fbpx

Cândida Baptista acusa Ljubomir Stanisic de lhe fazer proposta indecente e exige indemnização

A Televisão
9 min leitura

Cândida Baptista, concorrente de ‘Hell’s Kitchen’ acusa Ljubomir Stanisic de lhe uma fazer proposta indecente em troca da vitória no programa.

Cândida Baptista descreve a sua passagem pelo programa da SIC ‘Hell’s Kitchen’ como um verdadeiro pesadelo, afirma ter sido vítima de assédio sexual e moral e exige uma indemnização pelos danos que Ljubomir Stanisic, alegadamente, lhe causou.

“Queres vencer esta competição? Podemos fazer um acordo… Let’s make a deal, I love a good deal”, estas são as palavras de Ljubomir Stanisic para Cândida Baptista e que constam do processo que deu entrada no Tribunal Cível de Lisboa.

A primeira temporada de ‘Hell’s Kitchen‘, foi transmitida pela SIC entre março e junho de 2021. Segundo a ‘Tv Mais’, a acção que Cândida Baptista interpôs contra o chef, acusando-o, entre outras coisas, de assédio sexual e moral, a ex-concorrente dá a entender que Ljubomir Stanisic, no dia 27 de janeiro de 2021, aquando da preparação para uma das provas eliminatórias, lhe terá proposto conceder-lhe a vitória a troco de favores sexuais, pelo menos, terá sido essa a forma como Cândida Baptista o interpretou.

“A conotação para o pretendido ‘deal’ ou negócio foi percecionado pela ora autora [Cândida] no sentido que tal entendimento estava necessariamente associado a um favor sexual, tendo ficado perplexa, indignada e bastante constrangida com tal proposta”, lê-se na petição em que a ex-concorrente pede uma indemnização de 40 mil euros — 25 mil euros por danos patrimoniais e 15 mil euros por danos não patrimoniais. Segundo o processo, “contrariamente ao que seria expectável, a participação no programa em apreço não se revelou uma experiência agradável ou minimamente enriquecedora mas, sim, um verdadeiro pesadelo”.

Cândida Baptista afirma ter sido alvo de “constantes insinuações, comentários e piadas com cariz sexual” por parte de Ljubomir Stanisic “com a conivência” da Shine Iberia, a produtora de ‘Hell’s Kitchen‘ que tal como o chef, também é ré neste processo.

O advogado da ex-concorrente de ‘Hell’s Kitchen’ atesta que “tais comentários, considerados ofensivos da honra e da consideração” de Cândida, “deixaram-na profundamente humilhada, diminuída, angustiada, ansiosa e insegura”.

Provocações

Cândida Baptista conta que se sentiu incomodada logo no primeiro contacto que teve com o apresentador do programa. Segundo o que consta no processo a que a ‘Tv Mais’ teve acesso, assim que conheceu a concorrente, Ljubomir Stanisic “começou a tecer comentários relativamente à sua indumentária”, tendo-lhe, alegadamente perguntado, “em tom jocoso” se “não teria frio”, afirmando também que “não deveria estar com pouca roupa”.

A ex-concorrente revela também que houve uma prova física num clube de boxe em que teve de usar uma T-shirt justa e branca e que o chef terá feito observações impróprias sobre o seu corpo. “Durante a sessão de alongamentos”, Ljubomir, “ao reparar na transparência da T-shirt” de Cândida, “e perante todos os presentes, exclamou por duas vezes: Aqui podem ver mamas perfeitas”.

Indignada, Cândida Baptista “replicou que tal observação não tinha qualquer piada” e que o chef, “num tom agressivo e apontando para a área genital daquela, exclamou: Quando fores velha ninguém te vai querer”. O representante legal de Cândida ressalva que “tais afirmações foram proferidas na presença dos restantes concorrentes do programa, bem como na de colaboradores e responsáveis da 1.ª ré [Shine Iberia] que, saliente-se, nada disseram ou fizeram, limitando-se a assistir passivamente à humilhação” da ex-participante.

