copo mexe-se para as letras Y, O e U e, de seguida, para as N, S, e F. Os dois ficam confusos com a mensagem e Alice decide perguntar se algum dia vai ter sorte ao amor. Bernardo começa a discutir com ela, não é esse o propósito da tentativa de comunicação com as avós. Sem que esperassem, o copo parte-se e Bernardo fica irritado, diz que para ela a sessão terminou.

No seu quarto, Mia vai até ao aparador onde tem os seus produtos de beleza e tira de lá um batom igual ao que Dulce lhe mostrou. Mia fixa o batom, pensativa, e de seguida enrola-o num pano e guarda-o na mala.

Dulce abre a cela a Renta, sob o seu olhar furioso. Renata diz-lhe que vai cintar ao seu superior o que se passou e que a sargente, e todos os guardas da esquadra, vão prestar declarações a tribunal pelo que lhe fizeram. Dulce diz-lhe que fica a aguardar e recomenda-lhe que descanse.

Mary está no salão e conta a Amélia e Armanda o que se passou com Renata, no turismo. Armanda fica apavorada, mas Amélia acha que não passou de uma brincadeira de mau gosto.

Rita está com a mãe, enquanto faz o teste de gravidez ainda que continue a nega que está grávida. Constança fica aliviada quando o teste dá negativo, mas isso só reforça que é Luísa quem está grávida. Rita fica espantada quando percebe a quantidade de likes e comentários à sua foto, com a camisola de crochet, que Isabel fez para Simão.

Helena e Paulo tomam o pequeno almoço, no turismo, mas o ambiente fica tenso quando Isabel fala de Dulce e de Rui. Paulo está farto do assunto e Helena, irritada, pergunta-lhe se prefere falar do beijo com Xana. A discussão é interrompida quando telemóvel de Helena toca. Nesse momento, Paulo vê Mia a entrar no turismo e repreender a filha por andar a fazer esforços que não deve. Helena, ao telemóvel, fica em choque com o que ouve, do outro lado.

Afonso termina a chamada perante o olhar desolado de Matias que diz que não quer esquecer-se de quem é nem quer esquecer-se da sua família. Rui diz ao pai, carinhoso, que vão procurar uma segunda opinião e que vão lutar contra a doença. Ficamos no abraço dos três.

Miguel prepara-se para sair de casa, enquanto comenta com Xana que vai começar a dar formação a um estagiário, nos correios. Orlando aparece fardado e Miguel fica incrédulo quando percebe que o novo estagiário é ele. Migue reclama e sai irritado dizendo a Orlando que está farto que este lhe tente roubar a vida, tanto nos correios, como na igreja.

Renata vai a casa de Mia confrontar Luísa e Nuno, por causa da mensagem no espelho. Nuno nega que tenham sido eles e avisa Renata que a sua lista de inimigos é bem mais extensa do que esta imagina. Renata fica pensativa.

Mia vai ter com Constança e pergunta-lhe onde está o batom que Mónica lhe trouxe, numa das suas viagens a Londres. Constança fica nervosa, mas tenta disfarçar. Mia avisa-a que o batom está a caminho do laboratório forense e que sabe que foi ela quem escreveu a mensagem no espelho de Renata. Ficamos na tensão de Constança.

No escritório, Matias observa uma fotografia sua com Afonso e Rui e começa a chorar. Está desorientado e perdido com o diagnóstico de alzheimer.

Constança confessa a Mia que foi ela que escreveu no espelho do quarto de Renata, mas diz que não escreveu a parte toda. Mia fica confusa e Constança explica que escreveu apenas “sai daqui” e que alguém escreveu “Nana” pois era impossível para ela saber como a mãe de Renata a tratava em pequena. Mia está bastante intrigada, não percebe como é possível duas pessoas entrarem no quarto de Renata, sem que esta dê conta. Constança fala de Eugénio, mas Mia não acredita que tenha sido ele pois é amigo de Renata. Constança diz que apenas o fez para proteger Luísa que agora, ainda por cima, está grávida. Mia não acredita que a amiga esteja grávida e a guardar segredo.

