SIC

Débora Monteiro confessa já ter sofrido de assédio sexual no meio televisivo

Júlia Pinheiro recebeu esta segunda-feira, dia 1, a atriz Débora Monteiro, de 35 anos, no programa das tardes da SIC.

Numa conversa emotiva com a apresentadora de Júlia, Débora lembrou os momentos menos bons que marcaram a sua vida e recuou à infância para esclarecer que poderá ter passado uma ideia errada durante a sua entrevista ao Alta Definição, da SIC, sobre os momentos de pobreza que viveu enquanto criança. “Eventualmente passei uma ideia errada. Nós não éramos mesmo pobres, passávamos algumas dificuldades”, esclarece a atriz.

Aos 16 anos estreou-se nos primeiros trabalhos enquanto manequim e foi aí que lhe fizeram uma proposta que jamais irá esquecer. Para que se enquadrasse com os padrões de beleza da época, pediram-lhe para reduzir os seios. “Na altura fiquei muito chocada. Foi das coisas que mais me marcaram, fiquei com complexos para o resto da vida”, lamenta. “Não uso muitos decotes porque acho que toda a gente vai olhar”, desabafou com Júlia Pinheiro.

Mais tarde, foi já sozinha em Lisboa, para onde veio decidida a viver um grande amor, que voltou a passar algumas dificuldades. A solidão, o pouco dinheiro e a falta de projetos em televisão fizeram-na trabalhar como empregada de limpeza em casa de amigos.

A atriz admitiu ainda que a falta de trabalho esteve também relacionada com o facto dos seus primeiros projetos na TVI não terem corrido da melhor forma. “Eu também não era muito boa. Fui horrível quando fiz o meu primeiro projeto”, lembra, referindo-se a Morangos com Açúcar e Tempo de Viver.

Aprendeu que poderia ser mais natural se não estivesse sempre a tentar disfarçar o sotaque de quem cresceu em Vila Nova de Gaia e conquistou o seu lugar na representação. Gosta do trabalho em televisão, mas gostaria ainda mais de mostrar o que vale no teatro e cinema.

Apesar da espontaneidade e a gargalhada fácil que a caracterizam, a atriz é tímida e não gosta de marcar presença em eventos públicos. “Tenho ataques de ansiedade por causa dos eventos”, revela, contando que já chegou a ter também ataques de choro antes de entrar em determinados eventos.

No decorrer da conversa, Débora voltou a admitir publicamente que já foi assediada. Sem revelar grandes pormenores, esta confessa que tudo aconteceu num projeto televisivo e que o facto de não ter cedido ao pedido do abusador a fez com que sofresse “retaliações”.

“Tornei-me um bocado agressiva.”, conta, ao ser questionada sobre a forma como reagiu ao sucedido.

“É horrível, depois já não estás feliz a fazer o teu trabalho, sentes que estás sempre a ser humilhada à frente dos teus colegas”, recorda, garantindo que sofreu uma espécie de bullying depois do assédio.

Neste momento Débora Monteiro está a viver uma das fases mais felizes da sua vida ao lado do namorado, Miguel Mouzinho, e da mãe depois de esta ter superado um cancro, que no ano passado fez tremer a família.

Débora tem agora em parceria com o namorado um restaurante de comida asiática, localizado em Lisboa, e irá fazer uma participação especial na novela Alma e Coração, da SIC. A atriz irá também em breve ter um novo projeto na estação.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

ATV News