fbpx
SIC

‘Nazaré’. Conheça todas as personagens da novela da SIC

Dolores Soares (Carla Andrino)

Há 20 anos, Dolores esteve irremediavelmente no centro do furacão que lhe mudou a vida para sempre. Com a morte de Alfredo e a fuga de Joaquim, ela não conseguiu sair ilesa do escândalo. Com o adultério tornado público, uma menina pequena e um bebé nos braços, viu muitas costas voltadas, foi criticada e insultada publicamente, chegando a ser acusada de cumplicidade no homicídio do marido. Ficou sozinha, passou muitas necessidades, mas o facto de ter uma família para criar não a deixou ir abaixo. Lutadora, forçou-se a colar os pedaços do seu coração para, com o pouco que tinha, reerguer a vida e providenciar um futuro para os filhos. Chegou a passar fome para que eles pudessem comer e isso só a fez mais forte. Nunca mais quis homem. Recalcou os sentimentos por Joaquim e dedicou-se à família.

Bárbara Soares (Filipa Areosa)

É uma lutadora como a mãe, mas a sua ambição desmedida faz com que lute pelas coisas erradas: dinheiro, posição social, uma vida sem esforço. Desde pequena que queria mais do que podia ter. Era muito agarrada ao pai e a sua morte traumatizou-a. Não respeita a mãe por causa do adultério e culpa-a pela vida de miséria que teve. Tem a mania da grandeza, recusa-se a ajudar e despreza o irmão Luís por não ter ambição.

“Namora” com Duarte… acha ela. É mais uma amizade colorida, já que o herdeiro da Atlântida não gosta de compromissos. Bárbara sabe que ele tem outras mulheres, mas fecha os olhos porque está convencida de que irá ganhar o coração do sedutor e conseguir que ele lhe ponha finalmente o anel no dedo. Mas quando Nazaré aparece na vida de Duarte, ela percebe que tem ali um grande problema para resolver.

Luís Soares (Filipe Matos)

É o absoluto contrário da irmã. Tal como a mãe, adora o campo. Embora Dolores insista para ele estudar, ele prefere ajudar na quinta e no mercado, alegando que já basta uma doutora na família. Sabe que a mãe não tem dinheiro para pagar empregados e que seria difícil cuidar de tudo sozinha. Dolores culpa-se, mas não pode obrigá-lo a fazer o que ele não quer. 

Érica Blanco (Joana Aguiar)

Filha de Félix e Verónica e possivelmente a única rapariga no mundo capaz de confundir os nervos de Luís. São rivais no surf, com ela a ameaçá-lo seriamente no pódio. Ele acusa-a de usar o dinheiro do pai para comprar as melhores pranchas, enquanto ela o acha um campónio com sorte e mania.

Érica tem uma relação aberta com Cris. Está com ele para se divertir e porque os dois juntos podiam ser os donos da praia, se não fosse o parolo do Luís.

Érica também é conhecida por organizar festas PnP (Party and Play), onde quase tudo é permitido.

Bernardo Blanco (Guilherme Moura)

É o irmão mais novo de Érica e a única pessoa para quem ela olha com alguma benevolência. É um Autista Altamente Funcional e sempre foi protegido pela mãe e rejeitado pelo pai, que recusa a sua condição e o acha um inútil. Bernardo é um ser excecional, que vive no seu mundo. Tem dificuldade em lidar com emoções, fazer contacto visual, estabelecer relações, ou mostrar afeto. Nunca teve uma namorada, nem qualquer tipo de relação física com uma rapariga, ou rapaz. É puro, tímido e ingénuo e não sabe como lidar com a maldade. A mãe é a sua maior defensora e fá-lo com devoção, perfeitamente alerta para o desprezo do pai.

Carol Carvalho (Madalena Aragão)

É uma digital influencer, faz sucesso na escola, toda a gente quer ser amiga dela e quem não quer é humilhado no seu canal de crítica social. É lá que acabam invariavelmente todos os acontecimentos importantes da nossa história. O irmão Pipo também é um dos principais alvos, já que todas as tentativas frustradas para ser másculo e sedutor acabam publicadas. Carol tem um objetivo muito sério na vida: ser a próxima Cristina Ferreira.

Sofia Carvalho (Bárbara Norton de Matos)

É mãe de Carol e Pipo, trabalha na sede da Atlântida como secretária de Félix e acredita que tem a vida perfeita. Heitor é o homem dos seus sonhos, tem um casamento por amor, filhos que nunca lhe deram trabalho. É muito apegada à família, o seu maior medo é ficar sozinha. Se já era preocupada com os filhos, depois do incêndio passa a ser super protetora e a querer saber onde eles estão a cada minuto. Vai ser difícil controlar esta ansiedade, mas Heitor estará lá para a apoiar.

Heitor Carvalho (Rui Unas)

É um marido e pai dedicado, pacato funcionário da serração Atlântida, não é o homem que aparenta ser, já que esconde o lado violento da família.

Sofia irá descobrir que Heitor não só é o capanga de Félix, como foi um dos culpados do incêndio.

