fbpx

Fernando Pires recorda morte do pai: “Sofri, é mesmo o fim do mundo”

A Televisão
5 min leitura
Fernando Pires

Fernando Pires foi o mais recente convidado de Daniel Oliveira no ‘Alta Definição’, da SIC.

Fernando Pires abriu o coração a Daniel Oliveira no ‘Alta Definição’. O ator falou sobre a sua vida privada e profissional.

A mãe do ator encontra-se internada num lar devido a uma doença generativa no cérebro. “A minha mãe ainda não viu Lua-de-Mel. A minha mãe está num lar. Ela basicamente está num estado…”, começa por explicar, acrescentando: “Ela não consegue falar, já aconteceu algum tempo.

O Renato de ‘Lua de Mel’, revelou que vai visitar a mãe todos os dias. “Eu não sei se ela me ouve ou não, mas vou lá todos os dias e digo-lhe: ‘Gosto muito de ti'”, assume.

“Tens de saber viver com isso, não é por andar mais triste que ela vai melhor. Tenho a certeza que a minha mãe me queria ver bem disposto e a ser feliz. Há vidas bem piores que a minha. O meu pai morreu tinha 70 anos, mas foi feliz. Sei que a minha mãe quer que eu esteja bem”, desabafa Fernando Pires.

“Ela estava com uma doença degenerativa a nível do cérebro. Durante a quarentena ela caiu, bateu com a cabeça e ficou com o cérebro afetado. A minha mãe ensinou-me uma coisa boa e simples, que é: tu sentes-te muito melhor quando vens para casa após fazer o bem. Sou feliz dentro das várias tristezas da vida que já tive”, confessa ainda.

Na conversa com Daniel Oliveira, o ator acabou por recordar a morte do pai — que faleceu quando tinha 17 anos —, na sequência de um cancro no pâncreas. Se o meu pai fosse vivo, já tinha quase 90 anos, porque só foi pai aos 50″, conta.

Fernando Pires recordou o período difícil que passou com a morte do progenitor. “O meu pai era muito brincalhão, gostava muito de viver (…) Eu nunca tinha lidado com a morte de uma pessoa próxima. É muito complicado. Sofri a saber da notícia, é mesmo o fim do mundo. Na altura, até andei num psicólogo, o que toda a gente devia andar. Precisas de alguém para desabafar, faz-te bem. Eu não sabia o que era o luto. Na altura, comecei a ter ansiedade, deve ter sido por causa do meu pai. Até isso me fez crescer”, explica.

De seguida, o protagonista de ‘Lua de Mel’, revelou que o pai morreu de forma rápida, após os médicos descobrirem que tinha um cancro no pâncreas. “O meu pai morre de cancro, mas quando descobrem que ele tem cancro ele é operado e passado dois ou três dias ele morre. Era cancro no pâncreas, aquilo não tinha cura, aquilo poderia ter sido uma morte dolorosa e eu não desejo isso a ninguém. Fica sempre algo por dizer. Se o meu pai fosse vivo hoje, era orgulhoso da pessoa que eu sou, por isso eu acho que ele é feliz”, confessa Fernando Pires.

“A única coisa que temos a certeza é que vamos morrer, portanto, temos de saber viver com isso”, disse. “Agora, claro que faz falta. Quem me dera ter aqui o meu pai, isso não há dúvida nenhuma”, confessou, destacando que as memórias que guarda do progenitor “são sempre de coisas boas”.

“Há músicas específicas que me fazem lembrar do meu pai, há coisas específicas e sempre num bom sentido”, frisou. “Uma das maiores tristezas quando o meu pai soube que estava doente era saber que o ciclo dele cá estava a acabar, e ele gostava muito de viver”, desabafou.

Leia também: Fernando Pires recorda momento marcante: “O meu pai não está bem”

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.