fbpx

Luciana Abreu ignora morte da avó, que partiu com grande desgosto

A Televisão
6 min leitura
Facebook

Maria Barreto entrou em falência de orgãos e acabou por falecer no início desta semana. Luciana Abreu ignorou a morte da avó e falhou as cerimónias fúnebres.

Faleceu a avó paterna de Luciana Abreu. Maria Barreto sofria de doença de Parkinson e o seu estado de saúde estava cada vez mais debilitado.

A madrasta da atriz, Paula Dias, contou à revista TV 7 Dias que Maria Barreto já estava num estado de dependência muito elevado e que “já quase não conseguia comer, a comida tinha de ser pastosa e dada com uma seringa. Ela faleceu nos hospital. Foi internada no sábado e faleceu na terça-feira”, a apenas 13 dias de completar 79 anos de idade.

Nos últimos tempos, a avó de Luciana Abreu estava a viver com o pai e com Paula Dias, mas, revela Luís Costa Real, “no início foi muito difícil, foram três meses muito difíceis porque a minha mãe não dormia, falava a noite toda, gritava, até que lhe fizeram ajustes na medicação e ela melhorou um pouco”.

Devido ao seu grande grau de dependência, era Paula que cuidava da sogra, pois “ela era uma pessoa muito bondosa. Eu quis tê-la na minha casa e limpava-lhe as fraldas, o que era muito difícil por não ser mãe nem pai. Mas fazia com todo o carinho”. O pai da atriz explica que “ela estava num estado de demência um bocado avançado e tinha o mundo dela. As vezes, ficava deitada na cama com o dedo indicador esquerdo no queixo, a olhar para o teto. Quando queria falar comigo, já não chamava por mim, chamava pelo nome do irmão”.

Contudo, no passado sábado o estado de saúde de Maria Barreto acabou por se agravar e deu entrada no hospital com falência de órgãos. Apesar do esforço da equipa médica, a avó de Luciana Abreu acabou por falecer na terça-feira, dia 13. “Ela já padecia disto há 15 anos e é o limite para as pessoas que têm Parkinson. Nós fomos avisados pela neurologista e pela psiquiatra que acompanhava a minha mãe, e ela pôs-nos logo o coração ao largo a dizer que o estado em que ela estava era, a partir de determinado momento, sempre a cair. (…)”, desabafa Luís Costa Real, visivelmente triste.

As cerimónias fúnebres de Maria Barreto decorreram na quarta-feira, no Porto, e apenas Liliana, a irmã mais velha da atriz, marcou presença. Luís Costa Real revela ainda: “a Luciana e a Luísa não me ligaram, nem tenho contacto com ninguém”.

Guerras familiares

Maria Barreto não chegou a conhecer as gémeas devido às guerras famílias. A avó de Luciana Abreu só conheceu conheceu as bisnetas mais velhas no início de 2017, tinha Lyonce Viiktórya seis anos de idade e Lyannii Viiktórya, cinco anos.

“Sei que a Luciana foi visitar a minha mãe na casa onde estava a morar no Porto e trouxe as meninas mais velhas. Conversaram, mas não creio que tenha sido uma situação de pazes, porque nem sequer houve um esclarecimento. Nem houve intimidade suficiente para conversar sobre as questões, porque estavam na presença de pessoas que são alheias às questões da família. Depois deste dia, não houve mais contactos”, garante o pai de Luciana Abreu.

E acrescenta: “as gémeas, não conheceu, só teve conhecimento do nascimento delas e só as viu pelas revistas. É muito triste, mas as pessoas acham que só um lado é que tem de ceder, mas a vida não é assim”.

Já quanto ao lado materno, Luciana Abreu afastou-se da mãe e das irmãs, mas no programa ‘Domingão’ no passado dia 28 de março, fez questão de homenagear a sua falecida avó materna com um tema escrito por si, chamado Fado Maia João. A cantora decidiu partilhar o momento nas suas redes sociais, com um emotivo texto.

“Minha avó amada. Há 5 anos atrás, compus este fado só para nós as duas. Sentia uma vontade incontrolável de gritar ao mundo os teus grandes feitos, o teu coração generoso, o infinito orgulho que tenho em ser tua neta, a sorte de ter herdado os teus lindos olhos azuis, a tua voz… A reconhecida ‘Santa Milagrosa’ de Coimbrões. Ainda hoje vão à tua campa agradecer-te e enchê-la de flores por toda a solidariedade que pregaste em vida. Hoje, na Casa do Artista, tive a oportunidade de te homenagear. Obrigada por seres minha avó. Amo-te incondicionalmente”, escreveu.

Porém, nas suas redes sociais, Luciana Abreu não fez quaisquer referências à partida de Maria Barreto.

Leia também: Joana Albuquerque venceu ‘Big Brother’, mas ainda não recebeu o prémio. TVI explica porquê

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.