fbpx
SIC

«Chiquititas» estreou há 10 anos

Chiquititas «Chiquititas» Estreou Há 10 Anos

A 20 de julho de 2007, a SIC estreou a sua nova novela infanto-juvenil para completar a sua oferta de ficção. Depois do sucesso de Floribella, um original argentino, protagonizado, em Portugal, por Luciana Abreu, a estação de Carnaxide apostou em mais uma adaptação de um original daquele país: Chiquititas.

Os responsáveis da SIC, nesse ano, afirmaram que «enquanto a Floribella é ao estilo de Cinderela, Chiquititas tem a história da Mary Poppins». Muito foi especulado acerca do rosto que ocuparia o lugar de protagonista, interpretando Lili Santana, mas foi Marta Fernandes que acabou por levar a melhor, vivendo um grande amor com Lucas (Nuno Pardal). Os vilões da trama estavam a cargo de Patrícia Tavares, Luís Gaspar e Sofia de Portugal, sendo que os primeiros davam vida aos donos do Lar do Monte, onde a história se desenrola, e Sofia era Laidinha, a empregada malvada do lar.

A novela contava a história de Madalena Santana, uma empresária de sucesso que tem como missão encontrar o seu filho perdido. Depois de uma visita ao Lar do Monte, Madalena sente uma grande conexão com três crianças: Lua (Beatriz Monteiro), Minorca (Tiago Delfino) e Anita (Catarina Rebelo) e tenta encontrar uma maneira de lá voltar e tentar descobrir qual deles é, realmente, seu filho/a. A única forma de o fazer é transformar-se em Lili, a nova governanta do lar, que ensina aos meninos viver e sonhar, através da Música. No final, é revelado qual dos três meninos era, efetivamente, filho de Madalena. Minorca é a criança por quem a empresária procurava, passando a ser criado por Madalena e Lucas, que vivem felizes para sempre.

Chiquititas, inicialmente, era exibida de segunda a sexta, às 21h45, ou seja, na principal faixa horária do canal, mas devido às fracas audiências obtidas, o canal optou por transitar a novela para as manhãs, exibindo, então, de segunda à sexta, das 9h às 10h, antecedendo ao programa SIC 10 Horas, apresentado por Fátima Lopes. A estratégia levou o programa conseguiu alcançar o dobro da audiência anterior.

Dez anos depois, muita coisa mudou na vida dos atores. Algumas crianças e adultos, agora, dão vida a inúmeras personagens das novelas, outros atores decidiram enveredar por outros caminhos, mas todos ficaram marcados pelas personagens emblemáticas que ainda hoje são recordadas. A protagonista Marta Fernandes continuou com a sua carreira na representação, onde participou em algumas novelas da TVI e RTP, sendo que também participou numa peça de teatro e dedicou-se à sua carreira na música. Nuno Pardal integra o elenco de Ouro Verde, principal novela da TVI, sendo que já fez parte de várias produções da estação de Queluz de Baixo nestes últimos anos. Catarina Rebelo, a pequena Anita, faz parte do núcleo principal da novela da SIC, Amor Maior, onde também tem sido presença fixa. Sofia de Portugal continuou a dar cartas na representação, mas atualmente é professora numa escola de formação de atores. Francisco Fernandez, o Susto, tem apostado na sua carreira na representação e, de momento, está em antena na novela da RTP, O Sábio.

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News