fbpx
SIC

No mundo atual, que sentido faz a religião? As respostas no 15 | 25 na SIC

Conceicao Lino 15 | 25

No mundo atual, que sentido faz a religião, seja ela qual for? Será mais aquilo que as religiões têm em comum ou aquilo que as separa? Os 15 | 25 dão respostas esta noite no ‘Jornal da Noite’, na SIC.

Mais do que nas anteriores gerações, os jovens estão mais desligados das práticas religiosas e questionam o papel que elas têm na organização da sociedade. A tradição familiar religiosa tem perdido força, não só devido às várias mudanças do modo de vida como à presença das novas tecnologias e do acesso à informação.

Novos contactos permitem cruzar culturas, o que tem como consequência uma abertura que pode levar ao enfraquecimento de mitos, dogmas, tabus e ao levantamento de inúmeras dúvidas e questões.

Os jovens, na maioria, podem não assumir uma crença, o que não significa que não valorizem a espiritualidade, mesmo que num plano mais individual ou pessoal.
E numa altura em que as religiões tradicionais têm perdido seguidores há ainda muitos jovens que encontram sentido na religião e a valorizam.

Uma jovem que decidiu ser freira e um jovem muçulmano são os protagonistas deste programa que conta ainda com testemunhos de outros jovens católicos, muçulmanos, hindus, judeus e que seguem o budismo. Todos eles falam sobre o significado e a importância que a religião tem na vida deles e de que forma tem contribuído para a sua formação. Além disso, equacionam também o papel que a religião pode ter num mundo recentemente atingido por uma grave pandemia.

Para ver 15 | 25 hoje no ‘Jornal da Noite’, na SIC.

Leia também: “VivaVida” com Cristina Ferreira perde para a SIC. “Alta Definição” vence TVI

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News