fbpx

Polémica! Cristina Ferreira entrevista homem acusado por violação e fãs reagem

Vanessa Jesus
4 min leitura
Reprodução SIC

Pedro Ribeiro foi condenado a sete anos de prisão por violação e atentado ao pudor à filha, sobrinha, enteada e ex-sogra. Pediu recurso e esta terça-feira esteve no programa de Cristina Ferreira para contar a sua versão. No entanto, nas redes sociais as opiniões sobre a ida do emigrante português ao programa dividem-se.

Esta foi a primeira vez que a apresentadora recebe um acusado em direto no seu programa. Pedro Ribeiro, de 41 anos, é português mas vive no Luxemburgo. Foi condenado pelo tribunal daquele país a sete anos de prisão por violação e atentado ao pudor contra a a própria filha, a sobrinha, a enteada e a ex-sogra.

Este caso tornou-se conhecido nacional e internacionalmente a partir da última quarta-feira, dia em que Pedro conheceu a decisão do Tribunal. No entanto, decidiu recorrer e garante estar inocente.

A denúncia foi feita pela sua ex-companheira, mãe de uma das vítimas, após o filho mais velho ter revelado uma conversa com a irmã. À apresentadora, Pedro garantiu: “É mentira Cristina, nunca violei ninguém”. Questionado várias vezes sobre o que terá então levado a ser acusado de tal crime, Pedro respondeu sempre: “Não faço a mínima ideia”.

Pedro usou sempre poucas palavras, justificando que não podia falar muito, disse que só foi notificado sobre a denúncia quase um ano depois de a queixa ter sido feita, em 2015. Nesse período as vítimas estiveram sempre com ele, inclusive frequentavam a sua casa, sem qualquer problema.

Para analisar o caso, estiveram presentes Hernâni Carvalho e Vitor Marques, que durante a crónica criminal, afirmaram que Pedro foi condenado com base em provas testemunhais. Hernâni confessou que leu todo o processo e deixou algumas questões no ar: “O que que não teria acontecido se ele tivesse lhes dado os 4 mil euros que lhe pediram. É preciso não perdermos isto de vista” e ainda destaca: “Eles separam-se em 2010 mas a queixa só acontece em 2015.”

Por sua vez, Vitor Marques, questionou o tempo da pena a que Pedro foi condenado: “Eu recordo que os 7 anos é o cúmulo jurídico. Um crime de violação no Luxemburgo é punido com uma pena de até 10 anos. Foram vários crimes e praticados de forma reiterada”.

A entrevista está a dividir opiniões nas redes sociais. “A mim não me convenceu sinceramente, a entrevista era desnecessária a meu ver…”, escreveu uma seguidora. “Cristina… hoje falhou”, lê-se em outro comentário. “Nojo nojento”, escreveu outra fã.

Por sua vez, vários internautas mostraram-se contra estes comentários. “Povinho português, julgar sem conhecer e pela aparência. Atenção que não estou aqui a defender ninguém (…) E se a Cristina trouxe este senhor ao programa não foi a sorte, acredito que antes se vir alguém ao programa a produção faz a sua própria investigação sobre o caso. Agora nunca julguem uma pessoa sem sequer a conhecerem” , foi um dos exemplos de comentários feitos.