fbpx
SIC

«Perdidos e Achados» está de regresso

Perdidos E Achados «Perdidos E Achados» Está De Regresso

Perdidos E Achados

O primeiro Congresso Mundial das Associações Homossexuais Católicas vai decorrer em Portimão, a partir da próxima segunda-feira. A associação Rumos Novos convidou outras associações a marcar presença nesta reunião para discutir o que consideram ser a necessidade urgente de uma mudança na forma como os homossexuais católicos são acolhidos na igreja.

Querem que a hierarquia os aceite, independentemente da orientação sexual. Querem poder participar das atividades pastorais sem correrem o risco de ser afastados. Não querem esconder a orientação sexual para poderem fazer leituras nas celebrações, ou acolitar ou trabalhar como catequistas.

Há 5 anos a SIC conheceu a história de alguns homossexuais católicos que ainda não se sentiam preparados para dar a cara na televisão nem nas comunidades paroquiais.

São esses mesmos católicos homossexuais que agora organizam este congresso, tendo decidido também passar a dar a cara por esta luta que pede tratamento igual para todos os fiéis, homossexuais ou não.

Nesta reunião vão estar presentes associações homossexuais de vários países europeus mas também da América do Norte e do Sul. Juntos, vão produzir um documento para enviar ao Vaticano durante o Sínodo da Família onde analisam a situação atual dos homossexuais na relação com a igreja e apresentam sugestões para uma integração plena nas paróquias.

O Perdidos e Achados, que regressa esta semana à antena da SIC, foi ouvir os organizadores deste congresso, saber o que pensam e porque querem participar das atividades pastorais. Encontrou quem dê a cara por esta causa, mas também quem, sendo católico e trabalhando numa paróquia, ainda sinta necessidade de esconder a identidade.

A reportagem Homossexuais Católicos é exibida no próximo Perdidos e Achados, sábado, dia 4 de outubro, no Jornal da Noite.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News