Saiba quem é o grande vencedor do Hell’s Kitchen

4 min leitura
Instagram

Já é conhecido o primeiro vencedor da edição portuguesa de Hell’s Kitchen, da SIC.

Francisca Dias é a grande vencedora do Hell’s Kitchen, da SIC. A “melhor cozinheira Portugal” bateu Lucas, um dos favoritos à vitória do formato apresentado por  Ljubomir Stanisic.

A informação é avançada pela TV Guia. Francisca Dias está desempregada desde outubro de 2020, depois de liderar a equipa de ligação do Rossio Gastrobar, no Hotel Altis, em Lisboa. André Figuinha, chefe de sala e sommelier responsável pelo restaurante Feitoria, que trabalhou diretamente com a concorrente de Hell’s Kitchen descreve-a como sendo “uma pessoa talhada para a cozinha, um verdadeiro furacão”.

A vencedora da primeira edição portuguesa de Hell’s Kitchen tem mais virtudes. “A Francisca é uma excelente executante, muito focada, atenta e que gosta muito do serviço de sala, que aprecia os procedimentos e a organização. Essa atitude foi uma das razões pelas quais João Rodrigues [o chef-executivo do grupo Altis] a escolheu para trabalhar no projeto do Rossio Gastrobar. A Francisca faz muito bem a ponte entre o serviço de cozinha e o de sala. Gosta de aprender e é uma verdadeira máquina a trabalhar”, elogia o ex-colega.

A nova “melhor cozinheira de Portugal” ganhou no Hell’s Kitchen um estágio no restaurante 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic, em Lisboa, e ainda um automóvel, que, segundo apurou a publicação, ainda está à espera de receber. A vitória de Francisca Dias no programa deverá abrir-lhe muitas perguntas, e por isso André Figuinha acredita que esta já não regresse ao seu antigo emprego. “Estamos a reabrir a atividade e uma das nossas preocu-pações será a de reintegrar antigos colaboradores, que só saíram porque os hotéis estavam fechados”, recorda.

Em silêncio sobre a sua vitória, Francisca Dias e a mulher, a contabilista Tânia Semedo, lançaram a Cisla Massala, uma marca com tradição lusitana e chama africana, que vende conservas exclusivas, temperos e molhos caseiros, que podem ser encomendados nas redes sociais.

Recentemente, Fátima Aleixo Dias, mãe da vencedora, contou que a filha “sempre gostou” de comer e de aprender. “Com 12 anos, já cozinhava para a família. Sempre foi muito curiosa e deu os primeiros passos na cozinha ao lado da avó Graça.”.

Casou em plena pandemia com a mulher da sua vida

Em setembro 2020, perdeu o emprego de três anos com o grupo Altis, porém nada a demoveu de dar o nó com Tânia Semedo, a sua namorada. Juntou 20 pessoas numa herdade em Portalegre e até a mãe a avó cozinharam.

Quem é Francisca Dias 

Nascida em Mação, mas a viver em Lisboa, a Francisca tem 29 anos e é sous chef. Ao ver a avó a cozinhar, percebeu que queria seguir hotelaria. A mãe ainda perguntou se tinha a certeza, mas a Francisca convicta do sonho, não hesitou e licenciou-se em Produção Alimentar em Restauração, no Estoril.

Já passou por vários restaurantes, desde asiáticos a fine dining, mas o “Feitoria”, 1 estrela Michelin, foi o restaurante mais marcante por onde passou. Depois passou pelo Rossio Gastrobar, mas a pandemia desacelerou-lhe o crescimento na carreira.

Quem inscreveu a Francisca Dias no Hells’ Kitchen foi a esposa, com quem está casada desde Outubro, e com quem tem uma filha, de 6 anos. É por elas, que a Francisca vai mostrar que é destemida e que está aqui pronta para vencer qualquer desafio!

SIC

De recordar que a segunda edição portuguesa de Hell’s Kitchen já está a ser gravada.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version