fbpx

Carla Andrino desabafa com Cristina Ferreira sobre o cancro da mama

Ângela Coelho
2 min leitura

Carla Andrino foi uma das convidadas de Cristina Ferreira esta segunda-feira, dia 13 de maio, no seu programa das manhãs na SIC. O mote da conversa era a forma como as pessoas poderiam aprender a lidar com as derrotas. A atriz partilhou a forma como lidou com o cancro da mama, com o qual foi diagnosticada em outubro de 2016.

“Esta adversidade que eu tive foi física. A saúde não é só a ausência de doença é também a presença de momentos prazerosos e de qualidade de vida”, disse a artista, dando conta da sua resiliência e positividade durante todo o processo de tratamentos.

Carla Andrino confessa que não permitiu que a doença afetasse as restantes áreas da sua vida: “Tinha um cancro fisicamente, tinha um tumor na mama, ponto. A única ‘bolinha’ que estava afetada e que eu fiz questão que fosse a única era da minha saúde física. A minha saúde mental, as áreas importantes da minha vida, a minha família, a minha sexualidade, a minha profissão, os meus amigos estavam lá todos. Não permiti que essa área minasse as outras todas”.

Contudo, a atriz passou por momentos menos bons e que esses devem ser ultrapassados: “Claro que há momentos de recolhimento, mas eu aprendi a aceitar. A tristeza é uma emoção tão básica como a alegria, nós é que temos sempre essa mania de mostrar sempre o lado bonito e portanto também gosto de me sentir muito feliz. Mas a tristeza é uma emoção básica e há que saber vivê-la. Assim como o medo. Amanhã vou fazer exames de rotina e há aqui uma certa agitação por dentro”.

“Vejo o lado positivo que vai-me manter sempre atenta à vida”, continuou Carla Andrino.

“Fico mais atenta, mais alerta. Sinto-me mais bonita. Sinto-me mais alinhada. E de facto as coisas passam a ter o valor que eu quiser”, concluiu a atriz.