Liliana Campos
Instagram

Liliana Campos sofre de doença crónica: "É possível que tenha de ser operada novamente"

25 Maio 2022
Adicionar comentário

Liliana Campos sofre de doença venosa crónica e já precisou de ser “operada quatro vezes às varizes da perna esquerda e três à perna direita”. “A última cirurgia foi aos 44  e é possível que tenha de ser operada novamente”, revelou.

Liliana Campos herdou dos pais a doença venosa crónica, um problema de saúde que, segundo a CUF, “corresponde a uma anomalia do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência das válvulas que existem nas veias, associada ou não à obstrução do fluxo venoso“.

Por conta desta condição, já teve de ser operada sete vezes e esse número pode não se ficar por aí. A primeira vez foi aos 18 e a última aconteceu aos 44. “É possível que tenha de ser operada novamente, porque como já não tenho as veias principais a circulação do sangue faz-se pelas veias secundárias, que entopem com muita facilidade“, lamentou nas redes sociais.

De modo a ajudar os seguidores, Liliana Campos deu conta dos sintomas que podem estar associados a esta doença. “Sentir dor nas pernas. Este é o meu primeiro sinal. Não consigo estar em pé muito tempo e começo a colocar o peso nas pernas alternadamente; sensação de pernas cansadas. Como se tivesse andado quilómetros, mas não saí do mesmo sítio; dormência constante; cãibras nas pernas durante a noite; pernas e tornozelos inchados“, enumerou.

A maior parte destes sintomas é mais visível ao fim do dia e agravam com o calor, por isso o que eu faço, sempre que posso,  é elevar as pernas. Tenha também em atenção o aparecimento dos chamados derrames, de veias varicosas (as chamadas varizes), de edemas (inchaço) na região do tornozelo, do pé ou até da perna, e de uma pigmentação estranha nestas mesmas zonas (…) Quanto mais depressa tratarmos dela, mais devagar ela vai evoluir“, aconselhou.

Leia também: Liliana Campos mostra-se na igreja e afirma: “Acendo uma vela por todos…”

Artigo seguinte
Adicionar comentário