SIC

Debate que opõe Pedro Passos Coelho e António Costa na RTP, SIC e TVI não agrada a Luis Marques

João Adelino Faria, Clara de Sousa e Judite de Sousa moderem o debate que será exibido nos três canais generalistas
João Adelino Faria, Clara de Sousa e Judite de Sousa moderem o debate que será exibido nos três canais generalistas

Os três canais generalistas RTP, SIC e TVI vão exibir em simultâneo esta quarta feira, 9 de setembro, o único debate televisivo que vai opor a coligação PSD/CDS-PP e PS. Nesta inciativa inédita, Pedro Passos Coelho e António Costa terão a oportunidade de convencer o eleitorado indeciso antes das eleições que acontecem no dia 4 de outubro.

Luis Marques, administrador do grupo editorial Impresa, detentora da SIC, não esconde o seu ceticismo quanto ao modelo adotado para o debate. «Acho que não é uma boa solução, de todo. O ideal será havia dois ou três debates. Só um, neste formato, acho que é um erro e que não vai contribuir para um melhor esclarecimento dos portugueses relativamente àquilo que vão ter de decidir no dia 4 [de outubro]», confidenciou à Notícias TV.

O administrador lamenta ainda a falta de mais debates televisivos com os principais candidatos às eleições legislativas. «É pena que seja este mas como é este que vamos ter, e como não há nenhum histórico em relação a nada que tenha sido feito de forma parecida, não sei o que é que vai acontecer», referiu à mesma publicação.

Apesar da imprevisibilidade, sobretudo no que toca às audiência do programa, Luis Marques espera que «o público português saia muito esclarecido» do debate e admite que é «difícil teorizar» sobre o número de espetadores que estarão sintonizados na SIC no momento do debate. «Normalmente, quando há eventos importantes, os espectadores preferem os canais nos quais tenham mais segurança. É o caso da RTP, muitas vezes, da SIC também. Agora, se isso vai ou não acontecer neste debate, não sei», contou ao site da Global Media Group.

O confronto entre Pedro Passos Coelho e António Costa será moderado por três jornalistas representantes das três estações televisivas. João Adelino Faria, pela RTP, Clara de Sousa, pela SIC e Judite de Sousa pela TVI tentarão elucidar os portugueses sobre os planos que os dois principais partidos políticos têm para o país.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News