Rui desabafa com Dulce por causa da situação de Matias, diz que não está preparado para perder o pai. A sargento oferece-lhe o seu apoio quando Rui diz que ali foi para lhe oferecer um presente, e não para se lamentar. Dulce fica contente com o vale para o salão de beleza e agradece a Rui o seu carinho dizendo que está ali para o que ele necessitar. Ficamos no abraço dos dois.

Adelaide explica a Dieter como é o concurso do peixe de Rio Meandro enquanto Miguel reclama do sumo que o genro lhe fez. Orlando chega e diz a Miguel que a senhora da casa azul não abre a porta. Miguel explica-lhe que ela é surda e que tem de insistir. Dieter deseja boa sorte a Orlando, neste seu novo percurso profissional.

Renata entra, enraivecida, quando se cruza com Mia e Constança e acusa Mia, e os amigos, de terem escrito aquela mensagem no espelho, apenas para a destabilizar. Constança pede-lhe que se acalme e diz que não foram eles. Mia percebe que Constança está prestes a denunciar-se e não permite, diz a Renata que não foi ela, mas que aquela mensagem expressa o que todos sentem, estão fartos de Renata e querem que se vá embora, de uma vez por todas, de Rio Meandro. Renata olha-a com raiva e promete vingança.

Afonso dá com Matias a vasculhar as gavetas e os armários do escritório, quando o avo lhe pede ajuda para procurar a sua polaroid. Afonso encontra a máquina e Matias fica a observá-lo, como que a memorizar a sua imagem. Afonso dá uma festa carinhosa ao avô e diz-lhe que vai estar sempre a seu lado.

Alice mete-se com Afonso e pergunta-lhe se gostou da raspadinha que lhe deu. Afonso nega e diz-lhe que não é um dia bom para brincadeiras. Afonso sai sob o olhar triste de Alice.

Xana liga a Tó, em videochamada, e pergunta-lhe se está sozinho, no momento em que Neca e Isabel entram na sala, a conversar. Tó apressa-se a disfarçar e a por o telemóvel junto ao ouvido, mas Xana ameaça-o dizendo que, caso não vire a câmara para o pai, vai à oficina e parte-lhe aquilo tudo. Tó vira o telemóvel, discretamente, para a mesa onde estão Isabel e Neca, enquanto Xana observa tudo. Neca coloca a mão sobre o ombro de isabel, sem qualquer segunda intenção, e Tó apressa-se a baixar o telemóvel. Ouvimos os gritos de Xana, a pensar que a chamada caiu, e Neca e Isabel olham na direção de Tó. Este desliga logo a chamada sob o olhar de estranheza dos dois.

Rita comenta com Simão o alcance que a camisola teve e diz que vai pedir a Isabel que lhe faça uma com uma manga mais comprida que a outra. A conversa é interrompida pela campainha. Simão vai à porta, mas não vê ninguém, apenas um envelope de Zé. Rita pergunta-lhe se não vai abrir e ele diz que não, vai diretamente para o lixo pois nada do que Zé possa dizer naquela carta lhe interessa.

Mia dá um abraço a Afonso e lamenta a situação de Matias. Conta-lhe que foi Constança quem escreveu a mensagem no espelho de Renata, mas que a parte que dizia “Nana” não foi ela. Afonso fica intrigado e Mia pede-lhe que vá com ela falar com Eugénio e tentar esclarecer este mistério. Afonso acede e pergunta se já falou com Mónica sobre Sara, Mia diz que sim e que Mónica vai tentar falar novamente com ela, o pior que pode acontecer é não conseguir e voltarem à estaca zero.

Helena, ainda transtornada com o que se passa com Matias, cometa com Paulo que está com pena de Rui e de Afonso. Paulo fica aborrecido por Rui vir, mais uma vez, à conversa. Helena não percebe qual é o seu problema com Rui pois ele também está sempre a falar com Mónica, e ainda por cima ela está em Zurique. Renata, que ia a entrar nesse momento, detém-se a ouvir a conversa e regista a informação.

Renata, bastante stressada, está no quarto e tenta ligar a Sara, que não atende. Renata deixa-lhe uma mensagem a pedir que lhe ligue, o mais rápido possível.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 186

 

Destaques:

Constança descobre que está grávida.

