fbpx

Cláudio Ramos felicita Cristina Ferreira

Vanessa Jesus
5 min leitura
Instagram

Cristina Ferreira celebra esta segunda-feira o seu 42ºaniversário e Cláudio Ramos decidiu assinalar esta data especial com um bonito texto no seu blogue, ‘Eu, Claúdio’.

“… Não é o dia dela porque na verdade todos os dias têm sido dela de há muitos dias para cá. Hoje, a Cristina faz anos. O mundo celebra hoje o dia que a viu nascer, sem este mundo imaginar que ela trocaria as voltas a tudo o que lhe aparecesse à frente, até deixar o seu nome marcado nele”, começou por escrever o vizinho mais famoso do país.

Foi através do exemplo de uma rocha, que Cláudio Ramos deu seguimento ao texto. “A rocha parece dura e a olho nu quase não se notam a marcas, mas as marcas estão lá. Na rocha como no mundo, e a verdade é que Cristina tem o seu nome marcado na história do mundo da televisão como milhares de ondas foram responsáveis pelas marcas deixadas nas rochas do mar que ela tanto gosta”, realça.

Acredita ainda que “o barulho do mar deve ser a sua banda sonora favorita. Palpita-me que o azul que se mistura no horizonte quando mar e céu juntos fazem junção, deve ser a cor que escolhia para ela, se tivesse que escolher uma cor até porque é em ‘degradé’.”

O apresentador do ‘Passadeira Vermelha’ levanta ainda um pouco do véu da sua vida pessoal.  “‘Os dela’ são poucos, muito menos do que se pode imaginar e acredito que muitos nem imaginam que não pertencem ao mundo dela. Estão ‘apenas’ nele convencidos disso (…)”

Algo que vê em comum com a amiga. “A Cristina também nisto é como o mar, ‘porque o mar deita fora o que não presta’. Toda a vida ouvi isto, toda a vida tive este lema e desde que se mudou para o bairro onde eu já morava e me deu a chave de casa, percebi que ela sabe mais disto meio adormecida, que o mundo todo acordado de repente com baldes de água gelada, como se os baldes tivessem sido cheios com a água do mar frio da Ericeira – e se a água da Ericeira é fria – é bom que seja, para que fiquem despertos e espertos e percebam que hoje se assinala o dia da Cristina porque o calendário dita que se assinalem os dias e alguém decidiu que fosse neste dia, há 42 anos que a Cristina começasse o seu caminho.”

Cláudio Ramos refere ainda que a estrela da SIC tem “o sorriso mais bonito da televisão (e eu tento imitar todos os dias) muitas vezes – se deve transformar em lágrimas com sabor a sal como a água do seu mar, porque de vez em quando custa. Porque se de vez em quando custa a todos, ser Cristina Ferreira também deve custar. Até aos pescadores, que conhecem o mar como a palma da mão lhes custa de quando em vez (…) Se ela hoje olhar com atenção vai perceber de certeza que o caminho é bonito…”

Não poupando elogios à sua personalidade, garante que Cristina Ferreira “é uma força da natureza” e que ficará para a história da televisão em Portugal. “Daqui a 50 anos, quando falarem de televisão, vão falar de uma loira bonita, que falava alto, de jeito leve, decidida, empreendedora, inovadora e marcante. A mulher que mudou o rumo da história da televisão em Portugal, não porque se transferiu de canal – que isso é a lei do mercado – ou pelo menos não só por isso”, continuou, justificando de seguida.

“…mas porque ela inventou uma forma de fazer programação diurna com o capricho de quem olha para o horário nobre, porque ela mostrou a todos, que todos os horários da televisão são nobres, se a televisão for feita com a nobreza e o respeito que merece, porque é isso que merece quem a vê. Faz anos a Cristina da televisão, e faz a mãe, a filha, a namorada, a mulher, a amiga. Todas as ‘Cristinas’ numa Cristina que poucos conhecem e que guarda religiosamente para si, quando se despe de todos os brilhos e se aconchega em casa sozinha ou com os vizinhos que lhe batem à porta porque a vida os meteu no seu caminho e ela os manteve na sua vida (…) Parabéns Cristina!”, rematou.