fbpx

Noemia Costa: “Pensei antes de aceitar, mas percebi que seria uma homenagem à Maria João”

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Noemia Costa e Maria João Abreu conheciam-se desde os 18 anos de idade.

Noemia Costa e Maria João Abreu nasceram em 1964, com menos de um mês de diferença. A mais velha era Maria João, do dia 14 de abril. Noemia veio ao mundo poucos dias depois, a 7 de maio. Conheceram-se 18 anos mais tarde, depois de ambas se tornarem maiores de idade.

Quase 40 depois do nascimento da amizade, a protagonista da série ‘Golpe de Sorte’, da SIC, perdeu a vida. Foi vítima do rebentamento de um aneurisma cerebral, a 30 de abril, durante as gravações de ‘A Serra’. Ainda recebeu assistência hospitalar, esteve internada durante duas semanas, mas morreu no dia 13 de maio.

Para Noemia Costa, a perda da amiga “foi muito dura“. “Conhecia-a desde sempre, desde os 18, pois tínhamos a mesma idade. Fizemos muitos trabalhos juntas, vivemos muita coisa em comum. Para mim, esta perda foi abrupta, violenta a nível psicológico…“, disse a artista em entrevista à revista TV Guia.

Convite para a telenovela ‘A Serra’

Perante a morte de Maria João Abreu, a ‘Sãozinha’ de ‘A Serra’, a SIC convidou Noemia Costa para integrar o projeto, já na reta final, de modo a assumir o papel de ‘Zezinha’, irmã de ‘Sãozinha’. A atriz pensou bem antes de aceitar, mas percebeu que tal poderia ser traduzido numa homenagem.

Quando me fizeram o convite, pensei antes de aceitar. Mas percebi que o que ia fazer era uma homenagem à Maria João. Conhecíamo-nos há 38 anos e achei que fazer esta irmã, mesmo sem sermos irmãs de verdade, ia ser uma forma de honrá-la“, explicou.

Ainda assim, o início das gravações foi bastante duro. “Como já disse, quando comecei a fazer a novela, confesso que me custou. Muito, muito. Não pensei que fosse custar tanto, e entrar no décor com fotografias da João… Foi muito doloroso“, completou.

Leia também: Rogério Samora – jornal diz que o estado de saúde do ator piorou nas últimas 24 horas