fbpx

José Figueiras é o ‘bombeiro’ da SIC? Apresentador reage

A Televisão
3 min leitura
Instagram

José Figueiras está na SIC desde o nascimento do canal e tornou-se num dos rostos mais icónicos da estação.

Durante vários anos esteve apenas na SIC Internacional e a sua ausência nos ecrãs da generalista foi notada pelos espectadores. O apresentador recorda agora momentos inesquecíveis dos seus 30 anos de televisão.

José Figueiras, de 57 anos, considera-se um “privilegiado” por fazer parte da história da SIC. “É um percurso de orgulho, que marcou uma geração. Se a minha carreira terminasse hoje, tinha muitas histórias giras para contar aos meus netos“, afirma à Boa Onda.

“Lembro-me de a secretária do Ernídio Rangel [diretor de programas da SIC nos anos 90] dizer-me: ‘Oh, Zé, o Dr. Balsemão mandou perguntar quem é o rapaz que faz a meteorologia”. Pensei logo: ‘Ai meu Deus, o que é que eu fiz?!’ Mas afinal era para me dar um programa”, lembra o apresentador.

‘Muita Lôco’, um dos programas de maior sucesso apresentado por José Figueiras foi também recordado pelo próprio, que partilha algumas histórias de bastidores hilariantes. “Era feito quase sem rede. Muitas vezes mudavam o tema quando estávamos quase a entrar no ar. Uma vez comecei a chamar os convidados para falar sobre prostituicão quando, afinal, o assunto era saúde e ninguém me tinha avisado. Era uma loucura!”, diz o apresentador à referida publicação.

Durante quase oito anos, José Figueiras esteve a apresentar o ‘Alô Portugal’, na SIC Internacional, que agora é também exibido na SIC) e a sua ausência na antena generalista foi notada pelos espectadores. “As pessoas vinham ter comigo na rua e perguntavam onde é que eu andava E o facto de só aparecer às vezes para substituir apresentadores de outros programas valeu-me o estigma de ‘bombeiro’. “Se calhar há quem use o termo com maldade, mas eu considero que é uma mais-valia. Tomara muitos profissionais serem apelidados de ‘bombeiro’…“, afirma.

O apresentador recorda ainda quando teve de substituir Fátima Lopes quando esta trocou a SIC pela TVI. “Era uma segunda-feira e tínhamos um programa todo dedicado à mulher, com temas como lingerie e ciclo menstrual. E então lá fui eu falar sobre os tamanhos das copas… Foi muito divertido. Acho que é esta capacidade de improviso e de adaptação que me caracteriza”, conta.

No canal desde o início, o comunicador revela que teve “propostas para ir para outros canais“. “Acho que houve sempre um anjo da guarda que me fez continuar na SIC“, remata.

Leia também: Ups! Marco Paulo leva resposta de Ana Marques e José Figueiras: “Este é o nosso programa”

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.