Heitor e Sofia vão estar de lados opostos da guerra que irá opor Duarte a Félix. Quando Heitor quiser redimir-se do que fez para recuperar os que ama, vai perceber que está comprometido com Félix.

Rogério Castro (Martinho da Silva)

Ele vem de Lisboa e é o líder da caravana solidária que pretende ajudar na recuperação das casas e das famílias que perderam tudo no Grande Incêndio. Tem um filho de 13 anos, Tiago, que o acompanha para todo o lado. O seu único hobby é o surf e sonha apanhar uma onda gigante. Raramente é visto em companhia feminina fora das horas de trabalho. Foi casado com Edite, de quem recusa falar ou sequer lembrar-se. A mulher era drogada e quase matou o filho ao sacudi-lo quando era bebé. Rogério deixou-a e ficou com a custódia total da criança.

Tiago Castro ( Gonçalo Oliveira)

Não gosta de andar de um lado para o outro. Não consegue fazer amigos e sente-se deslocado. Odeia que a mãe seja traficante, mas odeia ainda mais o facto de ter sido o pai a denunciá-la, apesar de ele dizer que foi para os proteger aos dois. Acha que o pai leva aquela vida nómada, não por bondade de coração, mas porque está a fugir de alguma coisa.

Por andar sempre a saltar de um lado para o outro com o pai, Tiago sofre de isolamento social. Vai conseguir criar uma amizade com Carol, que será o seu grande apoio na Nazaré.

Gonçalo Vaz (Gonçalo Diniz)

É dono de um pequeno hotel de praia onde se cruzam muitas das nossas personagens. É lá que vive com a sua mulher, Laura e os seus dois filhos, Cris e Ana. Há um ano, descobriu que o filho era viciado em heroína. É surfista e faz water patrol com jet ski nas ondas gigantes.

Se não fosse o problema de Cris, Gonçalo poderia dizer que tem a vida quase perfeita. Infelizmente, o incêndio vai ser especialmente devastador para ele. Quando o alarme soa, ele sai do hotel a correr. Mas ninguém o prepara para a dimensão da tragédia que vai encontrar. Casas ardidas, pessoas encurraladas… e o filho completamente drogado, inconsciente do perigo, a rir das chamas que o rodeiam.

Laura Vaz (Inês Castel-Branco)

Laura é inspetora do Departamento de Investigação Criminal de Leiria. Como tal, está obrigada a cumprir a Lei à risca, a obedecer a ordens, a ser um exemplo público.

Cris é a sua fraqueza. O seu maior medo é receber aquele telefonema. O tal em que lhe dizem que o filho foi encontrado morto por overdose. Por ele, Laura é capaz de qualquer coisa, inclusive de “torcer” a forma certa de agir. Deixa Ana, a filha mais nova, um pouco de lado. Não porque não goste dela, ou não se preocupe, mas porque acha que ela é perfeitamente capaz de tomar conta de si própria. É quase como se, desde que se soube da dependência de Cris, todos estivessem focados em salvar-lhe a vida. O aparente “descaso” de Laura em relação à filha gera alguma mágoa entre as duas, mas em última análise nunca põe em causa o que sentem uma pela outra.

Cris Vaz (João Maneira)

O maior problema dele é a família, que não o deixa viver como quer. Desgraçou-se quando foi estudar para Lisboa. Os pais descobriram o que se estava a passar com as drogas um ano depois, quando teve uma overdose e decidiram tirá-lo da faculdade e levá-lo de volta à Nazaré para o desintoxicar.

Está numa relação aberta com Érica Blanco e participa ativamente nas festas PnP que ela organiza. Por causa das drogas, começa a ter dificuldades em sentir emoções verdadeiras. Esta “dormência” obriga-o a procurar situações que lhe façam disparar a adrenalina.

Ana Vaz (Laura Dutra)

Ana ajuda ocasionalmente o pai e a mãe no hotel, mas está mais interessada no surf. O sonho dela é ir ao Championship Tour e faz mealheiro para isso. É uma beldade, mas não quer saber de rapazes.

Um dos grandes problemas de Ana é o melga que anda atrás dela desde a primária. Deu-lhe um beijo – UM! – quando tinham seis anos e o rapaz nunca mais se esqueceu. Que sarna! Chama-se Filipe, ou melhor, Pipo.

Pipo Carvalho (João Diogo Ferreira)

É o cromo da cidade. Sim, estamos a falar do tipo que transpira todas as “nerdices” que fazem dos cromos… cromos.

Pipo é apaixonado por Ana desde a primeira classe e anda atrás dela como um cachorrinho, embora não consiga mais do que ser enxotado. Quando percebe que o Surf a pode impressionar, embarca nessa aventura só para chamar a sua atenção e quase vai fazer companhia ao Aquaman.

Nunca esqueceu aquele primeiro beijo de ambos aos seis anos. Para se aproximar dela, Pipo paga-lhe para ter aulas de surf, apesar de ter absoluto pavor de ondas. Quererá ir mais longe no acordo e tenta contratá-la para ser sua namorada. Será que ela cede? Afinal, o mealheiro para o Tour pode ir ficando mais cheio…

Tags
Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News