fbpx

Conheça a equipa do «Peso Pesado Teen»

David Soldado
5 min leitura

Peso Pesado está de regresso à televisão portuguesa. Depois de ter apresentado a segunda edição, em 2011, Bárbara Guimarães regressa à SIC para dar rosto à versão para adolescentes do formato norte-americano The Biggest Loser.

A estreia está agendada para este domingo, dia 13, sendo que a nova edição contará com várias novidades. Entre outros, está a equipa de treinadores. Mauro Policarpo, Joana Mota e Pedro Correia são os responsáveis por acompanhar os 18 concorrentes durante a sua estadia na Herdade.

Bárbara Guimarães dispensa apresentações. Estreou-se na TVI como repórter, mas foi na apresentação e na SIC que tornou-se numa das apresentadoras mais acarinhadas pelo público português.

No seu currículo destacam-se vários programas de grande audiência como Chuva das Estrelas, Família Superstar, Globos de Ouro, Portugal Tem Talento, Factor X, entre outros.

Com 37 anos, Mauro Policarpo é licenciado em Educação Física e Deporto. É diplomado ainda pelo Centro de Estudos de Fitness em atividades de grupo e musculação, pela Akademia Aeróbica e é também técnico da Federação Portuguesa de Ginástica em Ginástica Acrobática. Atualmente é professor de aulas de grupo no Clube VII, em Lisboa, e de Ginástica de Competição, no Gimnofrielas.

Define-se como «duro, exigente e objetivo», sendo que para o treinador do Peso Pesado Teen é fundamental o papel dos pais para que os jovens e crianças adotem uma vida mais saudável. «Identifico-me muito com este projeto, acho que todos juntos podemos mudar o futuro de muitos jovens», afirma.

Desde os 4 anos que Joana Mota está ligada ao desporto. Praticou ginástica, dança, é uma ex-atleta de alta competição de Patinagem Artística e atualmente trabalha como Personal & Group Trainer e Coreógrafa do Lagoas Health Humana Club, em Oeiras. Licenciada em Ciências do Deporto pela Faculdade de Motricidade, Joana é responsável ainda pela rubrica do ginásio do programa Faz Sentido, transmitido na SIC Mulher.

Para a treinadora do Peso Pesado Teen, o importante é nunca desistir. «Se não conseguem fazer cinco repetições, fazem duas. Às vezes percebo que não posso ser durona para atingir os resultados pretendidos», explica. Joana Mota considera o programa da SIC uma «segunda escola» por os concorrentes estarem a aprender tudo de novo. «Isto é educação. Eles aprendam, trabalham e lá fora põe em prática», afirma, em declarações ao programa E-Especial.

Pedro Correia é licenciado em Educação Física e Deporto pela Universidade Lusófona. Durante muitos anos, foi preparador físico de equipas de várias modalidades desportivas – hóquei em patins, futebol e futsal – , treinador de futebol e ainda professor de Educação Física. Atualmente, e com 33 anos, está a tirar um mestrado em Treino Desportivo com especialização em Treino de Alto Rendimento. É Personal Trainer e Fitness Manager Trainee no Holmes Place e já foi coordenador do Programa Peso Vital, um plano completo de treino e nutrição de 12 meses que visa lutar contra a obesidade.

«O ginásio não é para fazer turismo, é para treinar», este é o lema de Pedro Correia que define-se como «rigoroso, focado e perfecionista». O papel de treinador do Peso Pesado Teen é um grande desafio para si por os concorrentes serem «pessoas que não estão habituadas ao exercício físico mas que estão dispostas a». «É fantástico, é muito bom. Dá uma margem de manobra muito grande», explica.

A nutricionista do Peso Pesado Teen é licenciada em Ciências da Nutrição e membro da Ordem dos Nutricionistas. A sua vida profissional começou como investigadora no Instituto de Medicina Molecular, especializando-se na área oncológica. Mais tarde, integrou a equipa do Serviço de Radioterapia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e foi ainda Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Atualmente, dá consultas na MD Clínica, no Centro do Sono [CENC] e no Instituto de Recuperação Vascular.

Com uma rubrica diária na rádio M80 onde dá dicas práticas sobre como manter uma alimentação mais saudável, Mariana Chaves vê no Peso Pesado Teen uma oportunidade para fazer aquilo que mais a realiza a nível profissional. «Sou apologista que se deve explicar o porquê das várias opções para que as pessoas as entendam e depois tomem as decisões que consideram melhores», afirma à SIC.

Redactor.