fbpx

Maria Vieira critica discurso de Maria do Céu Guerra

Vanessa Jesus
3 min leitura
Reprodução Redes Sociais

Maria do Céu Guerra foi distinguida com o ‘Prémio Mérito e Excelência’ na gala dos Globos de Ouro, da SIC. Porém, o discurso feito pela atriz não agradou Maria Vieira que partilhou um longo texto no Facebook a criticar as palavras ditas. 

“Maria do Céu Guerra ‘dixit’: ‘… tenho de me lembrar da minha querida amiga Fernanda Montenegro, que está no Brasil em dificuldades e está a ser insultada por um governo que não merece aquele país’. Não, minha cara e estimada Maria do Céu Guerra. A reputada e talentosa actriz brasileira – Fernanda Montenegro, não está a ser insultada pelo governo brasileiro, nem está a ser vítima de qualquer tipo de censura!”, começou por escrever Maria Vieira.

De seguida, partiu em defesa do Presidente Bolsonaro e lançou farpas ao governo português. “O Brasil é um país democrático, cujo presidente da república foi eleito democraticamente pela esmagadora maioria do povo brasileiro, ao contrário de Portugal, que tem um primeiro ministro que não foi eleito pelos portugueses!”, continuou.

Maria Veira afirma ainda que a atriz brasileira é que tomou a posição de ficar contra o governo, dando a entender que vive num país “onde se queimam livros e ‘bruxas'” e que, por essa atitude, chegou a ser criticada pelo atual responsável do Centro de Artes Cénicas da Funarte e por milhões de brasileiros.

“Eu é que vivo num país cujo regime socialista censura de forma cobarde e sub-reptícia todos aqueles que se lhe opõem; eu, apesar dos meus quase 40 anos de carreira como actriz, é que não trabalho no meu país desde 2017, eu é que fui convidada recentemente para integrar um projecto televisivo que me vi obrigada a recusar porque me foi sugerido que depois de aceitar esse tal convite, deveria deixar de publicar as minhas opiniões políticas aqui na minha página de Facebook”, continuou, afirmando ser “perseguida, ostracizada e atacada por grande parte da comunicação social e por gente que pertence à minha própria classe profissional”.

A atriz garante que Fernanda Montenegro não está em dificuldades porque “aos 90 anos de idade, continua a fazer televisão, cinema e teatro, no país democrático onde vive”. Sublinha ainda que “ela ganha mais num ano do que a maior parte dos actores portugueses ganham em toda a sua vida…”. 

“Falar sim, opinar sempre, mas sempre com coerência, com isenção e com verdade. E que viva o teatro, em Portugal, no Brasil e em todos os lugares livres onde se faz teatro livremente”, rematou. 

Maria do Céu Guerra "dixit": "… tenho de me lembrar da minha querida amiga Fernanda Montenegro, que está no Brasil em…

Posted by Maria Vieira on Monday, September 30, 2019