Mia deixa Alice e Bernardo procurarem as joias em sua casa.

Mónica não consegue convencer Sara a ajudá-la.

Isabel cria uma página para divulgar os seus trabalhos.

 

 

Matias fotografa Amélia e diz-lhe que quer ficar com uma recordação sua e que espera que seja a última coisa a ir-se da sua memória. Matias beija Amélia e esta recua, muito atrapalhada. Alice aparece com um bolo para os dois e aproveita para perguntar a Amélia quem eram os proprietários da casa onde Mia vive. Amélia e Matias tentam recordar-se e lembram-se do nome da família. Alice tenta disfarçar quando estes a questionam sobre o súbito interesse na casa.

Constança está no salão e comenta com Armanda que não se tem sentido bem, tem tido dores de cabeça e até parece que foi atropelada por um camião. Armanda diz-lhe que está desejosa de se sentir assim pois quererá dizer que já está um bebé no forno. Dulce entra, para usufruir do vale que Rui lhe ofereceu. Armanda diz-lhe que faz bem em apostar num homem com Rui, que será certamente um bom partido.

Bernardo comenta com Alice que têm de voltar a fazer a sessão espírita em casa de Mia, pode ser que assim as avós se situem e saibam dizer onde esconderam as joias. Alice acha que Bernardo está a brincar, mas este apressa-se a ir buscar o tabuleiro e a dizer que vai arranjar forma de entrar em casa de Mia, à socapa.

Renata tenta ligar a Sara, sem sucesso. Irritada, atira com o telemóvel, quando recebe uma nova chamada. Renata fica contente ao perceber que é o Dr. Paiva e diz-lhe que tem de continuar a correr tudo sem percalços com Matias.

Sara, vê a chamada de Renata e fica tensa. Não atende e lembra-se do que Mónica lhe disse “Eu ando a investigar o passado da tua madrasta, a Renata Jones e quando descobri que ela tinha uma enteada… quis saber como é que é a vossa relação”.

Afonso e Mia já estão com Eugénio, que nega ter escrito fosse o que fosse no espelho de Renata. Afonso pergunta-lhe quem é que poderia saber que a mãe de Renata a tratava por Nana e Eugénio diz-lhe que toda a gente que lidou com elas, sabe disso. Afonso e Mia não estão convencidos e continuam a fazer perguntas, mas Eugénio sente que não lhe estão a contar tudo o que sabem. Mia decide dar por terminada a conversa e diz a Afonso para irem embora pois não vão estar a incomodar mais Eugénio.

No salão, enquanto trata do cabelo de Dulce, Armanda pergunta-lhe há quanto tempo namora com Rui. Dulce diz-lhe que são apenas bons amigos, mas Armanda replica que os amigos não costumam dar presentes daquele género. Tó chega e pergunta a Armanda se já se inscreveu no concurso do peixe, mas Armanda diz-lhe que ponha antes os olhos em Rui, que ofereceu a Dulce um vale do salão, com direito a tudo.

Alice e Bernardo chegam a casa de Mia, cheios de material de limpezas. Nuno estranha a sua presença, mas Bernardo diz-lhe que Luísa está à espera dele no turismo e que é melhor que se apresse, pois, ela não estava com boa cara. Nuno sai, para ir ter com Luísa, deixando Bernardo e Alice sozinhos em casa de Mia.

Constança, com um saco da farmácia na mão, pergunta a Rita pelo pai. Rita diz-lhe que Bernardo saiu e Constança pede-lhe que aguente mais um pouco, que tem de ir fazer uma coisa rápida, e quando voltar Rita já pode sair.

Matias acaba de contar a Renata do seu diagnóstico. Renata, dissimulada, reage com surpresa e finge-se bastante abalada com a notícia. Matias, muito emocionado, pede-lhe que tire uma fotografia com ela. Renata promete ao pai que estará sempre a seu lado.

Na Junta, Rui desabafa com Helena sobre a doença de Matias, tem medo e teme que se aproximem tempos duros. Tó chega e pede a Rui que pare de arruinar a reputação dos homens da terra, falando do presente que Rui deu a Dulce. Helena diz que a ela nunca lhe ofereceu nada do género. Tó, depois de reclamar, diz a Rui que veio inscrever Armanda no concurso do peixe.

