fbpx

Maria João Abreu. Atores de ‘A Serra’ recordam a atriz: “É insubstituível”

Alexandra Gomes
3 min leitura
Instagram

Maria João Abreu faleceu e foi preciso repensar a novela ‘A Serra’, na qual interpretava a padeira Sãozinha. Os atores da trama contaram à TV Mais como está a ser gravar sem a atriz.

Maria João Abreu faleceu aos 57 anos depois de sofrer o rebentamento de um aneurisma cerebral. A morte da atriz apanhou todos desprevenidos e obrigou a alterações na novela ‘A Serra‘, da SIC, na qual interpretava São.

António Camelier é Tozé na trama e à revista TV Mais explicou como está a ser gravar sem a artista. “A personagem da João é insubstituível como toda a gente sabe… Perdeu-se algo muito valioso para nós não só em termos humanos, como artísticos…”, começou por dizer o ator.

Sobre a cena em que ficou a saber que São não voltaria, revelou: “Foi difícil para nós, porque foi logo das primeiras cenas que gravámos naquele décor depois de ela ter partido. Apesar de sentirmos uma coisa porque automaticamente nos vem à memória a imagem da João, temos de estar com outra disposição porque a cena assim o exigia”.

Dânia Neto, para além de colega de elenco, era amiga de Maria João Abreu. “Tem de se encontrar a força. E normalmente é nos momentos mais difíceis, em que achamos que não vamos encontrar, que conseguimos. Tem sido uma luta diária. Não há outra palavra. Esta novela teve muitas coisas muito difíceis e foi doloroso para todos. Quero muito encerrar este círculo”, confessou.

Ana Marta Ferreira que interpreta Jacinta, uma das filhas da atriz, contou: “É sempre muito complicado, mas tem corrido bem porque este elenco se uniu bastante nesse sentido. Acho que é agarrar e homenagear a energia que a João tinha… Se ela estivesse aqui, estaria a puxar por todos. Nós temo-lo sempre na nossa memória e no nosso coração. É mesmo como se um familiar tivesse partido e nós vamos continuar a homenageá-la e a pensar o que é que ela faria e a força que nos daria.”

Também Laura Dutra, a outra filha de João na novela, falou do luto difícil que todo o elenco teve de fazer. “É todo um processo. Há duas novelas: uma com a João, outra sem ela, isso é inevitável”, explicou.

Veja aqui uma publicação da equipa da novela dedicada à atriz:

https://www.instagram.com/p/CP5lpN6MpEB/

Leia também: Morte de Maria João Abreu deixou Dânia Neto de rastos: “Foi doloroso e ainda continua a ser”