fbpx
SIC Famosos

Maria João Abreu: horas de desespero

Maria João Abreu

Maria João Abreu continua internada em estado crítico no Hospital Garcia de Orta, em Almada, depois de ter sofrido um aneurisma cerebral na passada sexta-feira, dia 30, durante as gravações da novela ‘A Serra’, da SIC.

Maria João Abreu sofreu um aneurisma cerebral durante as gravações da novela ‘A Serra’, seguido de um AVC hemorrágico já no hospital. Encontra-se em coma induzido, mas tem recebido o apoio da família e colegas.

O marido, João Soares, tem passado os dias junto à mulher nos Cuidados Intensivos do hospital. Também os filhos, Miguel e Ricardo Raposo, fruto do anterior casamento com o ator José Raposo, têm tido uma presença frequente naquela unidade hospitalar. O ex-marido também esteve durante o fim de semana e na quarta-feira no hospital, para reconfortar os filhos e o atual companheiro da atriz.

Maria João Abreu, foi diagnosticada com fibromialgia há quatro anos, uma doença autoimune que provoca muitas dores. Na passada sexta-feira, sofreu um aneurisma cerebral nos estúdios da SP Televisão, em São Marcos, no intervalo das gravações da novela ‘A Serra‘, da SIC

Segundo uma fonte próxima da atriz à TV 7 Dias, “quando isso aconteceu, ela estava nos bastidores. Começou a sentir-se mal e a gritar. As primeiras pessoas que ouviram os gritos foram uma assistente, a Dânia Neto e a Carla Andrino, que foram logo ter com ela. Entretanto, ela começou a dizer coisas sem nexo, começou a ter convulsões e desmaiou. Nesse momento foi chamado o INEM, que a levou para o Hospital Amadora-Sintra”. De seguida foi transferida para o Hospital Garcia de Orta.

Um colega do elenco, que prefere manter o anonimato, refere que depois dos colegas aperceberem-se do sucedido, ficaram todos “muito aflitos, e percebemos logo que era alguma coisa grave. Estamos todos muito preocupados, a Maria João Abreu é uma pessoa muito querida para todos”. A atriz foi operada de urgência no sábado, mas os médicos não conseguiram chegar ao aneurisma. Um dia depois, o mais grave aconteceu. No domingo, dia 2 de maio, data em que se assinalou o Dia da Mãe, fizeram-lhe um cateterismo e colocaram-lhe um stent.

Horas depois, Maria João Abreu sofreu um derrame que originou um AVC hemorrágico e teve de ser, novamente, submetida a uma intervenção cirúrgica. As últimas informações indicam que a atriz permanece em coma induzido com um prognóstico clínico muito reservado. “A João está em coma e continua igual a ontem. Neste momento, está a drenar, o que pode ser um processo bastante moroso.”, diz uma fonte à referida publicação.

Já outra fonte mostra-se mais otimista: “Embora o cenário ainda seja grave, há fortes possibilidades de a João ultrapassar este problema sem sequelas, embora tenha sempre pela frente um longo período de recuperação”.

Maria João Abreu, Ângelo Rodrigues, Isabela Valadeiro
Instagram

Quanto às gravações da novela, fonte da produção explica à TV 7 Dias, que “os planos foram alterados e desde sexta-feira que estão a ser readaptadas as cenas. Quanto ao desfecho da personagem, ainda não se sabe. Está tudo em aberto, mas as gravações terminam dentro de dois meses e já não deve ser possível ela voltar.”

As gravações têm decorrido normalmente, apesar da situação. “Desde sexta-feira que o ambiente está tenso e estamos todos muito preocupados e a rezar para que tudo corra bem. Ontem [terça-feira] foi um dia particularmente difícil, porque estamos todos com o pensamento na Maria João e as cenas que gravámos foram todas no décor de hospital”, revelou uma fonte à referida publicação.

Também as gravações da sitcom da SIC ‘Patrões Fora’, que deviam ter decorrido na terça-feira, foram adiados para sábado, 8 de maio. “A verdade é que ninguém estava capaz de gravar. O pensamento esteve sempre com ela e não seria fácil alguém conseguir concentrar-se. Assim, deram mais uns dias. No sábado, o episódio que vai ser gravado já é a contar com a ausência da Maria João. Para já, ainda não se vai terminar com a personagem dela. Vamos esperar pelo desenrolar da situação. Mas ela é forte”, afirma outra fonte.

Maria Joao Abreu Jose Raposo Miguel Maria João Abreu: Horas De Desespero
Maria João Abreu, José Raposo e o filho Miguel

Orações de colegas e amigos de Maria João Abreu

Colegas e amigos têm orado pela atriz e têm prestado homenagens públicas através das redes sociais.

“Minha menina, desde que soube o que se passou que não deixo de pensar em ti. Penso também nos maravilhosos momentos que passámos juntos e em como te fizeste uma linda mulher e uma enorme Atriz. Estou muito abalado com tudo isto e a pensar que a vida é muitas vezes injusta… Mas, podes ter a certeza, estamos todos a torcer pela tua rápida recuperação. Eu sei que és forte e vais ultrapassar es-te mau momento. Um enorme abraço para a tua linda família”, escreveu Ruy de Carvalho.

lolanda Laranjeiro também deixou uma mensagem de força e luz a Maria João Abreu: “Há pessoas e há Gente. Gente simples e única. Mary Jane, ainda há poucos dias te disse da pérola rara que és. Tens todos a torcerem por ti. Este episódio está com um erro grave na narrativa. Mas cá estamos, como sempre, para dar a volta a isto. Para além desse coração infinito e desse talento infindável, tens garra de campeã. Até já. O nosso lanche está para breve.”

Muito ligada à espiritualidade, Maria João Abreu, aquando do internamento do amigo Ângelo Rodrigues, em agosto de 2019, fez questão de contactar uma sacerdotisa do Tibete para saber o que poderia fazer para o ajudar na recuperação. Agora, os colegas de elenco fizeram questão de lhe retribuir esta energia positiva e de a homenagear com uma oração conjunta, realizada na passada terça-feira.

Leia também: “Tiveram de retirar o osso do crânio” a Maria João Abreu

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News