Alice e Bernardo já iniciaram a sessão espírita e perguntam às avós se as joias estão ali, a resposta é sim. Os primos começam a tentar perceber onde as joias podem estar escondidas, mas as respostas obtidas são confusas e estes ficam sem perceber nada.

Mia e Afonso comentam a conversa que tiveram com Eugénio, Mia diz que fica sempre desconcertada e não consegue perceber como é que Eugénio percebeu que lhe estavam a esconder alguma coisa. Mia fica a pensar na conversa de Eugénio e na possibilidade de ter sido o espírito de Clara a escrever aquilo no espelho.

Mia entra em casa, a falar ao telemóvel com Mónica, quando Alice olha para Bernardo, em pânico, e diz-lhe que vão ser apanhados.

Mia, já na cozinha, fala com Mónica em alta voz, que lhe diz que vai ter com Sara pois esta acedeu em falar. Afonso e Mia ficam esperançosos, mas pedem a Mónica que tenha cuidado e que de notícias, mal seja possível.

Constança, anda de um lado para o outro, muito nervosa. Quando olha para o resultado do teste, fica em choque ao perceber que está grávida.

Sara tranca a porta, mal Mónica entra. Mónica fica muto assustada e Sara diz-lhe que vai ligar a Renata. Ficamos em Renata, a atender a chamada de Sara.

Mia está ansiosa com o encontro da mãe com Sara. Afonso diz-lhe que fique tranquila, que Mónica sabe fazer as coisas. De repente, quando entram na cozinha, dão com Bernardo e Alice a limpar. Ficam todos estupefactos, com a presença uns dos outros.

Renata faz perguntas a Sara, muito ansiosa. Sara nega que tenha estado com alguém para além da emprega da limpeza, diz que não esteve com nenhuma jornalista e que não sabe do que Renata fala. Quando desliga a chamada, Mónica respira de alívio e Sara diz que precisava de garantir que não estava ali a mando de Renata. Mónica diz-lhe que precisava de saber o mesmo em relação a ela e pergunta-lhe o que se passou entre ela e Renata. Sara explica que, após a morte do pai, abandonou o país e cortou relações, pois já não fazia sentido manter uma relação com a madrasta. Mónica quer saber se Renata a obrigou a abdicar da herança.

Alice decide contar a verdade a Mia, ainda que Bernardo queira manter o segredo. Mia diz-lhes que, se as avós esconderam ali as joias, podem ir procura-las à vontade. Afonso assiste à conversa, estupefacto com a atitude de Mia. Bernardo e Alice seguem para a garagem enquanto Mia pergunta a Afonso se acha mesmo que os espíritos das avós deles andam por ali. Afonso nega e desvaloriza toda a situação.

Renata chega para almoçar, mas Paulo acabou de fechar a cozinha. Renata pergunta-lhe por Mónica, tentando obter mais detalhes da sua súbita ida para a Suíça, mas Paulo corta a conversa e diz-lhe que não sabe detalhes da vida da ex-mulher.

Mónica tenta convencer Sara a regressar a Portugal para os ajudar a impedir a construção da barragem. Sara não está disposta a alterar a sua vida para lutar por uma terra onde não pertence. Mónica insiste, pede que lhe conte tudo o que sabe sobre Renata, para ter mais armas para lutar contra ela, mas Sara diz que já lhe disse tudo o que podia. Mónica olha-a, algo desapontada, e diz que vai regressar a Portugal no dia seguinte mas que, caso mude de ideias, pode sempre ligar-lhe.

No bar, Helena comenta com Paulo o presente que Rui ofereceu à sargento. Paulo, já farto daquele assunto, dá a Lara os cartazes do concurso, para que possa afixar no bar e diz-lhe que vai concorrer pela aldeia nova e que está a pensar pedir a Dieter para fazer parte da sua equipa. Lara diz-lhe que vai torcer pela aldeia velha, que não vai quebrar a tradição e Helena fala do seu arroz de peixe e diz que, uma vez que não vai participar, será difícil ganharem. Paulo olha-a, algo desagradado com o comentário.

