fbpx

Jornalista da SIC foi operada três vezes para remover células cancerígenas do útero: “Consegui ir a tempo”

Sara Almeida
2 min leitura
Instagram

Ana Patrícia Carvalho, jornalista da SIC, esteve à conversa com Júlia Pinheiro para o programa ‘Júlia’ onde falou sobre o problema ginecológico que teve.

Na passada quarta-feira, dia 26 de outubro, Ana Patrícia Carvalho, jornalista da SIC, abriu o coração numa conversa com Júlia Pinheiro para o programa ‘Júlia’. A jornalista falou do problema de saúde ginecológico, associado ao Papilomavírus Humano. “Eu tive uma altura em que tive uma baixa imunitária muito grande e tinha a minha média que sabia que alguma coisa estava errada mas não se chegava la”, começou por dizer.

“Andámos ali às voltas durante um período. Pode dizer-se que fui alvo de negligência médica. Depois, fui procurar uma segunda opinião e foi-me logo diagnosticado… descobrimos que eu tinha células cancerígenas malignas no colo do útero que teriam que ser retiradas”, contou.

A jornalista da SIC confessou que se sentia assustada e fragilizada com a situação: “Senti-me uma espécie de alien.. Aconteceu porque a imunidade baixou? Enfim, sobretudo porque perdi os meus avós com cancro. Tudo o que seja falar de coisas malignas, para alguém que já lidou com esta doença que nos deixa impotentes, que nos coloca ali um travão”.

“Fiz a primeira intervenção, mas a doença continuou. Tinha uma prevalência grande. A isto estava associado um vírus, o HPV, o Papilomavírus Humano (HPV) que é da máxima importância e ainda tem um desconhecimento, uma desinformação. Eu diria até um estigma e um preconceito”, indicou.

Foram precisas três intervenções para retirar as células cancerígenas do colo do útero e a jornalista da SIC deixou um alerta sobre o assunto que ainda é considerado tabu:  “É importante ir ao médico. É a diferença entre ter um diagnóstico mau, mas precoce, a tempo de ser resolvido, ou não. No meu caso, face ao andamento do processo, seis meses depois, não havia muito a fazer. Tive sorte de conseguir ir a tempo”.

Leia também: Júlia Pinheiro confessa que tem sido “bastante feliz” em Curral de Moinas