A passividade da produtora de ‘Hell’s Kitchen’ perante as supostas atitudes polémicas de Ljubomir  Stanisic são reforçadas na ação. “Ao invés de porem cobro a todos estes evidentes e graves comportamentos de assédio moral e sexual perpetuados pelo réu, nada fizeram, assistindo como meros espectadores a todo este deplorável flagelo.”

Também na presença de elementos da produção, que Ljubomir Stanisic, terá alegadamente, feito outras insinuações que podem ser interpretadas com conotação sexual, entre elas, ter perguntado a Cândida Baptista se “não gostava de leite”, tê-la questionado sobre “o que é que ela achava dos rapazes” e ter referido “insistentemente que esta já devia estar a sentir falta de sexo”.

Candida Batista, Hell'S Kitchen

O pesadelo após gravações

Segundo a ação, o pesadelo de Cândida Baptista não terminou depois do fim das gravações. Terá sido incentivada a manter o silêncio em relação às supostas insinuações e comentários de Ljubomir Stanisic. “Após o término das gravações do programa e, no seguimento de uma reunião com os responsáveis sobre o que estava autorizada a falar em entrevistas, uma vez que tencionava denunciar toda a situação, foi confrontada com a seguinte afirmação: Fazer uma denúncia não vai dar em nada… ele é famoso, as pessoas adoram-no. Quem é a Cândida?”, pode ler-se.

A ex-concorrente revela que durante as gravações de ‘Hell’s Kitchen’ “sentiu dificuldades em dormir e descansar em virtude do estado de angústia e ansiedade em que já se encontrava”. Cândida Baptista vivia sempre em permanente tensão cada vez que ia para o local das gravações, o que acabou, segundo consta, por se refletir negativamente na sua saúde mental, na sua vida pessoal, social e profissional. “Era uma pessoa alegre, divertida, comunicativa e confiante e viu-se transformada numa pessoa triste, de choro fácil, nervosa e insegura.”

Cândida Baptista afirma que ficou impossibilitada de desempenhar a sua profissão no nosso país, pois era confrontada “com insinuações sobre uma relação” com Ljubomir Stanisic e “foi sendo sujeita a uma suspeição constante que havia perdido o concurso por um mal sucedido envolvimento íntimo” com o chef e, que por essa razão, desistiu de tentar a sua sorte em Portugal, tendo regressado à Áustria, onde residia com a sua família. A ex-concorrente de ‘Hell’s Kitchen’ afirma que “os comportamentos destrutivos” de Ljubomir Stanisic a impediram “de vencer” ou, pelo menos, de “almejar a possibilidade de vitória”.

Hell'S Kitchen, Ljubomir Stanisic

A reação de Ljubomir Stanisic

Ljubomir Stanisic contestou a ação movida por Cândida e afirma que nunca lhe dirigiu comentários, insinuações ou piadas de cariz sexual. O chef afirma ainda que a dada altura era a ex-concorrente de ‘Hell’s Kithen’ quem tinha “uma postura de confronto e provocação claramente assumida” e uma “clara e manifesta intenção” de o “provocar”.

chef sérvio, que é embaixador da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), garante que nunca teve, nem para com Cândida “nem para qualquer outra participante, atitudes desrespeitosas, persecutórias e ofensivas”. Ljubomir Stanisic rejeita a acusação de que terá feito uma proposta sexual a Cândida Baptista e afirma que ela é que “atribuía com muita frequência uma conotação sexual a tudo o que lhe era dito”.

Ljubomir Stanisic considera que esta ação que Cândida Baptista lhe interpôs “não passa de uma tentativa” da ex-concorrente “se locupletar [enriquecer], indevidamente, à sua custa”.

Por sua vez, a produtora afasta-se das alegadas atitudes menos impróprias do chef afirmando que o mesmo “não tem qualquer dever jurídico/contratual perante a Shine”, mas sim para com a SIC. Diz ainda que, “analisando cada um dos comportamentos descritos e a eventual participação nos mesmos”, verifica-se que não só “não participou em nenhum deles” como tão-pouco chegaram “ao seu conhecimento os episódios relatados” por Cândida Baptista.

Leia também: Cândida Baptista acusa Ljubomir Stanisic de assédio: “Dá-me nojo tudo o que aconteceu…”

Siga-me:
Redactor.