Constança vai ter com Rita, bastante transtornada, e diz-lhe que terá de aguentar mais um pouco pois vai ter de voltar a sair. Rita fica contrariada, mas acede e Constança sai, quase a correr. Mary está a olhar em redor e Rita pergunta-lhe se procura alguma coisa. Mary diz que está a ver se o seu sexto sentido lhe dá algum sinal pois têm acontecido tantas coisas estranhas ali, ultimamente. Rita fica ainda mais confusa quando Mary lhe pede sal grosso e outros ingredientes e diz que é para afastar os espíritos e os vampiros pois, numa terra onde há uma sereia, já se espera tudo.

Mia comenta com Afonso o que Mónica acaba de lhe contar, no telefonema. Afonso diz que é normal que Sara não se dê bem com Renata, que acontece muitas vezes entre madrastas e enteadas. Mia diz que Mónica ficou com a sensação de que Sara não lhe contou tudo, mas também não pode obriga-la por isso vai regressar a Portugal. Afonso sai, vai ter com Matias e Mia pede que lhe mande um beijo muito grande.

Isabel, orgulhosa, mostra a Armanda a quantidade de likes e comentários que a fotografia da sua camisola alcançou. Armanda tem a ideia de lhe criar uma página para que possa começar a fazer camisolas por encomenda. Isabel, a princípio, está reticente, mas depois até fica entusiasmada e decide chamar a página de “Isabeleca”, em homenagem a Neca, que é o seu mentor. Os dois tiram uma fotografia e Armanda tratar de por a página online. Tó chega e contam-lhe que criaram uma página para os trabalhos de Isabel. Tó fica louco só de pensar na reação da mãe, quando vir a página e a fotografia de Isabel e Neca juntos.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 187

 

Destaques:

Simão aceita convite da mãe para jantar.

Constança conta à família que está grávida.

Xana e Miguel embebedam-se e perdem o controlo.

Mónica regressa a Portugal com Sara.

 

Simão conta a Miguel que Isabel o convidou para jantar e que ele aceitou. Simão não quer que o pai fique desiludido com ele, mas Miguel diz-lhe que acha muito bem que vá jantar com a mãe. Quando Simão sai, Orlando aproveita para tirar algumas dúvidas com Miguel sobre os habitantes da terra e as suas características. Miguel diz-lhe, num tom áspero, que ser carteiro e padre não é a mesma coisa e que devia pensar se é mesmo aquilo que quer fazer.

Renata está no posto e Dulce conta-lhe que foi o batom que encontrou que foi utilizado para escrever a mensagem, mas que a mensagem foi escrita por duas pessoas diferentes. Renata não entende quem possam ser e Dulce é perentória em dizer que todos os suspeitos que ela mencionou têm alibi. Renata, já irritada, pede à sargento que a contacte apenas quando tiver respostas concretas.

Xana está a fazer o jantar quando vê a fotografia de Isabel e Neca, na página que criaram. Xana fica furiosa e apressa-se a mostrar a Miguel e a dizer que os dois já assumiram uma relação. Miguel, mais ponderado, diz a Xana que a página lhe parece ser para a vendar de camisolas em crochet, mas Xana desatina e já nem ouve nada. Miguel fica na dúvida se aquela fotografia é inocente ou não.

Bernardo vai ter com Constança ao quarto, que se apressa a esconder todos os testes de gravidez que já fez, e pergunta-lhe se não vai jantar. Constança diz-lhe que está sem apetite e que precisa de ficar sozinha e descansar.

Dulce vai até casa dos Guerreiro e leva uma caixa de bolas de Berlim para Matias, pois sabe que são os seus bolos preferidos. Rui está a agradecer a amabilidade a Dulce, quando Helena chega também com uma caixa de bolas de Berlim. Dulce sai e Afonso comenta, em tom de brincadeira, que Matias tem noras muito atenciosas. Helena pergunta a Rui quando está a pensar assumir a relação com Dulce e este diz-lhe que já teve mais longe.

