fbpx

«Best Bakery»: Eis a sinopse do primeiro episódio

David Soldado
4 min leitura

Faltam pouco mais de três horas para a estreia do novo programa de entretenimento da SIC. Durante 13 semanas, Ana Guiomar e os jurados Telmo Moutinho e Luca Arguelles vão estar de norte a sul do país para eleger o melhor doce de pastelaria de Portugal. Cada emissão contará com quatro pastelarias a concurso que são sujeitas a três desafios e, consequentemente, a três momentos de avaliação. Apenas uma passará à semifinal.

Eis o que vai acontecer no primeiro episódio de Best Bakery – A Melhor Pastelaria de Portugal

No primeiro episódio visitamos as Beiras começando por uma das suas pastelarias mais famosas, A Pousadinha de Tentúgal. As protagonistas não podiam ser mais doces: Dona Cacilda e Dona Aurora guardam segredos centenários da doçaria conventual, e apesar do caracter religioso das suas receitas, não deixam de ser atrevidas. Depois de Tentúgal os jurados seguem viagem para Pindelo dos Milagres, uma aldeia perdida no tempo mas que ganha destaque no mapa por vontade dos dois irmãos que dão a cara pela pastelaria Trigo Doce. Filipe e Pedro seguiram as pegadas dos pais, que regressados de França após um período de emigração abriram uma padaria na aldeia. A padaria ganhou tal fama que saltou para a vertente de pastelaria e hoje em dia fornecem pães e bolos por grande parte da Beira Alta. De Pindelo viaja-se até à Guarda, onde no centro histórico encontramos uma pastelaria com toques internacionais: a Cakes 2 Love. Esta é a história de amor de Susana, uma psicóloga que deixou para trás a sua profissão para se dedicar à sua paixão, a pastelaria. O ato de amor foi tal que contagiou a vida da sua pasteleira. Anabela cresceu numa instituição mas encontrou aqui a sua verdadeira família. É com amor que fazem uma série de cupcakes cheios de inspirações portuguesas. Ana e os jurados seguem para o último destino das Beiras: Aveiro. Pedro é o líder de uma motivada equipa que todos os dias trabalha para manter viva uma das montras mais vistosas, a da Flor de Aveiro. Foi com a sua sócia Milú que Pedro fez nascer esta pastelaria de renome, premiada pelos seus bolos rei. A eles juntou-se Corina, a filha de Milú que secretamente ia abandonando os estudos para trabalhar na sua verdadeira paixão: a pastelaria.

Finda a primeira ronda, em que os jurados tiraram as suas primeiras impressões,  arranca-se para a “Especialidade”. De regresso a cada pastelaria, os jurados vão agora provar uma peça escolhida por cada pasteleiro em competição, aquilo que consideram ser “a prata da casa”. Terminadas as duas rondas pelas pastelarias, chega a altura da Escolha dos Jurados: Luca e Telmo desafiam as quatro pastelarias a confecionar um “napoleon”, ou seja, um mil folhas. As equipas precisam de dominar a massa folhada e trabalhar bem os cremes que vão rechear e cobrir a mesma. Em três horas têm de pesquisar, testar, criar e embalar os seus napoleons, rumando por fim aos jardins do Palácio do Buçaco.

Depois de três horas de puro stress, é no ambiente mágico dos jardins do palácio, que os jurados estão prontos para provar as propostas. Por fim reúnem e viajam entre tudo o que viram e provaram em cada pastelaria. O vencedor está escolhido, tendo em conta a primeira impressão, a especialidade e o mil folhas. Jurados e Ana Guiomar já estão de malas feitas para o próximo destino: a estremadura. Há muitas boas surpresas à espera, que incluem viagens do Brasil a França.

Redactor.