SIC TVI

Os reality shows que não trazem novidades à antena

TVI e SIC têm estado debaixo de fogo depois das estreias de Quem Quer Casar com o Meu Filho? e de Quem Quer Namorar com o Agricultor?, com várias queixas a darem entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e muitas críticas nas redes sociais.

No entanto, resolvemos puxar a fita atrás e recuar no tempo. Decidimos mergulhar no mundo dos reality shows, e recuámos até à década de 90.

Foi na era pré-Big Brother que Portugal parou para ver o programa produzido por Teresa Guilherme e apresentado por José Figueiras na SIC – Ai os Homens (1996-1998). O conceito era simples: um grupo de homens era submetido a provas junto a uma piscina e plateia – composta apenas por mulheres – decidia através de comandos qual o futuro dos homens. O menos votado era atirado à água.

O novo século trouxe consigo um novo paradigma para a televisão com Teresa Guilherme e José Eduardo Moniz a estrearem na TVI a primeira edição de Big Brother (2001). Zé Maria acabou por sair vitorioso do programa e acabou por tentar encontrar a mulher dos seus sonhos num dating show apresentado por Teresa Guilherme e Rita Salema (Mulheres de A a Zé – 2001). As concorrentes eram colocadas à prova e tinham que conviver durante a semana numa casa com o vencedor de Barrancos.

Leonor Poeiras, que agora assume a condução do programa que pretende que as mães ajudem os filhos a encontrar o amor das suas vidas, conduziu em 2006 um programa deveras similar. Pedro, o Milionário pôs Pedro Pinto (alegado milionário) a viver numa quinta luxuosa com 14 candidatas a noivas com o intuito de encontrar o seu amor, mas na realidade nem Pedro era rico, nem vivia na luxuosa quinta.

Mais recentemente, SIC e TVI apostaram em programas como Casados à Primeira Vista, Love on Top e First Dates: Primeiro Encontro com o intuito de fazer despoletar o amor entre casais.

Certo é que todos os programas mencionados foram líderes de audiências nos seus horários. Resta perceber, o que acontecerá aos dois programas estreados na semana passada.

ATV News