Renata, no seu quarto, arruma roupa numa mala de viagem e detém-se, um momento, a pensar no que Eugénio lhe disse, que sentiu uma energia estranha que o trouxe até ela. Renata fica irritada e fecha a mala, preparando-se para sair.

Mary está no seu quarto, a ler um livro sobre espíritos, quando Rita lhe bate à porta com o jantar. Mary assusta-se e diz a Rita que não quer estar sozinha e que afinal vai jantar na sala, que sempre tem mais gente. Rita olha-a, com estranheza.

Simão e Isabel acabam de jantar, comem os dois uma taça de mousse, mas Isabel nota que o filho está incomodado. Simão comenta que é estranho para ela estar a jantar ali, numa casa que não é a sua, mas com a sua mãe. Isabel diz-lhe que só jantaram ali porque ela sabia que não ia estar mais ninguém. De repente, Zé entra e fica bastante constrangido com a presença de Isabel e Simão. Não querendo incomodar ou quebrar o momento, Zé sai para dentro e Simão aproveita para terminar a mousse, sob o olhar embevecido de Isabel.

Luísa e Nuno chegam animados do jantar e encontram Mia à espera deles, que lhes conta que recebeu uma notificação do tribunal, a propósito do caso do agiota. Os amigos reveem as versões combinadas, para que bata tudo certo. Mia conta-lhes ainda que Mónica já está de regresso, mas que não conseguiu convencer Sara a colaborar com eles, por isso vão ter de continuar a lutar, sozinhos.

Mary vai bater ao quarto de Rita e implora-lhe para ficar ali a dormir, diz que tem medo e que não consegue dormir sozinha. Rita acaba por aceder, ainda que sem grande vontade.

Xana e Miguel estão bastante embriagados e dançam, descontrolados, de garrafa na mão, pela sala. Falam sobre Isabel e Neca e dizem que também vão criar uma dupla, serão os Xaniguel. Riem muito e bebem cada vez mais. Orlando, atraído pelo barulho, vem pedir-lhes que falem mais baixo e que se comportem, pois, Simão deve estar a chegar. Xana e Miguel não lhe ligam e decidem ir para o quarto, terminar a garrafa de vinho. Ficamos em Orlando, bastante apreensivo com o estado dos dois.

Tó mete-se com Afonso, por causa de Mia, quando Xana aparece a pedir um comprimido para as dores de cabeça. Tó mostra-lhe a fotografia dela com Miguel que a própria publicou às 3h da manhã. Xana fica escandalizada, não se lembra de nada. Quando Afonso sai, Xana diz a Tó que aquela fotografia não foi o pior que fez, na noite anterior. Ficamos na expectativa de Tó e no desespero de Xana.

Constança pede para falar com Bernardo e as filhas e diz-lhes que foi muito injusta com elas pois, afinal, quem está grávida é ela. Choque geral.

Paulo está de saída, já não faz sentido continuar ali, em casa da filha, pois a sua recuperação está a ir bastante bem. Mia aproveita para perguntar ao pai se sabe quem é que vivia naquela casa antes deles e explica-lhe que Bernardo e Alice estão convencidos que as avós esconderam um tesouro ali. Paulo diz que não conhece os antigos donos e ri-se das ideias estapafúrdias de Bernardo.

Orlando encontra Miguel na cozinha, muto ressacado e a beber água da torneira. Orlando diz-lhe que não pode ficar assim o resto do dia e que devia tomar qualquer coisa. Miguel diz-lhe que merece aquela dor, que é o castigo pelos seus pecados. Orlando não percebe onde Miguel quer chegar, diz-lhe que ele e Xana apenas beberam demais, dançaram e se divertiram, que ele não viu mais nada. Miguel dá a entender que se passou mais qualquer coisa, mas não fala sobre isso. Ficamos na angústia de Miguel.

Matias procura pela sua máquina fotográfica, mas Alice diz que não a viu. Sem que esperasse, Rui entra com a máquina e com um álbum de fotografias. Matias fica muito emocionado enquanto vê as fotografias de alguns sítios importantes para si. Rui está feliz, enquanto observa o pai a revisitar as suas memórias mais felizes. Matias diz-lhe que gostava muito de ter uma fotografia com os dois filhos, mas Rui nega.

