fbpx

Os segredos dos disfarces de A Máscara

Há um disfarce que pesa 20 quilos. Os segredos do programa A Máscara, de João Manzarra.

Pedro Vendeira
3 min leitura
A Máscara

As máscaras usadas no programa “A Máscara” são verdadeiras obras de arte, cuidadosamente criadas e concebidas ao longo de vários meses. Com uma atenção meticulosa aos detalhes, estas máscaras encantam e intrigam os espectadores. Na estreia do programa, foram apresentadas seis máscaras: Bróculo, Camelo, Carrossel, Serpente, Urso e Cavalo-Marinho.

E, nas semanas seguintes, apareceram mais seis máscaras, incluindo o Burro, o Flamingo, o Dragão, o Castor, a Bola de Espelhos e o Caracol.

O primeiro eliminado foi o Cavalo-Marinho, uma máscara que recebeu muitos elogios dos investigadores Carolina Loureiro, Aurea – que estreou no programa -, Jorge Corrula, César Mourão e também do apresentador João Manzarra.

As máscaras são feitas na Linha Limão, no norte do país. A empresa responsável conta à TV 7 Dias que a máscara mais pesada é o Carrossel, mas o peso não é suportado pelo artista. Em vez disso, rodízios no chão sustentam toda a estrutura. As máscaras fisicamente mais pesadas são o Camelo, com cerca de 18 a 20 quilos, e a Bola de Espelhos, com 12 quilos.

Por outro lado, a máscara mais leve é a do Burro, pesando aproximadamente seis quilos. “É inevitável” que as máscaras sejam pesadas, explica Susana Campanhã à publicação. “É como acontece no inverno quando colocamos um casaco de pelo, tornamo-nos mais pesados. A situação é idêntica com as indumentárias de A Máscara. O acréscimo de pedras brilhantes e os acessórios aplicados adicionam peso no total da peça. No entanto, existe sempre o peso inerente aos materiais utilizados na elaboração, apesar de optarmos pelos extremamente leves, no seu conjunto deixam de o ser”, acrescenta.

Quanto aos materiais utilizados na confeção, a responsável pelos disfarces de “A Máscara” explica: “Diversos, desde EVA, espumas de borracha e espumas sintéticas, alumínios, cabo de aço com mo-la, sistemas de iluminação, acrílicos, PVC, uma panóplia de tecidos, muita diversidade de retrosaria e brilhos para embelezar as máscaras”.

O Flamingo com 2,45 metros de altura e o Caracol com 2,47 são as máscaras mais altas e as mais baixas são “o Burro ou o Castor”, sendo que a “altura final depende muito do artista que a veste”.

A elaboração dos 12 disfarces de “A Máscara” podem demorar até três meses.

Leia também: A Máscara: Ator veterano engana investigadores

A Mascara 2024 Disfarces Os Segredos Dos Disfarces De A Máscara
Os segredos dos disfarces de A Máscara
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com