fbpx
SIC

José Raposo lamenta: “Andamos há que tempos a falar no 1% para a cultura”

Jose Raposo
José Raposo, créditos: RTP

José Raposo assumiu o cargo de diretor da Casa do Artista e falou sobre esta nova fase da sua vida.  O ator lamentou ainda a falta de apoio por parte do governo à cultura.

José Raposo esteve presente na inauguração da exposição ‘Retratos Contados de Ruy de Carvalho’, na Casa do Artista, e acabou por falar sobre esta nova fase da sua vida ao Notícias ao Minuto.

“É maravilhoso porque é a nossa casa. Estar a contribuir para que mantenhamos a nossa casa como o polo cultural que ela é, porque tem várias valências, e também ter a felicidade de estar em contacto com as minhas referências que cá estão. É um privilégio, acima de tudo, poder fazer algo para que esta casa tenha a dignidade e a importância que ela tem de ter”, começou por dizer, salientando a importância dos atores.

O ator referiu ainda que tem estado a trabalhar em conjunto com a ministra da Cultura, Graça Fonseca. “Estamos a trabalhar em relação a determinados protocolos para melhorar determinados aspetos da Casa do Artista, e isso será revelado na altura própria”, revelou.

“Sei também que ao Ministério da Cultura não é injetado o dinheiro como deveria ser. Aliás, este Governo, andamos há que tempos a falar no 1% para a Cultura que nem a isso chega no orçamento de Estado, em relação à cultura. Portanto, a partir daí, está tudo dito. Isso é que é vergonhoso porque em qualquer país, a começar aqui por Espanha, o dinheiro reservado para a cultura tem muito mais dimensão do que em Portugal (em relação ao orçamento geral de Estado)”, acrescentou José Raposo.

Quanto ao homenageado, Ruy de Carvalho, José Raposo não poupou nos elogios. “Além do genial ator que é, é uma pessoa super afável, generoso, tem uma formação fantástica, dá-se bem com os colegas mais velhos, os mais novos, com toda a gente. É muito fácil ser-se amigo do Ruy. E depois vai para o palco e arrebata-nos completamente. É uma honra ter aqui esta exposição com fotografias que mostram não só um percurso de um grande ator como também nos contam histórias”, rematou.

Leia também: Jéssica Nogueira denuncia traição de Bruno Savate a Joana Albuquerque

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News