Mónica chega a casa e corre a abraçar Mia, cheia de saudades. Mia faz um esgar de dor e a mãe pergunta-lhe o que se passa. Mia acaba por confessar que esteve envolvida num acidente e que não lhe contou antes para não a preocupar.

Nas instalações da empresa em Lisboa, vemos Renata a ligar a Sara, mas esta tem o telemóvel desligado. Renata pede à secretária que lhe compre um voo para Zurique, o mais rápido possível.

Mónica pede a Mia que nunca mais lhe minta desta forma e diz que tanto ela como Paulo lhe deviam ter contado a verdade. Mia não queria que a mãe abandonasse o seu plano e voltasse para Portugal, antes do tempo. Mónica diz-lhe que a sua viagem não foi em vão, vai buscar Sara lá fora e apresenta-a a Mia. Ficamos na surpresa de Mia, incrédula por a mãe ter conseguido trazer Sara para Portugal.

(conclusão)

POR TI

EPISÓDIO 188

 

Destaques:

Xana confessa a Mary que se envolveu com Miguel.

Sara conta a Mia e Mónica a sua história com Renata.

Dulce pede a Zé que volte para o posto mas este não cede.

Miguel, no confessionário, admite ter-se envolvido com Xana e dá penitência a si próprio.

 

Renata, está ao telemóvel bastante tensa, fala com a polícia de Zurique e diz que não consegue contactar a enteada há dias e que precisa que a procurem.

Sara olha tensa para Mónica e Mia, enquanto diz que Renata lhe está a ligar novamente. Sara tem medo que Renata a tenha visto e diz que ela não vai parar de a procurar. Mia diz-lhe que vá tomar banho e descansar um pouco, mais tarde traçam o plano de como vão enfrentar Renata.

Luísa entra no quarto de Renata e apercebe-se que ela não está e que não dormiu no turismo. Luísa liga a Mia a avisá-la.

Constança está mal disposta, tem dores de estômago, e pergunta a Bernardo como é que está tão calmo, depois de uma notícia daquelas. Bernardo diz-lhe que está mesmo muito tranquilo, Rita já não está assim tão agradada com a ideia de ir ter um irmão ou irmã. Luísa aparece e pergunta se viram Renata, pois não está no seu quarto. Ninguém a viu e não estão preocupados com Renata, de momento, estão preocupados com a gravidez e como vão gerir a situação.

Armanda e Tó estão sentados à mesa é Isabel serve-lhes a lasanha que fez. Armanda mostra a fotografia de Xana e Miguel e Isabel fica algo incomodada e confusa com a intimidade dos dois. Afonso aparece e acaba por convencer Isabel a fazer parte da sua equipa para o concurso do peixe.

O ambiente entre Xana e Miguel é tenso e os dois evitam cruzar olhares. Simão fala com Miguel e pergunta-lhe o que se passa e se ele e Xana estão chateados. Ambos negam e dizem coisas sem sentido. Rita chega, traz uma carta de Zé que Simão se recusa a ler. Aproveita e conta a Simão a bomba do momento, que vai ter um irmão ou irmã.

Bernardo vai até à Junta e pergunta a Rui se a iniciativa do cheque bebé sempre vai avançar pois ele e Constança estão à espera de bebé. Rui fica surpreso com a novidade, mas Bernardo pede-lhe segredo pois ainda é muito recente e insiste que considere fazer o concurso do peixe no turismo pois era uma forma de atrair mais clientes. Rui fica de pensar no assunto.

Sara conta a Mónica e Mia o que Renata lhe fez, depois da morte do seu pai. Mia e Mónica estão chocadas, nunca pensaram que Renata pudesse descer tão baixo. Entra um flashback em que vemos que Renata obriga Sara a assinar uma procuração por forma a conseguir tornar-se tutora dos seus bens. Renata tem documentos que atestam que Sara é incapaz e faz-lhe uma proposta, paga-lhe para ter uma vida longe dali, caso ela não queira interna-a numa clínica. Mia e Mónica estão determinadas, vão proteger Sara e derrubar Renata, de uma vez por todas.

Mia vai até à loja e conta a Afonso a história toda de Sara e Renata. Decidem ligar à secretária de Renata, disfarçando a voz, e percebem que Renata está em Lisboa, nas instalações da empresa.

Matias entra no salão, de fato de treino e ténis. Armanda vem com Amélia, de dentro, que traz um equipamento bastante justo, em lycra. Matias fica espanto ao vê-la e admira o visual, escolhido por Armanda. Amélia diz que esteve a pesquisar que o alzheimer afeta as capacidades motoras e que não vai deixar que isso lhe aconteça por isso vão começar a fazer caminhadas.

Xana, desesperada, vai ao turismo ter com Mary e pedir a sua ajuda. Mary não consegue perceber de que tipo de ajuda Xana precisa até que esta lhe confessa que dormiu com Miguel. Mary aconselha-a a libertar esse peso e a melhor forma de o fazer é ser honesta e contar tudo a Neca. Ficamos no nervosismo de Xana.

Alice vai ter com Tó à oficina e pede-lhe ajuda, diz que precisa de arranjar um detetor de metais, não é para comprar, é só para alugar ou pedir emprestado. Tó diz que é capaz de ter uns contactos e fica pensativo.

Constança está deitada na cama, mas recebe o abraço de Mónica, com muita alegria. Fala-lhe da gravidez e diz que ainda não percebe como é que deixou aquilo acontecer. Mónica diz-lhe que ainda está em choque, mas que logo se vai acostumar à ideia, mas Constança está reticente até porque Rita não reagiu nada bem e Bernardo, apesar de ser um querido, é um bebé grande.

Mónica está de saída, cruza-se com Paulo, e quando se cumprimentam quase se beijam. Os dois ficam atrapalhados e algo constrangidos com a situação, mas acabam por se rir. Mónica pede-lhe que, da próxima vez que se passar algo com a filha, que a avise. A conversa é interrompida por Renata, que vem a chegar, e pergunta a Mónica se a viagem correu bem e se esteve em Zurique. Mónica desvia o assunto, diz que não esteve lá muito tempo, que passou as últimas semanas em Paris. Renata fica desconfiada.

Nuno, Mia e Sara estão juntos enquanto Nuno conta o que passou com Renata e o que ela lhe fez, a ele e aos seus, quando deixou de colaborar com ela. Sara sabe do que ela é capaz, mas Mia diz-lhe que vai ter de ganhar coragem para a enfrentar, que eles a vão proteger e a vão livrar daquela mulher, para sempre.

Helena e Rui estão sentados quando Afonso pousa o tacho com cataplana, o prato que está a pensar apresentar no concurso do peixe. Helena faz algumas notas ao prato e Afonso e Rui dizem-lhe que ela devia concorrer pela aldeia velha, não pela nova. Falam de Matias, Rui diz que quase discutiu com ele quando lhe pediu para tirar uma fotografia com Renata, para guardar uma recordação dos filhos no álbum. Rui sente-se culpado, de certa forma, pelas discussões recentes com o pai, mas Helena e Afonso tranquilizam-no dizendo que Matias não está doente por sua culpa.

No posto, Zé comenta com Neca a fotografia de Xana e Miguel, mas Neca não está interessado, diz que não vai permitir que Xana lhe polua o dia com as suas maluqueiras. Zé acaba por lhe mostrar a foto, mas Neca não reage. Dulce, que chega entretanto, pede a Zé para falar com ele e diz-lhe que as coisas com Rui estão a avançar e que não faz sentido ele despedir-se. Zé diz que não é homem de voltar com a palavra atrás e pede a Dulce que não se preocupe com ele, pois vai seguir com a sua vida.

Miguel está no confessionário, ainda com a farda cos correios, e vai-se confessando, para si próprio. Conta, finalmente, que perdeu a noção e se envolveu com Xana, uma mulher casada. Miguel, move-se para o lugar do padre e dá, a si próprio, a penitência. Orlando entra, ainda meio apressado, e Miguel pergunta-lhe se está ali há muito tempo e se ouviu alguma coisa. Orlando olha-o com estranheza, mas nega.

(conclusão)

Leia também: Tony Carreira não sabia que canção de Sara Carreira estará na novela da SIC ‘Por Ti’

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.